Questões de Concurso
Sobre manejo de pragas e fitopatologias em engenharia agrícola
Foram encontradas 83 questões
Acerca de conceitos relacionados ao cultivo protegido de plantas de interesse agronômico, julgue o item a seguir.
Em cultivo protegido, várias doenças tendem a ser menos severas que no cultivo convencional, devido a fatores climáticos, ao estado nutricional das plantas na estufa e à sua maior densidade, que propiciam condições desfavoráveis aos fitopatógenos.
Acerca de conceitos relacionados ao cultivo protegido de plantas de interesse agronômico, julgue o item a seguir.
Apesar de alterar barreiras mecânicas protetoras das plantas e facilitar a penetração de patógenos, a baixa luminosidade reduz a exsudação e a vulnerabilidade das plantas aos defensivos agrícolas e fertilizantes foliares.
No que se refere ao manejo das culturas de importância agrícola, julgue o item subsequente.
Entre as doenças bacterianas que podem atacar os pomares citrícolas estão o greening, também conhecido como Huanglonbing (HLB), uma doença causada pela bactéria Candidatus liberibacter, cuja transmissão depende dos psilídeos; e a clorose variegada dos citros (CVC), causada pela bactéria Xylella fastidiosa, transmitida principalmente através das cigarrinhas da família Cicadellidae.
Em relação à identificação das principais pragas e doenças de plantas olerícolas e oleaginosas, julgue o item a seguir.
Considerados uma das principais pragas das olerícolas, os pulgões apresentam alta capacidade de proliferação e de disseminação de viroses, sendo o encarquilhamento e a clorose das folhas, bem como as brotações, os sintomas mais visíveis do ataque desse inseto.
Em relação à identificação das principais pragas e doenças de plantas olerícolas e oleaginosas, julgue o item a seguir.
A presença da lagarta-elasmo na cultura de feijão provoca murcha, amarelecimento e morte da planta, havendo maiores danos às plantas atacadas na fase final de desenvolvimento.
Em relação à identificação das principais pragas e doenças de plantas olerícolas e oleaginosas, julgue o item a seguir.
Embora não apresente sintomas em reboleiras, o nematoide de cisto penetra nas raízes da planta de soja causando clorose e redução de porte e número de vagens.
I. No manejo de plantas daninhas, são exemplos de controle físico a roçada e a capina.
II. A buva (Conyza spp.) e o leitero (Euphorbia heterophylla) são espécies de plantas daninhas que apresentam resistência a herbicidas seletivos como, por exemplo, o glifosato.
III. Amaranthus cruentus, Pereskia grandifolia e Tropaeolum majus são espécies denominadas popularmente como plantas alimentícias não convencionais (PANCs), utilizadas na alimentação humana.
1. Controle cultural
2. Controle mecânico
3. Controle físico
4. Controle biológico
5. Controle químico
( ) Baseia-se no uso de inimigos naturais (fungos, insetos, bactérias, vírus, aves, peixes etc.)
( ) Baseia-se no uso de alguma prática que exerça influência física sobre as plantas daninhas, como a inundação ou o fogo.
( ) Baseia-se no uso de produtos como herbicidas, visando matar plantas daninhas.
( ) Baseia-se no uso de algum instrumento que arranque ou corte as plantas daninhas, como capina e roçada.
( ) Baseia-se no uso do manejo da própria cultura para controlar as plantas daninhas, como o uso de espaçamento mais estreito
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, considerando a segunda coluna de cima para baixo.
Com base nesse cenário, analise as afirmativas abaixo:
I. A liberação de joaninhas é uma medida de controle biológico que visa reduzir a população de pulgões de forma sustentável, minimizando o uso de defensivos químicos.
II. O monitoramento frequente é uma prática essencial no MIP, pois permite a detecção precoce de infestações e a tomada de decisões com base no nível de dano econômico das pragas.
III. A irrigação controlada tem o objetivo de manter o solo constantemente encharcado, criando um ambiente desfavorável para o desenvolvimento de pragas e doenças.
IV. O uso de defensivos químicos pode ser completamente eliminado com a adoção do MIP, já que o controle biológico, por si só, garante a erradicação das pragas.
Assinale a alternativa correta: