Questões de Concurso Comentadas sobre tuberculose em enfermagem

Foram encontradas 648 questões

Q3075691 Enfermagem
A identificação precoce da tuberculose é fundamental para o controle da doença. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente um teste rápido utilizado para diagnóstico da tuberculose ativa:
Alternativas
Q3065368 Enfermagem
Em uma comunidade, foram registrados novos casos de tuberculose ao longo de um ano. Esses novos casos somam-se a uma base de pessoas que já possuíam a doença. Para entender a disseminação da tuberculose ao longo do tempo, dois indicadores epidemiológicos são frequentemente utilizados: a incidência e a prevalência. Qual das alternativas abaixo melhor define a diferença entre esses dois conceitos?
Alternativas
Q3063340 Enfermagem
Seu Paulo, de 59 anos, compareceu à consulta de enfermagem na Unidade de Saúde Beira Rio II com o diagnóstico de caso novo de tuberculose pulmonar, para iniciar o tratamento. Nega diabetes e hipertensão arterial sistêmica, não infectado pelo HIV. Peso: 59 kg (caso hipotético). Neste caso, deverá ser adotado o esquema básico para tratamento da tuberculose em adultos, na fase intensiva, de acordo com as seguintes especificações:
Alternativas
Q3058810 Enfermagem
Em relação ao controle e tratamento da tuberculose, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3053116 Enfermagem
O esquema básico para o tratamento da tuberculose em adolescentes contempla os seguintes fármacos:
Alternativas
Q3039438 Enfermagem

A Tuberculose (TB), uma doença antiga, também conhecida como "peste branca" no século XIX devido à sua devastadora incidência global, foi responsável por ceifar centenas de milhares de vidas em todo o mundo. A partir da segunda metade do século XX, observou-se uma notável redução na incidência e mortalidade associadas à TB, especialmente em países desenvolvidos, em virtude da melhoria das condições de vida da população. Embora seja uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso, a tuberculose ainda persiste em regiões de pobreza e desigualdade social, perpetuando essas disparidades de saúde.

Considerando o contexto exposto, leia as afirmativas adiante.


I- O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado e compreende duas fases: a intensiva e a de manutenção.

II- A fase de manutenção tem o objetivo de eliminar os bacilos latentes ou persistentes e a redução da possibilidade de recidiva da doença.

III- O esquema básico para tratamento da TB em adultos e adolescentes é composto por três fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção. A apresentação farmacológica dos medicamentos, atualmente em uso, para o esquema básico é de comprimidos em doses fixas combinadas com a apresentação tipo 4 em 1 (RHZE) ou 2 em 1 (RH).

IV- O esquema básico em crianças (< de 10 anos de idade) é composto por três fármacos na fase intensiva, e dois na fase de manutenção, com apresentações farmacológicas individualizadas.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q3032264 Enfermagem
Na investigação de infecção latente pelo mycobacterium tuberculosis (ILTB) em um paciente adulto, foi realizada a prova tuberculínica.
Considera-se que o paciente está infectado pelo bacilo da tuberculose se no local da aplicação do teste houver enduração:
Alternativas
Q3030870 Enfermagem
Com base no protocolo de tratamento da tuberculose (TB) preconizado pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3030109 Enfermagem
A tuberculose é uma doença de grande importância para a saúde pública e requer um controle rigoroso. Qual dos seguintes é um dos principais objetivos do tratamento da tuberculose?
Alternativas
Q3030098 Enfermagem
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que exige atenção especial dos profissionais de enfermagem para o controle e tratamento adequado dos pacientes. Sobre a assistência de enfermagem ao paciente com tuberculose, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3027399 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch. Sobre a tuberculose, assinale a única afirmativa CORRETA: 
Alternativas
Q3027093 Enfermagem
Julia, 62 anos, 3 filhos, origem indígena, casada, desempregada, vivendo em situação de rua, com HIV/AIDS, esquizofrênica, usuária do Centro de Atenção Psicossocial, é acolhida pela equipe de Consultório de Rua. A equipe discute que alguns grupos populacionais possuem maior vulnerabilidade para tuberculose, em razão das condições de saúde e de vida a que estão expostos, e afirma que O PRINCIPAL risco de adoecimento por tuberculose, no caso de Julia, está relacionado a (à):
Alternativas
Q3024050 Enfermagem
O agente comunitário de saúde (ACS) é um profissional de extrema importância para a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com ações de promoção e vigilância em saúde. Acerca da tuberculose, que ainda continua sendo um problema de saúde pública no Brasil avalie as afirmativas assinalando a correta:
Alternativas
Q3022573 Enfermagem
Qual das alternativas a seguir NÃO é considerada uma doença imunoprevenível: 
Alternativas
Q3016444 Enfermagem
O manejo da tuberculose (TB) abarca uma complexa teia de práticas clínicas, organização de serviços de saúde, colaborações interdisciplinares dentro e fora do campo médico, e um sólido sistema de informação e vigilância. Sobre as estratégias para o controle de tuberculose, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3008164 Enfermagem
A tuberculose (TB) pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é essa forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), assinale a alternativa que corresponde ao tipo de precaução que deve ser utilizada no atendimento a pacientes com suspeita ou portadores de TB: 
Alternativas
Q3007636 Enfermagem
Assinale a opção que corresponde a uma contraindicação absoluta para doação de órgãos. 
Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: SES-PI Prova: NCE-UFRJ - 2006 - SES-PI - Enfermeiro |
Q2959208 Enfermagem

No diagnóstico da tuberculose pulmonar, as normas recomendam priorizar a realização de baciloscopia direta de escarro, exame automaticamente indicado para:

Alternativas
Q2952494 Enfermagem

As seguintes medidas podem ser adotadas para o controle da tuberculose, exceto:

Alternativas
Q2949535 Enfermagem

A respeito da tuberculose, assinale a opção correta.

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: C
6: C
7: E
8: A
9: B
10: B
11: A
12: B
13: D
14: B
15: B
16: D
17: E
18: C
19: A
20: E