Questões de Concurso
Sobre febre amarela em enfermagem
Foram encontradas 172 questões
Classificação Periódica dos Elementos
Algumas doenças, como a febre amarela, a dengue e a malária, foram consideradas erradicadas em vários locais do Brasil e do mundo. Entretanto, reapareceram e têm sido responsáveis por vários óbitos. Como acontece, por exemplo, com a dengue. Uma condição que favoreceu o reaparecimento dessas doenças foi o(a)
Existem vários motivos que preocupam os profissionais em relação à epidemia de dengue. Um desses, é que o Aedes aegypti é, também, o vetor transmissor da
Podemos AFIRMAR que constitui uma condição favorável para o aparecimento de surto de febre amarela silvestre:
A tendência de expansão da área de risco para a febre amarela no Brasil suscitou a adoção de novas estratégias de vigilância, prevenção e controle. Dentre estas, foram definidos três períodos epidemiológicos distintos para priorizar ações. Sobre estes diferentes momentos é correto afirmar, EXCETO:
Agente etiológico da febre amarela:
Sobre o Aedes Aegypti é correto afirmar, EXCETO.
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e igualmente é transmissor da seguinte doença:
Assinale a alternativa INCORRETA para as informações sobre a Febre Amarela.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a febre amarela.
( ) A doença é de notificação compulsória e mensal.
( ) A vigilância de epizootias de macacos integra o programa de vigilância da febre amarela.
( ) A notificação deve ser registrada por meio do preenchimento da Ficha de Investigação de Febre Amarela, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
( ) A definição de caso é realizada pelo quadro febril agudo de até 14 dias, acompanhado de icterícia ou manifestações hemorrágicas, paciente residente em (ou procedente de) área de risco ou em locais com ocorrência de epizootia confirmada.
De acordo com as informações, a sequência correta é
Analise o seguinte caso: Indivíduo com febre de início súbito com duração de até 7 dias acompanhada com dois ou mais dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia, lombalgia, mal-estar, calafrios, náusea, dor abdominal, icterícia, manifestações hemorrágicas e que não seja vacinado ou tenha o estado vacinal ignorado, residente ou procedente de área de risco. Essas características são suspeitas de:
A vacinação sensibiliza o sistema imunológico do organismo, fazendo com que ele crie defesas, anticorpos especiais contra uma série de doenças. A importância da vacinação não se dá somente pela proteção individual, mas também porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves que comprometem a qualidade de vida e saúde das pessoas vitimadas. Assinale a alternativa que corresponde à vacina que deverá ser administrada por via subcutânea.
Acerca da transmissão da febre amarela, podemos afirmar:
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver alguns sintomas, como, EXCETO:
São indivíduos que podem se vacinar contra a febre amarela:
Leia as afirmativas abaixo acerca da febre amarela:
I - É uma doença infecciosa febril aguda, não previnível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves.
II - A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre).
III - No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Ae. aegypti) infectados.
IV - No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes.
Estão corretas as afirmativas:
Doenças como Zika, Dengue, Febre Amarela, Hepatite C e Sífilis são causadas por vírus.
Tendo em vista que a participação da comunidade e o desenvolvimento de ações de informação, educação e comunicação produzem mudanças de condutas e hábitos da população, melhorando a eficácia das ações de controle de várias doenças que afligem a saúde pública, julgue o próximo item, relativo ao ciclo de transmissão de doenças.
O vírus da febre amarela é transmitido ao homem pela
picada dos mosquitos transmissores infectados, e o período
de infecção dura cerca de três dias, com início súbito e
sintomas como febre, calafrios, cefaleia, lombalgia, mialgias
generalizadas, prostração, náuseas e vômitos.