Questões de Concurso Sobre doenças hepáticas em enfermagem

Foram encontradas 87 questões

Q3176325 Enfermagem
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as hepatites virais A, B e C, às suas respectivas descrições.

Coluna 1

1. Hepatite B.
2. Hepatite C.
3. Hepatite A.

Coluna 2

( ) Aproximadamente 80% das pessoas não apresentam sintomas, para os 20% sintomáticos, o período entre a infecção e o início dos sintomas varia de 2 a 12 semanas.
( ) A presença de urina escura ocorre antes do início da fase onde a pessoa pode ficar com a pele e os olhos amarelados (icterícia), os sintomas costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção e duram menos de dois meses.
( ) Não tem cura, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte. Trata-se da segunda maior causa de morte entre as hepatites virais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3105110 Enfermagem
Julgue o item subsequente, acerca de aspectos da assistência em enfermagem de acordo com o previsto pelo Ministério da Saúde.

A dieta do paciente com hepatite A pode ser definida por ele próprio, de acordo com seu apetite, com exceção da ingestão de bebidas alcoólicas.
Alternativas
Q3099074 Enfermagem
É o órgão afetado na hepatomegalia: 
Alternativas
Q3093244 Enfermagem
A hepatite B é uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra a hepatite B no calendário nacional de vacinação, sobre este assunto assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3082293 Enfermagem

A úlcera péptica é a formação de uma área escavada que se forma na parede mucosa do estômago, no piloro, duodeno ou no esôfago. A causa é a erosão de uma área circunscrita de mucosa. Sobre essa doença, analise os itens e assinale a alternativa devida.


I- A maioria das úlceras pépticas resulta da infecção por Helicobacter pylori, que pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos e água.


II- A utilização de AINEs, (anti-inflamatórios não esteroides), como ibuprofeno e AAS, devem ser indicados para controlar sintomas de dor e desconforto abdominal decorrente das úlceras pépticas.


III- Tendência familiar, tabagismo e a síndrome de Zollinger-Ellison, (SZE), são fatores que aumentam o risco de úlcera péptica.

Alternativas
Q3075379 Enfermagem
Órgão acometido pela esplenomegalia:
Alternativas
Q3062436 Enfermagem

As hepatites são infecções que acometem o fígado e podem ser causadas por, pelo menos, cinco tipos diferentes de vírus: A, B, C, D e E, sendo mais comuns os três primeiros. Sobre a hepatite viral B, analise as afirmativas a seguir.


I. Em um paciente que apresenta antígeno HBeAg, o vírus da hepatite B pode ser transmitido pelo sangue, mas não há risco de transmissão pelo aerossol gerado em procedimentos odontológicos.


II. Recomenda-se dose de reforço da vacina contra a hepatite B a cada dez anos.


III. O vírus da hepatite B, em temperatura ambiente, pode sobreviver em superfícies por períodos de até uma semana.


IV. Dois meses após o esquema vacinal completo da vacina contra hepatite B, recomenda-se a realização de testes sorológicos para verificar a soroconversão das pessoas vacinadas.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q3030862 Enfermagem
O SOFA (Sequential Sepsis-related Organ Failure Assessment) foi desenvolvido para avaliar a gravidade da disfunção orgânica em pacientes com sepse e outras doenças críticas. Esse sistema é composto por seis variáveis, cada uma voltada para avaliar um sistema orgânico diferente.
Entre os sistemas avaliados, estão:
Alternativas
Q3007644 Enfermagem
A encefalopatia hepática é uma das manifestações clínicas que caracteriza a insuficiência hepática aguda, podendo ter 4 graduações.
Assinale a opção que apresenta um sintoma da encefalopatia hepática de terceiro grau.
Alternativas
Q2574990 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


A esteatose hepática é o acúmulo excessivo de gordura no fígado, podendo ser causada por diversos fatores como consumo excessivo de álcool, obesidade ou outras condições médicas.
Alternativas
Q2574955 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


A icterícia fisiológica é uma condição comum em recém-nascidos, causada pela imaturidade do fígado para metabolizar a bilirrubina, resultando em um aumento temporário nos níveis desse pigmento no sangue, o que pode levar à coloração amarelada da pele e dos olhos do bebê.
Alternativas
Q2552984 Enfermagem
Tipo de hepatite transmitida sexualmente: 
Alternativas
Q2541695 Enfermagem
A hepatite B é uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções. Uma das medidas preventivas da hepatite B é a vacina. Desta forma, o esquema vacinal para a hepatite B, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), é 
Alternativas
Q2526093 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre os imunoensaios e o constante no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Hepatite B e coinfecções (2023).
Alternativas
Q2501432 Enfermagem
Qual das opções a seguir representa um dos principais sintomas da insuficiência hepática que requer atenção e cuidados específicos por parte da equipe de enfermagem?
Alternativas
Q2498086 Enfermagem
A drenagem de líquido acumulado na cavidade abdominal, geralmente realizado em pacientes com ascite devido a condições como, cirrose hepática ou câncer abdominal é chamada de:
Alternativas
Q2493614 Enfermagem
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são condições de saúde de grande relevância na saúde pública, pois acometem um grande número de pessoas e, junto de seus agravos, têm altas taxas de mortalidade. As doenças listadas abaixo são DCNT, exceto:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Enfermeiro |
Q2476342 Enfermagem
De acordo com os conceitos e definições usados na taxonomia da Nanda, o eixo 6 - tempo descreve a duração do foco do diagnóstico que pode ser agudo, crônico, intermitente ou contínuo.

Com base nisso, um foco agudo é aquele com duração
Alternativas
Q2455572 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta qual enzima hepática é deficiente na galactosemia clássica.
Alternativas
Q2423595 Enfermagem

A doença e sua respectiva forma de prevenção NÃO encontra-se corretamente associada em:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: B
6: E
7: D
8: E
9: D
10: C
11: C
12: D
13: A
14: E
15: C
16: A
17: D
18: B
19: B
20: D