Questões de Concurso Sobre medicação oral em enfermagem

Foram encontradas 93 questões

Q3148738 Enfermagem
Discos transdérmicos ou adesivos (p. ex., de nitroglicerina, escopolamina ou estrogênios) provocam efeitos adversos. O disco mantém a pomada com medicamento em contato com a pele (Potter et al., 2024). É CORRETO afirmar que essas aplicações tópicas são deixadas no local por no mínimo 12 horas e até:
Alternativas
Q3117302 Enfermagem
Uma paciente está recebendo dieta enteral por sonda nasogástrica. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos cuidados que a equipe de enfermagem deve ter ao administrar a dieta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Técnico em Enfermagem |
Q3115337 Enfermagem
Um antimicrobiano foi prescrito para ser administrado às 12h. A apresentação é uma ampola com 500mg/2ml. A dose prescrita foi de 1 ampola, diluída em 100 ml de solução fisiológica 0,9%. Conforme o Manual de Diluição, o tempo de administração deve ser de 30 minutos. Para atender a essa determinação, o medicamento vai ser infundido no equipo macrogotas na velocidade de
Alternativas
Q3081202 Enfermagem
Sobre a base para as ações dos medicamentos, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Cada via possui uma velocidade diferente de absorção. Na via oral, como os medicamentos atravessam o trato gastrointestinal, a velocidade de absorção é geralmente lenta.

( ) A capacidade de dissolução de um medicamento por via oral depende, em grande parte, da sua forma de preparação. As soluções e suspensões em estado líquido são absorvidas com maior facilidade do que os comprimidos ou as cápsulas.

( ) Em virtude da membrana celular possuir uma camada lipídica, os medicamentos pouco lipossolúveis atravessam facilmente essa membrana e são absorvidos mais rapidamente.

( ) Quando o local de administração é bastante vascularizado, os medicamentos são absorvidos mais rapidamente. Dessa forma, área com maior irrigação sanguínea aumenta a absorção, facilitando a passagem da medicação para o sangue.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA. 
Alternativas
Q3079643 Enfermagem
Uma avaliação abrangente da dor deve ser conduzida tanto em uma internação, quanto em uma consulta ambulatorial. A conquista do alívio da dor tem como objetivo proporcionar a analgesia efetiva e segura. A respeito do manejo da dor, considere as afirmações:

I A dor deve ser reavaliada, no mínimo, a cada novo relato de dor e antes e depois da administração da analgesia.
II Um método interativo de manejo da dor é a analgesia controlada pelo cliente (ACC) que possibilita que o paciente trate sua dor através da autoadministração dos agentes analgésicos.
III Um dos grupos de analgésicos muito utilizado no manejo da dor, são os não opioides que incluem, entre outros, a morfina, fentanila e oxicodona.
IV O paracetamol e os AINEs compreendem o grupo de agentes analgésicos opioides mais seguros e bem tolerados.

Dos itens acima mencionados estão corretos
Alternativas
Q3063340 Enfermagem
Seu Paulo, de 59 anos, compareceu à consulta de enfermagem na Unidade de Saúde Beira Rio II com o diagnóstico de caso novo de tuberculose pulmonar, para iniciar o tratamento. Nega diabetes e hipertensão arterial sistêmica, não infectado pelo HIV. Peso: 59 kg (caso hipotético). Neste caso, deverá ser adotado o esquema básico para tratamento da tuberculose em adultos, na fase intensiva, de acordo com as seguintes especificações:
Alternativas
Q3063339 Enfermagem
O agente comunitário de saúde da microárea X, ao visitar o domicílio do seu Jorge, de 62 anos, observou que ele apresentava manchas hipocrômicas disseminadas pelo corpo, com perda de sensibilidade. Suspeitando de hanseníase, agendou uma consulta com a enfermeira da unidade de saúde e, após a realização de exames clínico e laboratoriais, foi confirmado caso de Hanseníase Paucibacilar – PB (classificação operacional). Peso: 60kg (caso hipotético). Neste caso, o tratamento com a poliquimioterapia (PQT-U), recomendado pela OMS e pelo Ministério da Saúde, seria da seguinte forma: 
Alternativas
Q3023841 Enfermagem
Sobre a administração de medicamentos, enumere a terminologia ao respectivo conceito, e assinale a SEQUÊNCIA CORRETA:

1. Farmaco.
2. Droga.
3. Remédio.
4. Placebo.
5. Tóxico.
6. Medicamento.
( ) Substância química simples ou composta, de origem variada e utilizada para vários fins, que em dose tão pequena, que não sirva como alimento, pode produzir alterações somáticas ou fundamentais no organismo, benéfica ou maléfica.
( ) É a droga que atuando no organismo vivo, produz efeitos nocivos.
( ) São substâncias utilizadas com intenção terapêutica ou profilática. É a droga que atuando no organismo vivo é capaz de modificar parâmetros fisiológicos.
( ) É a droga inativa, ou substâncias inativas, para satisfazer a necessidade psicológica do paciente.
( ) É o preparado farmacêutico, adequado à via de administração, local de ação, etc. Pode conter um ou mais fármacos.
( ) É um termo de conceito amplo, significando tudo aquilo que é utilizado como solução ou “jeito” para resolver um determinado problema, portanto sem definição e utilização científica.
Alternativas
Q2657531 Enfermagem
São vantagens do uso da via sublingual na administração de medicamentos, todas as alternativas abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q2479865 Enfermagem
O técnico de enfermagem recebe uma prescrição médica onde está solicitando a administração de 3 mg, via oral, de Cloridrato de Metoclopramida. Ao preparar a medicação, o profissional identifica que o frasco possui 4 mg/ml. Assinale a alternativa correta do número de gotas necessário para execução da prescrição. 
Alternativas
Q2478792 Enfermagem
“Consiste na administração de medicamentos ou soluções estéreis diretamente na pele ou mucosa.”

O texto acima refere-se a administração de medicamentos por via:
Alternativas
Q2374680 Enfermagem
Leia atentamente as afirmações a seguir em relação às vias de administração de medicamentos:

I - Muitos medicamentos podem ser administrados oralmente como líquidos, cápsulas, comprimidos ou comprimidos mastigáveis. Como a via oral é a mais conveniente e, geralmente, a mais segura e menos dispendiosa, ela é a via utilizada mais frequentemente.

II - Quando se toma um medicamento por via oral, alimentos e outros medicamentos no trato digestivo podem afetar a quantidade e a rapidez com que este é absorvido. Dessa forma, alguns medicamentos devem ser tomados com o estômago vazio, outros devem ser tomados com alimentos, outros não podem ser tomados com certos medicamentos e, em alguns casos, a via oral é contraindicada.

III - A via intramuscular é preferível à via subcutânea quando são necessárias maiores quantidades de um produto farmacêutico. Como os músculos estão abaixo da pele e dos tecidos adiposos, utiliza-se uma agulha mais longa. Os medicamentos geralmente são injetados em um músculo do braço, coxa ou nádega. A rapidez com que o medicamento é absorvido na corrente sanguínea depende, em parte, do suprimento de sangue para o músculo: quanto maior for o suprimento de sangue, mais tempo o medicamento demora para ser absorvido.

IV - Para a via subcutânea, insere-se uma agulha entre duas vértebras na parte inferior da coluna vertebral dentro do espaço ao redor da medula espinhal. Neste caso, o medicamento é injetado no canal medular. Essa via é utilizada quando é necessário que um medicamento produza um efeito rápido ou local no cérebro, medula espinhal ou tecido que os envolvem (meninges) — por exemplo, para tratar infecções nessas estruturas.

V - Alguns medicamentos podem ser administrados a mulheres por via vaginal na forma de solução, comprimido, creme, gel, supositório ou anel. O medicamento é lentamente absorvido pela parede vaginal. Esta via é usada com frequência para administrar estrogênio a mulheres durante a menopausa para aliviar sintomas vaginais, como secura, dor e vermelhidão.

Estão corretas as afirmações:
Alternativas
Q2373765 Enfermagem
A dipirona sódica é um medicamento utilizado no tratamento das manifestações dolorosas e febre. Para todas as formas farmacêuticas, os efeitos analgésico e antipirético podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram aproximadamente 4 horas. Sobre a administração de dipirona, analise as afirmativas a seguir.

