Questões de Concurso
Sobre infecções sexualmente transmissíveis (ist) em enfermagem
Foram encontradas 775 questões
As localizações extragenitais de úlceras de donovanose são frequentes, em consequência principalmente da falta de prevenção da autoinoculação.
I. A transmissão vertical do vírus HTLV pode ocorrer por via placentária, durante o parto, mas, principalmente, pelo aleitamento materno.
II. O aleitamento materno deverá ser sempre contraindicado em casos de Hepatite B e, especialmente, se houver lesões com presença de sangramento na região do mamilo.
III. As gestantes que forem diagnosticadas com HIV durante o pré-natal têm indicação de utilizar medicamentos antirretrovirais quando iniciarem o trabalho de parto, porque esta é a principal forma de prevenir a transmissão vertical do vírus.
IV. A Sífilis Congênita (SC) é transmitida exclusivamente pela corrente sanguínea da gestante infectada para o concepto por via transplacentária.
Está CORRETO o que se afirma em
Paciente, 16 anos, com diagnóstico de infecção cérvico-vaginal por Papilomavírus Humano (HPV), sugerido, inicialmente, através de citologia oncótica pela presença evidente de coilócitos, critério patognomônico para HPV e posteriormente comprovado por captura híbrida a presença de HPV de alto potencial oncogênico. Realizou-se, também, colposcopia, onde se observaram lesões em colo e vulva características do mesmo agente; contudo, o estudo histopatológico demonstrou alterações displásicas, sem, entretanto, caracterizar presença de qualquer agente específico.
O trecho “presença de HPV de alto potencial oncogênico” do relato do caso indica que há tipos de vírus que possuem maior ou menor grau de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero e para o aparecimento das verrugas genitais. Atualmente, está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Calendário Nacional de Vacinação, a vacina HPV:
Sobre este caso, assinale a alternativa CORRETA.
( ) O tratamento é realizado no primeiro trimestre, previne a infecção fetal, já que a transmissão é transplacentária.
( ) Nas fases primária, secundária e na latência recente, a dose recomendada é de 7.200.000UI, dividida em duas injeções, em uma única tomada.
( ) Na fase latente indeterminada, a dose aplicada é de 7.200.000UI, dividida em três aplicações semanais.
( ) Inicia-se realização de VDRL mensal, após tratamento.
( ) Entre os materiais biológicos com risco de transmissão do HIV estão líquido amniótico, secreções nasais, urina e sêmen.
( ) A PEP está contraindicada nos casos em que o teste rápido para HIV da pessoa exposta tenha resultado não reagente (TR1 não reagente).
( ) Recomenda-se imunizar todas as pessoas expostas não previamente vacinadas, ou sem documentação de vacinação prévia, e sem indícios de infecção por HBV (HBsAg não reagente), independentemente da idade.
As afirmativas são respectivamente:
Sobre qual infecção sexualmente transmissíveis se refere o texto acima?
O Toxoplasma gondii, agente etiológico da toxoplasmose, é um protozoário intracelular obrigatório. As principais formas de transmissão são via oral ou congênita. Durante a realização do pré-natal, a identificação de toxoplasmose gestacional pode ser dada por testes sorológicos (IgG, IgM, IgA) ou indireta. Considerando o exposto, o Ministério da Saúde e o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis estabelecem os seguintes critérios de casos de sífilis em gestantes.
I. O diagnóstico laboratorial do HIV pode ser feito por meio de testes rápidos ou sorologia convencional, mas um resultado positivo em testes rápidos deve ser confirmado por outro método sorológico.
II. A sífilis pode ser dividida em três estágios clínicos (primário, secundário e terciário), sendo que o estágio terciário é caracterizado por lesões cardiovasculares, neurossífilis e gomas.
III. O tratamento da gonorreia deve sempre incluir cobertura para Chlamydia trachomatis, mesmo quando o agente causador da infecção é confirmado como Neisseria gonorrhoeae.
IV.A herpes genital, causada pelo vírus herpes simples (HSV), pode ser erradicada com o tratamento antiviral adequado, resultando na eliminação completa do vírus do organismo.
Assinale a alternativa CORRETA: