Questões de Concurso
Comentadas sobre oxigenoterapia em enfermagem
Foram encontradas 242 questões
( ) A administração de oxigênio, como tentativa de correção da hipoxemia, é indicada quando a PO2 arterial e a saturação do sangue arterial caem.
( ) A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio a uma concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera, ou seja, fração de oxigênio inspirado superior a 25%.
( ) Sinais clínicos como modificações no estado mental, dispneia, hipotensão arterial, bradicardia e extremidades frias podem ser indícios de hipoxemia. Tal condição pode ser confirmada com a monitoração de ácido lático sérico.
A oxigenioterapia pode ser feita por catéter nasal. Um cuidado neste tipo de tratamento é:
Em crianças com fibrose cística, uma situação que pode ser encontrada é a hipoventilação alveolar crônica com concomitante retenção de CO2 e hipoxemia. A narcose por dióxido de carbono, característica nesses casos, pode ser resultado do uso de agentes sedativos e também da administração, de:
Pacientes com enfermidades respiratórias necessitam de oferta de oxigênio para a realização das trocas gasosas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O Sr. Raimundo, 48 anos, portador de problemas respiratórios, teve alta hospitalar, porém continuará recebendo oxigenoterapia por cateter nasal na sua residência. A administração de oxigênio por cateter nasal é indicada quando o paciente necessita
A máscara facial aberta é utilizada para a administração de oxigênio de forma umidificada. Recobre o nariz e boca do paciente, mas não possui sistema de vedação. Pode ofertar até 40% de concentração de oxigênio dependendo da velocidade do fluxo que pode variar de:
A oxigenação é vital para a manutenção dos tecidos orgânicos. Alguns cuidados são essenciais para a respiração adequada do paciente, dentre eles.
A administração de oxigênio requer conhecimentos específicos de enfermagem. Sobre esta temática assinale a opção correta.
Na assistência ao paciente com suporte de oxigênio (O2), quando há ressecamento da mucosa nasal e das vias aéreas superiores, são cuidados indicados, EXCETO:
A promoção da expansão pulmonar e manutenção de uma via aérea permeável auxiliam o paciente a satisfazer as necessidades de oxigenação. Entretanto, alguns pacientes também precisam de terapia de oxigênio para manter um nível saudável de oxigenação. São terapias de oxigênio ou oxigeno terapia, EXCETO:
Quanto à técnica de administração de oxigênio não invasiva, assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, com quadro de dificuldade respiratória, com oxigenoterapia, apresenta frequência cardíaca de 78 bpm e SpO2 de 98%. Analisando os dados apresentados, é correto afirmar que esse paciente está:
Um paciente com diagnóstico de COVID-19 está internado na UTI e necessita realizar uma tomografia computadorizada de torax. O paciente se encontra com suplementação de oxigênio em cateter nasal tipo óculos a 5 L/min. No setor, há disponível um cilindro de O2 com capacidade de 3 L. Ao verificar o cilindro, o enfermeiro observou que o manômetro marcava 160 Kgf/cm2 .
Considerando que a quantidade de O2 ofertada ao paciente não sofreu alteração, quanto tempo, aproximadamente, irá durar o oxigênio disponível no cilindro?
A implementação da oxigenoterapia é definida pela mensuração de PaO2 e/ou SatO2 inadequada, seja por métodos não invasivos ou invasivos. Contudo, é necessário visar às precauções e às possíveis complicações, tais como:
I - Depressão da ventilação pode ocorrer, principalmente, em pacientes portadores de DPOC, por supressão dos quimioreceptores periféricos (nestes alterados para a hipóxia) e consequente redução do estímulo ventilatório.
II - FiO2 elevada pode piorar a lesão pulmonar, causando grave injúria pulmonar.
III - Nas crianças prematuras, a Pa02 >50mmhg pode causar retinopatia da prematuridade.
Está correto o que se afirma em: