Questões de Engenharia Agrícola - Hidrologia na Engenharia Agrícola para Concurso

Foram encontradas 43 questões

Q2549767 Engenharia Agrícola
Segundo Queiroz (2012), a presença da água em nosso planeta é um dos elementos essenciais para a existência da vida humana e das outras formas de vida. A água está, principalmente, localizada nos oceanos, os quais ocupam cerca de 350 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a dois terços da superfície terrestre. A partir dos oceanos, a água, numa movimentação contínua se espalha para toda a superfície do planeta, passando pela atmosfera. O processo que viabiliza essa eterna movimentação da água na Terra é denominado ciclo hidrológico. O ciclo hidrológico, ou ciclo da água, é o movimento contínuo da água presente nos oceanos, continentes (superfície, solo e rocha) e na atmosfera. Esse movimento é alimentado pela força da gravidade e pela energia do Sol, que provocam a evaporação das águas dos oceanos e dos continentes. Assim, qual das alternativas descreve melhor a importância do conhecimento dos impactos provocados pela intervenção humana no ciclo hidrológico para a agricultura?
Alternativas
Q2549757 Engenharia Agrícola
Ao considerar a disponibilidade de água para as plantas entre o intervalo de umidade que vai da capacidade de campo (CC) até o ponto de murcha permanente (PMP), é errado afirmar que:
Alternativas
Q2549756 Engenharia Agrícola
O clima é o fator mais importante quando se avalia a perda de água de uma cultura. Porém, outros fatores e condições também influenciam a transferência de água para a atmosfera. Assinale a alternativa que consegue abranger todos os parâmetros.
Alternativas
Q2539061 Engenharia Agrícola
Um técnico agrícola, ao orientar um produtor rural sobre práticas conservacionistas para reduzir a erosão hídrica em sua propriedade com declives, discute a importância do terraceamento e do uso de cordões de contorno vegetados ou de pedras. Assinale a alternativa correta a respeito dos benefícios e características dessas práticas no controle da erosão hídrica. 
Alternativas
Q2523865 Engenharia Agrícola
No contexto de gestão integrada de recursos hídricos, assinale qual das seguintes práticas é considerada mais sustentável para o uso múltiplo da água em uma comunidade agrícola.
Alternativas
Q2375452 Engenharia Agrícola
A respeito da gestão territorial e das bacias hidrográficas, assinale a opção correta. 

Alternativas
Q2058865 Engenharia Agrícola
Os sistemas de irrigação localizada, quando corretamente projetados e bem manejados, apresentam características peculiares, como, por exemplo: 
Alternativas
Q2037953 Engenharia Agrícola
A adoção do SPD é suficiente para garantir a conservação do solo e da água? 
Alternativas
Q2025070 Engenharia Agrícola
É importante que o técnico agrícola conheça as características meteorológicas para uso na safra agrícola, como os tipos de chuvas. Em relação aos tipos de chuva, julgue os itens a seguir.
I Na chuva orográfica, o relevo força a subida da massa de ar úmido. II A chuva convectiva origina-se de nuvens formadas a partir de correntes térmicas. III A chuva frontal é originária de nuvens formadas a partir do encontro de massas de ar frio e quente.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2025060 Engenharia Agrícola
A ciência da higrometria refere-se 
Alternativas
Q1814749 Engenharia Agrícola

Nos últimos dois anos, tem aumentado o número de relatos, com fiscalizações e penalizações, em alguns casos, quanto à questão de deriva de agrotóxicos e problemas decorrentes disso, especificamente nos segmentos de lavoura, fruticultura e apicultura. Referente à mecanização utilizada na agricultura para aplicação desses produtos, analise as assertivas a seguir:


I. A relação vazão e pressão hidráulica é de 1:1, ou seja, para dobrar a vazão em uma ponta de pulverizador, faz-se necessário dobrar também a pressão hidráulica.

II. Independentemente da vazão da ponta, o uso de pontas com ângulo de abertura de 80° a 110° é preferível em condições de velocidade do vento entre 5 a 10 km h-1 .

III. A mudança na rotação de trabalho do motor de um trator que opera com pulverizador acionado pela TDP tem pouca ou nenhuma interferência na vazão de produto aplicado.

