Questões de Concurso Sobre outras doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem

Foram encontradas 1.664 questões

Ano: 2025 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2025 - UFV-MG - Enfermeiro |
Q3289319 Enfermagem
Paciente JVS, do sexo masculino, 54 anos, é atacado por cão do vizinho, sem um motivo aparente. O cão é vacinado anualmente contra raiva e permanece preso no domicílio do vizinho, podendo ser observado. O paciente foi levado ao pronto socorro e examinado; foi constatada uma grave laceração de braço esquerdo e a lesão foi classificada como profunda. Observou-se ainda grande quantidade de terra na lesão. O paciente informou que o esquema vacinal da infância estava completo.

Em relação à profilaxia da raiva, indique a conduta adequada para a situação clínica referida acima:
Alternativas
Q3283114 Enfermagem

Analise as patologias descritas abaixo:



I. Caxumba – é uma doença transmissível e causada por bactéria, que atinge amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas. A presença de placas na cor branco-acinzentada nas amígdalas e partes próximas é o principal sintoma.


II. Coqueluche – é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, traqueia e brônquios. Bebês menores de 1 ano de vida, principalmente aqueles com até 6 meses, são mais propensos a formas graves da doença, muitas vezes letais, que podem incluir crises de tosse, dificuldade para respirar, sudoreses e vômitos. Também pode ocorrer episódios de apneia, parada respiratória, convulsões e desidratação, decorrentes dos episódios repetidos de vômitos.


III. Difteria – é uma infecção na corrente sanguínea causada por bactéria, os sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, fadiga, mãos e pés frios, calafrios, dores severas ou dores nos músculos, nas articulações, no peito ou no abdômen (barriga), respiração rápida, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo.


IV. Meningite meningocócica – é uma infecção viral aguda e contagiosa. Pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, mas é mais comum afetar as glândulas parótidas, que produzem a saliva, ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido. É mais comum em crianças no período escolar e em adolescentes.



É verdadeiro o que se afirma em:

Alternativas
Q3281071 Enfermagem
O tracoma é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que ocorre em áreas de maior concentração de pobreza, deficientes condições de saneamento básico e acesso à água. Em sua fase inicial, o tracoma é uma doença que ocorre com maior frequência nas crianças. A depender da forma clínica, o indivíduo com tracoma apresenta os seguintes sinais e sintomas, EXCETO: 
Alternativas
Q3277861 Enfermagem
O Rio Grande do Sul, recentemente, enfrentou uma grande enchente, e junto a ela surgiram alguns problemas graves relacionados à saúde pública. Em casos como o ocorrido no estado, a preocupação, em geral, está voltada a problemas relacionados a doenças que podem ser transmitidas devido ao contato com águas contaminadas. São exemplos dessas doenças:
I. Leptospirose. II. HIV/Aids. III. Cólera.
Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3274175 Enfermagem
Em notícia veiculada com o título: “Morre em Pernambuco mulher que contraiu raiva humana após mordida de sagui”, as informações foram que a vítima tinha 56 anos, foi mordida (31/12/24) em Santa Maria do Cambucá, no agreste, com queixas de dormência, que se espalharam pelo corpo, além de fraqueza e dores. A confirmação da infecção foi feita dia 09/01/25 pelo Instituto Pasteur. A morte ocorreu dia 11/01/25 no Hospital Oswaldo Cruz, no Recife (por CNN, 13/01/2025). Em relação a esse caso e com base no que preconiza o Ministério da Saúde, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Enfermagem |
Q3254850 Enfermagem

Alterações no clima do planeta têm sido um tema preocupante e vêm ocupando as agendas dos líderes mundiais e de vários segmentos sociais. Esses eventos ameaçam a vida e geram múltiplos problemas, mobilizando debates para a proposição de políticas e programas, em especial na saúde pública. Grandes enchentes e ondas de calor são consequências atribuídas às alterações climáticas. Nessas situações, problemas de saúde física e mental são pontos de atenção dos governantes e dos profissionais de saúde. 


Para o caso de eventos que envolvam alterações climáticas, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 


( ) A leptospirose é uma doença infecciosa preocupante, pois a lama de enchentes tem alto poder infectante. A transmissão se dá por meio da exposição à urina de animais infectados quando a pessoa possui lesões na pele. Com a pele íntegra não há risco de infecção.


( ) Para evitar o tétano acidental, a pessoa deve acessar os lugares acometidos por enchentes usando botas e luvas. Em caso de ferimento durante ou após uma enchente, deve-se verificar a data da última dose da vacina e, se for necessário, procurar o serviço de saúde/profissional de saúde para avaliar a necessidade de reforço.


( ) Ondas de calor são eventos cada vez mais frequentes e a intensa exposição ao sol pode causar problemas de variados graus de gravidade. Uma pessoa com transpiração, fraqueza, tonturas, desmaios, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreias pode estar sofrendo de exaustão térmica. No caso de insolação, entre as medidas de primeiros socorros estão a aplicação de compressas de água fria na testa, pescoço, axilas e virilhas e, se possível, deve-se borrifar delicadamente água fria em todo o corpo da pessoa.

( ) No atendimento na unidade de saúde de um paciente de 25 anos, sexo masculino, que enfrentou uma enchente em casa e apresenta doença diarreica aguda, deve-se fazer a avaliação do estado de hidratação do paciente. Constatada a desidratação, deve-se administrar continuamente a solução de sais de reidratação oral, até que desapareçam os sinais de desidratação. No plano de educação em saúde devem constar as medidas de higiene pessoal, domiciliar e dos alimentos.


