Questões de Concurso Sobre sinais vitais em enfermagem

Foram encontradas 1.137 questões

Q3170393 Enfermagem
Sobre a medida da Pressão Arterial (PA) em consultório, considerando a técnica auscultatória, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3167861 Enfermagem
A respiração é o sinal vital mais fácil de ser avaliado, embora com frequência o seja de forma descuidada. A verificação precisa requer observação e palpação do movimento da parede torácica (Potter et al., 2024). Sobre a respiração de Kussmaul, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3164279 Enfermagem
Em relação à técnica de verificação de pressão arterial (PA), analise as afirmativas abaixo:
I. O paciente deve estar sentado, com o braço ao nível do coração e as pernas descruzadas para garantir uma medida precisa.
II. O manguito deve ser inflado até 20 a 30 mmHg acima da pressão arterial sistólica esperada.
III. A pressão diastólica é registrada no momento em que o som de Korotkoff desaparece.
IV. É recomendável realizar duas medidas de PA com intervalo de 1 minuto, especialmente em pacientes hipertensos.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3160923 Enfermagem
Os sinais vitais fornecem dados importantes sobre o estado de saúde de um paciente. Qual dos parâmetros abaixo NÃO é considerado um sinal vital?
Alternativas
Q3156169 Enfermagem
A interpretação dos sinais vitais e a administração de medicamentos são práticas que exigem precisão e conhecimento técnico. Sobre esses aspectos, analise as proposições a seguir:

I. A administração de medicamentos por via intramuscular é indicada para fármacos que necessitam de absorção rápida, sendo que a região do vasto lateral da coxa é preferida para aplicação em crianças menores de 2 anos para evitar lesão do nervo ciático (Phillips, 2022).

II. A aferição da pressão arterial em pacientes adultos deve ser realizada após pelo menos 5 minutos de repouso, com o braço posicionado ao nível do coração e o manguito ajustado corretamente, garantindo que a leitura obtenha uma variação inferior a 5 mmHg entre duas aferições consecutivas (Chobanian et al., 2021).

III. A interpretação dos sinais vitais deve considerar a faixa etária do paciente, sendo que a frequência cardíaca normal para adultos é de 60 a 100 batimentos por minuto, enquanto em recém-nascidos pode variar entre 120 e 160 batimentos por minuto (Marieb & Hoehn, 2021).


Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3154358 Enfermagem
A avaliação dos sinais vitais (TPR/PA) permite identificar as necessidades básicas dos pacientes e as possíveis mudanças na sua condição clínica, pois as alterações dos sinais vitais são consideradas como sinais de melhora ou piora, podendo avaliar primariamente a conduta terapêutica. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A temperatura axilar normal é 36,5°C.
( ) As crianças apresentam 60 a 100 batimentos por minuto em condições normais.
( ) A pressão arterial 130 x 80 mmhg é considerada elevada.
( ) A frequência respiratória normal no adulto varia de 12 a 20 movimentos por minuto.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3152134 Enfermagem
A cor e a umidade da pele são também sinais de apoio muito útil no reconhecimento do estado geral de um acidentado. Nesse sentido, a alteração da pele responsável pela cianose ocorre devido:
Alternativas
Q3152133 Enfermagem
A temperatura resulta do equilíbrio térmico mantido entre o ganho e a perda de calor pelo organismo. A temperatura é um importante indicador da atividade metabólica, já que o calor obtido nas reações metabólicas se propaga pelos tecidos e pelo sangue circulante. Qual é a via de medição de temperatura mais sujeita a fatores externos?
Alternativas
Q3152131 Enfermagem
O pulso é a onda de distensão de uma artéria transmitida pela pressão que o coração exerce sobre o sangue. Esta onda é perceptível pela palpação de uma artéria e se repete com regularidade, segundo as batidas do coração. Qual das alternativas abaixo as pulsações diminuem?
Alternativas
Q3152129 Enfermagem
Os diversos tipos de padrões respiratórios, como taquipneia, apneia e respiração de Cheyne-Stokes, podem refletir adaptações normais ou indicar condições fisiológicas e patológicas. Esses padrões servem como sinais importantes para avaliação clínica e diagnóstico. Nesse sentido, o tipo de respiração bradipnéia caracteriza-se por:
Alternativas
Q3148741 Enfermagem
Com base nas técnicas de avaliação respiratória abrangentes versus avançadas, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma das técnicas de avaliação abrangente que tem como objetivo avaliar quando se antecipa consolidação ou hiperinsuflação.
Alternativas
Q3146079 Enfermagem
A regulação da temperatura corporal depende do balanço entre a produção de calor (a partir de todos os processos metabólicos) e a perda de calor (por trocas com o ambiente) (BRASIL, 2020). Com base nos locais da aferição de temperatura corporal, assinale a alternativa CORRETA, em que a leitura é lenta (cerca de 7 min), há risco de contaminação.
por fluidos e não indicado para pacientes que não colaboram ou estão inconscientes.
Alternativas
Q3142946 Enfermagem
A febre e os padrões de febre têm função diagnóstica. Com base nos padrões de febre, picos de febre interpostos com os níveis de temperatura usuais (a temperatura retorna a um valor aceitável pelo menos uma vez em 24 horas) são denominados:
Alternativas
Q3138063 Enfermagem
Considerando que um Técnico em Enfermagem está orientando um paciente sobre como aferir a pressão arterial em casa utilizando um aparelho digital. Assinale a alternativa que NÃO representa uma orientação correta.
Alternativas
Q3138060 Enfermagem
Um paciente de 35 anos chega ao pronto-socorro com queixa de falta de ar. Você, como Técnico em Enfermagem, é solicitado a aferir os sinais vitais do paciente. Ao verificar a frequência respiratória, você observa 24 incursões respiratórias por minuto. Considerando os valores de referência para a idade do paciente, assinale a alternativa CORRETA, que corresponde à qual a avaliação. 
Alternativas
Q3138052 Enfermagem
Durante a aferição da pressão arterial de uma paciente utilizando o método auscultatório, o Técnico em Enfermagem identifica o primeiro som (fase I de Korotkoff) em 138 mmHg e o desaparecimento do som (fase V de Korotkoff) em 86 mmHg. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à classificação da pressão arterial dessa paciente.
Alternativas
Q3136816 Enfermagem
Sobre a assistência de enfermagem, a qual desempenha um papel vital na avaliação e monitoramento da saúde dos pacientes, e os exames complementares, ferramentas essenciais para essa prática, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3134752 Enfermagem
Os sinais vitais são indicadores importantes do estado de saúde do paciente. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a quais parâmetros, no mínimo, devem ser aferidos para a obtenção dos sinais vitais.
Alternativas
Q3134748 Enfermagem
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao tempo, em segundos, que o Auxiliar de Enfermagem deve contar as pulsações para obter a frequência cardíaca do paciente.
Alternativas
Q3134525 Enfermagem
A verificação dos sinais vitais maternos deve ser realizada regularmente nas primeiras horas após o parto, pois as complicações, como hemorragia e choque, podem ocorrer no período imediato. é CORRETO afirma que a enfermagem deve monitorar os sinais vitais com frequência, especialmente nas primeiras:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: D
6: C
7: D
8: A
9: B
10: C
11: A
12: C
13: A
14: B
15: C
16: D
17: C
18: A
19: B
20: E