Questões de Concurso Comentadas sobre farmacologia na enfermagem em enfermagem

Foram encontradas 925 questões

Q3072248 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de um fármaco anti-inflamatório não esteroidal (AINE) que é utilizado para prevenir a ocorrência de angina pectoris e infarto agudo do miocárdio, em pacientes sob risco cardiovascular. 
Alternativas
Q3069610 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta apenas anti-inflamatórios não esteroides.
Alternativas
Q3063344 Enfermagem
Com intuito de promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde, o Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicaram, entre outros, o protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos no ano de 2017. Quanto à dose, esse protocolo refere as seguintes recomendações:
Alternativas
Q3048072 Enfermagem
Com base na classificação das drogas quimioterápicas de acordo com seu potencial de causar lesão de pele, assinale a opção que apresenta um quimioterápico classificado como vesicante.
Alternativas
Q3048070 Enfermagem
De acordo com as diretrizes atualizadas da American Heart Association, na assistência a um paciente com intoxicação por cianeto, o tratamento inicial recomendado é a administração de
Alternativas
Q3032271 Enfermagem
Os medicamentos de alta vigilância (MAV) requerem um maior cuidado e atenção por parte da equipe de enfermagem, pois apresentam risco aumentado de provocar danos significativos aos pacientes em decorrência de falha no processo de utilização.
A amiodarona faz parte dessa lista de medicamentos potencialmente perigosos, e sua administração inadequada pode causar, entre outros danos:
Alternativas
Q3023841 Enfermagem
Sobre a administração de medicamentos, enumere a terminologia ao respectivo conceito, e assinale a SEQUÊNCIA CORRETA:

1. Farmaco.
2. Droga.
3. Remédio.
4. Placebo.
5. Tóxico.
6. Medicamento.
( ) Substância química simples ou composta, de origem variada e utilizada para vários fins, que em dose tão pequena, que não sirva como alimento, pode produzir alterações somáticas ou fundamentais no organismo, benéfica ou maléfica.
( ) É a droga que atuando no organismo vivo, produz efeitos nocivos.
( ) São substâncias utilizadas com intenção terapêutica ou profilática. É a droga que atuando no organismo vivo é capaz de modificar parâmetros fisiológicos.
( ) É a droga inativa, ou substâncias inativas, para satisfazer a necessidade psicológica do paciente.
( ) É o preparado farmacêutico, adequado à via de administração, local de ação, etc. Pode conter um ou mais fármacos.
( ) É um termo de conceito amplo, significando tudo aquilo que é utilizado como solução ou “jeito” para resolver um determinado problema, portanto sem definição e utilização científica.
Alternativas
Q3022967 Enfermagem
Naloxona é um ______________, indicado principalmente na reversão de ________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3020901 Enfermagem
Estuda os efeitos terapêuticos, secundários, adversos e colaterais, bem como os mecanismos de ação dos fármacos. Essa é a descrição dada à:
Alternativas
Q3010468 Enfermagem
A Prescrição médica é um documento que inclui instruções essenciais para o uso de medicamentos. Sua leitura, interpretação, preparo e administração de medicamentos exige do profissional Técnico de Enfermagem muita atenção para evitar erros durante a administração medicamentosa. Assim, de acordo com o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, as prescrições médicas, quanto ao tipo, podem ser, exceto:
Alternativas
Q3009083 Enfermagem
Entre os fármacos anti-hipertensivos apontados no Caderno de Atenção Básica n.º 15 estão os inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECAs). Acerca desses fármacos, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: SES-PI Prova: NCE-UFRJ - 2006 - SES-PI - Enfermeiro |
Q2959323 Enfermagem

A utilização de qualquer medicamento pode gerar conseqüências diversas, incluindo uma resposta nociva e não-intencional e que ocorre mesmo nas doses normalmente usadas em seres humanos. Esse tipo de situação é classificada pela ANVISA como:

Alternativas
Q2951744 Enfermagem
O uso da adrenalina na UTI é muito comum e tem interação medicamentosa com várias drogas. A provável consequência da combinação da adrenalina com insulina é o(a)
Alternativas
Q2949319 Enfermagem

Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2945105 Enfermagem

Quando o medicamento administrado foi calculado na dose necessária para manter os níveis desejáveis de medicamento na corrente sangüínea e nos tecidos, durante o tratamento, é porque foi levada em consideração a prescrição que se refere à dose:

Alternativas
Q2943584 Enfermagem

Assinale a alternativa que contempla em quanto tempo aproximadamente correrá o esquema de soro SGF 4:1 500ml + KCl 10% 5 ml a 14 gotas por minuto.

Alternativas
Q2943576 Enfermagem

Para a administração intramuscular de medicamentos, o enfermeiro deve selecionar o local para a injeção. Portanto, ele localiza o trocânter maior e a espinha ilíaca póstero-superior, desenhando uma linha imaginária entre esses dois pontos e introduz a agulha lateral externa e superior à linha imaginária. Assinale a alternativa que apresenta o local de administração intramuscular descrito.

Alternativas
Q2943247 Enfermagem
Em relação à administração de aminoilina por via IV, são cuidados de enfermagem indispensáveis:
Alternativas
Q2929653 Enfermagem

Sabendo-se que a dose de um determinado anti-histamínico para o adulto é de 250 mg/dia, pergunta-se: quanto deste medicamento deverá ser administrado a uma criança com 3 anos de idade e 20 kg de peso?

Alternativas
Ano: 2010 Banca: CEPERJ Órgão: SESDEC-RJ Prova: CEPERJ - 2010 - SESDEC-RJ - Enfermeiro |
Q2916883 Enfermagem

Dentre as medicações utilizadas nas emergências, o fármaco cujo efeito primário e benéfico é a vasoconstricção, que por sua vez aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca, levando consequentemente à melhora da pressão de perfusão coronária e, cerebral, constituindo, por isso, a droga de escolha para reanimação cardiopulmonar, é a:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: D
6: A
7: B
8: A
9: B
10: B
11: E
12: C
13: E
14: C
15: C
16: C
17: D
18: D
19: D
20: E