Questões de Concurso Comentadas sobre zika virus em enfermagem

Foram encontradas 118 questões

Q3032256 Enfermagem
Um paciente adulto teve óbito comprovado 2 horas depois de dar entrada em uma unidade de pronto atendimento com quadro suspeito de doença pelo vírus Zika.

No que se refere à notificação compulsória, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3030857 Enfermagem
Uma paciente adulta de 25 anos apresentou sinais suspeitos de infecção pelo Zika vírus.
Nesse caso, essa suspeita é caracterizada pela presença de exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de alguns sinais e sintomas específicos, dentre os quais está:
Alternativas
Q3030757 Enfermagem
O Zika vírus é transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar microcefalia e outras malformações em fetos quando a infecção ocorre durante a gravidez. Qual dos seguintes sintomas é mais comumente associado à infecção pelo Zika vírus? 
Alternativas
Q3019013 Enfermagem
Considerando a importância dos vetores na transmissão de doenças, é importante identificar quais enfermidades compartilham o mesmo vetor etiológico. Assinale a alternativa em que todas as doenças mencionadas são transmitidas pelo mesmo vetor. 
Alternativas
Q3007633 Enfermagem
A síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ) é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas, entre os quais está a microcefalia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a microcefalia grave é caracterizada pelo perímetro cefálico (PC) com medida inferior a
Alternativas
Q2757096 Enfermagem

A imagem a seguir é um recorte da edição online do Jornal El País publicado em 09 de março de 2016.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/08/internacional/1457461959_235993.html

Além dos sugestivos estudos que associam zika vírus e a microcefalia, qual das alternativas a seguir indica uma doença que possui risco para microcefalia?

Alternativas
Q2746877 Enfermagem

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou que em 2016, até a semana epidemiológica 27, foram registrados, no Brasil, 14.739 casos prováveis de Zika vírus em gestantes, sendo 6.903 confirmados por critério clínico-epidemiológico ou laboratorial, segundo dados do Sinan-NET. Acerca desta doença em gestantes e na população em geral, é INCORRETO firmar que

Alternativas
Q2740219 Enfermagem

No trabalho de combate à dengue, Zika vírus e chikungunia existem várias estratégias consideradas muito importantes para que se consiga o controle da proliferação do mosquito transmissor da doença. A aplicação de inseticidas por meio do “fumacê” constitui o melhor método para combater o Aedes Aegypti na seguinte fase:

Alternativas
Q2723489 Enfermagem

Dentre os sinais e sintomas comparativos da dengue, chikungunya e Zika estão:


Diagnóstico


I. Dengue

II. Chikungunya

III. Zika


Sinais e sintomas


1. Febre acima de 38 ºC de 4 a 7 dias e hipertrofia ganglionar leve. 

2. Sem febre ou subfebril abaixo de 38 ºC de 1 a 2 dias e hipertrofia ganglionar intensa.

3. Febre acima de 38 ºC de 2 a 3 dias e hipertrofia ganglionar moderada.



A correlação correta entre o diagnóstico e os sinais e sintomas é a que consta em

Alternativas
Q2715862 Enfermagem

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya, febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes. Quanto as arboviroses leia as assertivas:

I. A infecção pelo vírus dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clinico, variando desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito.

II. Existe uma relação causal do ZIKV com os casos de microcefalia e outras malformações congênitas nas mães que adoeceram com quadro sugestivo de ZIKV e das quais suas crianças nasceram com essas malformações.

III. A maioria dos indivíduos infectados pelo CHIKV desenvolve sintomas, a doença pode evoluir em três fases: aguda, subaguda e crônica.

IV. Diante do desafio de enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, vetor de tantas doenças, é necessário fortalecer o SUS, principalmente com ações interssetoriais, fortalecer a vigilância e promoção da saúde com foco na doença e biologia do mosquito, investir em saneamento, promover integração entre vigilância a saúde e atenção básica

Marque a opção correta:

Alternativas
Q2658829 Enfermagem

É uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes. No Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus é o Aedes aegypti. O vírus foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus. No ano de 2023, ocorreu importante dispersão territorial do vírus no Brasil, principalmente para estados da Região Sudeste. Anteriormente, as maiores incidências observadas no Brasil, concentravam-se na região Nordeste. As principais características clínicas da infecção são edema e dor articular incapacitante. Também podem ocorrer manifestações extra articulares. Os casos graves podem demandar internação hospitalar e evoluir para óbito. O vírus também pode causar doença neuroinvasiva, que é caracterizada por agravos neurológicos, tais como: Encefalite, Mielite, Meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, síndrome cerebelar, paresias, paralisias e neuropatias. Temos definido como caso suspeito: indivíduo que apresentar febre de início súbito, acompanhada de artralgia ou artrite intensa (dor nas articulações) de início agudo, não explicado por outras condições, residente em (ou que tenha visitado) áreas com transmissão até duas semanas antes de começar os sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado e como caso confirmado dessa doença, todo caso suspeito que foi confirmado por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico. O caso confirmado por critério laboratorial é aquele que obteve resultado laboratorial positivo, por isolamento viral ou detecção de RNA viral por RT- PCR ou detecção de anticorpos IgM em uma única amostra de soro durante a fase aguda ou convalescente, demonstração de soro conversão entre as amostras na fase aguda (1a amostra) e convalescente (2a amostra) ou detecção de anticorpos IgG em amostras coletadas de pacientes na fase crônica da doença, com clínica sugestiva. O caso confirmado por critério clínico epidemiológico é aquele que atende à definição de caso suspeito e que tenha vínculo familiar ou espaço-temporal (vínculo epidemiológico) com caso confirmado laboratorialmente.


