Questões de Concurso Sobre tabagismo em enfermagem

Foram encontradas 84 questões

Q3170373 Enfermagem
O tabagismo é um grave problema de saúde pública. Na 10ª Classificação Internacional de Doenças (CID10), ele foi incluído no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas. Em relação à dependência de nicotina, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo (2020), analise as assertivas abaixo:

I. O risco de dependência está diretamente relacionado à rapidez com a qual a substância produz seu pico de ação. Poucos segundos após a tragada do produto, a nicotina atinge o sistema de recompensa, estimulando a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, melhora da cognição, promoção de maior controle de estímulos e emoções negativas e redução de ansiedade e do apetite.
II. A nicotina apresenta meia-vida de duas horas e, após esse período, com a redução dos níveis plasmáticos, sintomas desagradáveis, como irritação, depressão, ansiedade e aumento do apetite, podem surgir e dificultar a abstinência, levando o tabagista a fumar novamente para livrar-se do desconforto.
III. O diagnóstico de dependência da nicotina é clínico e deve ser feito pelo profissional da saúde que atende o usuário de tabaco. Não são utilizados exames físicos, laboratoriais ou de imagem para este fim.
IV. O Teste de Fagerström é uma ferramenta que pode ser usada para auxiliar a avaliação do grau de dependência de nicotina. É composto de seis perguntas, com escores que variam de zero a dez, e indica que o tabagista poderá experimentar sintomas desconfortáveis da síndrome de abstinência quando o resultado encontrado for acima de 6 pontos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3079662 Enfermagem
O tratamento de tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas que deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
O Teste de Fargeström é frequentemente utilizado na avaliação de pacientes com doenças relacionadas ao tabagismo, e este tem como principal objetivo
Alternativas
Q3030211 Enfermagem
Conforme o Caderno de atenção básica nº 35, os quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial possuem quatro fatores de risco em comum, são eles: tabagismo, inatividade física, alimentação não saudável e consumo excessivo de álcool. A dependência à nicotina compreende três componentes, EXCETO: 
Alternativas
Q3030210 Enfermagem
Conforme o Ministério da Saúde (2014), o tabagismo causa aumento no risco de doença macro e microvascular nas pessoas com a doença diabetes. A dependência à nicotina compreende três componentes, marque (V) para alternativas verdadeiras e (F) para Falsas:

(__)A dependência psicológica é responsável pelo surgimento dos sintomas da síndrome de abstinência.
(__)A dependência física é a responsável pela sensação de ter no cigarro um apoio ou mecanismo de adaptação para lidar com situações de estresse, sentimentos de solidão, frustração, entre outros.
(__)O condicionamento, representado por associações habituais com o ato de fumar, como fumar e tomar café, fumar e ingerir bebidas alcoólicas, fumar após as refeições.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q3009057 Enfermagem
Tendo em vista que o tabagismo é considerado uma das maiores causas evitáveis isoladas de doenças e mortes precoces em todo o mundo, assinale a opção correta acerca dessa toxicomania e de aspectos a ela pertinentes.
Alternativas
Q2658990 Enfermagem

O rastreamento para tabagismo deve ser realizado em todos os adultos. É feito por meio de simples questionamento se a pessoa usa tabaco. Caso a resposta seja positiva, o indivíduo é considerado tabagista e deverá ser avaliada a existência de dependência à nicotina, bem como a gravidade desta. Dentre os instrumentos utilizados para esse fim, destaca-se o "Questionário de Tolerância de Fagerström", por ser de aplicação rápida e fácil e fornecer um bom panorama sobre o quão dependente da nicotina é o usuário. Além disso, auxilia na previsão dos usuários que precisarão de tratamento auxiliar para o controle da síndrome de abstinência ao deixarem de fumar. O questionário deve ser aplicado junto ao usuário, realizada a soma dos pontos de acordo com as respostas, aplicado o critério estabelecido, definindo o grau de dependência, a partir de então, o profissional decidirá e definirá as condutas terapêutica mais adequadas. Sobre esse questionário, assinale a alternativa que apresenta as informações corretas:

Alternativas
Q2629638 Enfermagem

O tabagismo é considerado uma doença epidêmica decorrente da dependência à nicotina e se inclui na 10ª CID10 no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas. Além de ser uma doença, é fator causal de, aproximadamente, cinquenta outras doenças incapacitantes e fatais.


(Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/.pdf. Acesso em: 23/12/2023.)


“O tratamento para cessação do tabagismo no SUS consiste no aconselhamento terapêutico estruturado/abordagem intensiva, acompanhado pelo tratamento medicamentoso, salvo em situações especiais; envolve as etapas de avaliação, intervenção e manutenção da abstinência. O tempo total de tratamento é ____ meses.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Q2586743 Enfermagem

Uma notícia divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2024 informou que existe 1,25 bilhão de adultos usuários de tabaco em todo o mundo. Sabe-se, porém, que o tabagismo é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doenças respiratórias, motivo pelo qual a OMS incentiva os países a continuarem implementando políticas de controle de tabaco na população.


Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/16-1-2024-consumo-tabaco-esta-diminuindo-apesar-dos-esforcos-da-industria-do-tabaco-para.


Dada a importância do tema, assinale a alternativa correta sobre o tabagismo.

Alternativas
Q2580461 Enfermagem

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma doença crônica e epidêmica, sendo parte do grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na rede do Sistema Único de Saúde são:

Alternativas
Q2521999 Enfermagem
A nicotina é uma droga que atua no sistema nervoso central, está presente nos cigarros consumidos pela população, além de ser considerada danosa ao organismo. Ao parar de fumar, o indivíduo pode apresentar alguns sintomas desagradáveis como tontura, dor de cabeça, agressividade, entre outros. Esses sintomas caracterizam a síndrome de 
Alternativas
Q2487116 Enfermagem

Acerca das campanhas de prevenção de agravos à saúde, julgue o item subsequente.


Entre as boas práticas no tratamento do tabagismo, a abordagem breve/mínima, que pode ser realizada em poucos minutos de contato do profissional de saúde com o paciente, é válida e consiste em perguntar, avaliar, aconselhar e preparar o fumante para que deixe de fumar, sem necessidade de acompanhá-lo nesse processo.

Alternativas
Q2450985 Enfermagem
Um Agente Comunitário de Saúde (ACS) está orientando uma comunidade sobre as medidas de prevenção do tabagismo, enfatizando os perigos do tabagismo passivo. Qual das seguintes alternativas apresenta a ação mais adequada para prevenir o tabagismo passivo em crianças?
Alternativas
Q2646920 Enfermagem

Está entre um dos fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com associação a alta morbimortalidade:

Alternativas
Q2250643 Enfermagem
Sobre o cigarro eletrônico, que nos últimos tempos, foi destaque em várias reportagens, mostrando suas características e consequências do uso, identifique a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2205687 Enfermagem
O tratamento do fumante tem como eixo fundamental a abordagem cognitivocomportamental, que tem a finalidade de orientá-lo sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de parar com o fumo, bem como motivá-lo no processo de cessação do tabagismo, fornecendo orientações para lidar com a síndrome de abstinência, a dependência psicológica e os condicionamentos. Estudos mostram que a abordagem cognitivo-comportamental, com a farmacoterapia, é o método mais eficaz para a cessação do tabagismo. Os medicamentos mais eficazes para a cessação do tabagismo dividem-se em duas categorias, sendo elas:
Alternativas
Q2158691 Enfermagem

Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item a seguir.


O tabagismo, a inatividade física, a alimentação não saudável e o abuso de álcool são os fatores de risco para os seguintes quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial: diabetes, câncer, AIDS e covid-19.


Alternativas
Q2124891 Enfermagem

Julgue o item subsequente. 


O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, porém a exposição ao fumo passivo em casa ou no local de trabalho não aumenta o risco de câncer de pulmão.


Alternativas
Q2122059 Enfermagem

Julgue o item a seguir.

Fumantes que ingerem bebidas alcoólicas ou que já tenham sido submetidos a operações no estômago têm maior probabilidade de desenvolver câncer de estômago, assim como pessoas com parentes que foram diagnosticados com esse tipo de câncer.

Alternativas
Q2122051 Enfermagem

Julgue o item a seguir.

O fator de risco mais importante para ocorrência do câncer de pulmão é o tabagismo. Fumantes têm o risco decuplicado de desenvolver a doença, em relação aos não fumantes, risco que está relacionado à quantidade de cigarros consumida, duração do hábito e idade em que iniciou o tabagismo. A cessação do tabagismo a qualquer tempo resulta na diminuição do risco de desenvolver câncer de pulmão. 

Alternativas
Q2053841 Enfermagem
Foi realizado um estudo para verificar a associação entre um fator de risco — hábito de fumar — e determinado tipo de câncer. Dos 20 casos de câncer encontrados, 16 indivíduos tinham histórico de tabagismo. O grupo de controle obtido totalizava 160 indivíduos, dentre os quais 25% tinham histórico de tabagismo. A seguinte tabela apresenta informações referentes a esse estudo.  Imagem associada para resolução da questão


Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a chance de um indivíduo com histórico de tabagismo, em relação ao não fumante, apresentar a referida neoplasia é
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: C
5: A
6: B
7: B
8: E
9: B
10: C
11: C
12: C
13: C
14: A
15: A
16: E
17: E
18: C
19: C
20: C