Questões de Concurso Comentadas sobre hepatites em enfermagem

Foram encontradas 231 questões

Q3062436 Enfermagem

As hepatites são infecções que acometem o fígado e podem ser causadas por, pelo menos, cinco tipos diferentes de vírus: A, B, C, D e E, sendo mais comuns os três primeiros. Sobre a hepatite viral B, analise as afirmativas a seguir.


I. Em um paciente que apresenta antígeno HBeAg, o vírus da hepatite B pode ser transmitido pelo sangue, mas não há risco de transmissão pelo aerossol gerado em procedimentos odontológicos.


II. Recomenda-se dose de reforço da vacina contra a hepatite B a cada dez anos.


III. O vírus da hepatite B, em temperatura ambiente, pode sobreviver em superfícies por períodos de até uma semana.


IV. Dois meses após o esquema vacinal completo da vacina contra hepatite B, recomenda-se a realização de testes sorológicos para verificar a soroconversão das pessoas vacinadas.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q3048086 Enfermagem
Com base nas recomendações do Ministério da Saúde acerca do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós Exposição de Risco (PEP) à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa

( ) Entre os materiais biológicos com risco de transmissão do HIV estão líquido amniótico, secreções nasais, urina e sêmen.
( ) A PEP está contraindicada nos casos em que o teste rápido para HIV da pessoa exposta tenha resultado não reagente (TR1 não reagente).
( ) Recomenda-se imunizar todas as pessoas expostas não previamente vacinadas, ou sem documentação de vacinação prévia, e sem indícios de infecção por HBV (HBsAg não reagente), independentemente da idade.

As afirmativas são respectivamente: 
Alternativas
Q3032248 Enfermagem
Considerando os protocolos e orientações do Ministério da Saúde acerca das hepatites virais, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2975838 Enfermagem

Sobre a vacina contra a hepatite B, analise as afirmativas a seguir.


I. As duas primeiras doses devem ser aplicadas com intervalo de um mês, e a terceira, seis meses após a primeira.

II. Em adultos, a vacina deve ser administrada no músculo deltoide, e em crianças menores de 2 anos, no vasto lateral da coxa.

III. Pode ser administrada em qualquer idade e simultaneamente com outras vacinas do calendário.


Assinale:

Alternativas
Q2916623 Enfermagem
A aplicação local de frio está contra-indicada
Alternativas
Q2899530 Enfermagem

Existem pessoas que não respondem à vacinação para hepatite B e, portanto, são consideradas não imunizadas.


No caso de um trabalhador não-respondedor sofrer acidente com material biológico, é INCORRETO afirmar

Alternativas
Q2883320 Enfermagem

De acordo com o atual calendário de vacinação do Ministério da Saúde, é correto afirmar que a criança, ao nascer, deve receber a vacina contra a

Alternativas
Q2876969 Enfermagem

Em orientação à parturiente de bebê nascido com 33 semanas e peso de 1980 gramas, o enfermeiro explica que a vacina contra hepatite B para prematuros deve ser administrada em

Alternativas
Q2848210 Enfermagem

As hepatites virais são doenças ditas silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. No entanto, quando os sintomas aparecem, citam-se o cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do __________. Pode ser causada por __________, uso de alguns remédios, __________ e outras drogas, além de doenças __________, metabólicas e genéticas.

Alternativas
Q2820407 Enfermagem

Durante as consultas de pré-natal, o enfermeiro deve orientar a gestante sobre o calendário vacinal materno-infantil. Quanto às vacinas que devem ser administradas no bebê ao nascer, estão:

Alternativas
Q2779257 Enfermagem

Em relação à imunização contra Hepatite B, é correto afirmar:


Recém-nascidos de mães portadoras de hepatite B devem receber a vacina contra hepatite B e a imunoglobulina humana anti-hepatite B, preferencialmente nas primeiras ________ horas de vida, podendo a imunoglobulina ser administrada no máximo até ________ dias de vida.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Q2760069 Enfermagem

Relacione as colunas no que se refere ao período de incubação das Hepatites:


1- Hepatite A.

2- Hepatite B.

3- Hepatite C.

4- Hepatite E.


( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível a um agente biológico e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença neste hospedeiro, varia de 15 a 150 dias.

( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do indivíduo suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas clínicos da infecção, varia de 15 a 50 dias (média de 30 dias).

( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença neste hospedeiro, varia de 15 a 60 dias (média de 40 dias).

( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas da doença varia de 30 a 180 dias (média de 70 dias).


Assinale a sequência correta:

Alternativas
Q2756231 Enfermagem

Anteriormente, a vacina contra Hepatite B era indicada somente para grupos vulneráveis e na faixa etária até 49 anos (49 anos, 11 meses e 29 dias). Segundo o calendário vacinal para 2016, a vacina para hepatite B:

Alternativas
Q2746393 Enfermagem

A vacina hepatite B (recombinante) é apresentada sob a forma líquida em frasco unidose ou multidose, isolada ou combinada com outros imunobiológicos. A vacina é indicada:


Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2740724 Enfermagem

A enfermagem suspendeu temporariamente a aplicação da bolsa de gelo e solicitou uma avaliação médica quanto ao procedimento porque o cliente

Alternativas
Q2736642 Enfermagem

Nas alternativas abaixo, assinale aquela que exibe um exame indispensável para o diagnóstico de Hepatite B:

Alternativas
Q2718572 Enfermagem

A vacina contra Hepatite A, introduzida no calendário vacinal em 2014 para todas as crianças, deve ser administrada em dose única aos:

Alternativas
Q2575006 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


Doenças como Zika, Dengue, Febre Amarela, Hepatite C e Sífilis são causadas por vírus.
Alternativas
Q2541695 Enfermagem
A hepatite B é uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções. Uma das medidas preventivas da hepatite B é a vacina. Desta forma, o esquema vacinal para a hepatite B, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), é 
Alternativas
Q2538355 Enfermagem
Considerando-se a prevenção e o combate a doenças, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O papilomavírus humano (HPV) é de alto risco e pode provocar câncer e causar verrugas genitais. A vacina está disponível gratuitamente no SUS para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de idade. ( ) A transmissão da hepatite B se dá por relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de materiais no uso de drogas injetáveis e uso de materiais não esterilizados. ( ) A imunização contra o papilomavírus humano (HPV) não tem como objetivo proteger contra cânceres de pênis, garganta e ânus. A faixa etária para vacinação visa a proteção para aqueles que já iniciaram sua vida sexual.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: E
5: C
6: C
7: A
8: A
9: D
10: C
11: B
12: A
13: E
14: A
15: a
16: A
17: C
18: E
19: A
20: A