Questões de Concurso
Comentadas sobre gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde em enfermagem
Foram encontradas 474 questões
(__)Resíduos do Grupo B incluem substâncias químicas capazes de causar riscos à saúde ou ao meio ambiente.
(__)Resíduos do Grupo D são materiais perfurocortantes, como lâminas e agulhas.
(__)Resíduos do Grupo C são considerados resíduos comuns, como gesso e materiais recicláveis.
(__)Resíduos do Grupo A são aqueles que apresentam risco de infecção, como bolsas de sangue contaminado.
A sequência está correta em:
(__)O lixo hospitalar deve ser descartado em sacos plásticos resistentes e não pode ser reaproveitado.
(__)Os resíduos líquidos devem ser armazenados em recipientes compatíveis, rígidos e estanques, com tampa rosqueada, para evitar vazamentos.
(__)A empresa responsável pelo transporte de lixo hospitalar deve realizar a coleta em horários de maior fluxo de pessoas e atividades para otimizar o processo.
Assinale a alternativa com a sequência correta de sua análise:
(__)O manejo inadequado dos resíduos sólidos nos serviços de saúde não causa impactos ao meio ambiente, desde que o lixo seja separado corretamente.
(__)Os resíduos sólidos no ambiente hospitalar são classificados em cinco grupos, sendo eles: A, B, C, D e E, de acordo com a RDC 306.
(__)A etapa de "segregação" no gerenciamento de resíduos é realizada após o transporte interno dos resíduos, quando eles já foram armazenados temporariamente.
(__)O armazenamento externo é uma etapa do gerenciamento de resíduos, onde os resíduos ficam armazenados até a coleta externa, sendo importante para evitar contaminações e riscos ocupacionais.
A sequência está correta em:
(__) O volume dos recipientes coletores, ou de acondicionamento, deve ser compatível com a geração diária deste tipo de resíduo. Estes recipientes só devem ser preenchidos até os 2/3 de sua capacidade, ou o nível de preenchimento ficar a 5 (cinco) cm de distância da boca do recipiente. Devem estar localizados tão próximo quanto possíveis da área de uso destes materiais.
(__) É expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento. As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente. Os recipientes coletores têm capacidade que varia de 3 a 13 litros, são confeccionados em material resistente (papelão couro), especialmente desenvolvido para utilização em serviços de saúde e, de preferência, possuir desconectador de agulhas.
(__) O armazenamento temporário, o transporte interno e o armazenamento externo destes resíduos podem ser feitos nos mesmos recipientes utilizados para o Grupo A. Os resíduos perfurocortantes devem ser tratados a partir de uma avaliação de risco prévia, dos agentes de risco que posam conter. Os materiais perfurocortantes contaminados com radionuclídeos devem ser submetidos ao mesmo tempo de decaimento do material que o contaminou.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
A luva é considerada resíduo descartável, desde que não tenha contato com líquidos corpóreos, tais como a saliva.
Desde que descaracterizadas, seringas descartáveis estéreis, fechadas na caixa, e com prazo de validade vencido, podem ser encaminhadas para reciclagem.
Segundo a RDC nº 222/2018, assinale a alternativa CORRETA.
Seguindo a norma da RDC nº 306, sobre o processo correto de gerenciamento dos resíduos de acordo com seu grupo, é correto afirmar que
( ) Os sacos para acondicionamento de resíduos infectantes devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 de sua capacidade ou então a cada 48 horas, independentemente do volume. ( ) É permitida a separação do conjunto seringa agulha com auxílio de dispositivos de segurança, sendo vedada a desconexão e o reencape manual de agulhas. ( ) As embalagens primárias de resíduos químicos vazias podem ser utilizadas para acondicionamento de RSS do Grupo B, observada a compatibilidade química.
As afirmativas são, respectivamente,