Questões de Concurso Sobre outras doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem

Foram encontradas 1.584 questões

Q3158122 Enfermagem
A leptospirose é causada por bactérias do gênero Leptospira. Qual das ações abaixo é eficaz para prevenir a transmissão da leptospirose?
Alternativas
Q3158121 Enfermagem
A raiva é uma zoonose grave transmitida principalmente por:
Alternativas
Q3154354 Enfermagem
A giardíase é uma doença parasitária intestinal causada pela Giadia duodenalis ou Giardia lamblia. Essa parasitose é responsável por cerca de 200 milhões de infecções no mundo e isso se dá justamente pela fonte de infecção. Qual a principal fonte de transmissão dessa parasitose?
Alternativas
Q3146325 Enfermagem
A peste é uma doença infecciosa aguda, que se manifesta sob três formas clínicas principais: bubônica, septicêmica e pneumônica. A doença é conhecida popularmente como "peste negra", "febre do rato" ou "doença do rato". Sobre a peste, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3146323 Enfermagem
A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, e de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. Sobre a leishmaniose, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3146321 Enfermagem
A Esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como "xistose", "barriga d'água" ou "doença dos caramujos". Sobre a esquistossomose, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3144759 Enfermagem
Sobre a uretrite infecciosa, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3144745 Enfermagem
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. No primeiro semestre de 2024, diversos países registraram um aumento de casos da doença, incluindo o Brasil. Acerca dessa doença, analise as assertivas abaixo:

I. O agente etiológico é a bactéria Bordetella pertussis, que tem o ser humano como único reservatório natural. 
II. O principal modo de transmissão é pelo contato direto entre a pessoa doente e a pessoa suscetível por meio de gotículas de secreção da orofaringe eliminadas durante a fala, a tosse e o espirro. Embora pouco frequente, pode ocorrer transmissão por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes.
III. As crianças, principalmente as menores de 6 meses, constituem o grupo de indivíduos particularmente propensos a apresentar formas graves, muitas vezes letais.
IV. Mulheres no último mês de gestação ou puérperas que tiveram contato com caso suspeito ou confirmado e apresentarem tosse por cinco dias ou mais, independentemente da situação epidemiológica, devem realizar o tratamento para coqueluche. Além das puérperas, os recém-nascidos também deverão ser tratados.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3142947 Enfermagem
Sobre Leishmaniose tegumentar, analisar os itens.
I. É uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas.
II. O modo de transmissão é pela picada de fêmeas de flebotomíneos infectadas. Não há transmissão de pessoa a pessoa.
III. A infecção e a doença não conferem imunidade ao paciente.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3139922 Enfermagem
Considerando-se inflamações em geral, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
_______ é uma inflamação do processo mastoide, em consequência de infecção do ouvido médio. 
Alternativas
Q3139218 Enfermagem
A zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano, é chamada de:
Alternativas
Q3134379 Enfermagem
A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível, que está presente em todo o mundo. Acerca da coqueluche, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3134378 Enfermagem
Sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. Sobre o sarampo, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3125823 Enfermagem
Qual das doenças parasitárias infecciosas a seguir é uma infecção sexualmente transmissível? 
Alternativas
Q3125344 Enfermagem
Analise e assinale a alternativa que corresponda a doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni:
Alternativas
Q3125343 Enfermagem
Como é chamada a parasitose intestinal, popularmente conhecida como Amarelão e que pode ser causada por 2 tipos de parasitas: Ancylostoma duodenale ou Necator americanos?
Alternativas
Q3110733 Enfermagem
Considerando a carteira de serviços da atenção primária à saúde (CaSAPS), que norteia as ações de saúde na APS brasileira e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), julgue o item seguinte. 

A rubéola é uma doença infecciosa, transmissível, causada pela bactéria da rubéola. A imunização com a vacina tríplice bacteriana, conforme calendário vacinal de rotina, preconiza duas doses a partir dos 12 meses. 
Alternativas
Q3109875 Enfermagem
Sobre a Coqueluche, verifique as assertivas e assinale a alternativa CORRETA:
I. A Coqueluche é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios).
II. É causada pelo vírus Bordetella Pertussis.
III. Nas crianças a imunidade à doença é adquirida quando elas tomam as três doses da vacina, sendo necessária a realização dos reforços aos 12 meses e aos 5 anos de idade.
IV. Pode ser que o adulto, mesmo tendo sido vacinado quando bebê, fique suscetível novamente à doença porque a vacina pode perder o efeito com o passar do tempo.
Alternativas
Q3109873 Enfermagem
A Catapora (Varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa. A respeito dessa patologia assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3105113 Enfermagem
Julgue o item subsequente, acerca de aspectos da assistência em enfermagem de acordo com o previsto pelo Ministério da Saúde.

Crises de contraturas em pacientes com tétano acidental podem ser desencadeadas por estímulos luminosos e sonoros, por isso tais pacientes devem ser internados em unidades com mínimo de ruído e de luminosidade.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: B
5: C
6: D
7: C
8: D
9: D
10: A
11: A
12: D
13: C
14: D
15: C
16: D
17: E
18: D
19: C
20: C