Questões de Concurso
Comentadas sobre doenças hepáticas em enfermagem
Foram encontradas 78 questões
A dieta do paciente com hepatite A pode ser definida por ele próprio, de acordo com seu apetite, com exceção da ingestão de bebidas alcoólicas.
A úlcera péptica é a formação de uma área escavada que se forma na parede mucosa do estômago, no piloro, duodeno ou no esôfago. A causa é a erosão de uma área circunscrita de mucosa. Sobre essa doença, analise os itens e assinale a alternativa devida.
I- A maioria das úlceras pépticas resulta da infecção por Helicobacter pylori, que pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos e água.
II- A utilização de AINEs, (anti-inflamatórios não esteroides), como ibuprofeno e AAS, devem ser indicados para controlar sintomas de dor e desconforto abdominal decorrente das úlceras pépticas.
III- Tendência familiar, tabagismo e a síndrome de Zollinger-Ellison, (SZE), são fatores que aumentam o risco de úlcera péptica.
As hepatites são infecções que acometem o fígado e podem ser causadas por, pelo menos, cinco tipos diferentes de vírus: A, B, C, D e E, sendo mais comuns os três primeiros. Sobre a hepatite viral B, analise as afirmativas a seguir.
I. Em um paciente que apresenta antígeno HBeAg, o vírus da hepatite B pode ser transmitido pelo sangue, mas não há risco de transmissão pelo aerossol gerado em procedimentos odontológicos.
II. Recomenda-se dose de reforço da vacina contra a hepatite B a cada dez anos.
III. O vírus da hepatite B, em temperatura ambiente, pode sobreviver em superfícies por períodos de até uma semana.
IV. Dois meses após o esquema vacinal completo da vacina contra hepatite B, recomenda-se a realização de testes sorológicos para verificar a soroconversão das pessoas vacinadas.
Está correto o que se afirma apenas em
Entre os sistemas avaliados, estão:
Assinale a opção que apresenta um sintoma da encefalopatia hepática de terceiro grau.
A esteatose hepática é o acúmulo excessivo de gordura no fígado, podendo ser causada por diversos fatores como consumo excessivo de álcool, obesidade ou outras condições médicas.
A icterícia fisiológica é uma condição comum em recém-nascidos, causada pela imaturidade do fígado para metabolizar a bilirrubina, resultando em um aumento temporário nos níveis desse pigmento no sangue, o que pode levar à coloração amarelada da pele e dos olhos do bebê.
Com base nisso, um foco agudo é aquele com duração
A doença e sua respectiva forma de prevenção NÃO encontra-se corretamente associada em: