Questões de Concurso Sobre enfermagem em oncologia em enfermagem

Foram encontradas 1.181 questões

Ano: 2025 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AM Prova: FUNDATEC - 2025 - IF-AM - Enfermeiro |
Q3273639 Enfermagem
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação ao câncer de pele.

( ) O câncer de pele é classificado de acordo com as células que lhe deram origem, sendo os mais comuns o não melanoma e o melanoma.
( ) Carcinoma basocelular, não melanoma, originado de células basais da epiderme representa cerca de 1% dos cânceres de pele.
( ) O melanoma tem origem nos melanócitos – células responsáveis pela produção de melanina – e representa cerca de 80% dos cânceres de pele.
( ) O principal agente causal do câncer de pele é a radiação ultravioleta (UV) proveniente do sol ou de câmaras de bronzeamento, que danifica o ácido desoxirribonucleico (DNA) das células da pele.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3239307 Enfermagem
Durante uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, o profissional de saúde falou acerca da prevenção e dos fatores de risco para essa doença.
Assinale a opção que indica, corretamente, um desses fatores.
Alternativas
Q3236099 Enfermagem
P.C., 25 anos, solteira, compareceu à unidade básica de saúde para realizar o exame citopatológico para prevenção do câncer de colo uterino. No contexto do Processo de Enfermagem, a usuária informou que nunca havia mantido qualquer tipo de relação sexual e que esta era a primeira vez que faria o exame preventivo. Ao analisar os dados registrados no prontuário, o enfer meiro constatou que P.C. era portadora de HIV, contraído por transmissão vertical, e sua última contagem de CD4 fora de 720 células por mm3
Frente a essa situação, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde, o enfermeiro deve
Alternativas
Q3221886 Enfermagem
Em relação ao rastreamento do câncer do colo do útero, assinale a alternativa que apresenta o intervalo recomendado para realização do exame de Papanicolau em mulheres com exames anteriores normais. 
Alternativas
Q3221478 Enfermagem
O Dia Nacional da Mamografia, instituído pela Lei Nº 11.695, de 12 de junho de 2008, reforça a necessidade do exame com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da detecção de alterações mamárias precocemente. Conforme o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer, para mulheres pertencentes a grupos de risco, recomenda-se a realização da Mamografia: 
Alternativas
Q3221455 Enfermagem
O Dia Nacional da Mamografia, instituído pela Lei Nº 11.695, de 12 de junho de 2008, reforça a necessidade do exame com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce de alterações mamárias. Analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:

I - Conforme o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), recomenda-se que todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem mamografia com intervalos máximos de 2 anos, visando a detecção precoce do câncer de mama.
II - Conforme o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), recomenda-se que todas as mulheres com idade entre 30 e 49 anos realizem mamografia com intervalos máximos de 2 anos, visando a detecção precoce do câncer de mama.
III - Conforme o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), recomenda-se que todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem mamografia com intervalos de 3 anos, visando a detecção precoce do câncer de mama.
IV - Para mulheres pertencentes a grupos com risco aumentado para desenvolvimento de câncer de mama, recomenda-se mamografia anual a partir dos 25 anos de idade. V - Para mulheres pertencentes a grupos com risco aumentado para desenvolvimento de câncer de mama, recomenda-se mamografia anual a partir dos 35 anos de idade.
VI - São considerados grupos de risco para desenvolvimento de Câncer de mama: mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama, principalmente antes dos 50 anos de idade; mulheres com história familiar de câncer de ovário; mulheres com história familiar de câncer de mama masculino; mulheres com diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ.
Alternativas
Q3221414 Enfermagem
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Câncer de Mama (Ministério da Saúde, 2024), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A descarga papilar sanguinolenta unilateral está entre os sinais e sintomas considerados como de referência urgente para serviços de diagnóstico mamário.

( ) O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo que recebe a drenagem linfática proveniente do câncer de mama. A sua detecção tem a finalidade de predizer o estado da axila e evitar o esvaziamento axilar nos pacientes sem comprometimento metastático.

( ) A cirurgia conservadora da mama é indicada quando o tamanho do tumor é grande em relação ao tamanho da mama ou quando não é possível obter margens cirúrgicas negativas após múltiplas ressecções.

( ) O tratamento não medicamentoso do carcinoma de mama inclui abordagem cirúrgica do tumor e da axila, reconstrução da mama e radioterapia. 



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3208977 Enfermagem
Determine, conforme as competências do enfermeiro, a ação prioritária na detecção precoce do câncer de próstata durante consultas de rotina em homens acima de 50 anos:
Alternativas
Q3207199 Enfermagem
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo, apresenta bom prognóstico. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
( ) Mulheres a partir dos 40 anos de idade têm maior risco de desenvolver câncer de mama, por acúmulo de exposições ao longo da vida e pelas próprias alterações biológicas, que, com o envelhecimento, aumentam o risco.
( ) O Breast Image Reporting and Data System (BI-RADS) é uma classificação que padroniza os relatórios mamográficos. A classificação BI-RADS 4 considera os achados já com diagnóstico de câncer.
( ) A mamografia de rastreamento é recomendada às mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos, e a mamografia diagnóstica pode ser realizada em qualquer idade quando há indicação médica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3204168 Enfermagem
De acordo com as Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero - 2ª Edição, revista, ampliada e atualizada, a história natural do câncer do colo do útero geralmente apresenta um longo período de lesões precursoras, assintomáticas, curáveis na quase totalidade dos casos quando tratadas adequadamente, conhecidas como NIC II/III, ou lesões de alto grau, e AIS. Já a NIC I representa a expressão citomorfológica de uma infecção transitória produzida pelo HPV e têm alta probabilidade de regredir, de tal forma que atualmente não é considerada como lesão precursora do câncer do colo do útero.
Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3194657 Enfermagem
O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais acomete as mulheres brasileiras. A principal causa desse câncer é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) passível de prevenção por meio de estratégias como vacinação, uso de preservativo e detecção precoce de lesões através da realização de exame preventivo na faixa etária recomendada. Qual é a IST relacionada ao câncer de colo de útero?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Enfermeiro |
Q3189267 Enfermagem
Sobre a Assistência de Enfermagem ao paciente oncológico nas diferentes fases da doença e tratamentos, a Portaria do Ministério da Saúde N° 874, de 16 de maio de 2013, em seu Art. 5º expressa que constituem-se princípios gerais da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer:

I - Organização de redes de atenção regionalizadas e centralizadas, com respeito a critérios de acesso, escala e escopo.
II - Formação de profissionais e promoção de educação permanente, por meio de atividades que visem à aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais de saúde para qualificação do cuidado nos diferentes níveis da atenção à saúde e para a implantação desta Política.
III - Articulação intersetorial e garantia de ampla participação e controle social.

pós a análise, marque a alternativa CORRETA que aponta princípios gerais da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Enfermeiro |
Q3189261 Enfermagem
Os episódios de náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia antineoplásica podem ser classificados de acordo com a fase de sua ocorrência. A respeito da fase aguda, assinale a alternativa que apresenta quantas horas após o início da infusão da quimioterapia representa a fase aguda.
Alternativas
Q3187216 Enfermagem
O Papanicolau reduz em torno de 80% o câncer do colo do útero e, portanto, deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de ______________ e que já tiveram atividade sexual, incluindo homens trans e pessoas não binárias designadas mulheres ao nascer. A repetição do exame Papanicolau deve ser feita a cada ______________, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano. Para as mulheres portadoras do vírus HIV ou imunodeprimidas, o exame deve ser realizado logo após o início da atividade sexual anualmente, após dois exames normais consecutivos realizados com intervalo de 6 meses. A coleta de citologia pode ser interrompida aos___________, se há exames anteriores normais. Mulheres que não tiveram atividade sexual não estão sob risco para câncer de colo e por isso não há necessidade de rastreamento para este grupo.
Complete as lacunas com a alternativa correta:
Alternativas
Q3176469 Enfermagem
Qual das seguintes condições deve ser considerada uma emergência oncológica estrutural em pacientes com diagnóstico de câncer, levando em conta os riscos imediatos à função vital e a necessidade de intervenção rápida para prevenção de danos graves?
Alternativas
Q3176467 Enfermagem
Qual é a principal intervenção de enfermagem a ser realizada ao identificar sinais clínicos sugestivos de Síndrome da Veia Cava Superior (SVCS) em um paciente com diagnóstico confirmado de câncer pulmonar, considerando os riscos associados à obstrução venosa central e suas complicações?
Alternativas
Q3174279 Enfermagem
Os principais fatores associados ao risco aumentado de desenvolver câncer de mama incluem características hormonais e reprodutivas. Analise as alternativas e identifique aquela que não corresponde a um fator de risco:
Alternativas
Q3162541 Enfermagem
Em relação ao rastreamento do câncer de mama e colo do útero, analise as afirmações abaixo e marque "V" para verdadeiro ou "F" para falso:
( ) O autoexamine das mamas é o exame mais importante no combate ao câncer de mama e deve ser realizado anualmente em mulheres com mais de 50 anos.
( ) A realização do exame citopatológico contribui para a prevenção do câncer de colo uterino se realizado anualmente.
( ) A prática regular de atividade física pode reduzir o risco de câncer ginecológico em mulheres na menopausa.
( ) O rastreamento do câncer de mama por mamografia é indicado para mulheres de 40 a 79 anos sem sinais e sintomas, conforme as diretrizes do SUS.
A ordem correta é: 
Alternativas
Q3161219 Enfermagem
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Quais são os sintomas e sinais clínicos que devem ser observados para o diagnóstico precoce do CA de próstata?
Alternativas
Q3155902 Enfermagem

Julgue o item subsequente, relativo à assistência de enfermagem ao paciente oncológico nas diferentes fases da doença e dos tratamentos. 


São recomendações dirigidas aos pacientes em tratamento radioterápico: manter livre de irritações a pele do campo de tratamento; lavá-la com água morna e sabonete neutro sem perfume; e hidratá-la diariamente com corticoides e anti-inflamatórios não esteroidais, que aumentam a resposta do organismo à inflamação e diminuem o risco de infecção local. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: D
5: C
6: D
7: B
8: C
9: C
10: A
11: B
12: A
13: B
14: B
15: C
16: C
17: D
18: C
19: D
20: E