Questões de Concurso Sobre tuberculose em enfermagem

Foram encontradas 687 questões

Q3144757 Enfermagem
Considerando que o esquema básico para o tratamento de tuberculose é padronizado e deve ser realizado de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que indica o tratamento diário adequado para um adulto que pesa 68 kg na fase intensiva e na fase de manutenção, respectivamente.
Alternativas
Q3140627 Enfermagem
No atendimento a um paciente com tuberculose ativa, o enfermeiro deve adotar uma série de cuidados para prevenir a transmissão. Qual das medidas a seguir é essencial para garantir o controle da transmissão nosocomial?
Alternativas
Q3140626 Enfermagem
Um paciente diagnosticado com tuberculose pulmonar ativa está em tratamento supervisionado. Qual dos cuidados de enfermagem abaixo é fundamental para evitar a transmissão da doença e garantir adesão ao tratamento?
Alternativas
Q3136820 Enfermagem
Um paciente com suspeita de tuberculose foi admitido na unidade de saúde para investigação diagnóstica. Durante o atendimento, o técnico de enfermagem deve adotar medidas de precaução para evitar a transmissão da doença. É a melhor conduta em relação ao isolamento e proteção respiratória: 
Alternativas
Q3131915 Enfermagem
Com base nos indicadores da situação epidemiológica da tuberculose pelas três esferas de governo, tendo como base os sistemas de informação oficiais, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um dos indicadores operacionais.
Alternativas
Q3124411 Enfermagem
A Enfermagem tem um papel muito importante no controle da tuberculose no Brasil. Sobre as atribuições do enfermeiro no manejo da tuberculose na Atenção Primária à Saúde, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3103015 Enfermagem
Um paciente com tuberculose pulmonar em tratamento ambulatorial apresenta tosse persistente há três semanas, com expectoração amarelada e espessa. Qual das seguintes intervenções é considerada CRÍTICA para auxiliar na adesão do paciente ao tratamento e prevenir a disseminação da doença? 
Alternativas
Q3093243 Enfermagem
Durante a assistência ao paciente com suspeita de tuberculose, o técnico de enfermagem deve adotar medidas de precaução específicas, que incluem o uso de:
Alternativas
Q3092823 Enfermagem
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões. Sendo uma doença de transmissão aérea (ocorrendo a partir da inação de aerossóis) sua transmissão ocorre enquanto a pessoa infectada estiver eliminando o bacilo. Sendo uma doença de maior repercussão em adolescentes e adultos jovens com quadro de tosse com duração de três semanas ou mais acompanhado ou não de outros sintomas. O tratamento da tuberculose sensível deve ser realizado em regime ambulatorial, preferencialmente na Atenção Primária à Saúde com o esquema:
Alternativas
Q3088545 Enfermagem
Os esquemas especiais de tratamento para a tuberculose são recomendados para diferentes populações, devido à sua complexidade clínica e operacional. Por esse motivo, o Ministério da Saúde recomenda que esses tratamentos sejam, preferencialmente, realizados em unidades de saúde com perfis assistenciais especializados. No que diz respeito ao tratamento da tuberculose em condições especiais, analise os itens abaixo:

I. Em pacientes com diabetes e tuberculose, é indicado o uso de piridoxina (20 mg/dia) durante o tratamento com isoniazida, devido ao risco aumentado de neuropatia periférica.
II. Não há contraindicações para a amamentação, desde que a mãe não apresente mastite tuberculosa. Entretanto, é recomendável que se utilize máscara cirúrgica ao amamentar, enquanto a baciloscopia do escarro permanecer positiva.
III. O início concomitante do tratamento para tuberculose e para infecção pelo HIV não é recomendado, pois pode aumentar o risco de intolerância e reações adversas, o que compromete a adesão ao tratamento.

Pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3079229 Enfermagem
Ao prestar assistência a um paciente com suspeita de Tuberculose, o técnico de enfermagem deve adotar medidas de precaução específicas, que incluem o uso de: 
Alternativas
Q3075691 Enfermagem
A identificação precoce da tuberculose é fundamental para o controle da doença. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente um teste rápido utilizado para diagnóstico da tuberculose ativa:
Alternativas
Q3065368 Enfermagem
Em uma comunidade, foram registrados novos casos de tuberculose ao longo de um ano. Esses novos casos somam-se a uma base de pessoas que já possuíam a doença. Para entender a disseminação da tuberculose ao longo do tempo, dois indicadores epidemiológicos são frequentemente utilizados: a incidência e a prevalência. Qual das alternativas abaixo melhor define a diferença entre esses dois conceitos?
Alternativas
Q3063340 Enfermagem
Seu Paulo, de 59 anos, compareceu à consulta de enfermagem na Unidade de Saúde Beira Rio II com o diagnóstico de caso novo de tuberculose pulmonar, para iniciar o tratamento. Nega diabetes e hipertensão arterial sistêmica, não infectado pelo HIV. Peso: 59 kg (caso hipotético). Neste caso, deverá ser adotado o esquema básico para tratamento da tuberculose em adultos, na fase intensiva, de acordo com as seguintes especificações:
Alternativas
Q3058810 Enfermagem
Em relação ao controle e tratamento da tuberculose, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3053116 Enfermagem
O esquema básico para o tratamento da tuberculose em adolescentes contempla os seguintes fármacos:
Alternativas
Q3039438 Enfermagem

A Tuberculose (TB), uma doença antiga, também conhecida como "peste branca" no século XIX devido à sua devastadora incidência global, foi responsável por ceifar centenas de milhares de vidas em todo o mundo. A partir da segunda metade do século XX, observou-se uma notável redução na incidência e mortalidade associadas à TB, especialmente em países desenvolvidos, em virtude da melhoria das condições de vida da população. Embora seja uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso, a tuberculose ainda persiste em regiões de pobreza e desigualdade social, perpetuando essas disparidades de saúde.

Considerando o contexto exposto, leia as afirmativas adiante.


I- O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado e compreende duas fases: a intensiva e a de manutenção.

II- A fase de manutenção tem o objetivo de eliminar os bacilos latentes ou persistentes e a redução da possibilidade de recidiva da doença.

III- O esquema básico para tratamento da TB em adultos e adolescentes é composto por três fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção. A apresentação farmacológica dos medicamentos, atualmente em uso, para o esquema básico é de comprimidos em doses fixas combinadas com a apresentação tipo 4 em 1 (RHZE) ou 2 em 1 (RH).

IV- O esquema básico em crianças (< de 10 anos de idade) é composto por três fármacos na fase intensiva, e dois na fase de manutenção, com apresentações farmacológicas individualizadas.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q3032264 Enfermagem
Na investigação de infecção latente pelo mycobacterium tuberculosis (ILTB) em um paciente adulto, foi realizada a prova tuberculínica.
Considera-se que o paciente está infectado pelo bacilo da tuberculose se no local da aplicação do teste houver enduração:
Alternativas
Q3030870 Enfermagem
Com base no protocolo de tratamento da tuberculose (TB) preconizado pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3030109 Enfermagem
A tuberculose é uma doença de grande importância para a saúde pública e requer um controle rigoroso. Qual dos seguintes é um dos principais objetivos do tratamento da tuberculose?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: C
5: A
6: E
7: B
8: A
9: D
10: D
11: C
12: D
13: B
14: A
15: D
16: C
17: C
18: E
19: A
20: B