Questões de Concurso Sobre saúde da mulher em enfermagem

Foram encontradas 4.259 questões

Q3155269 Enfermagem
Helena, 28 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para uma consulta de enfermagem no puerpério, sete semanas após um parto normal e sem complicações. Ela está amamentando exclusivamente, e o bebê apresenta ganho de peso adequado. Helena manifesta preocupação com a possibilidade de engravidar novamente, pois já teve um episódio de menstruação desde o parto. No momento, ela não utiliza nenhum método contraceptivo e busca orientações sobre um método regular e seguro de anticoncepção para o período de amamentação. Durante a consulta, a enfermeira avalia seus sinais vitais, examina o abdome, verifica a cicatrização do períneo e realiza um exame das mamas, sem encontrar sinais de mastite. Além disso, a enfermeira investiga o estado emocional de Helena, que relata estar se sentindo bem, mas ligeiramente cansada devido às demandas da maternidade. Como a enfermeira deverá proceder em relação à orientação sobre anticoncepção para Helena, considerando o período do puerpério e a amamentação exclusiva?
Alternativas
Q3155267 Enfermagem
Durante uma consulta de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Jonas, 32 anos, relata dor ao urinar e secreção uretral esbranquiçada há três dias. Ele tem vida sexual ativa e não utiliza preservativo de forma regular. O enfermeiro realiza uma avaliação inicial e orienta Jonas sobre os possíveis riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ressaltando a importância de realizar testes para HIV e sífilis, independentemente da presença de sintomas, a fim de obter um diagnóstico completo e garantir um manejo adequado. Com base na situação apresentada, assinale a orientação que o enfermeiro deverá fornecer como parte do manejo e prevenção das ISTs.
Alternativas
Q3154362 Enfermagem
O uso de vacinas durante o período gestacional tem se constituído um tema bastante polêmico, posto que são poucos os estudos que demonstram evidência de risco para o feto da vacinação por vírus inativados, vacinas bacterianas ou toxoides. Por vezes, as indicações se baseiam no benefício do fármaco no caso de doenças que possam representar risco à saúde materna e fetal.

(FEBRASGO, 2014.)

Considerando as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. 3 doses (verificar situação vacinal).
2. 1 dose a cada gestação, a partir da 20ª semana.

( ) Hepatite B.
( ) Dupla Adulto (Difteria, Tétano).
( ) dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche).
Alternativas
Q3152597 Enfermagem
A prevenção do câncer de colo de útero envolve diferentes estratégias de rastreamento, sendo o principal foco a detecção precoce de lesões precursoras causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano). Considerando as diretrizes atuais do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), qual é o exame mais amplamente recomendado como parte da política de rastreamento para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos?
Alternativas
Q3150653 Enfermagem
A pré-eclâmpsia é uma condição médica grave que ocorre durante a gravidez, caracterizada por hipertensão arterial (pressão alta) e sinais de danos a órgãos, geralmente os rins ou o fígado. Em relação aos sinais que indica uma possível pré-eclâmpsia em uma gestante, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3149156 Enfermagem
No que se refere a sífilis, analise as afirmativas abaixo:

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela(o)____Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Assinale alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.
Alternativas
Q3149155 Enfermagem
O cancro mole é uma infecção sexualmente transmissível (IST) caracterizada por úlceras dolorosas nos órgãos genitais. Geralmente, está associada a condições de higiene precárias e à falta de acesso a cuidados médicos adequados, sendo mais prevalente em regiões tropicais e subtropicais. No que se refere a essa doença, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3148889 Enfermagem
"A garantia da atenção integral à saúde das mulheres inclui a atenção à saúde reprodutiva, entendida como um direito humano de acordo com convenções internacionais das quais o Brasil é signatário e conforme as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM, 2004)."

Sobre o planejamento familiar, a NOTA TÉCNICA Nº 34/2023-COSMU/CGACI/DGCI/SAPS/MS, traz orientações. Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3148353 Enfermagem
A mulher grávida deve iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde tão logo descubra ou desconfie que esteja grávida, preferencialmente até a 12ª semana de gestação (captação precoce). O acompanhamento periódico e contínuo de todas as gestantes visa assegurar seu seguimento durante toda a gestação, em intervalos preestabelecidos. Diante do exposto, a recomendação para o acompanhamento pré-natal é:
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-dea-a-z/g/gravidez/pre-natal

A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda consultas de pré-natal intercaladas com a seguinte periodicidade:
Alternativas
Q3146086 Enfermagem
Em parturientes de risco habitual, deve-se registrar algumas observações no primeiro período do trabalho de parto, é CORRETO afirmar que uma delas é a frequência cardíaca fetal a cada:
Alternativas
Q3144756 Enfermagem
A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, mas também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. Sobre a sífilis em gestantes, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3144736 Enfermagem
Em relação aos achados mamográficos, assinale a alternativa que apresenta as características do BI-RADS 3.
Alternativas
Q3144730 Enfermagem
São contraindicações para inserção do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre, EXCETO: 
Alternativas
Q3144728 Enfermagem
Em relação à assistência ao parto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em uma gestação a termo, 60% das mulheres com ruptura precoce de membranas no termo entrará em trabalho de parto dentro de 24 horas.
( ) A fase latente do primeiro período do parto é caracterizada por contrações uterinas dolorosas e alterações variáveis do colo do útero, incluindo algum grau de apagamento e progressão rápida da dilatação acima de 6 cm, para nulíparas e multíparas.
( ) As mulheres devem ser informadas de que a duração da fase ativa do primeiro período do parto geralmente não se estende além de 12 horas para nulíparas e, geralmente, não se estende além de 10 horas para multíparas.
( ) O terceiro período do parto é o momento desde o nascimento da criança até a expulsão da placenta e membranas, sendo considerado prolongado após 2 horas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3144727 Enfermagem
Em relação à analgesia de parto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3144720 Enfermagem
Em relação à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3138062 Enfermagem
Uma gestante no terceiro trimestre de gravidez relata estar preocupada com a diminuição dos movimentos fetais. Assinale a alternativa CORRETA, que corresponde à orientação que você, como Técnico em Enfermagem, deve fornecer a ela.
Alternativas
Q3138057 Enfermagem
Uma paciente chega à Unidade de Saúde para realizar o exame preventivo do câncer de colo de útero. Durante a pré-consulta, você, como Técnico em Enfermagem, deve orientá-la sobre alguns cuidados importantes antes da realização do exame. Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde a uma orientação adequada.
Alternativas
Q3138048 Enfermagem
Considerando que um Técnico em Enfermagem está orientando uma puérpera sobre os cuidados com as mamas durante a amamentação. Ela relata sentir muita dor e você observa rachaduras em seus mamilos. Assinale a alternativa que corresponde qual das alternativas abaixo NÃO representa uma conduta adequada para essa situação.
Alternativas
Q3136992 Enfermagem
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV, hepatites virais, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.
(Ministério da Saúde, 2021.)


PMJ, 24 anos, compareceu ao serviço de saúde preocupado por ter tido relação sexual desprotegida com uma pessoa que conheceu em uma festa há alguns dias. No atendimento inicial a PMJ, alguns questionamentos são de fundamental importância para a indicação ou não da PEP. Para a indicação, todas as respostas devem ser positivas. Essas perguntas consistem em saber:


I. O tipo de exposição é de risco para transmissão do HIV.
II. O tipo de material biológico é de risco para transmissão do HIV.
III. A pessoa exposta é reagente para o HIV no momento do atendimento.
IV. O tempo transcorrido entre a exposição e o atendimento é inferior a 48 horas.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: C
5: A
6: D
7: D
8: B
9: A
10: C
11: C
12: A
13: B
14: A
15: D
16: A
17: D
18: C
19: C
20: B