Questões de Concurso
Sobre enfermagem em oncologia em enfermagem
Foram encontradas 1.125 questões
Em relação aos procedimentos técnicos de enfermagem, julgue o item a seguir.
Em relação à atuação dos profissionais de enfermagem em quimioterapia antineoplásica, é considerado privativo do enfermeiro, entre outras atividades, ministrar quimioterápico antineoplásico, conforme farmacocinética da droga e protocolo terapêutico, e promover acesso venoso totalmente implantável.
Para a promoção da saúde, a prevenção e o cuidado frente ao câncer, está prevista a realização de campanha nacional sobre os fatores de proteção contra os cânceres mais prevalentes e passíveis de prevenção.
( ) Os fatores de risco endócrinos/história reprodutiva estão relacionados, principalmente, ao estímulo estrogênico. São eles: história de menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais e terapia de reposição hormonal pós-menopausa.
( ) Trabalhadores expostos a agrotóxico, benzeno, campos magnéticos, dioxinas, compostos orgânicos voláteis, hormônios, profissionais do ramo de cabeleireiro, trabalhadores noturnos, da indústria da borracha, plástico, química e refinaria de petróleo têm maior risco de ter câncer de mama.
( ) O diagnóstico do câncer de mama deve estar ancorado em um tripé: exame clínicos (anamnese e exame físico), exame de imagem e análise histopatológica.
( ) O tratamento varia de acordo com o estadiamento da doença, suas características biológicas, bem como as condições da paciente (idade, status menopausal, comorbidades e preferências), sendo a cirurgia o único tratamento local.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
O paciente M.F.G de 38 anos, após sua 4ª sessão de radioterapia, apresenta eritema moderado a vigoroso, descamação úmida focada confinada às dobras e pregas cutâneas (em placas) e edema moderado. Nesse caso, o grau de toxicidade que ele sofreu em reação à radioterapia pode ser classificado em
I O início da coleta do exame citopatológico deve ser aos 35 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual.
II Para mulheres com mais de 64 anos que nunca se submeteram ao exame, recomenda-se realizar duas vezes, com intervalo de um a três anos.
III Recomenda-se realizar o exame até os 64 anos, após isso, se seus dois últimos exames consecutivos forem negativos no prazo de cinco anos, a mulher não precisará mais realizá-lo novamente.
IV Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, o exame deve ser feito a cada três anos.
Dos itens acima mencionados, estão corretos
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. No Brasil, ele é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões após o câncer de pele não melanoma. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os fatores endócrinos e a história reprodutiva estão relacionados principalmente ao estímulo estrogênico, seja endógeno ou exógeno, com aumento do risco quanto maior for a exposição.
( ) A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 45 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.
( ) É considerado um sinal suspeito de câncer de mama nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos e que persiste por mais de um ciclo menstrual.
( ) Amamentar é uma prática que oferece riscos para a doença e que deve ser evitada ou realizada pelo menor tempo possível.
realizada pelo menor tempo possível.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I - Reconhecimento do câncer como doença crônica passível de prevenção, curável, tratável e controlável.
II - Organização das ações e dos serviços destinados ao cuidado integral das pessoas com câncer na Rede de Atenção à Saúde do SUS, com base em parâmetros e critérios de necessidade e em diretrizes baseadas em evidências científicas.
III - Atendimento multiprofissional a todos os usuários com câncer, com oferta de cuidado compatível a cada nível de atenção e evolução da doença.
IV - Realização de ações intersetoriais, buscando parcerias que propiciem o desenvolvimento das estratégias de prevenção e controle do câncer.
V - Organização da vigilância do câncer por meio da informação, da identificação, do monitoramento e da avaliação das ações de controle da doença e de seus fatores de risco e de proteção.
VI - Utilização, de forma integrada, dos dados e das informações epidemiológicas e assistenciais, coletados por meio dos Registros Hospitalares de Câncer e por outras fontes disponíveis, para planejamento, monitoramento e avaliação das ações e dos serviços para prevenção e controle do câncer.
VII - Implementação e aperfeiçoamento permanente da produção e da divulgação de informações, com vistas a subsidiar o planejamento de ações e de serviços para prevenção e controle do câncer.