Questões de Concurso
Sobre segurança do paciente em enfermagem
Foram encontradas 732 questões
COLUNA I 1. Circunstância Notificável 2. Near miss 3. Evento adverso 4. Incidente sem dano
COLUNA II ( ) Incidente que não atingiu o paciente. ( ) Incidente com potencial dano ou lesão. ( ) Incidente que atingiu o paciente, mas não causou dano. ( ) Incidente que resulta em dano ao paciente.
Assinale a sequência CORRETA:
I. Durante o transporte, a monitorização dos sinais vitais deve ser contínua.
II. O paciente deve ser mantido em decúbito dorsal, independentemente da condição clínica.
III. O oxigênio suplementar deve estar disponível em todo o trajeto.
Sobre as boas práticas recomendadas no Protocolo de cirurgia segura, leia as assertivas abaixo:
I. A lista de verificação da segurança cirúrgica ou checklist de cirurgia segura deve ser aplicada em três momentos cirúrgicos: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes da saída da sala de operação.
II. Para a implementação da lista de verificação da segurança cirúrgica ou checklist de cirurgia segura, é necessário que um único profissional seja responsável pela sua aplicação, e este não deve impedir que a equipe progrida para a próxima fase, independente de seu nível de atendimento satisfatório.
III. O protocolo de cirurgia segura recomenda a implementação de práticas seguras para a prevenção de retenção não intencional de objetos após a realização de procedimento cirúrgico em serviços de saúde.
IV. A confirmação da efetividade da esterilização de produtos para saúde (PPS) está incluída entre as condutas de segurança cirúrgica e, para tal, são obrigatórias, no rótulo de identificação da embalagem do pacote esterilizado, informações mínimas, como nome do produto, número do lote, data da esterilização, data limite de uso, método de esterilização.
Estão CORRETAS
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
Na terapia nutricional, a equipe não precisa monitorar a efetividade e tolerância às terapias, pois isso não impacta a segurança do paciente.
( ) Incidente é definido como o comprometimento da estrutura ou função do corpo ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento ou morte.
( ) Entre as estratégias do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde estão a segurança cirúrgica e a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.
( ) Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 72 horas a partir do ocorrido.
As afirmativas são respectivamente
I. Durante o transporte, devem-se monitorar as medidas hemodinâmicas: pressão arterial média (PAM), se o cateter estiver instalado, pressão arterial sistêmica (PA), eletrocardiografia, frequência cardíaca, frequência respiratória (FR), oximetria de pulso. II. A equipe que realizar o transporte do paciente deve acompanhá-lo durante o exame, monitorando os parâmetros clínicos e prestando assistência caso ocorra uma emergência. III. São necessárias, no mínimo, duas pessoas que saibam interpretar possíveis alterações cardiorrespiratórias, e uma delas deve ser capaz de ventilar o paciente.
Está CORRETO o que se afirma:
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Um dos aspectos relativos à segurança do paciente diz respeito ao uso de EPIs (equipamentos de proteção individual).
Sobre os EPIs, não é correto afirmar que
I. Segurança do Paciente é definida como a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
II. A elaboração e apoio à implementação de protocolos, guias e manuais de segurança do paciente, é de responsabilidade das instituições de saúde, portanto não deve ser uma estratégia do PNSP.
III. A articulação, com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Educação, para inclusão do tema segurança do paciente nos currículos dos cursos de formação em saúde de nível técnico, superior e de pós-graduação, está entre as estratégias de implementação do PNSP.
Quais estão corretas?
Uma medida preventiva específica para esse grau de risco, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, é o(a):