Questões de Noções de Primeiros Socorros - Sangramentos para Concurso
Foram encontradas 99 questões
I. Em se tratando de pequenas hemorragias, comprimir diretamente o local usando compressa com gaze ou um pano limpo. Pode-se fazer um curativo compressivo usando compressas ou faixas elásticas.
II. Em caso de hemorragia nasal (sangramento no nariz), deve-se pedir que a criança levante a cabeça, olhando para o teto. III. Durante o processo, manter a criança calma e acordada, oferecer bastante comida e bebida para entretê-la.
Está CORRETO o que se afirma:
No caso de vítima com hemorragia externa, os procedimentos recomendados ao socorrista treinado são:
É um dos sinais de ocorrência de uma hemorragia:
Quanto às técnicas de primeiros socorros, o exame de um acidentado, no momento da avaliação de seu estado geral, deve ser rápido e sistemático, observando as seguintes prioridades.
I – Estado de consciência: avaliação de respostas lógicas (capitais de países, datas de fatos históricos, fórmulas matemáticas etc.).
II – Respiração: movimentos torácicos e abdominais com entrada e saída de ar normalmente pelas narinas ou boca.
III – Hemorragia: avaliar a quantidade, o volume e a qualidade do sangue que se perde. Se é arterial ou venoso.
IV – Pupilas: verificar o estado de dilatação e simetria (igualdade entre as pupilas).
V – Temperatura do corpo: observação e sensação de tato nas mães e nos pés e extremidades.
Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.
O sangramento nasal em crianças é algo que ocorre com bastante frequência, podendo estar relacionado a diversas causas, como doenças infecciosas, clima seco ou até mesmo acidentes cotidianos. Quando nos deparamos com situações desse tipo, é essencial manter a calma e agir prontamente, realizando a compressão adequada no nariz.
BRASIL. Lei nº 13.722 de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13722.htm. Acesso em: 08 abr. 2024.
O procedimento correto para estancar o sangramento nasal é realizar a compressão
( ) Verificar se a vÌtima possui sangramento, qual o tipo de sangramento e o tipo de ferimento.
( ) Nas hemorragias externas, pressionar o local com um pano e mantê-lo coberto.
( ) Torniquetes devem ser usados somente em sangramentos muito intensos, quando há amputação de membro e/ou esmagamento.
Ter conhecimento básico em primeiros socorros é fundamental para prestar assistência imediata a pessoas acidentadas ou em situações de emergência médica até a chegada de ajuda profissional. Este conhecimento pode salvar vidas e prevenir agravamentos de lesões. Com base nas práticas recomendadas de primeiros socorros, assinale a alternativa CORRETA:
A hemorragia consiste na perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo. Nesse sentido, são condutas a serem tomadas em caso de hemorragias externas, EXCETO:
Um estudo australiano revela uma técnica pioneira de primeiros-socorros para conter a hemorragia e reduzir as mortes de pessoas que forem atacadas por um tubarão. Encontrar o ponto médio entre os quadris e os órgãos genitais, fechar o punho e pressionar o máximo que puder. Segundo os estudos de Nicholas Taylor, da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês), a técnica de compressão é mais eficaz do que tentar conter o sangramento de outras formas.
(Disponível em: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/ Em: dezembro de 2023.)
Além da técnica de contenção de hemorragias descrita, podemos também apontar:
Fazer um torniquete em uma vítima de acidente de trânsito para estancar o sangramento é uma medida recomendada em todos os casos de hemorragia externa.
https://aprendinosenac.com.br/primeiros-socorros
Nesse contexto, o procedimento correto está representado na figura (s):
Julgue o item a seguir.
Aplicar um torniquete é uma medida segura que qualquer
pessoa pode realizar em uma vítima de acidente de
trânsito que esteja com hemorragia severa, para evitar
perda excessiva de sangue.