I – A dipirona injetável pode ser administrada por via intravenosa ou via intramuscular.
II – A hipotensão pode ocorrer na administração da dipirona por via intravenosa.
III – A administração intravenosa deve ser lenta, a uma velocidade que não exceda 1 mL (500 mg) por minuto.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2356982 Enfermagem
Foram prescritos 50 mg de captopril, via oral, a um paciente. O captopril tem a seguinte apresentação: comprimido via oral 25 mg.

Quanto(s) comprimido(s) devem ser administrados a esse paciente?
Alternativas
Q2356981 Enfermagem
Foram prescritos 750 mg de dipirona sódica, via oral, a um paciente. A dipirona sódica tem a seguinte apresentação: solução oral (gotas) 500 mg/mL; e o frasco tem volume total de 10 mL.

Sabendo que 1 mL tem 20 gotas, quantas gotas devem ser administradas a esse paciente?
Alternativas
Q2355468 Enfermagem
Foram prescritos 50 mg de captopril, via oral, a um paciente. O captopril tem a seguinte apresentação: comprimido via oral 25 mg.

Quanto(s) comprimido(s) devem ser administrados a esse paciente?
Alternativas
Q2296027 Enfermagem
Muitas vezes, no dia a dia do ambiente hospitalar, precisamos orientar os pacientes sobre o uso de medicamentos prescritos pelo médico, e usamos o sistema de medida domiciliar para melhor compreensão e adesão ao medicamento. Suponha uma situação em que você tivesse que orientar o uso de uma solução oral, cuja prescrição médica fosse de uma tomada de 15 mL ao dia, a medida domiciliar equivalente seria 
Alternativas
Q2247208 Enfermagem
        Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas há uma semana. Informou sobre o diagnóstico médico de cardiopatia chagásica há 4 anos e que tem feito acompanhamento da doença com sucessivas internações. Chegou com quadro de dificuldade respiratória aos médios esforços associado a tosse com secreção esbranquiçada e rajas de sangue, epigastralgia, edema de pernas e redução da ingesta alimentar. Foram solicitadas as seguintes condutas: instalação de cateter nasal com oxigênio a 2 L/min; nebulização com água destilada (5 mL); verificação dos sinais vitais de 4 em 4 horas; medir e anotar a diurese. Foi também solicitada a administração dos seguintes medicamentos: digoxina via oral (0,25 mg, meio comprimido pela manhã); heparina 5.000 unidades por via subcutânea, de 12 em 12 horas e ceftriaxona 2 g ao dia, por via intravenosa.  
Em face do quadro clínico acima descrito, julgue o item abaixo.
Considerando que existam na clínica apenas comprimidos de digoxina de 0,125 mg, o profissional de enfermagem obedecerá à prescrição médica corretamente administrando todo o comprimido à paciente. 

Alternativas
Q2247205 Enfermagem
        Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas há uma semana. Informou sobre o diagnóstico médico de cardiopatia chagásica há 4 anos e que tem feito acompanhamento da doença com sucessivas internações. Chegou com quadro de dificuldade respiratória aos médios esforços associado a tosse com secreção esbranquiçada e rajas de sangue, epigastralgia, edema de pernas e redução da ingesta alimentar. Foram solicitadas as seguintes condutas: instalação de cateter nasal com oxigênio a 2 L/min; nebulização com água destilada (5 mL); verificação dos sinais vitais de 4 em 4 horas; medir e anotar a diurese. Foi também solicitada a administração dos seguintes medicamentos: digoxina via oral (0,25 mg, meio comprimido pela manhã); heparina 5.000 unidades por via subcutânea, de 12 em 12 horas e ceftriaxona 2 g ao dia, por via intravenosa.  
Em face do quadro clínico acima descrito, julgue o item abaixo.
Para a administração da digoxina na paciente, deve-se, entre outros cuidados, verificar o pulso e a diurese, considerando que se trata de um diurético potente.

Alternativas
Q2241961 Enfermagem
Sobre as vias de administração de medicamentos, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: D
5: A
6: A
7: D
8: B
9: E
10: B
11: C
12: D
13: C
14: D
15: A
16: D
17: A
18: C
19: E
20: B