Questões de Concurso
Sobre tuberculose em enfermagem
Foram encontradas 687 questões
I. Em pacientes com diabetes e tuberculose, é indicado o uso de piridoxina (20 mg/dia) durante o tratamento com isoniazida, devido ao risco aumentado de neuropatia periférica.
II. Não há contraindicações para a amamentação, desde que a mãe não apresente mastite tuberculosa. Entretanto, é recomendável que se utilize máscara cirúrgica ao amamentar, enquanto a baciloscopia do escarro permanecer positiva.
III. O início concomitante do tratamento para tuberculose e para infecção pelo HIV não é recomendado, pois pode aumentar o risco de intolerância e reações adversas, o que compromete a adesão ao tratamento.
Pode-se afirmar que:
A Tuberculose (TB), uma doença antiga, também conhecida como "peste branca" no século XIX devido à sua devastadora incidência global, foi responsável por ceifar centenas de milhares de vidas em todo o mundo. A partir da segunda metade do século XX, observou-se uma notável redução na incidência e mortalidade associadas à TB, especialmente em países desenvolvidos, em virtude da melhoria das condições de vida da população. Embora seja uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso, a tuberculose ainda persiste em regiões de pobreza e desigualdade social, perpetuando essas disparidades de saúde.
Considerando o contexto exposto, leia as afirmativas adiante.
I- O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado e compreende duas fases: a intensiva e a de manutenção.
II- A fase de manutenção tem o objetivo de eliminar os bacilos latentes ou persistentes e a redução da possibilidade de recidiva da doença.
III- O esquema básico para tratamento da TB em adultos e adolescentes é composto por três fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção. A apresentação farmacológica dos medicamentos, atualmente em uso, para o esquema básico é de comprimidos em doses fixas combinadas com a apresentação tipo 4 em 1 (RHZE) ou 2 em 1 (RH).
IV- O esquema básico em crianças (< de 10 anos de idade) é composto por três fármacos na fase intensiva, e dois na fase de manutenção, com apresentações farmacológicas individualizadas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Considera-se que o paciente está infectado pelo bacilo da tuberculose se no local da aplicação do teste houver enduração: