Questões de Concurso
Sobre imunização em enfermagem
Foram encontradas 3.036 questões
(FEBRASGO, 2014.)
Considerando as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. 3 doses (verificar situação vacinal).
2. 1 dose a cada gestação, a partir da 20ª semana.
( ) Hepatite B.
( ) Dupla Adulto (Difteria, Tétano).
( ) dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche).
As vacinas COVID-19 tiveram grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado muitos óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução (BRASIL, 2024). Em relação a vacina COVID-19, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
(__) E m crianças maiores de 2 anos, administrar preferencialmente no músculo vasto lateral da coxa.
(__) A vacina COVID-19 pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos, procedendo-se às administrações com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.
(__) Em crianças de seis meses a menores de 2 anos de idade, a administração pode ser realizada nas regiões que compreendem o músculo deltoide ou no vasto lateral da coxa.
(__) Crianças imunocomprometidas com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, tem indicação de receber 3 (três) doses da vacina no esquema primário. O intervalo recomendado é de 4 semanas entre a primeira e a segunda doses, e de 8 semanas entre a segunda e a terceira dose.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
Analise o seguinte conceito:
• É um levantamento da situação vacinal de determinada localidade e não tem uma definição de amostra da população avaliada. Trata-se de uma estratégia de supervisão das ações de vacinação, cujo objetivo principal é conhecer a realidade da situação vacinal de determinada localidade e resgatar os não vacinados (Brasil, 2024).
O conceito acima descreve o(a):
( ) Adolescente, a qualquer tempo — Vacina Difteria e Tétano (dT) — (Iniciar ou completar três doses, de acordo com situação vacinal | Reforço a cada 10 anos, ou a cada 5 anos em caso de ferimentos graves e contatos de difteria).
( ) Adolescente, a qualquer tempo — Vacina Febre Amarela (VFA — atenuada) (Dose única caso não tenha recebido nenhuma dose até os 5 anos ou reforçar, caso a pessoa tenha recebido uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade).
( ) Crianças, aos 8 meses de vida — Vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) — (VIP) (1ª dose).
I.O PNI estabelece que a maioria das vacinas seja mantida entre 2°C e 8°C, mas existem exceções para imunobiológicos que requerem armazenamento em temperaturas ultrabaixas.
II.A vacina BCG deve ser administrada na camada subcutânea do braço direito, preferencialmente logo após o nascimento, para prevenir formas graves de tuberculose em crianças.
III.O calendário nacional de vacinação inclui doses de reforço para algumas vacinas na idade adulta, visando a manutenção da imunidade ao longo da vida.
IV.A imunização contra a febre amarela é recomendada pelo PNI apenas para residentes da região Norte do Brasil, onde a incidência da doença é mais elevada.
V.Profissionais de saúde envolvidos na administração de vacinas devem seguir rigorosamente as orientações do PNI e estar atualizados com as atualizações anuais para garantir que as práticas de imunização estejam alinhadas com as mais recentes diretrizes científicas e epidemiológicas.
Estão corretas as afirmativas: