Questões de Concurso
Comentadas sobre hiv/aids em enfermagem
Foram encontradas 468 questões
A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. Assim, são doenças/agravos de notificação imediata, com exceção de:
( ) Entre os materiais biológicos com risco de transmissão do HIV estão líquido amniótico, secreções nasais, urina e sêmen.
( ) A PEP está contraindicada nos casos em que o teste rápido para HIV da pessoa exposta tenha resultado não reagente (TR1 não reagente).
( ) Recomenda-se imunizar todas as pessoas expostas não previamente vacinadas, ou sem documentação de vacinação prévia, e sem indícios de infecção por HBV (HBsAg não reagente), independentemente da idade.
As afirmativas são respectivamente:
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de risco à infecção ao HIV consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essa infecção. Analise as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F), conforme o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição de risco à infecção pelo HIV, infecção sexualmente transmissível e hepatites virais, do Ministério da Saúde.
( ) A Profilaxia Pós-Exposição deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 96 horas subsequentes à exposição.
( ) Os Materiais biológicos com risco de transmissão do HIV são: sangue, sêmen, fluidos vaginais, líquidos de serosas, vômitos, líquido amniótico e líquor.
( ) A decisão sobre a indicação de profilaxia pós-exposição dependerá do status sorológico para HIV da pessoa exposta, o qual deve ser sempre avaliado por meio de testes rápidos em casos de exposições consideradas de risco.
( ) O atendimento da pessoa exposta está condicionado ao status sorológico da pessoa-fonte.
As afirmativas são, respectivamente:
Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. O vírus HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana pode causar imunodepressão e levar a quadros de infecções oportunistas.
PORQUE
II. O vírus do HIV ataca o sistema imunológico, sendo as células neutrófilos as mais atingidas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Uma pessoa HIV positivo sempre apresenta AIDS.
II. Na infecção aguda uma grande quantidade de vírus é produzida e, consequentemente, ocorre uma redução das células CD4 no organismo do paciente.
III. Na fase de latência, a pessoa não apresenta manifestações clínicas visíveis, com exceção dos gânglios linfáticos aumentados, que podem persistir.
IV. Na fase sintomática, podemos observar sintomas como febre baixa, sudorese noturna, diarreia crônica, infecções bacterianas e candidíase oral.
V. A AIDS é uma síndrome que se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico como consequência da infecção pelo HIV.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
( ) Suor, secreções nasais e urina são considerados materiais biológicos sem risco de transmissão do HIV, exceto se houver presença de sangue.
( ) Lesões causadas por agulhas ou outros instrumentos perfurantes são classificadas como exposição percutânea.
( ) Após exposição ocupacional a material biológico, o profissional de saúde deve iniciar a profilaxia de hepatite B, independente da sua situação vacinal.
As afirmativas são, respectivamente,
Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, as campanhas antitabagistas e de prevenção à AIDS no ambiente de trabalho, devem ser promovidas
Indivíduos adultos e adolescentes que vivenciam a condição de portadores do vírus HIV são geralmente desaconselhados a seguir o calendário nacional de vacinação devido a uma série de considerações clínicas, incluindo o comprometimento do sistema imunológico causado pela infecção pelo HIV e potenciais interações medicamentosas com terapias antirretrovirais em curso.
A exposição ocupacional ao HIV deve ser tratada como uma emergência, uma vez que a quimioprofilaxia deve ser iniciada no prazo máximo de duas horas após o acidente. É ideal que seja administrada nas primeiras duas horas após a exposição, mas estudos sugerem que a profilaxia ainda pode ser eficaz até 48 horas após o acidente. Em casos de acidentes graves, a terapia pode ser considerada até no máximo uma a duas semanas após o incidente. Quanto mais precoce for a administração, maior a probabilidade de que a profilaxia seja eficaz.
Considerando que a percepção dos riscos de adquirir uma infecção sexualmente transmissível varia de pessoa para pessoa; que a prevenção dessas infecções impulsiona a continuidade de projetos pessoais, como relacionamentos, filhos e vida sexual saudável; e que, nesse sentido, é papel do profissional de saúde oferecer orientações centradas na pessoa com vida sexual ativa e em suas práticas, de modo a ajudá-la a reconhecer e minimizar seu risco, julgue o próximo item, referente a prevenção combinada e sexo seguro.
A realização do teste rápido de HIV e sífilis é recomendado
aos usuários do Sistema Único de Saúde que tiverem
passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem
camisinha. Se, realizado o teste, os resultados forem
negativos, mas persistir a suspeita de infecção, o teste deverá
ser repetido após sessenta dias.
Com relação a doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS, julgue o item seguinte.
O linfogranuloma venéreo é causado por um vírus e provoca
lesões bolhosas na região perineal, podendo haver fístulas e
obstrução anal.
Com relação a doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS, julgue o item seguinte.
A Neisseria gonorrhoeae é o agente etiológico da gonorreia, que tem como principais sintomatologias ardência ao urinar, queixa de prurido na uretra e presença de secreção purulenta uretral.