Questões de Concurso Sobre enfermagem em oncologia em enfermagem

Foram encontradas 1.112 questões

Q3089163 Enfermagem
As neoplasias são uma das maiores causas de mortalidade no mundo, possuindo um caráter heterogêneo, com biologia e vias metabólicas complexas. Sobre as neoplasias, marque a alterativa correta.
Alternativas
Q3088213 Enfermagem
De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3079767 Enfermagem
A Radioterapia tem sido utilizada como uma modalidade de tratamento local e regional para o câncer. A radiodermite ou radiodermatite é uma dermatite induzida por radiação ionizante, ocasionada por efeito colateral de radioterapia, uma das complicações decorrentes deste tratamento. Os critérios de toxicidade da radioterapia na pele têm sido diferenciados em graus correlacionados ao seu comprometimento tecidual.
O paciente M.F.G de 38 anos, após sua 4ª sessão de radioterapia, apresenta eritema moderado a vigoroso, descamação úmida focada confinada às dobras e pregas cutâneas (em placas) e edema moderado. Nesse caso, o grau de toxicidade que ele sofreu em reação à radioterapia pode ser classificado em
Alternativas
Q3079667 Enfermagem
O câncer do colo do útero, ou câncer cervical, é um dos tumores que mais acomete a população feminina. Segundo o MS, a estimativa é de uma incidência de mais de 16,5mil casos para o ano de 2022. Uma das principais formas de prevenção e controle é a detecção precoce, possível por meio da realização do exame citopatológico, também conhecido como exame preventivo. São orientações do MS sobre o exame citopatológico:

I O início da coleta do exame citopatológico deve ser aos 35 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual.
II Para mulheres com mais de 64 anos que nunca se submeteram ao exame, recomenda-se realizar duas vezes, com intervalo de um a três anos.
III Recomenda-se realizar o exame até os 64 anos, após isso, se seus dois últimos exames consecutivos forem negativos no prazo de cinco anos, a mulher não precisará mais realizá-lo novamente.
IV Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, o exame deve ser feito a cada três anos.

Dos itens acima mencionados, estão corretos
Alternativas
Q3078319 Enfermagem

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. No Brasil, ele é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões após o câncer de pele não melanoma. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os fatores endócrinos e a história reprodutiva estão relacionados principalmente ao estímulo estrogênico, seja endógeno ou exógeno, com aumento do risco quanto maior for a exposição.


( ) A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 45 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.


( ) É considerado um sinal suspeito de câncer de mama nódulo mamário em mulheres com mais de  30 anos e que persiste por mais de um ciclo menstrual. 


( ) Amamentar é uma prática que oferece riscos para a doença e que deve ser evitada ou realizada pelo menor tempo possível.

realizada pelo menor tempo possível. 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3078315 Enfermagem
O câncer de próstata envolve também a uretra e é considerado o segundo maior câncer frequente entre os homens. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3075377 Enfermagem
De acordo com a Lei Nº 14.758, de 19 de dezembro de 2023, a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer é constituída a partir de 21 (vinte e um) princípios e diretrizes gerais. Analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:

