Questões de Concurso Sobre doenças crônicas não transmissíveis em enfermagem

Foram encontradas 4.445 questões

Q3154357 Enfermagem
Diabetes mellitus é uma síndrome de etiopatogenia múltipla considerada um problema de saúde pública global. A classificação do diabetes mellitus (DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas.

(LAMOUNIER et al, 2023.)

Sobre o diabetes mellitus tipo 2, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O diabetes mellitus tipo 1 é mais comum do que o diabetes mellitus tipo 2.
( ) Está frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento.
( ) Tem início insidioso, sendo caracterizado por resistência à insulina e deficiência parcial de secreção de insulina pelas células ß-pancreáticas, além de alterações na secreção de incretinas.
( ) É causado por destruição das células ß, geralmente autoimune, o que leva a uma deficiência grave da secreção de insulina.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3150663 Enfermagem
Um paciente com diabetes tipo 1 procura atendimento por causa de hipoglicemia. Acerca do sinais abaixo é típico dessa condição, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3148877 Enfermagem
De acordo com a técnica correta para verificação da pressão arterial, considere as assertivas a seguir.

I. O paciente deve ser instruído a não conversar durante a medição.
II. O paciente deve estar com a bexiga vazia.
III. O paciente, quando sentado, deve estar com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado.
IV. O braço deve estar na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para baixo e as roupas não devem garrotear o membro.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3146080 Enfermagem
Com base nos critérios laboratoriais para diagnóstico de diabetes mellitus, é CORRETO afirmar que considera-se pré-diabetes quando:
Alternativas
Q3144752 Enfermagem
Mulher, 53 anos, deu entrada na unidade de pronto atendimento apresentando quadro clínico suspeito de hiperglicemia associado a diabete melito tipo 2. Estão entre os sinais sintomas clássicos relacionados à hiperglicemia, EXCETO:
Alternativas
Q3144748 Enfermagem
O tratamento do paciente com diabete melito tipo 1 inclui cinco componentes principais: educação sobre diabete, insulinoterapia, automonitorização glicêmica, orientação nutricional e prática monitorada de exercício físico. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes tipos de insulina e análogos de insulina de ação rápida e prolongada às suas respectivas características.

Coluna 1

1. Insulina NPH.
2. Insulina Humana de Ação Rápida (regular).
3. Análogo de Insulina Lispro.
4. Análogo de Insulina Glargina 100.

Coluna 2

( ) Pico de ação entre 2-3 horas.
( ) Início de ação entre 5-15 min.
( ) Sem pico de ação.
( ) Não deve ser administrado(a) em monoterapia.

A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144746 Enfermagem
Um enfermeiro, ao realizar a avaliação dos pés de uma pessoa com diabete melito durante o exame físico, observa rubor postural do pé e palidez à elevação do membro inferior, pele fina e brilhante, porém sem deformidades. À palpação, o pé apresenta-se frio, com pulso tibial posterior e pedioso dorsal diminuídos, ausência de edema. Paciente refere dor com alívio quando as pernas estão pendentes. Considerando os sinais e sintomas, assinale a alternativa que indica a correta classificação do pé diabético. 
Alternativas
Q3144738 Enfermagem
A hemoptise é um(a):
Alternativas
Q3144737 Enfermagem
Analise a característica abaixo:

Presença inicial de taquipneia e dispneia leves, tosse seca e hipoxemia, com evolução para dispneia intensa, taquipneia, ortopneia, tosse com expectoração clara ou rósea, estertores pulmonares à ausculta (inicialmente na base, depois em todo o pulmão), com ou sem roncos e sibilos, e sensação de opressão torácica, palidez cutânea, extremidades frias, sudorese e cianose.

A característica acima é um critério de inclusão para o(a):
Alternativas
Q3144734 Enfermagem
Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2021), a classificação da PA de acordo com a medida no consultório, a partir de 18 anos de idade, para a pressão 130-139 e/ou 85-89 é considerada:
Alternativas
Q3144733 Enfermagem
A análise da hipotensão postural é uma etapa importante na avaliação do paciente, principalmente em idosos, indivíduos com disautonomia e pacientes em uso de medicações anti-hipertensivas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3144729 Enfermagem
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ocasionam 41 milhões de óbitos a cada ano, o equivalente a 74% de todas as mortes no mundo. Além das altas taxas de mortalidade, as DCNT acarretam perda de qualidade de vida, limitações e incapacidades, sendo responsáveis pela maior carga de morbimortalidade no mundo (Boletim Epidemiológico “Saúde da mulher brasileira: uma perspectiva integrada entre vigilância e atenção à saúde”, 2023). Conforme o exposto e a figura abaixo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão

I. Observa-se que a mortalidade de mulheres de raça/cor branca foi a maior, em comparação com as demais, até o ano de 2005, mas a partir de 2006, esta foi suplantada pela mortalidade de mulheres de raça/cor preta.
II. Observa-se o aumento da mortalidade de mulheres de raça/cor parda e amarela no período de 2000 a 2020, enquanto houve redução entre as mulheres indígenas.
III. Os principais tipos de DCNT são as doenças cardiovasculares, cânceres, doenças respiratórias crônicas e diabetes.
IV. A morbimortalidade por DCNT entre pessoas socialmente vulneráveis ou desfavorecidas e aquelas com posições sociais mais altas não é significativa, considerando a exposição a produtos nocivos, como tabaco, as práticas alimentares e o acesso aos serviços de saúde. 

Alternativas
Q3141674 Enfermagem
Quais são os sinais clínicos comuns de hipoglicemia?
Alternativas
Q3140647 Enfermagem
Em uma emergência hospitalar, um paciente adulto com suspeita de infarto agudo do miocárdio (IAM) é admitido apresentando dor torácica intensa, sudorese e náuseas. Qual é a intervenção inicial mais indicada para o enfermeiro realizar de acordo com os protocolos de atendimento?
Alternativas
Q3140645 Enfermagem
Durante a consulta de enfermagem de um paciente idoso com diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial, o enfermeiro observa sinais de polidipsia e queixas de visão embaçada. Em relação ao acompanhamento clínico e manejo dos fatores de risco nesse paciente, qual das alternativas representa a melhor conduta?
Alternativas
Q3140632 Enfermagem
Em um hospital, um paciente com insuficiência renal crônica (IRC) é acompanhado pela equipe de enfermagem e recebe orientações sobre controle dietético. Qual das alternativas abaixo representa a intervenção nutricional mais indicada para a condição deste paciente?
Alternativas
Q3140630 Enfermagem
Um paciente com diagnóstico de insuficiência renal crônica (IRC) está internado e sob acompanhamento da equipe multiprofissional. Considerando as recomendações dietéticas para esse tipo de paciente, qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma intervenção nutricional adequada para auxiliar na gestão da IRC?
Alternativas
Q3139228 Enfermagem
A lesão benigna caracterizada pelo crescimento anormal de um tecido na conjuntiva do olho, a membrana que recobre a parte branca do olho, é identificada por:
Alternativas
Q3138044 Enfermagem
Um paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) apresenta dificuldade de comunicação verbal e motora. Assinale a alternativa CORRETA, que corresponde à conduta do Técnico em Enfermagem para facilitar a comunicação com esse paciente.
Alternativas
Q3136999 Enfermagem
A insuficiência respiratória aguda pode ser definida como a incapacidade do sistema respiratório em atender às demandas de oxigênio dos tecidos. Em relação a tal tipo de distúrbio, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: A
5: B
6: B
7: A
8: B
9: B
10: A
11: C
12: C
13: C
14: B
15: E
16: B
17: B
18: B
19: A
20: C