Questões de Concurso
Sobre hemorragias em noções de primeiros socorros
Foram encontradas 87 questões
( ) Em caso de fratura exposta, o socorrista deve tentar reposicionar o osso fraturado para evitar danos maiores até a chegada da equipe médica.
( ) Em uma parada respiratória, é recomendável iniciar imediatamente a respiração boca a boca, enquanto a massagem cardíaca deve ser iniciada apenas após a chegada dos socorristas.
( ) No caso de hemorragia externa, deve-se comprimir o local do sangramento com um pano limpo ou gaze para tentar estancar o fluxo de sangue.
( ) Em acidentes com suspeita de lesão na coluna, o ideal é não mover a vítima, exceto se houver risco imediato à vida, como em caso de incêndio no veículo.
A sequência CORRETA é:
I. Em se tratando de pequenas hemorragias, comprimir diretamente o local usando compressa com gaze ou um pano limpo. Pode-se fazer um curativo compressivo usando compressas ou faixas elásticas.
II. Em caso de hemorragia nasal (sangramento no nariz), deve-se pedir que a criança levante a cabeça, olhando para o teto. III. Durante o processo, manter a criança calma e acordada, oferecer bastante comida e bebida para entretê-la.
Está CORRETO o que se afirma:
No caso de vítima com hemorragia externa, os procedimentos recomendados ao socorrista treinado são:
É um dos sinais de ocorrência de uma hemorragia:
No caso do trabalhador fazer um corte profundo em seu corpo e isso provocar nele uma hemorragia externa, qual é o primeiro procedimento correto para se seguir?
Avaliar os sintomas de um indivíduo e o contexto em uma situação de socorro é fundamental para as decisões de intervenção de primeiros socorros. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
Em um acidente, observa-se que o ferimento de uma vítima esguicha sangue no mesmo ritmo de sua pulsação. Conclui-se que ocorreu o corte de
Quanto às técnicas de primeiros socorros, o exame de um acidentado, no momento da avaliação de seu estado geral, deve ser rápido e sistemático, observando as seguintes prioridades.
I – Estado de consciência: avaliação de respostas lógicas (capitais de países, datas de fatos históricos, fórmulas matemáticas etc.).
II – Respiração: movimentos torácicos e abdominais com entrada e saída de ar normalmente pelas narinas ou boca.
III – Hemorragia: avaliar a quantidade, o volume e a qualidade do sangue que se perde. Se é arterial ou venoso.
IV – Pupilas: verificar o estado de dilatação e simetria (igualdade entre as pupilas).
V – Temperatura do corpo: observação e sensação de tato nas mães e nos pés e extremidades.
Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.
( ) Verificar se a vÌtima possui sangramento, qual o tipo de sangramento e o tipo de ferimento.
( ) Nas hemorragias externas, pressionar o local com um pano e mantê-lo coberto.
( ) Torniquetes devem ser usados somente em sangramentos muito intensos, quando há amputação de membro e/ou esmagamento.
A hemorragia consiste na perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo. Nesse sentido, são condutas a serem tomadas em caso de hemorragias externas, EXCETO:
Um estudo australiano revela uma técnica pioneira de primeiros-socorros para conter a hemorragia e reduzir as mortes de pessoas que forem atacadas por um tubarão. Encontrar o ponto médio entre os quadris e os órgãos genitais, fechar o punho e pressionar o máximo que puder. Segundo os estudos de Nicholas Taylor, da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês), a técnica de compressão é mais eficaz do que tentar conter o sangramento de outras formas.
(Disponível em: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/ Em: dezembro de 2023.)
Além da técnica de contenção de hemorragias descrita, podemos também apontar:
Fazer um torniquete em uma vítima de acidente de trânsito para estancar o sangramento é uma medida recomendada em todos os casos de hemorragia externa.