Questões de Concurso Comentadas sobre saúde do homem em enfermagem

Foram encontradas 135 questões

Q3043863 Enfermagem
Para ampliar a procura por serviços de saúde entre os homens, foi regulamentada, em 2021, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). O objetivo é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo de modo efetivo para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população por meio do enfrentamento aos fatores de risco e vulnerabilidades. A PNAISH é desenvolvida a partir de cinco eixos temáticos. Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3039440 Enfermagem

O Brasil é o único país da América Latina que possui uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), cujo P propósito é promover o aprimoramento das condições de saúde da população masculina brasileira, com o intuito eficaz de reduzir tanto a incidência de doenças quanto as taxas de mortalidade dentro desse grupo, mediante uma abordagem abrangente dos fatores de risco e vulnerabilidades associados. Dessa forma, qual dos eixos abaixo faz parte da PNAISH?

Alternativas
Q3009237 Enfermagem
Acerca das ações do Ministério da Saúde voltadas para a saúde do homem, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Uma das estratégias da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) é a realização do Pré-Natal do Parceiro que tem entre seus objetivos envolver o homem nas etapas de gestação, parto, pós-parto e cuidados com o bebê.

( ) Entre as ações de promoção da saúde do homem está a busca ativa de homens na comunidade, orientando-os sobre a importância e a necessidade dos cuidados com a saúde.

( ) Um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visa a conscientização sobre a relação significativa entre a população masculina e violências e acidentes.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2746879 Enfermagem

O mês de novembro tornou-se um mês simbólico para a saúde do homem no Brasil e no mundo. Diversas instituições realizam diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, e uma dessas doenças é o câncer de próstata. Sobre esta doença e seu rastreamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2741648 Enfermagem

São condições associadas a alterações da libido no homem, EXCETO:

Alternativas
Q2658993 Enfermagem

O Brasil é o único país da América Latina com uma política de saúde específica para a população masculina: A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). O objetivo da PNAISH é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, abordando de maneira abrangente os fatores de risco e vulnerabilidades associados. Por meio da promoção do acesso a serviços de saúde abrangentes e ações preventivas, a política busca também reconhecer e respeitar as diversas manifestações de masculinidade. Analise as afirmações a seguir, que apresentam exclusivamente informações sobre os eixos temáticos da PNAISH:


I. Acesso e acolhimento: objetiva reorganizar as ações de saúde, por meio de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços reconheçam os homens como sujeitos que necessitam de cuidados e acesso à saúde.

II. Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: promove a abordagem às questões sobre a sexualidade masculina, nos campos psicológico, biológico e social. Busca respeitar o direito e a vontade do indivíduo de planejar, ou não, ter filhos.

III. Paternidade e Cuidado: busca sensibilizar gestores (as), profissionais de saúde e a sociedade em geral sobre os benefícios da participação ativa dos homens no exercício da paternidade em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado com seus (suas) filhos (as), destacando como essa participação pode contribuir na saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e suas (seus) parceiras (os).

IV. Dados epidemiológicos: utilizar os dados epidemiológicos para definir as prioridades de atendimento desta população. Apesar do aumento da expectativa de vida entre 2000 e 2018, os homens ainda vivem 7,1 anos a menos que as mulheres; os homens morrem mais do que as mulheres, na maioria das causas de óbitos, e em todas as faixas etárias até 80 anos; o risco de homens morrerem por doenças crônicas não-transmissíveis, principalmente por doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas, é de 40% a 50% maior em relação às mulheres; ainda para as doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, esse risco é aumentado entre os homens que fazem uso prejudicial de álcool, possuem dieta e estilo de vida pouco saudáveis, com pressão alta e/ou alto índice de massa corporal.

V. Doenças prevalentes na população masculina: reforça a importância da atenção primária no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade dos cuidados necessários para lidar com fatores de risco de doenças e agravos à saúde mais prevalentes na população masculina.

VI. Prevenção de Violências e Acidentes: visa à conscientização sobre a relação significativa entre a população masculina e violências e acidentes. Propõe estratégias preventivas na saúde, envolvendo profissionais e gestores de saúde e toda a comunidade.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2657459 Enfermagem
De que se trata a PNAISH?
Alternativas
Q2630081 Enfermagem

Assinale a alternativa que apresenta o principal sintoma do condiloma acuminado:

Alternativas
Q2563452 Enfermagem
Assinale a assertiva: 
Alternativas
Q2560437 Enfermagem

Sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, considere as afirmativas a seguir:


I- A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), visa promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento aos fatores de risco e vulnerabilidades, promovendo o acesso às ações e aos serviços de atenção integral à saúde, respeitando as diferentes expressões de masculinidades.

II- A PNAISH atua na promoção da universalidade, integralidade e equidade na atenção e proteção à saúde, direcionada à continuidade do cuidado individual e coletivo da população masculina, seguindo os princípios e diretrizes do SUS, conforme disposto no art. 7º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.

III- A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, além de evidenciar os principais fatores de morbimortalidade explicita o reconhecimento de determinantes sociais, que resultam na vulnerabilidade da população masculina aos agravos à saúde. Considerando que representações sociais sobre a masculinidade vigente, comprometem o acesso à atenção integral, bem como, repercutem de modo crítico na vulnerabilidade dessa população às situações de violência e de risco para a saúde.


É CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Q2533769 Enfermagem
A proposição da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visa qualificar a saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado que resguardem a integralidade da atenção. Sobre a Síndrome do Corrimento Uretral Masculino, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A uretrite é uma inflamação da uretra, podendo ser dividida em dois grupos: uretrites gonocócicas e não gonocócicas, infecciosas ou não.

( ) O ser humano é o único hospedeiro.

( ) Os casos de corrimento uretral identificados nas unidades sentinelas devem ser notificados somente após a verificação do agente etiológico.

( ) Não é considerada doença de notificação compulsória. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q2511821 Enfermagem
Sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, considere as afirmativas a seguir:
I- A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), visa promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento aos fatores de risco e vulnerabilidades, promovendo o acesso às ações e aos serviços de atenção integral à saúde, respeitando as diferentes expressões de masculinidades. II- A PNAISH atua na promoção da universalidade, integralidade e equidade na atenção e proteção à saúde, direcionada à continuidade do cuidado individual e coletivo da população masculina, seguindo os princípios e diretrizes do SUS, conforme disposto no art. 7º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. III- A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, além de evidenciar os principais fatores de morbimortalidade explicita o reconhecimento de determinantes sociais, que resultam na vulnerabilidade da população masculina aos agravos à saúde. Considerando que representações sociais sobre a masculinidade vigente, comprometem o acesso à atenção integral, bem como, repercutem de modo crítico na vulnerabilidade dessa população às situações de violência e de risco para a saúde.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2487113 Enfermagem

Acerca das campanhas de prevenção de agravos à saúde, julgue o item subsequente.


Uma estratégia para reforçar a adesão aos preservativos e à prática do sexo seguro para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV-AIDS, é apresentar os preservativos como ferramentas de exercício dos direitos sexuais das pessoas.  

Alternativas
Q2484316 Enfermagem
A proposição da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é de qualificar a saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado que resguardem a integralidade da atenção, trabalhando cinco eixos prioritários, que são
Alternativas
Q2484313 Enfermagem
Para alguns homens, o período da gestação também pode provocar sintomas semelhantes aos das mulheres como, por exemplo, ganho de peso, desejos, choro e enjoos e não representam um distúrbio ou doença. Isso é devido ao sentimento de assumir a gravidez junto a sua parceira, e são sintomas característicos da síndrome de
Alternativas
Q2440441 Enfermagem
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem enfatiza a necessidade de mudanças de paradigmas no que concerne à percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde e a saúde de sua família. Essa política tem como objetivo geral 
Alternativas
Q2415562 Enfermagem
Assinale a alternativa que corresponde ao procedimento cirúrgico que envolve a remoção dos testículos, órgãos reprodutivos masculinos responsáveis pela produção de esperma e pela secreção de hormônios sexuais.
Alternativas
Q2404767 Enfermagem

De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (2008), marque a opção correta:

Alternativas
Q2391108 Enfermagem

Julgue o item subsequente.


Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública considerando que: produzem biofilmes tolerantes a antifúngicos apresentando resistência aos medicamentos comumente utilizados para tratar infecções por Candida. Estudos apontam que até 90% dos isolados de Candida auris são resistentes ao fluconazol, anfotericina B ou equinocandinas. Esse tipo de padrão multirresistente não tem sido observado em nenhuma outra espécie do gênero Candida. 

Alternativas
Q2390989 Enfermagem

Julgue o item a seguir.


Considerando-se que as vacinas poderão ser mantidas em temperatura de +2 o C a +8 o C em geladeiras com capacidade a partir de 280 litros em nível local, preconiza-se a seguinte organização: Na primeira prateleira, devem ser colocadas as vacinas que podem ser submetidas à temperatura negativa (dT, DTP, Hepatite B, Influenza, TT e BCG) disposta em bandejas perfuradas para permitir a circulação do ar. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: A
5: C
6: A
7: D
8: E
9: A
10: B
11: A
12: B
13: C
14: C
15: C
16: B
17: C
18: B
19: C
20: E