As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Q3251362 Enfermagem
Doenças infectocontagiosas são sempre preocupantes e podem comprometer de forma importante a saúde do trabalhador. Nesse sentido, o técnico de enfermagem precisa conhecer os meios de propagação e as precauções a serem aplicadas no atendimento de trabalhadores quando se tratar deste tipo de doenças.

Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I. Na medição da temperatura de um trabalhador com varicela, deve-se tomar cuidado apenas com o contato direto com as vesículas, a única via de transmissão.
II. Um trabalhador diagnosticado com caxumba que precisa ser transportado para um atendimento hospitalar, deve seguir com máscara cirúrgica.
III. Nos casos de sarampo, para reduzir os riscos de propagação da doença, tanto para casos suspeitos como para os confirmados, a pessoa deve evitar a ida ao trabalho por pelo menos quatro dias, a partir da data de aparecimento do exantema.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3251327 Enfermagem
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por diferentes micro-organismos. No Sistema Único de Saúde (SUS), há profissionais, métodos diagnósticos e tratamentos disponíveis, além de medidas de prevenção.

Ao realizar um trabalho de educação em saúde sobre IST, o técnico de enfermagem deve incluir a seguinte orientação:
Alternativas
Q3251326 Enfermagem
O papilomavírus humano (HPV) é responsável por uma infecção sexualmente transmissível (IST) muito comum, relacionada ao câncer de colo de útero e outros tumores, tanto em mulheres quanto em homens. A vacina HPV4-recombinante está disponível no SUS. Essa disponibilidade deve ser divulgada, e a população deve ser estimulada a aderir a seu uso.

Sobre essa vacina, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A vacina HPV4-recombinante é aplicada em meninos a partir de 12 anos de idade e em meninas a partir da menarca.
( ) Para vítimas de abuso sexual, de 9 a 14 anos, a recomendação é de duas doses.
( ) Para pessoas de 15 a 45 anos, a recomendação é de três doses, considerando o histórico vacinal contra o HPV.
( ) Para os adolescentes não vacinados de 15 a 19 anos de idade, estratégias de resgate para a vacinação de dose única devem ser realizadas.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3247362 Enfermagem
Na assistência de enfermagem em doenças transmissíveis, o cuidado engloba vigilância de sinais clínicos e adesão ao esquema vacinal. Qual ação reforça a efetividade dessa abordagem?
Alternativas
Q3234930 Enfermagem
Um surto de doenças infecciosas ocorreu em uma comunidade após fortes chuvas que provocaram enchentes e danificaram a rede de saneamento básico. Diversos moradores apresentaram febre alta, mialgia intensa, cefaleia, tosse e, em alguns casos, hemoptise.
Com base na situação hipotética, é correto afirmar que a principal suspeita clínica e a medida preventiva mais eficaz para evitar novos surtos, respectivamente, são:
Alternativas
Q3221415 Enfermagem
A dermatite atópica é, uma inflamação crônica da pele que atinge principalmente crianças. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dermatite Atópica (Ministério da Saúde, 2023), em relação às recomendações para o controle e tratamento da dermatite atópica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3217502 Enfermagem
Ao atender um paciente com leptospirose, o técnico de enfermagem precisa saber que
Alternativas
Q3210260 Enfermagem
As doenças infecciosas são comuns na infância e podem ter sintomas que variam significativamente, facilitando sua identificação e seu tratamento. Sendo assim, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Sarampo.
(2) Rubéola.
(3) Catapora.

( ) Erupções cutâneas em forma de bolhas, coceira intensa, febre baixa, fadiga e perda de apetite; as bolhas formam crostas após alguns dias.
( ) Febre alta, tosse seca, manchas brancas dentro da boca, manchas vermelhas na pele que começam na cabeça e se espalham pelo corpo e conjuntivite.
( ) Febre leve, erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o corpo, inchaço nos gânglios linfáticos e sintomas semelhantes aos de um resfriado.
Alternativas
Q3203868 Enfermagem
Ao atender um paciente com diagnóstico confirmado de meningite bacteriana, deve-se adotar medidas de precauções para:
Alternativas
Q3194993 Enfermagem
As doenças infecciosas podem ser causadas por diferentes agentes patogênicos, como vírus, bactérias, protozoários e fungos. Sobre as doenças e seus agentes causadores, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3194988 Enfermagem
A malária é uma doença endêmica em algumas regiões do Brasil. Sobre os vetores, sintomas e medidas de controle, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3187235 Enfermagem
As doenças imunopreveníveis são aquelas que podem ser evitadas por meio da vacinação. Os imunizantes estimulam o sistema imune a produzir uma resposta específica contra agentes infecciosos. Dessa forma, cria-se uma memória imunológica que permite ao corpo responder rapidamente em caso de exposição ao vírus, bactéria ou parasita causador da enfermidade. Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma doença imunoprevenível: 
Alternativas
Q3187217 Enfermagem
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. Assinale a alternativa que corresponde ao teste de diagnostico de Tuberculose:
Alternativas
Q3178992 Enfermagem
“A Coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte”.
O conceito acima corresponde a qual agente etiológico? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: C
5: E
6: D
7: E
8: A
9: C
10: C
11: D
12: D
13: D
14: A
15: D
16: D
17: D
18: B
19: A
20: C