I - Reconhecimento do câncer como doença crônica passível de prevenção, curável, tratável e controlável.
II - Organização das ações e dos serviços destinados ao cuidado integral das pessoas com câncer na Rede de Atenção à Saúde do SUS, com base em parâmetros e critérios de necessidade e em diretrizes baseadas em evidências científicas.
III - Atendimento multiprofissional a todos os usuários com câncer, com oferta de cuidado compatível a cada nível de atenção e evolução da doença.
IV - Realização de ações intersetoriais, buscando parcerias que propiciem o desenvolvimento das estratégias de prevenção e controle do câncer.
V - Organização da vigilância do câncer por meio da informação, da identificação, do monitoramento e da avaliação das ações de controle da doença e de seus fatores de risco e de proteção.
VI - Utilização, de forma integrada, dos dados e das informações epidemiológicas e assistenciais, coletados por meio dos Registros Hospitalares de Câncer e por outras fontes disponíveis, para planejamento, monitoramento e avaliação das ações e dos serviços para prevenção e controle do câncer.
VII - Implementação e aperfeiçoamento permanente da produção e da divulgação de informações, com vistas a subsidiar o planejamento de ações e de serviços para prevenção e controle do câncer.
Alternativas
Q3072078 Enfermagem
A prevenção e o rastreamento de cânceres ginecológicos são essenciais na saúde da mulher. Qual das alternativas a seguir é um método de rastreamento recomendado para o câncer de colo do útero?  
Alternativas
Q3067990 Enfermagem
No contexto da assistência ao paciente oncológico, como os profissionais de saúde podem contribuir para além do tratamento clínico, promovendo uma abordagem mais humanizada e integral? 
Alternativas
Q3066310 Enfermagem
Ao ser visitado em sua residência pela enfermeira, ASB, 62 anos, relatou que vem observando uma alteração no seu hábito intestinal, com padrão de constipação, uma alteração na cor de suas fezes, dizendo que parece conter sangue, que tem ficado cansado e desanimado. A enfermeira observou que o ele parecia mais emagrecido e, preocupada, o encaminhou para uma investigação clínica. Após algum tempo, o paciente foi diagnosticado com câncer colorretal. Tendo em vista que os cânceres de cólon e reto apresentam alto potencial para prevenção primária através da promoção à saúde por meio de estímulo a hábitos de vida e dietéticos saudáveis, são considerados fatores de risco desse tipo de câncer, EXCETO:
Alternativas
Q3066305 Enfermagem
No Brasil, estima-se que o câncer do colo do útero seja o terceiro mais comum na população feminina, sendo superado pelo câncer de pele e pelo de mama. Este tipo de câncer representa 10% de todos os tumores malignos em mulheres. Quando fazer o preventivo?
Alternativas
Q3063571 Enfermagem
A rotina recomendada para o rastreamento de câncer de colo do útero no Brasil é a realização do exame Papanicolau em mulheres de 25 a 64 anos, após o início da vida sexual. Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA sobre a periodicidade para a realização da coleta do exame. 
Alternativas
Q3063564 Enfermagem
Após o câncer de pele, o câncer de mama é o tipo mais comum e o que causa mais mortes por câncer em mulheres. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a realização do exame de mamografia de rastreamento na faixa etária de 
Alternativas
Q3060690 Enfermagem
O método de rastreamento do câncer do colo do útero, no Brasil, é o exame citopatológico (Papanicolau), que deve ser ofertado às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero. É orientado que o exame seja coletado após o início da vida sexual. Qual a faixa etária orientada pelo Ministério da Saúde para rastreamento? 
Alternativas
Q3060681 Enfermagem
O câncer de mama é o mais incidente, especialmente em mulheres após os 50 anos, logo possui grande relevância epidemiológica. A doença é resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Quanto aos sinais de alerta na pele da mama, assinale a alternativa que os descreve. 
Alternativas
Q3057857 Enfermagem
O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Considerando que o câncer do colo do útero é uma doença totalmente prevenível e, em muitos casos, assintomática, as ações de rastreamento são essenciais para detectar lesões precursoras. Dentre as opções a seguir relacionadas, assinale a atribuição do Técnico de Enfermagem PSF durante o rastreamento do câncer de colo do útero.
Alternativas
Q3053556 Enfermagem
O método de rastreamento do câncer do colo do útero, no Brasil, é o citopatológico, (exame de Papanicolau), que deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero. Assinale a alternativa correta, correspondente, ao mencionado.
Alternativas
Q3053113 Enfermagem
No tratamento de um paciente oncológico, a quimioterapia neoadjuvante é aquela indicada.
Alternativas
Q3050775 Enfermagem
Sobre o rastreio de lesões precursoras do câncer de colo de útero é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3048072 Enfermagem
Com base na classificação das drogas quimioterápicas de acordo com seu potencial de causar lesão de pele, assinale a opção que apresenta um quimioterápico classificado como vesicante.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: E
5: D
6: A
7: A
8: D
9: B
10: D
11: C
12: A
13: C
14: D
15: C
16: C
17: B
18: C
19: A
20: A