Questões de Concurso Sobre outras doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem

Foram encontradas 1.595 questões

Q3243252 Enfermagem
A notificação é o processo pelo qual os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e laboratórios, informam as autoridades sanitárias sobre a ocorrência de doenças e agravos. No contexto da vigilância epidemiológica no Brasil, a notificação de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) deve ser feita:

I. Nas unidades públicas (atenção primária e pronto atendimento) e unidades privadas (clínicas, consultórios etc).
II. Nas Unidades de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal.
III. Em todos os hospitais públicos ou privados.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_ epidemiologica_emergencia_saude_publica_importancia_ nacional_doenca_coranvirus.pdf



É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3243243 Enfermagem
Com relação aos critérios laboratoriais usados para confirmar casos de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados a vírus respiratórios, como SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), assinale a alternativa que corresponde a um método utilizado para a confirmação desses casos.
Alternativas
Q3243167 Enfermagem
Os coronavírus são agentes infecciosos classificados como nível de biossegurança 2 (NB2). Seu diagnóstico é realizado em laboratórios NB2, equipados com cabine de segurança Classe II e profissionais treinados. Segundo a OMS, em 19 de março de 2020, dentre as orientações de biossegurança laboratorial para COVID-19, estão:
I. Ao manipular e processar amostras, incluindo sangue para exames sorológicos, devem-se seguir as práticas e procedimentos laboratoriais que são básicos para as boas práticas e procedimentos para laboratórios de microbiologia.
II. Todos os procedimentos técnicos devem ser realizados de modo a minimizar a geração de aerossóis e gotículas.
III. A manipulação e o processamento de amostras de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo COVID-19 enviadas para exames laboratoriais adicionais, como hemograma e gasometria, devem cumprir as diretrizes locais de processamento de material potencialmente infeccioso.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia _epidemiologica_emergencia_saude_publica_importancia_ nacional_doenca_coranvirus.pdf
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3243151 Enfermagem
Com relação aos critérios laboratoriais usados para confirmar casos de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados a vírus respiratórios, como SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), assinale a alternativa que corresponde a um método utilizado para a confirmação desses casos.
Alternativas
Q3221415 Enfermagem
A dermatite atópica é, uma inflamação crônica da pele que atinge principalmente crianças. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dermatite Atópica (Ministério da Saúde, 2023), em relação às recomendações para o controle e tratamento da dermatite atópica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3220190 Enfermagem
No Brasil, a sífilis, durante a gestação, ainda é observada em uma proporção significativa de mulheres. Sobre as medidas de prevenção e controle da sífilis na gestante ou da sífilis congênita, considere as afirmações abaixo.
I O aleitamento materno resulta em transmissão potencial da sífilis, mesmo que não haja lesão na mama da lactante.
II O teste VDRL negativo no RN exclui a possibilidade de sífilis congênita. No entanto, deve-se repetir o teste com intervalo de 30 dias para confirmar a ausência de sífilis congênita.
III A sífilis congênita pode ser prevenida ou tratada eficientemente intraútero, desde que sejam realizados o diagnóstico e o tratamento da gestante, em momento adequado, e se evite a sua reinfecção.
IV O Ministério da Saúde do Brasil preconiza a realização do VDRL na primeira consulta pré-natal, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, e no início do terceiro trimestre (28ª semana), sendo o teste repetido na admissão para parto ou aborto.
Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3220178 Enfermagem
Considere o excerto abaixo para responder à questão.

O Ministério da Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional, realiza, de rotina, o monitoramento de todas as doenças e agravos com potencial para constituição de emergência em saúde pública. No monitoramento do cenário epidemiológico internacional e nacional, foi detectada a ocorrência de caso confirmado de monkeypox (mpox) em maio de 2022, no Reino Unido, país não endêmico da doença. Em 19 de maio de 2022, considerando o potencial risco de entrada da doença no Brasil, alertado pela OMS, o CIEVS Nacional elaborou Comunicado de Risco para alertar sobre a disseminação da doença, sinais e sintomas, definição de caso, processo de notificação bem como sobre as medidas de prevenção e controle.
Em caso suspeito de Monkeypox, as medidas imediatas de controle são, entre outras,
Alternativas
Q3217502 Enfermagem
Ao atender um paciente com leptospirose, o técnico de enfermagem precisa saber que
Alternativas
Q3210260 Enfermagem
As doenças infecciosas são comuns na infância e podem ter sintomas que variam significativamente, facilitando sua identificação e seu tratamento. Sendo assim, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Sarampo.
(2) Rubéola.
(3) Catapora.

( ) Erupções cutâneas em forma de bolhas, coceira intensa, febre baixa, fadiga e perda de apetite; as bolhas formam crostas após alguns dias.
( ) Febre alta, tosse seca, manchas brancas dentro da boca, manchas vermelhas na pele que começam na cabeça e se espalham pelo corpo e conjuntivite.
( ) Febre leve, erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o corpo, inchaço nos gânglios linfáticos e sintomas semelhantes aos de um resfriado.
Alternativas
Q3203868 Enfermagem
Ao atender um paciente com diagnóstico confirmado de meningite bacteriana, deve-se adotar medidas de precauções para:
Alternativas
Q3203191 Enfermagem
De acordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem a penalidade que consiste na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores, corresponde a qual alternativa abaixo:
Alternativas
Q3203190 Enfermagem
Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, NÃO é considerado um dever do profissional de Enfermagem:
Alternativas
Q3203188 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde, as principais medidas de prevenção e controle da Varicela são:

I. Vacinação.
II. Lavar as mãos após tocar nas lesões.
III. Isolamento.
IV. Evitar o consumo de alimentos cujas condições higiénicas, de preparo e acondicionamento, sejam precárias.
V. Desinfecção dos objetos contaminados com secreções nasofaríngeas.
VI. Imunoprofilaxia em surtos de ambiente hospitalar. 


Estão CORRETAS as alternativas:
Alternativas
Q3198578 Enfermagem
Assinale a alternativa que corresponda a uma doença transmissível que pode ser prevenida por meio da vacinação.
Alternativas
Q3198576 Enfermagem
Das alternativas abaixo, qual corresponde ao nome da infecção viral aguda e contagiosa, que pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, sendo mais comum afetar as glândulas parótidas, que produzem a saliva, ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido?
Alternativas
Q3196674 Enfermagem
As infecções do trato urinário associada a cateteres (ITUAC) são responsáveis pelo aumento do tempo de permanência hospitalar, da morbidade e da mortalidade. É uma medida para prevenção das ITUAC 
Alternativas
Q3194993 Enfermagem
As doenças infecciosas podem ser causadas por diferentes agentes patogênicos, como vírus, bactérias, protozoários e fungos. Sobre as doenças e seus agentes causadores, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3194988 Enfermagem
A malária é uma doença endêmica em algumas regiões do Brasil. Sobre os vetores, sintomas e medidas de controle, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3191610 Enfermagem
Um dos aspectos da assistência de enfermagem é a compreensão acerca dos exames laboratoriais que fazem parte da complementação da avaliação da gestante. Nesse contexto, pra que serve o Teste para VDRL?
Alternativas
Q3188982 Enfermagem
Em uma palestra sobre doenças emergentes, foram discutidas as características que tornam certas doenças uma ameaça à saúde pública, devido à sua rápida disseminação e capacidade de causar epidemias.
Considere os itens abaixo sobre características específicas de doenças emergentes:

I- _______________: esta doença viral é transmitida por mosquitos do gênero Aedes e está associada ao desenvolvimento de malformações congênitas, especialmente quando a infecção ocorre durante a gravidez. Os sintomas incluem febre, erupção cutânea, conjuntivite e dor nas articulações.
II- _______________: esta doença respiratória é causada por um vírus de RNA, responsável por uma pandemia global. A infecção se propaga principalmente por gotículas respiratórias e pode causar desde sintomas leves até insuficiência respiratória grave, especialmente em pessoas idosas ou com comorbidades.

Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas dos itens.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: D
6: A
7: A
8: D
9: A
10: D
11: D
12: B
13: A
14: A
15: B
16: A
17: D
18: D
19: E
20: D