Questões de Concurso
Sobre saúde do homem em enfermagem
Foram encontradas 141 questões
O objetivo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH, 2021) é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo de modo efetivo para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população por meio do enfrentamento aos seus fatores de risco e vulnerabilidades. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para alcançar seu objetivo, a PNAISH deve ser desenvolvida a partir de cinco eixos temáticos: acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes.
( ) Homens vivem cerca de 7,1 anos a mais do que mulheres.
( ) O risco de homens morrerem por doenças crônicas não transmissíveis, principalmente por doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas, ainda é menor em relação às mulheres.
( ) Ações de saúde em lugares amplamente frequentados por homens, como campos de futebol, bares, fábricas, oficinas, praças, obras da construção civil, são propostas de ações para a promoção de saúde do homem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
(1) Compulsão.
(2) Perda de controle.
(3) Dependência física.
(4) Tolerância.
Coluna 2
(__) Ocorrência de sintomas de abstinência, como por exemplo: náuseas, tremores, ansiedade e suor.
(__) Necessidade de aumentar a quantidade de álcool.
(__) Desejo incontrolável de ingerir a bebida alcóolica.
(__) Inabilidade em cessar a ingestão do álcool, uma vez iniciada.
Assinale a sequência CORRETA.
O Brasil é o único país da América Latina que possui uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), cujo P
propósito é promover o aprimoramento das condições de saúde da população masculina brasileira, com o intuito eficaz de reduzir tanto a incidência de doenças quanto as taxas de mortalidade dentro desse grupo, mediante uma abordagem abrangente dos fatores de risco e vulnerabilidades associados. Dessa forma, qual dos eixos abaixo faz parte da PNAISH?
( ) Uma das estratégias da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) é a realização do Pré-Natal do Parceiro que tem entre seus objetivos envolver o homem nas etapas de gestação, parto, pós-parto e cuidados com o bebê.
( ) Entre as ações de promoção da saúde do homem está a busca ativa de homens na comunidade, orientando-os sobre a importância e a necessidade dos cuidados com a saúde.
( ) Um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visa a conscientização sobre a relação significativa entre a população masculina e violências e acidentes.
As afirmativas são, respectivamente,
O mês de novembro tornou-se um mês simbólico para a saúde do homem no Brasil e no mundo. Diversas instituições realizam diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, e uma dessas doenças é o câncer de próstata. Sobre esta doença e seu rastreamento, assinale a alternativa correta.
São condições associadas a alterações da libido no homem, EXCETO:
O Brasil é o único país da América Latina com uma política de saúde específica para a população masculina: A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). O objetivo da PNAISH é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, abordando de maneira abrangente os fatores de risco e vulnerabilidades associados. Por meio da promoção do acesso a serviços de saúde abrangentes e ações preventivas, a política busca também reconhecer e respeitar as diversas manifestações de masculinidade. Analise as afirmações a seguir, que apresentam exclusivamente informações sobre os eixos temáticos da PNAISH:
I. Acesso e acolhimento: objetiva reorganizar as ações de saúde, por meio de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços reconheçam os homens como sujeitos que necessitam de cuidados e acesso à saúde.
II. Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: promove a abordagem às questões sobre a sexualidade masculina, nos campos psicológico, biológico e social. Busca respeitar o direito e a vontade do indivíduo de planejar, ou não, ter filhos.
III. Paternidade e Cuidado: busca sensibilizar gestores (as), profissionais de saúde e a sociedade em geral sobre os benefícios da participação ativa dos homens no exercício da paternidade em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado com seus (suas) filhos (as), destacando como essa participação pode contribuir na saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e suas (seus) parceiras (os).
IV. Dados epidemiológicos: utilizar os dados epidemiológicos para definir as prioridades de atendimento desta população. Apesar do aumento da expectativa de vida entre 2000 e 2018, os homens ainda vivem 7,1 anos a menos que as mulheres; os homens morrem mais do que as mulheres, na maioria das causas de óbitos, e em todas as faixas etárias até 80 anos; o risco de homens morrerem por doenças crônicas não-transmissíveis, principalmente por doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas, é de 40% a 50% maior em relação às mulheres; ainda para as doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, esse risco é aumentado entre os homens que fazem uso prejudicial de álcool, possuem dieta e estilo de vida pouco saudáveis, com pressão alta e/ou alto índice de massa corporal.
V. Doenças prevalentes na população masculina: reforça a importância da atenção primária no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade dos cuidados necessários para lidar com fatores de risco de doenças e agravos à saúde mais prevalentes na população masculina.
VI. Prevenção de Violências e Acidentes: visa à conscientização sobre a relação significativa entre a população masculina e violências e acidentes. Propõe estratégias preventivas na saúde, envolvendo profissionais e gestores de saúde e toda a comunidade.
É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que apresenta o principal sintoma do condiloma acuminado: