Questões de Concurso
Comentadas sobre influenza e influenza h1n1 em enfermagem
Foram encontradas 112 questões
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Os principais sintomas da gripe são:
I. Febre.
II. Dor no corpo.
III. Diarreia.
IV. Tosse.
Estão corretas as alternativas
Julgue o item que se segue.
O vírus da Influenza pertence à família Ortomixiviridae.
São vírus ácido desoxirribonucleico (DNA) de hélice única,
que se subdividem em três tipos antigenicamente
distintos: A, B e C. Os tipos A, responsáveis pela
ocorrência da maioria das epidemias de gripe, são mais
suscetíveis a variações antigênicas, razão pela qual,
periodicamente, suas variantes sofrem alterações na
estrutura genômica, contribuindo para a existência de
diversos subtipos.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância em saúde. 3º edição. Brasília, DF. 2019.
I- O vírus tipo B é mais suscetível as variações antigênicas, o que contribui para a existência de diversos subtipos. São responsáveis pela ocorrência da maioria das epidemias de influenza.
II- A amostra clínica preferencial é a secreção da nasofaringe e o período para coleta é, preferencialmente, nos dois primeiros dias após o início dos primeiros sintomas.
III- As amostras são processadas por biologia molecular, pela técnica de reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa (RTPCR) em tempo real ou pelo método da imunofluorescência indireta, caso os laboratórios não realizem técnicas moleculares.
É CORRETO o que se afirma em:
A suscetibilidade ao vírus influenza é geral, e a imunidade é adquirida a partir da infecção natural ou pela vacinação, que garante imunidade para todas as cepas variantes do vírus.
I. A transmissão direta (pessoa a pessoa) é mais comum e ocorre por meio de gotículas, expelidas pelo indivíduo infectado com o vírus influenza ao falar, espirrar e tossir.
II. Eventualmente, pode ocorrer transmissão pelo ar, pela inalação de partículas residuais, que podem ser levadas a distâncias maiores que 1 metro.
III. O contato com as secreções de outros doentes não demonstra suscetibilidade à adesão da doença porque o vírus deixa de ser ativo logo que é expelido do sistema respiratório.
Está(ão) CORRETO(S):
As infecções virais que causam internação em terapia intensiva geralmente são respiratórias e podem cursar com síndrome da angústia respiratória aguda e óbito. A influenza é causada por um RNA vírus que apresenta como característica marcada ter um genoma fragmentado. Assinale a alternativa que corresponde ao medicamento mais indicado para o tratamento dessa patologia.
Julgue o item subsequente.
Pessoas de todas as idades são suscetíveis ao vírus
Influenza, porém alguns grupos são mais propensos a
desenvolver formas graves da enfermidade. Nesse
sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos
com menos de 60 anos, crianças com menos de cinco
anos e indivíduos que apresentam doenças crônicas.
Janela diagnóstica é o tempo decorrido entre a infecção e o aparecimento ou a detecção de um marcador da infecção viral ou do anticorpo que depende de aspectos do teste, como sua sensibilidade.
A proteína hemaglutinina (H), que se localiza na superfície do vírus influenza, está associada à infecção das células do trato respiratório superior, nas quais o vírus se multiplica, enquanto a proteína neuraminidase (N) facilita a saída das partículas virais do interior das células infectadas.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente acerca do vírus influenza e de outros vírus.
O vírus influenza apresenta subtipos que infectam somente o homem e subtipos que infectam homens e alguns tipos de animais, como aves, suínos e mamíferos marinhos.
Em relação às diretrizes e bases da implantação do SUS, incluindo a organização da atenção básica, às políticas de descentralização e atenção primária à saúde, à reforma sanitária, aos modelos assistenciais de saúde – Vigilância em Saúde, e às doenças de notificação compulsória, julgue o item que se segue.
Os casos de tuberculose, influenza, tétano e acidentes de trabalho com exposição a material biológico são casos de notificação compulsória.