Ao encontro dessa temática, assinale a doença apresentada no excerto:

Alternativas
Q2626386 Enfermagem

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, considera-se caso suspeito de doença aguda pelo vírus Zika, o paciente que apresente exantema maculopapular pruriginoso, acompanhado de 2 ou mais sintomas específicos.


Assinale a opção que os indica.

Alternativas
Q2575006 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


Doenças como Zika, Dengue, Febre Amarela, Hepatite C e Sífilis são causadas por vírus.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDEPES Órgão: UFAL Prova: FUNDEPES - 2024 - UFAL - Enfermeiro |
Q2569559 Enfermagem
Contribuir para a redução da ocorrência de dengue, chikungunya e Zika é uma das ações realizadas no âmbito da vigilância em saúde.
Dadas as estratégias e tecnologias de vigilância e controle vetorial,  

I. O monitoramento entomológico por ovitrampas. II. Borrifação residual intradomiciliar periodicamente. III. Utilização de estações disseminadoras de larvicidas. IV. Liberação de mosquitos infectados pela bactéria Wolbachia.

verifica-se que é/são usada/s para reduzir a infestação pelo mosquito Aedes aegypti e o risco de infecção das arboviroses 
Alternativas
Q2500855 Enfermagem
O Zika Vírus (ZIKV), um arbovírus pertencente à família Flaviviridae, é disseminado para humanos através da picada de mosquitos fêmeas, predominantemente do gênero Aedes. Além dessa forma de transmissão, o vírus pode ser transmitido verticalmente, de mãe para filho durante a gestação, por via sexual, e, também, por transfusão sanguínea. De acordo com o Boletim Epidemiológico - Volume 55 - nº 05, qual das seguintes afirmações sobre a situação epidemiológica do Zika Vírus é CORRETA?
Alternativas
Q2487066 Enfermagem

A dengue é tida como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, especialmente nos países tropicais, como o Brasil, cujas condições socioambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação de seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Acerca de aspectos diversos pertinentes a essa arbovirose, julgue o seguinte item.


A fêmea do Aedes aegypti põe ovos de 4 a 6 vezes durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água limpa e parada.

Alternativas
Q2487065 Enfermagem

A dengue é tida como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, especialmente nos países tropicais, como o Brasil, cujas condições socioambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação de seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Acerca de aspectos diversos pertinentes a essa arbovirose, julgue o seguinte item.


Um ovo do Aedes aegypti poderá sobreviver por até 450 dias (aproximadamente 1 ano e 2 meses), mesmo que o local onde ele for depositado fique seco.

Alternativas
Q2487064 Enfermagem

A dengue é tida como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, especialmente nos países tropicais, como o Brasil, cujas condições socioambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação de seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Acerca de aspectos diversos pertinentes a essa arbovirose, julgue o seguinte item.


No seu ciclo de vida, o Aedes aegypti apresenta apenas três fases: ovo, larva e adulto.

Alternativas
Q2452160 Enfermagem
As arboviroses, em geral, são mantidas em ambiente silvestre, podendo ocorrer também em ambientes urbanos. 

Sobre as arboviroses, assinale:

1. Dengue. 2. Chikungunya. 3. Zika. 4. Febre Amarela.

( ) Doença que foi detectada no país no ano de 2015, e a partir deste evento, tem se disseminado no país cursando de forma inédita segundo a literatura científica. Tendo encontrado ambiente favorável à sua disseminação, que é a presença do vetor Aedes em todo o país, em população sem imunidade à doença, vem causando enorme impacto à saúde de nossa população. É uma doença viral aguda, transmitida principalmente, pelos mosquitos Ae. Aegypti e Ae. albopictus, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça.
( )Doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, cujo agente etiológico é um arbovírus protótipo do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae, transmitido por artrópodes, e que possui dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos: silvestre e urbano. Do ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico, a doença é a mesma. Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas.
( )Doença produzida pelo vírus (CHIKV), transmitida por mosquitos do gênero Aedes, que cursa com enfermidade febril aguda, subaguda ou crônica. A enfermidade aguda se caracteriza, principalmente, por início súbito de febre alta, cefaleia, mialgias e dor articular intensa, afetando todos os grupos etários e ambos os sexos. As formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito.
( ) Doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico, pois a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, enquanto uma pequena parte evolui para gravidade. É a mais importante arbovirose que afeta o homem, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. Ocorre e é disseminada especialmente nos países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a sua proliferação.


A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2443449 Enfermagem
As arboviroses são doenças causadas por arbovírus, como vírus da dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela. Sabendo disso, avalie as proposições:

I.O mosquito Aedes aegypti é o vetor responsável pela transmissão da dengue e do Zika vírus, apenas.

II.A dengue é a arbovirose mais prevalente das américas, sendo uma doença febril aguda, que apresenta amplo espectro clínico.

III.A Chikungunya é uma doença crônica, caracterizada por um período de febre e um período longo de poliartralgia.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: C
6: A
7: C
8: C
9: D
10: A
11: A
12: B
13: E
14: E
15: E
16: C
17: C
18: E
19: D
20: D