Questões de Concurso
Sobre saúde do idoso em enfermagem
Foram encontradas 975 questões
O processo de envelhecimento pode trazer mudanças nas relações familiares, especialmente quando um parente idoso recebe diagnóstico de uma síndrome demencial. Considerando as consequências sociais, econômicas e emocionais desse processo de cuidar para a família, julgue o item a seguir.
O cuidado costuma gerar ao cuidador sobrecarga física e emocional.
Em relação a essa política, como o técnico de enfermagem deve direcionar sua prática no âmbito institucional?
Assinale a opção que descreve a conduta mais adequada do técnico de enfermagem para garantir a efetividade dessa transição.
Quando uma pessoa se torna um adulto mais velho, é caracterizada pela:
I. A idade cronológica baseia-se tão somente na passagem do tempo. É a idade da pessoa em anos. A idade cronológica tem significado limitado em termos de saúde. Ainda assim, a probabilidade de desenvolver um problema de saúde aumenta à medida que as pessoas envelhecem, e são os problemas de saúde, não o envelhecimento normal, as causas principais da perda funcional durante a velhice. Pelo fato de que a idade ajuda a prever muitos problemas de saúde, ela tem alguns usos financeiros e legais.
II. A idade biológica diz respeito às alterações no corpo que normalmente ocorrem com o avanço da idade. Pelo fato de que essas mudanças afetam algumas pessoas antes de outras, algumas pessoas são biologicamente mais velhas aos 65 e outras não até uma década ou mais depois. No entanto, as diferenças de idade mais notáveis na aparência entre pessoas com idades cronológicas similares são causadas pelo estilo de vida, costumes, e efeitos sutis de doenças, mais do que diferenças da idade de fato.
III. A idade psicológica é baseada na maneira como a pessoa se sente e age. Por exemplo, uma pessoa de 80 anos de idade que trabalha, faz planos, espera futuros eventos e participa de muitas atividades é considerada psicologicamente mais jovem.
Está(ão) CORRETO(S):
Em relação ao atendimento de pacientes idosos com cardiopatia, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Alterações relacionadas com a idade reduzem a eficiência do coração e contribuem para a redução da complacência do músculo cardíaco.
( ) Os idosos são mais propensos a ter dispneia ou manifestações hemorrágicas associadas a cardiopatia e podem apresentar alteração do estado mental e síncope.
( ) Em vez de dor torácica típica associada a isquemia miocárdica, os idosos podem relatar sensação de queimação, dor ou desconforto em uma área da parte superior do corpo.
( ) A ausência de dor em um paciente idoso é um dos indicadores mais confiáveis da ausência de cardiopatias.
Assinale a sequência correta.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Coluna 1 1. AVD. 2. AIVD.
Coluna 2 ( ) Utilizar meios de transporte. ( ) Utilizar o telefone. ( ) Vestir-se. ( ) Cuidar das próprias finanças.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Um idoso de 78 anos chega à unidade básica de saúde acompanhado por sua filha, que relata que o pai apresenta perda de interesse por atividades e dificuldade em realizar tarefas simples do dia a dia. Durante a consulta, o enfermeiro identifica que o paciente apresenta lentidão ao caminhar e sinais de perda de peso recente.
A ação prioritária na avaliação inicial do enfermeiro, considerando as síndromes geriátricas, é iniciar com a
Ao receber um usuário idoso, o técnico deve lembrar que
I – O enfermeiro deve agir como elo de identificação e notificação, articulando serviços de proteção e rede de apoio.
II – A atuação restringe-se a registrar o fato no prontuário, sem acionar órgãos competentes ou medidas legais.
III – A orientação e o acolhimento às vítimas devem considerar a preservação da confidencialidade e do vínculo terapêutico.
IV – A equipe multiprofissional e interdisciplinar não tem relevância no acompanhamento de casos complexos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Em relação à doença de Alzheimer (DA), analisar os itens.
I. Os fatores de risco não estabelecidos para DA são idade e história familiar da doença.
II. A DA se instala, em geral, de modo insidioso e se desenvolve lenta e continuamente por vários anos.
III. É um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
Está CORRETO o que se afirma:
Nessa situação hipotética, o TE deve suspeitar que o paciente está apresentando
I- São consideradas causas comuns de quedas em pessoas idosas: fraqueza/distúrbios de equilíbrio e marcha; tontura/vertigem; alteração postural/hipotensão ortostática; lesão no sistema nervoso central (SNC); síncope; redução da visão.
II- São considerados fatores preventivos para quedas em idosos: degraus sem sinalização de término; escadas com piso muito desenhado; escadas com iluminação frontal; cadeiras sem braço.
III- Quedas com impacto direto sobre quadril e punho têm maior probabilidade de resultar em fraturas.
É CORRETO o que se afirma em: