Questões de Concurso
Comentadas sobre sistema hematopoiético em enfermagem
Foram encontradas 80 questões
Deve-se observar em uma transfusão sangüínea:
Em casos de leucemias agudas, assinale a alternativa incorreta sobre a avaliação do paciente pelo enfermeiro.
Em relação aos distúrbios hematológicos, assinale a alternativa incorreta.
Observa-se resultado falso positivo para hemoglobinúria ou hematúria em todas as situações abaixo, exceto:
Considere à assistência de enfermagem à criança portadora de doença falciforme:
I - Quando a assistência é iniciada já nos primeiros meses de vida, o programa preventivo proposto, geralmente ambulatorial, inclui: retornos periódicos para a monitorização do crescimento e desenvolvimento; introdução de familiares em programas educativos sobre fisiopatologia, consequências e limitações decorrentes da doença, alternativas terapêuticas, padrão de hidratação e alimentação desejável e expectativas de crescimento e desenvolvimento; estratégias de convivência familiar reduzindo superproteção e estimulando independência da criança.
II - Na identificação precoce de possíveis alterações, a assistência deve incluir a coleta de informações da família sobre o padrão alimentar e de hidratação, surgimento de episódios hemolíticos, crises dolorosas, tumefação das mãos e dos pés, distensão e dor abdominais, sinais de hipóxia, infecção, uso indevido de analgésicos. As medidas assistenciais incluem forçar a ingestão generosa de líquidos; redução de atividades físicas excessivas; identificação pelos familiares de sinais flogísticos, infecciosos, desidratação, dor, crise de falcização e sequestro esplênico; conhecimento dos procedimentos iniciais frente a estas manifestações, recursos de saúde disponíveis e alternativas de contato com equipe de saúde.
III - Em relação ao sequestro esplênico, deve-se alertar a família sobre a possibilidade de sua ocorrência, por se tratar de intercorrência grave. Nestas circunstâncias ocorre súbito desenvolvimento de fraqueza, palidez labial e mucosas, dispneia, pulso célere, lipotimia e aumento exagerado do baço. O ensino a familiares da palpação do baço e da percussão da área abdominal pode facilitar a identificação precoce deste quadro. A orientação deve enfatizar a necessidade de remoção imediata da criança para instituição de saúde para corrigir a hipovolemia ou avaliar a reversão da crise esplênica.
Está correto o que se afirma em:
Pensando sobre Doença Hemolítica Perinatal, podemos afirmar:
A anemia é a condição na qual os níveis de hemoglobina circulante estão abaixo dos valores considerados normais para a idade, o sexo, o estado fisiológico e a altitude. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O clampeamento tardio do cordão umbilical é um dos fatores relacionados com a anemia.
( ) O leite de vaca “in natura”, integral, em pó ou fluido não é considerado alimento apropriado para crianças menores de um ano, pelo risco de anemia.
( ) Crianças pré-termo ou com baixo peso ao nascimento têm menos ferro acumulado do que um recém-nascido a termo.
( ) O leite materno possui grande quantidade de ferro, de alta biodisponibilidade, não sendo necessária a suplementação de ferro durante o aleitamento materno exclusivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
São sinais clínicos da dengue que surgem usualmente entre 2 a 7 dias da exposição ao agente, exceto:
É uma neoplasia hematológica que corresponde a 1% de todas as doenças malignas e 10% das doenças malignas hematológicas, caracterizada pela proliferação clonai de plasmócitos que infiltram a medula óssea, suprimindo a hematopoese normal, além de provocar destruição óssea. Essa doença é chamada de:
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida, sendo caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais. São sinais e sintomas na leucemia aguda:
O processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado é chamado de
O paciente neutropênico está mais predisposto a adquirir infecções. Existem três classificações de gravidade da neutropenia baseadas na contagem absoluta de neutrófilos, e o risco de infecção é maior quanto menor for a contagem de neutrófilos.
Assinale a alternativa que indica corretamente a contagem absoluta de neutrófilos de um cliente com neutropenia moderada:
A hemostasia é o processo de prevenção da perda sanguínea a partir de vasos intactos e de interrupção do sangramento a partir de um vaso cortado, que requer quantidade adequada de plaquetas funcionais. Em relação à hemostasia, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na hemostasia primaria, as plaquetas na circulação são atraídas para a camada de colágeno exposta no local da lesão. Elas se aderem no local da lesão, liberando fatores que estimulam outras plaquetas a se agregarem e formarem um tampão plaquetário.
( ) O processo de coagulação sanguínea é altamente complexo, ele pode ser ativado por meio da via extrínseca ou da via intrínseca.
( ) A fibrina é digerida por meio de dois sistemas: o sistema fibrinolítico plasmático e o sistema fibrinolítico celular.
( ) O plasminogênio não é necessário para a degradação da fibrina, mesmo que este esteja presente em todos os líquidos corporais.
( ) A plasmina digere o fibrinogênio e a fibrina. As partículas geradas pela quebra do coágulo, denominado produto de degradação da fibrina, são liberadas para dentro da circulação, por esse sistema o coágulo é dissolvido à medida que o tecido é reparado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A neutropenia resulta na diminuição da produção de neutrófilos ou do aumento da destruição destas células. Os neutrófilos são essenciais na prevenção e na limitação de infecção bacteriana. Com isso, o paciente fica mais exposto a infecções. São causas da neutropenia, EXCETO:
Dentro da hematologia, é importante que o enfermeiro tenha conhecimento sobre as patologias existentes, principalmente as neoplásicas. As leucemias crônicas possuem uma progressão mais lenta relacionadas às agudas. Em relação aos aspectos clínicos da leucemia mieloide crônica, analise as assertivas abaixo:
I. Sintomas relacionados ao hipermetabolismo, como: perda de peso, lassidão, anorexia ou sudorese noturna.
II. Esplenomegalia está presente com frequência. Esse aumento do baço pode vir associado ao desconforto, à dor ou à indigestão.
III. São sintomas comuns da leucemia mieloide crônica a presença de distúrbios visuais e priapismo.
IV. Gota ou insuficiência renal causada pela hiperuricemia do catabolismo excessivo da purina.
Quais estão corretas?
Em relação à Doença de Von Willebrand (VWD), analise as assertivas abaixo:
I. A VWD é o distúrbio hemorrágico hereditário mais comum, de modo geral, a herança é autossômica dominante.
II. Uma das opções de tratamento para essa doença é a infusão de DDAVP.
III. Nessa doença, há a presença de sangramento de mucosas, perda excessiva depois de cortes e escoriações superficiais.
Quais estão corretas?