Questões de Concurso Sobre infecções sexualmente transmissíveis (ist) em enfermagem

Foram encontradas 775 questões

Q3106724 Enfermagem
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. Assinale a alternativa que apresenta DST causadas por vírus:
Alternativas
Q3105107 Enfermagem
Julgue o item subsequente, acerca de aspectos da assistência em enfermagem de acordo com o previsto pelo Ministério da Saúde.

As localizações extragenitais de úlceras de donovanose são frequentes, em consequência principalmente da falta de prevenção da autoinoculação.
Alternativas
Q3096965 Enfermagem
A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo. Quanto às manifestações clínicas, características de cada estágio da sífilis adquirida, é CORRETO afirmar que 
Alternativas
Q3088212 Enfermagem
A Transmissão Vertical (TV) pode ocorrer por meio da passagem transplacentária de microrganismos durante a gestação, do contato com sangue e secreções vaginais no momento do parto e pelo aleitamento materno. Sobre Transmissão Vertical, leia as afirmativas abaixo:

I. A transmissão vertical do vírus HTLV pode ocorrer por via placentária, durante o parto, mas, principalmente, pelo aleitamento materno.

II. O aleitamento materno deverá ser sempre contraindicado em casos de Hepatite B e, especialmente, se houver lesões com presença de sangramento na região do mamilo.

III. As gestantes que forem diagnosticadas com HIV durante o pré-natal têm indicação de utilizar medicamentos antirretrovirais quando iniciarem o trabalho de parto, porque esta é a principal forma de prevenir a transmissão vertical do vírus.

IV. A Sífilis Congênita (SC) é transmitida exclusivamente pela corrente sanguínea da gestante infectada para o concepto por via transplacentária.



Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3073829 Enfermagem
Durante a consulta de enfermagem, o enfermeiro deve estar atento a sinais e sintomas que possam indicar a presença de sífilis. Qual das ações a seguir o enfermeiro deve realizar na avaliação do paciente com suspeita de sífilis?
Alternativas
Q3069611 Enfermagem
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. A transmissão de uma IST pode acontecer pelo contato sexual, da mãe para a criança e pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3066316 Enfermagem
O uso de preservativos é uma estratégia fundamental e que deve ser estimulada para a prática sexual segura. Dessa forma, é correto afirmar que, EXCETO: 
Alternativas
Q3063565 Enfermagem
O papilomavírus humano (HPV) é responsável pela infecção sexualmente transmissível (IST) mais frequente no mundo e está associado ao desenvolvimento da maior parte dos cânceres de colo de útero. Além disso, provoca verrugas anogenitais (região genital e do ânus), a depender do tipo de vírus. A vacinação contra o HPV é a forma mais eficaz de se prevenir contra a infecção. A recomendação geral do Ministério da Saúde para vacinação é: 
Alternativas
Q3061066 Enfermagem

Paciente, 16 anos, com diagnóstico de infecção cérvico-vaginal por Papilomavírus Humano (HPV), sugerido, inicialmente, através de citologia oncótica pela presença evidente de coilócitos, critério patognomônico para HPV e posteriormente comprovado por captura híbrida a presença de HPV de alto potencial oncogênico. Realizou-se, também, colposcopia, onde se observaram lesões em colo e vulva características do mesmo agente; contudo, o estudo histopatológico demonstrou alterações displásicas, sem, entretanto, caracterizar presença de qualquer agente específico.

O trecho “presença de HPV de alto potencial oncogênico” do relato do caso indica que há tipos de vírus que possuem maior ou menor grau de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero e para o aparecimento das verrugas genitais. Atualmente, está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Calendário Nacional de Vacinação, a vacina HPV: 

Alternativas
Q3057556 Enfermagem
Um paciente do sexo masculino, 28 anos de idade, vai a uma consulta na unidade básica de saúde relatando lesões cutaneomucosas com roséolas, madarose e linfadenopatia, múltiplas parcerias sexuais, sem diagnóstico de infecção anterior. O enfermeiro da unidade realiza um teste rápido para sífilis que resultou em positivo.

Sobre este caso, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3053552 Enfermagem
O tratamento da sífilis na gestação deve ser realizado com Penicilina Benzatina, exige níveis terapêuticos prolongados devido a baixa taxa de replicação do treponema. De acordo com o enunciado, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmações e marque a alternativa correta.

( ) O tratamento é realizado no primeiro trimestre, previne a infecção fetal, já que a transmissão é transplacentária.
( ) Nas fases primária, secundária e na latência recente, a dose recomendada é de 7.200.000UI, dividida em duas injeções, em uma única tomada.
( ) Na fase latente indeterminada, a dose aplicada é de 7.200.000UI, dividida em três aplicações semanais.
( ) Inicia-se realização de VDRL mensal, após tratamento.
Alternativas
Q3052199 Enfermagem
Infecção sexualmente transmissível (IST) é um termo para descrever doenças adquiridas por meio de contato sexual com uma pessoa infectada. Sobre ISTs, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3048090 Enfermagem
Um paciente adulto, com suspeita de sífilis, apresentou manchas no corpo (que não coçam), incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, além de febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. De acordo com as manifestações clínicas apresentadas esse paciente apresenta sífilis 
Alternativas
Q3048086 Enfermagem
Com base nas recomendações do Ministério da Saúde acerca do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós Exposição de Risco (PEP) à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa

( ) Entre os materiais biológicos com risco de transmissão do HIV estão líquido amniótico, secreções nasais, urina e sêmen.
( ) A PEP está contraindicada nos casos em que o teste rápido para HIV da pessoa exposta tenha resultado não reagente (TR1 não reagente).
( ) Recomenda-se imunizar todas as pessoas expostas não previamente vacinadas, ou sem documentação de vacinação prévia, e sem indícios de infecção por HBV (HBsAg não reagente), independentemente da idade.

As afirmativas são respectivamente: 
Alternativas
Q3045733 Enfermagem
É uma síndrome clínica causada por vários microrganismos, que acontece por conta da entrada de agentes infecciosos pela vagina em direção aos órgãos sexuais internos. Atinge útero, trompas e ovários, causando inflamações. Esse quadro advém sobretudo quando a gonorreia e a infecção por clamídia não são tratadas. Os sinais e sintomas são: febre, fadiga e vômitos; dor no baixo ventre durante a relação sexual; dor abdominal e nas costas; corrimento vaginal, sangramento vaginal, dor ao urinar.
Sobre qual infecção sexualmente transmissíveis se refere o texto acima?
Alternativas
Q3039443 Enfermagem

Toxoplasma gondii, agente etiológico da toxoplasmose, é um protozoário intracelular obrigatório. As principais formas de transmissão são via oral ou congênita. Durante a realização do pré-natal, a identificação de toxoplasmose gestacional pode ser dada por testes sorológicos (IgG, IgM, IgA) ou indireta. Considerando o exposto, o Ministério da Saúde e o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis estabelecem os seguintes critérios de casos de sífilis em gestantes.

Alternativas
Q3039260 Enfermagem
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) representam um desafio contínuo para a saúde pública, exigindo estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento adequados. Em relação às ISTs, considere as seguintes afirmações:

I. O diagnóstico laboratorial do HIV pode ser feito por meio de testes rápidos ou sorologia convencional, mas um resultado positivo em testes rápidos deve ser confirmado por outro método sorológico.
II. A sífilis pode ser dividida em três estágios clínicos (primário, secundário e terciário), sendo que o estágio terciário é caracterizado por lesões cardiovasculares, neurossífilis e gomas.
III. O tratamento da gonorreia deve sempre incluir cobertura para Chlamydia trachomatis, mesmo quando o agente causador da infecção é confirmado como Neisseria gonorrhoeae.
IV.A herpes genital, causada pelo vírus herpes simples (HSV), pode ser erradicada com o tratamento antiviral adequado, resultando na eliminação completa do vírus do organismo.

Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3037272 Enfermagem
Considerando o câncer de colo de útero, estão corretas as afirmações abaixo, exceto:
Alternativas
Q3037271 Enfermagem
Eduarda, uma jovem de 22 anos, procura o serviço de saúde com queixas de corrimento de coloração acinzentada e odor fétido. Ela relata ter tido vários parceiros sexuais nos últimos meses e não usou proteção em todas as relações. Com base nos sintomas e histórico apresentado, qual IST você suspeita que Eduarda possa estar apresentando? 
Alternativas
Q3036043 Enfermagem
A sífilis é uma doença infectocontagiosa que tem causado muita preocupação devido ao aumento do número de casos diagnosticados no Brasil. Em 2021, foram registrados mais de 167 mil novos casos de sífilis adquirida. São sintomas da fase primária, secundária, terciária e latente da sífilis adquirida, EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: A
5: A
6: E
7: C
8: A
9: D
10: B
11: B
12: A
13: B
14: B
15: A
16: D
17: A
18: D
19: A
20: E