Questões de Concurso
Sobre tabagismo em enfermagem
Foram encontradas 84 questões
I. O risco de dependência está diretamente relacionado à rapidez com a qual a substância produz seu pico de ação. Poucos segundos após a tragada do produto, a nicotina atinge o sistema de recompensa, estimulando a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, melhora da cognição, promoção de maior controle de estímulos e emoções negativas e redução de ansiedade e do apetite.
II. A nicotina apresenta meia-vida de duas horas e, após esse período, com a redução dos níveis plasmáticos, sintomas desagradáveis, como irritação, depressão, ansiedade e aumento do apetite, podem surgir e dificultar a abstinência, levando o tabagista a fumar novamente para livrar-se do desconforto.
III. O diagnóstico de dependência da nicotina é clínico e deve ser feito pelo profissional da saúde que atende o usuário de tabaco. Não são utilizados exames físicos, laboratoriais ou de imagem para este fim.
IV. O Teste de Fagerström é uma ferramenta que pode ser usada para auxiliar a avaliação do grau de dependência de nicotina. É composto de seis perguntas, com escores que variam de zero a dez, e indica que o tabagista poderá experimentar sintomas desconfortáveis da síndrome de abstinência quando o resultado encontrado for acima de 6 pontos.
Quais estão corretas?
O Teste de Fargeström é frequentemente utilizado na avaliação de pacientes com doenças relacionadas ao tabagismo, e este tem como principal objetivo
(__)A dependência psicológica é responsável pelo surgimento dos sintomas da síndrome de abstinência.
(__)A dependência física é a responsável pela sensação de ter no cigarro um apoio ou mecanismo de adaptação para lidar com situações de estresse, sentimentos de solidão, frustração, entre outros.
(__)O condicionamento, representado por associações habituais com o ato de fumar, como fumar e tomar café, fumar e ingerir bebidas alcoólicas, fumar após as refeições.
A sequência CORRETA é:
O rastreamento para tabagismo deve ser realizado em todos os adultos. É feito por meio de simples questionamento se a pessoa usa tabaco. Caso a resposta seja positiva, o indivíduo é considerado tabagista e deverá ser avaliada a existência de dependência à nicotina, bem como a gravidade desta. Dentre os instrumentos utilizados para esse fim, destaca-se o "Questionário de Tolerância de Fagerström", por ser de aplicação rápida e fácil e fornecer um bom panorama sobre o quão dependente da nicotina é o usuário. Além disso, auxilia na previsão dos usuários que precisarão de tratamento auxiliar para o controle da síndrome de abstinência ao deixarem de fumar. O questionário deve ser aplicado junto ao usuário, realizada a soma dos pontos de acordo com as respostas, aplicado o critério estabelecido, definindo o grau de dependência, a partir de então, o profissional decidirá e definirá as condutas terapêutica mais adequadas. Sobre esse questionário, assinale a alternativa que apresenta as informações corretas:
O tabagismo é considerado uma doença epidêmica decorrente da dependência à nicotina e se inclui na 10ª CID10 no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas. Além de ser uma doença, é fator causal de, aproximadamente, cinquenta outras doenças incapacitantes e fatais.
(Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/.pdf. Acesso em: 23/12/2023.)
“O tratamento para cessação do tabagismo no SUS consiste no aconselhamento terapêutico estruturado/abordagem intensiva, acompanhado pelo tratamento medicamentoso, salvo em situações especiais; envolve as etapas de avaliação, intervenção e manutenção da abstinência. O tempo total de tratamento é ____ meses.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Uma notícia divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2024 informou que existe 1,25 bilhão de adultos usuários de tabaco em todo o mundo. Sabe-se, porém, que o tabagismo é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doenças respiratórias, motivo pelo qual a OMS incentiva os países a continuarem implementando políticas de controle de tabaco na população.
Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/16-1-2024-consumo-tabaco-esta-diminuindo-apesar-dos-esforcos-da-industria-do-tabaco-para.
Dada a importância do tema, assinale a alternativa correta sobre o tabagismo.
O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma doença crônica e epidêmica, sendo parte do grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na rede do Sistema Único de Saúde são:
Acerca das campanhas de prevenção de agravos à saúde, julgue o item subsequente.
Entre as boas práticas no tratamento do tabagismo, a
abordagem breve/mínima, que pode ser realizada em poucos
minutos de contato do profissional de saúde com o paciente,
é válida e consiste em perguntar, avaliar, aconselhar e
preparar o fumante para que deixe de fumar, sem
necessidade de acompanhá-lo nesse processo.
Está entre um dos fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com associação a alta morbimortalidade:
Em relação às doenças transmissíveis e às doenças crônicas não transmissíveis, julgue o item a seguir.
O tabagismo, a inatividade física, a alimentação não
saudável e o abuso de álcool são os fatores de risco para os
seguintes quatro grupos de doenças crônicas de maior
impacto mundial: diabetes, câncer, AIDS e covid-19.
Julgue o item subsequente.
O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão,
porém a exposição ao fumo passivo em casa ou no local
de trabalho não aumenta o risco de câncer de pulmão.
Julgue o item a seguir.
Fumantes que ingerem bebidas alcoólicas ou que já
tenham sido submetidos a operações no estômago têm
maior probabilidade de desenvolver câncer de estômago,
assim como pessoas com parentes que foram
diagnosticados com esse tipo de câncer.
Julgue o item a seguir.
O fator de risco mais importante para ocorrência do
câncer de pulmão é o tabagismo. Fumantes têm o risco
decuplicado de desenvolver a doença, em relação aos
não fumantes, risco que está relacionado à quantidade de
cigarros consumida, duração do hábito e idade em que
iniciou o tabagismo. A cessação do tabagismo a qualquer
tempo resulta na diminuição do risco de desenvolver
câncer de pulmão.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a chance de um indivíduo com histórico de tabagismo, em relação ao não fumante, apresentar a referida neoplasia é