IV. A correta mudança no volume de calda aplicado por hectare pode se dar por alteração na velocidade de operação do conjunto, alteração do tipo de ponta de aplicação e/ou alteração na pressão hidráulica.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Q1804694 Engenharia Agrícola
Um número cada vez maior de contaminantes e poluentes está sendo detectado no ambiente, devido a novos componentes químicos que estão sendo lançados para uso na agricultura, nas indústrias e nos domicílios. A temática referente à poluição ambiental está em evidência, principalmente em função da recente política governamental de liberação de grandes quantidades de defensivos agrícolas no país. Sobre esse tema é correto afirmar.
Alternativas
Q1804691 Engenharia Agrícola
Uma bacia hidrográfica compreende toda a área de captação natural da água da chuva que proporciona escoamento superficial para o canal principal e seus tributários. O comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica é função de suas características morfológicas. Em relação às bacias hidrográficas, é correto afirmar:
Alternativas
Q1804690 Engenharia Agrícola
A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos, de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Sempre que a drenagem natural não for satisfatória, pode-se fazer, em complementação, drenagem artificial. A drenagem de solos pode apresentar benefícios e limitações. Em relação a esse tema, observe os itens a seguir. I A drenagem provoca alteração do regime hídrico, uma vez que contribui para o controle da vazão dos córregos, aumentando o volume drenado em períodos de seca e regulando o lençol freático em períodos chuvosos. II O objetivo da drenagem é retirar o excesso de água aplicada na irrigação ou proveniente das chuvas, isto é, controlar a elevação do lençol freático, bem como possibilitar a lixiviação dos sais trazidos nas águas de irrigação, evitando a salinização. III A drenagem contribui para evitar o processo de subsidência, ou seja, o rebaixamento que ocorre no solo, tornando as camadas menos espessas, quando ele se encontra saturado. IV O excesso de água reduz a percentagem de ar presente no solo e com isto o oxigênio. Ocorre também a redução do processo de nitrificação e da fixação de nitrogênio por bactérias, pois a água expulsa o ar que contém nitrogênio. Estão corretos os itens
Alternativas
Q1804687 Engenharia Agrícola
Considere três situações hipotéticas que requeiram emissão de outorgas de direito de uso de recursos hídricos: (I) um rio localizado num determinado Estado, cuja nascente ocorre noutro Estado, a menos de 1 Km da fronteira; (II) um rio que nasce e tem seu percurso inteiramente localizado em um determinado município; e (III) um aquífero a ser explorado por uma empresa de água mineral. Identifique a seguir, a alternativa correta quanto à competência da emissão das outorgas nos casos citados, entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)
Alternativas
Q1804684 Engenharia Agrícola
Fazem parte de um sistema municipal de saneamento Básico os sistemas de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Drenagem Pluvial e Controle de Inundações. Com referência a esses sistemas, analise os itens a seguir. I Um sistema de tratamento de esgoto envolve pelo menos três tipos de tratamento: o preliminar/primário, cujo objetivo é a remoção e a digestão de sólidos retidos; o secundário, que objetiva a remoção da matéria orgânica, e o terciário, cujo objetivo é a desinfecção do efluente. As alternativas tecnológicas relacionadas a essas etapas são respectivamente, 1) uso de filtros percoladores, 2) uso de dióxido de cloro e 3) lodo ativado. II Dentre os métodos que utilizam o solo como tratamento e/ou disposição final de esgotos, a irrigação com águas residuárias é o que requer a maior área superficial, mas apresenta o maior aproveitamento produtivo dos resíduos. III A caracterização dos resíduos sólidos de uma região, de acordo com o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) compreende um conjunto de informações sobre as características físicas, físicoquímicas e biológicas, sendo exemplos das primeiras a composição gravimétrica o teor de umidade, a composição de sólidos fixos voláteis e o poder calorífico. IV De acordo com a resolução do CONAMA no 275/2001, o código de cores para os diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva são: Azul (papel/papelão); Vermelho (plástico); Verde (vidro); Amarelo (metal); Preto (madeira); Laranja (perigosos); Branco (ambulatoriais e de serviços de saúde); Roxo (radioativos); Marrom (orgânicos); Cinza (geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação). Estão corretos os itens
Alternativas
Q1804683 Engenharia Agrícola
A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa ser considerada potável. As caraterísticas da água bruta definem a tecnologia mais adequada para seu tratamento. A alternativa que apresenta a sequência correta das etapas de um determinado sistema de tratamento em uma Estação de tratamento de água é
Alternativas
Q1804681 Engenharia Agrícola
Sabendo-se que a Velocidade é a relação entre a vazão do fluido escoado e a área de seção por onde escoa, então a velocidade da água que escoa em um duto de 30 mm com a vazão de 3 litros/s será entre
Alternativas
Q1804675 Engenharia Agrícola
Analise o quadro a seguir, referente à abrangência do conceito de ambiente e termos correlatos usados em diferentes disciplinas utilizadas no estudo de gestão ambiental. Imagem associada para resolução da questão
Considerando os diversos componentes que compõem o quadro, identifique a alternativa que apresenta corretamente os componentes representados pelos números 1 a 5.
Alternativas
Q1655168 Engenharia Agrícola
Leia as afirmativas a seguir: I. O período de crescimento e desenvolvimento do milho é limitado pela água, temperatura e radiação solar ou luminosidade. A cultura do milho necessita que os índices dos fatores climáticos, especialmente a temperatura, precipitação pluviométrica e fotoperíodo, atinjam níveis considerados ótimos, para que o seu potencial genético de produção se expresse ao máximo. II. O período de crescimento e desenvolvimento do milho é afetado pela umidade do solo, temperatura, radicação solar e fotoperíodo. A época de plantio é função desses fatores, cujos limites extremos são variáveis em cada região agroclimática. A época de semeadura mais adequada é aquela que faz coincidir o período de floração com os dias mais longos do ano e a etapa de enchimento de grãos com o período de temperaturas mais elevadas e alta disponibilidade de radiação solar. Isso, considerando satisfeitas as necessidades de água pela planta. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: C
5: C
6: E
7: E
8: D
9: D
10: B
11: E
12: A
13: E
14: D
15: D
16: D
17: C
18: B
19: C
20: A