Questões de Concurso
Comentadas sobre influenza e influenza h1n1 em enfermagem
Foram encontradas 111 questões
Qual a taxa de letalidade da doença?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Os principais sintomas da gripe são:
I. Febre.
II. Dor no corpo.
III. Diarreia.
IV. Tosse.
Estão corretas as alternativas

“O potencial pandêmico faz com que a Influenza seja destaque entre outras doenças infecciosas. Muitos são os estudos que apontam a ocorrência de possíveis e comprovados eventos de influenza na história. A título de comparação, constata-se que a mais grave pandemia de influenza, a Gripe Espanhola, marcou na história um número de óbitos estimado entre 20 a 50 milhões de pessoas no mundo todo – mais que o dobro de mortes em quatro anos da Primeira Guerra Mundial.” Sobre a Influenza, assinale a afirmativa correta.
A suscetibilidade ao vírus influenza é geral, e a imunidade é adquirida a partir da infecção natural ou pela vacinação, que garante imunidade para todas as cepas variantes do vírus.
I. A transmissão direta (pessoa a pessoa) é mais comum e ocorre por meio de gotículas, expelidas pelo indivíduo infectado com o vírus influenza ao falar, espirrar e tossir.
II. Eventualmente, pode ocorrer transmissão pelo ar, pela inalação de partículas residuais, que podem ser levadas a distâncias maiores que 1 metro.
III. O contato com as secreções de outros doentes não demonstra suscetibilidade à adesão da doença porque o vírus deixa de ser ativo logo que é expelido do sistema respiratório.
Está(ão) CORRETO(S):
As infecções virais que causam internação em terapia intensiva geralmente são respiratórias e podem cursar com síndrome da angústia respiratória aguda e óbito. A influenza é causada por um RNA vírus que apresenta como característica marcada ter um genoma fragmentado. Assinale a alternativa que corresponde ao medicamento mais indicado para o tratamento dessa patologia.
Julgue o item subsequente.
Pessoas de todas as idades são suscetíveis ao vírus
Influenza, porém alguns grupos são mais propensos a
desenvolver formas graves da enfermidade. Nesse
sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos
com menos de 60 anos, crianças com menos de cinco
anos e indivíduos que apresentam doenças crônicas.
Janela diagnóstica é o tempo decorrido entre a infecção e o aparecimento ou a detecção de um marcador da infecção viral ou do anticorpo que depende de aspectos do teste, como sua sensibilidade.
A proteína hemaglutinina (H), que se localiza na superfície do vírus influenza, está associada à infecção das células do trato respiratório superior, nas quais o vírus se multiplica, enquanto a proteína neuraminidase (N) facilita a saída das partículas virais do interior das células infectadas.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente acerca do vírus influenza e de outros vírus.
O vírus influenza apresenta subtipos que infectam somente o homem e subtipos que infectam homens e alguns tipos de animais, como aves, suínos e mamíferos marinhos.
Em relação às diretrizes e bases da implantação do SUS, incluindo a organização da atenção básica, às políticas de descentralização e atenção primária à saúde, à reforma sanitária, aos modelos assistenciais de saúde – Vigilância em Saúde, e às doenças de notificação compulsória, julgue o item que se segue.
Os casos de tuberculose, influenza, tétano e acidentes de trabalho com exposição a material biológico são casos de notificação compulsória.