Questões de Concurso
Comentadas sobre exame físico em enfermagem
Foram encontradas 608 questões
I. A inspeção permitirá verificar a presença excessiva de gordura na obesidade. II. A diminuição da gordura subcutânea pode ser apreciada pelo pinçamento digital de pregas da pele subjacente em alguns locais, como na face, nos membros (braços, coxas) e no abdome. III. Dá-se o nome de hematoma ao aumento do teor de líquido extracelular no tecido subcutâneo.
Está CORRETO o que se afirma:
De acordo com a descrição, em qual escore na escala de coma de Glasgow se encontra esse paciente?
De acordo com o exame realizado, essa lesão por pressão encontra-se em estágio:
Sobre as ações de enfermagem que devem ser adotadas pelo enfermeiro, assinale a alternativa incorreta.
O exame físico deve ser realizado na primeira fase do processo de enfermagem (Barros, 2010). Consiste nas etapas de inspeção, palpação, percussão e ausculta, além da utilização de alguns instrumentos e aparelhos. Para a realização de cada etapa, o examinador utiliza os sentidos, sobretudo, a visão, o tato e a audição. Na ____________, é realizado o golpeamento com um dedo à borda ungueal ou à superfície dorsal da segunda falange do dedo médio ou indicador da outra mão, que se encontra espalmada e apoiada na região de interesse.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da afirmativa anterior
No exame físico de um paciente, a ausculta pulmonar é uma ferramenta fundamental no processo de avaliação das doenças respiratórias. Associe as duas colunas, relacionando os ruídos adventícios provenientes da ausculta pulmonar e sua característica.
1. Estertores bolhosos.
2. Ronco.
3. Sibilos.
4. Cornagem ou estridor.
5. Crepitantes.
( ) Sons intermitentes e agudos, parecidos com o ruído de atritar uma mecha de cabelo perto do ouvido, geralmente associado à presença de líquido em vias aéreas de pequeno calibre ou nos alvéolos.
( ) Sons que lembram o rompimento de pequenas bolhas, audíveis durante a inspiração ou expiração. Resultam da presença de substâncias líquidas na traqueia, brônquios, bronquíolos ou tecido pulmonar.
( ) Sons agudos semelhantes a um chiado ou assobio, causados pelo fluxo de ar através de vias aéreas estreitas. Podem ser ouvidos na inspiração e expiração, e, em casos intensos, podem ser percebidos sem o uso do estetoscópio.
( ) Som contínuo e profundo, que pode ser ouvido tanto na inspiração quanto na expiração. É um som grave e prolongado. O mecanismo pode estar relacionado a variações na obstrução à medida que as vias respiratórias se distendem com a inspiração e se estreitam na expiração.
( ) Respiração ruidosa, geralmente mais perceptível durante a inspiração, causada por obstrução na laringe ou traqueia. Pode ser resultado de edema da glote, corpos estranhos ou estenose da traqueia.
A sequência correta dessa associação é:
Esse achado é sugestivo de: