Questões de Concurso Sobre hepatites em enfermagem

Foram encontradas 244 questões

Q3239301 Enfermagem
Uma profissional de saúde sofreu um acidente ocupacional com exposição a material biológico. O paciente-fonte é desconhecido, e a profissional não apresentou resposta vacinal após a primeira série de doses (3 doses) contra Hepatite B.
Com base nos protocolos de profilaxia pós-exposição do Ministério da Saúde, assinale a opção que indica a conduta adequada em relação à profilaxia de Hepatite B desse profissional.
Alternativas
Q3178993 Enfermagem
A Hepatite B é um dos cinco tipos de hepatite existentes no Brasil. Entre 2000 e 2023, 36,8% dos casos confirmados de hepatites virais no Sinan são referentes à hepatite B. Trata-se da segunda maior causa de morte entre as hepatites virais, tendo sido responsável por 21,7% dos óbitos relacionados à essas doenças entre 2000 e 2022 (Boletim Epidemiológico, 2024).
Assinale a alternativa que corresponde a um exame de imunidade para hepatite B: 
Alternativas
Q3176325 Enfermagem
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as hepatites virais A, B e C, às suas respectivas descrições.

Coluna 1

1. Hepatite B.
2. Hepatite C.
3. Hepatite A.

Coluna 2

( ) Aproximadamente 80% das pessoas não apresentam sintomas, para os 20% sintomáticos, o período entre a infecção e o início dos sintomas varia de 2 a 12 semanas.
( ) A presença de urina escura ocorre antes do início da fase onde a pessoa pode ficar com a pele e os olhos amarelados (icterícia), os sintomas costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção e duram menos de dois meses.
( ) Não tem cura, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte. Trata-se da segunda maior causa de morte entre as hepatites virais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3174287 Enfermagem
De acordo com os tipos de vacinas listadas abaixo, qual delas não é constituída por microrganismos vivos atenuados?
Alternativas
Q3093244 Enfermagem
A hepatite B é uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra a hepatite B no calendário nacional de vacinação, sobre este assunto assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3075409 Enfermagem
A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é um processo dinâmico, com características clínicas e laboratoriais específicas.
A elevada replicação viral (>20.000 UI/mL), sem evidências de agressão hepatocelular, com positividade de HBeAg e elevados índices de HBV-DNA sérico, níveis de aminotransferases normais ou próximos do normal e pouca atividade necroinflamatória no fígado, caracteriza a(o):
Alternativas
Q3062436 Enfermagem

As hepatites são infecções que acometem o fígado e podem ser causadas por, pelo menos, cinco tipos diferentes de vírus: A, B, C, D e E, sendo mais comuns os três primeiros. Sobre a hepatite viral B, analise as afirmativas a seguir.


I. Em um paciente que apresenta antígeno HBeAg, o vírus da hepatite B pode ser transmitido pelo sangue, mas não há risco de transmissão pelo aerossol gerado em procedimentos odontológicos.


II. Recomenda-se dose de reforço da vacina contra a hepatite B a cada dez anos.


III. O vírus da hepatite B, em temperatura ambiente, pode sobreviver em superfícies por períodos de até uma semana.


IV. Dois meses após o esquema vacinal completo da vacina contra hepatite B, recomenda-se a realização de testes sorológicos para verificar a soroconversão das pessoas vacinadas.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q3048086 Enfermagem
Com base nas recomendações do Ministério da Saúde acerca do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós Exposição de Risco (PEP) à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa

( ) Entre os materiais biológicos com risco de transmissão do HIV estão líquido amniótico, secreções nasais, urina e sêmen.
( ) A PEP está contraindicada nos casos em que o teste rápido para HIV da pessoa exposta tenha resultado não reagente (TR1 não reagente).
( ) Recomenda-se imunizar todas as pessoas expostas não previamente vacinadas, ou sem documentação de vacinação prévia, e sem indícios de infecção por HBV (HBsAg não reagente), independentemente da idade.

As afirmativas são respectivamente: 
Alternativas
Q3032248 Enfermagem
Considerando os protocolos e orientações do Ministério da Saúde acerca das hepatites virais, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2575006 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


Doenças como Zika, Dengue, Febre Amarela, Hepatite C e Sífilis são causadas por vírus.
Alternativas
Q2541695 Enfermagem
A hepatite B é uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções. Uma das medidas preventivas da hepatite B é a vacina. Desta forma, o esquema vacinal para a hepatite B, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), é 
Alternativas
Q2538355 Enfermagem
Considerando-se a prevenção e o combate a doenças, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O papilomavírus humano (HPV) é de alto risco e pode provocar câncer e causar verrugas genitais. A vacina está disponível gratuitamente no SUS para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de idade. ( ) A transmissão da hepatite B se dá por relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de materiais no uso de drogas injetáveis e uso de materiais não esterilizados. ( ) A imunização contra o papilomavírus humano (HPV) não tem como objetivo proteger contra cânceres de pênis, garganta e ânus. A faixa etária para vacinação visa a proteção para aqueles que já iniciaram sua vida sexual.
Alternativas
Q2526093 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre os imunoensaios e o constante no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Hepatite B e coinfecções (2023).
Alternativas
Q2508338 Enfermagem
Quanto a Vacina hepatite B (recombinante) é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2483440 Enfermagem
Sobre as hepatites virais, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Enfermeiro |
Q2476370 Enfermagem
Para uma vítima de violência sexual, de acordo com os protocolos do Ministério de Saúde, está indicada a administração de IGHAHB e da vacina hepatite B recombinante (HB) o mais precocemente possível, preferencialmente, nas primeiras
Alternativas
Q2471403 Enfermagem
As Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) são importantes causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, são transmitidas pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Dentre os agentes etiológicos estão os vírus, parasitas, bactérias e suas toxinas. Também podem ser causadas por toxinas naturais de plantas, fungos e substâncias químicas. São exemplos de doenças transmitidas por ingestão de água contaminada
Alternativas
Q2457663 Enfermagem
Considerando as especificidades acerca das Hepatites Virais, analise as afirmativas a seguir.

I - A imunidade para a hepatite E pode ser conferida indiretamente, por meio da vacina contra a hepatite B.

II – O período prodrômico da hepatite aguda ocorre após o período de incubação do agente etiológico e anteriormente ao aparecimento da icterícia.

III – Hepatite fulminante é o termo utilizado para designar a insuficiência hepática aguda, caracterizada pelo surgimento de icterícia, coagulopatia e encefalopatia hepática em um intervalo de até oito semanas.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2453000 Enfermagem
O HBV, vírus da Hepatite B, é altamente infeccioso e facilmente transmitido pela via sexual, por transfusões de sangue, procedimentos médicos e odontológicos e hemodiálises sem as adequadas normas de biossegurança, pela transmissão vertical (mãe-filho), por contatos íntimos domiciliares (compartilhamento de escova dental e lâminas de barbear), acidentes perfuro cortantes, compartilhamento de seringas e de material para a realização de tatuagens e piercings. O período de incubação do HBV é de:
Alternativas
Q2447110 Enfermagem
Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. A vacinação nos protege e também à população, pois evita que doenças imunopreviníveis se espalhem. Criança com quinze dias de vida é trazida pela mãe para verificar situação vacinal. Considerando que já foi administrada a 1ª dose de Hepatite B na maternidade, qual conduta e orientação deverão ser tomadas?
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: D
6: B
7: D
8: B
9: A
10: E
11: A
12: A
13: E
14: C
15: E
16: B
17: D
18: D
19: D
20: B