Questões de Concurso
Comentadas sobre outras doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem
Foram encontradas 1.514 questões
Paciente do sexo feminino, 19 anos, não gestante, vai a uma consulta ginecológica (com um enfermeiro) com queixas de secreção vaginal amarelo-esverdeado, bolhosa, com odor fétido, prurido intenso e dispareunia, foi realizado um teste de aminas com resultado negativo.
Assinale CORRETAMENTE a alternativa que contém o nome da infecção, o tratamento e a orientação recomendada.
I. As toxinas são encontradas em alimentos contaminados.
II. Os sintomas comuns incluem náusea e vômitos graves que têm início entre 30 minutos a oito horas após o alimento contaminado ter sido ingerido.
III. Medidas preventivas incluem o cozimento total de carnes e lavar cuidadosamente as mãos.
IV. O tratamento costuma incluir beber bastante líquido.
Está(ão) correta(s):
O tratamento visa a atingir o parasito em pontos-chave de seu ciclo evolutivo, os quais podem ser didaticamente resumidos em: interrupção da esquizogonia sanguínea, responsável pela patogenia e manifestações clínicas da infecção, destruição de formas latentes do parasito no ciclo tecidual (hipnozoítos) das espécies Plasmodium vivax e P. ovale, evitando assim as recaídas tardias, interrupção da transmissão do parasito, pelo uso de drogas que impedem o desenvolvimento de formas sexuadas dos parasitos (gametócitos). Corresponde ao tratamento recomendado para a doença infecto-parasitária denominada:
( ) Entre os materiais biológicos com risco de transmissão do HIV estão líquido amniótico, secreções nasais, urina e sêmen.
( ) A PEP está contraindicada nos casos em que o teste rápido para HIV da pessoa exposta tenha resultado não reagente (TR1 não reagente).
( ) Recomenda-se imunizar todas as pessoas expostas não previamente vacinadas, ou sem documentação de vacinação prévia, e sem indícios de infecção por HBV (HBsAg não reagente), independentemente da idade.
As afirmativas são respectivamente:
( ) A mpox é caracterizada por lesões profundas e bem circunscritas cuja progressão se dá através de estágios sequenciais específicos (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas).
( ) Entre os critérios de definição de caso suspeito está a exposição prolongada, sem proteção respiratória, com caso provável ou confirmado de mpox nos 35 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.
( ) A vacinação pós exposição é recomendada para pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco
As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a alternativa correta sobre qual enfermidade deve ser considerada, qual o tratamento e sinais morfofisiológicos.
Com base nos protocolos do Ministério da Saúde, são critérios que fazem parte da definição de caso suspeito de leptospirose em casos de desastre climático: