Questões de Concurso Comentadas sobre anatomia vegetal em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 25 questões

Q2690937 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas seguintes:


I-_________ : realizada no viveiro, com a finalidade de se obter mudas com padrão ideal para plantio no meio urbano, utilizando-se tesoura de poda para o corte de ramos de até 15 mm de diâmetro.

lI- _____________ : realizada sistematicamente durante a fase de desenvolvimento da árvore com o objetivo de adequar a copa ao espaço disponível, eliminando-se ramos que dificultem a passagem de pedestres e veiculas.

IlI- ___________: consiste na eliminação de ramos necrosados, defeituosos, lascados, quebrados ou atacados por pragas, entre estas as ervas-de-passarinho.

IV- _________ : também conhecida como poda amamentai, visa transformar a copa em figuras geométricas ou representativas de animais ou símbolos, alterando a forma específica ou original.

Alternativas
Q2688012 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Observe os itens a seguir sobre o processo reprodutivo das plantas.


I. No caso das plantas mais desenvolvidas, a reprodução sexuada ocorrerá mais frequentemente. Esses tipos de plantas possuem seu próprio sistema de reprodução sexuada, sendo que alguns deles são bastante complexos.

II. Na reprodução sexuada uma única célula se divide para formar duas células idênticas (células filhas). Já na reprodução assexuada, duas células se unirão e cada uma fornecerá metade de seu DNA para formar uma nova célula.

III. As plantas que produzem flores são dependentes de insetos e alguns tipos de animais para sua reprodução, pois, com a ajuda destes seres, os polens são transportados de uma flor a outra, garantindo assim, sua reprodução através da polinização.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2688011 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O (a) ______________ é uma estrutura que possui a função de proteger, conservar e garantir o desenvolvimento das sementes das plantas.

Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.

Alternativas
Q2634840 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Assinale CORRETAMENTE a assertiva de acordo com a classificação das plantas:


(1) Briófitas.

(2) Pteridófitas.

(3) Gimnospermas.

(4) Angiospermas.


( ) São plantas vasculares que possuem raízes, caule, folhas, sementes, flores e frutos. Não necessitam de água para a reprodução, e a fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Nesse grupo temos cerca de 90% de todas as espécies de plantas do planeta. Como representantes, podemos citar as orquídeas, a mangueira, o abacateiro e o ipê.

( ) São plantas vasculares que apresentam raízes, caule, folhas e sementes. As sementes são nuas, pois não possuem frutos envolvendo-as. Nessas plantas também não são encontradas flores, sendo a estrutura reprodutiva desse grupo chamada de estróbilo. Devido ao surgimento do tubo polínico, não necessitam de água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como representantes, podemos citar os pinheiros e as araucárias.

( ) São plantas avasculares e que não possuem caule, folhas ou raízes verdadeiras. A presença de flores, sementes e frutos também não é observada. Dependem da água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o gametófito. São exemplos de briófitas: musgos, antóceros e hepáticas.

( ) São plantas vasculares que não produzem flores, sementes ou frutos. Possuem raízes, caule e folhas verdadeiras. Dependem da água para a reprodução. A fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como exemplo, temos as samambaias e avencas.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q1741659 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que contenha um exemplo de uma pteridófita:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2016 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q1325056 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O cultivo protegido, ou em estufa, geralmente é mais favorável ao crescimento e produção das plantas, sob condições controladas. No entanto, mudanças em determinados fatores do ambiente, principalmente nas variáveis climáticas e nutricionais, podem causar mudanças na fisiologia e/ou anatomia das plantas podendo torná-las mais predispostas à infecção por patógenos. Nessa temática, identifique a alternativa correta.
Alternativas
Q1054187 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os eucaliptos possuem sementes pequenas, em média 0,5 mm, o que dificulta o plantio e a manipulação. Assim, é muito comum a utilização de um processo de revestimento, com material seco e rígido, que visa torná-las de maior tamanho para facilitar essa manipulação. Assinale a alternativa que indica qual é o processo em questão.
Alternativas
Q1033690 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No que se refere à fitossanidade, julgue o item.


Galha é um sintoma associado a doenças de plantas em que ocorre o desenvolvimento anormal de tecidos resultantes da hipertrofia e(ou) da hiperplasia.

Alternativas
Q934469 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No que concerne às características agronômicas e às técnicas de cultivo das principais plantas de importância agrícola cultivadas no Brasil, julgue o item subsequente.


Entre as desvantagens do plantio direto tem-se a menor amplitude térmica no solo, o que desfavorece a fisiologia e o desenvolvimento do sistema radicular das plantas.

Alternativas
Q934463 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca do melhoramento genético de plantas, julgue o item que se segue.


A preservação do germoplasma, fonte de variabilidade genética disponível para o melhoramento de plantas, é realizada pelos bancos de germoplasma, cujas principais funções são a coleta, a caracterização, a avaliação e o intercâmbio do germoplasma.

Alternativas
Q929180 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o próximo item, acerca da tecnologia de sementes e da produção de mudas.


O controle do equilíbrio entre substâncias promotoras e inibidoras do crescimento é um dos mecanismos de dormência de sementes.

Alternativas
Q927068 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito da poda em árvores urbanas, julgue o próximo item.


A poda de formação é aplicada em plantas adultas com copas formadas, e tem a função de evitar a queda de galhos secos e eliminar galhos doentes.

Alternativas
Q927038 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue o item que segue.


A boa compatibilidade com o enxerto, a boa resistência às condições adversas, como o estresse hídrico, e a tolerância às doenças de solo incluem-se entre as principais características dos melhores porta-enxertos de mudas de parques e jardins.

Alternativas
Q927027 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A batata-doce pode ser utilizada como planta ornamental, como raiz tuberosa comestível, na alimentação animal e, ainda, como potencial fonte de produção de álcool. Acerca do cultivo e das práticas culturais e fitossanitárias essenciais no cultivo da batata-doce, julgue o item a seguir.


O fato de o ataque de insetos do solo causar prejuízos apenas na parte aérea da batata-doce sem danificar as raízes tuberosas permite dispensar o uso de agrotóxicos que poluem o ambiente, especialmente em jardins onde se cultiva batata-doce ornamental.

Alternativas
Q927005 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A recomendação de nutrição e adubação das plantas exige dos técnicos conhecimentos dos processos físicos, químicos, fisiológicos e bioquímicos, dada a interação da planta com os substratos químicos, que podem ser absorvidos, translocados e acumulados nos procedimentos de nutrição e adubação. Quantidades deficientes ou excessivas de nutrientes podem não cumprir suas funções e gerar distúrbios nas plantas. A esse respeito, julgue o próximo item.
Nutrientes penetram na raiz da planta por meio de três processos: interceptação radicular; fluxo de massa e difusão.
Alternativas
Q927003 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso adequado do solo e a adoção de um conjunto de práticas e procedimentos conservacionistas visam, não somente diminuir as forças do processo erosivo, mas também propiciar um melhor manejo do solo, para recuperar ou manter sua capacidade produtiva para a obtenção de melhor viabilidade econômica.
Tendo o texto precedente como referência e considerando os vários aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
De maneira geral, não há diminuição da produção da cultura imediata devido à incorporação de adubo verde de plantas não leguminosas, dispensando-se, portanto, a aplicação suplementar de outra fonte de nitrogênio.
Alternativas
Q793057 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os projetos de restauração vegetal de áreas degradadas baseiam-se no desencadeamento ou na aceleração do processo de sucessão ecológica, que
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Engenheiro Agrônomo |
Q734716 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A flor típica de angiospérmica é composta por quatro tipos de folhas modificadas, tanto estrutural como fisiologicamente, para produzir e proteger os gametas. Elas são denominadas:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNCAB Órgão: MPE-RO Prova: FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista - Agronomia |
Q734667 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Respeitando os limites específicos, quanto mais a planta interceptar a radiação solar maior poderá ser a fotossíntese e, consequentemente, a produtividade. A interceptação da radiação solar está relacionada com o índice de área foliar (IAF), que, para a cultura do arroz, deve estar entre 5 e 6 para a obtenção de uma máxima produtividade. A adubação nitrogenada é o fator mais marcante no aumento do IAF da cultura do arroz, graças ao aumento do número e do tamanho, respectivamente, de:
Alternativas
Q546668 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O sucesso na germinação de uma semente está diretamente ligado a fatores intrínsecos e a fatores externos ou climáticos. Os fatores intrínsecos são determinados pelas características morfológicas e fisiológicas da semente. Já os fatores climáticos interferem nas condições ideais ou adversas para a germinação. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

A água, a temperatura, a oxigenação e a luminosidade são fatores externos que interferem diretamente na viabilidade, na germinação das sementes e no vigor das plântulas.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: D
6: E
7: C
8: C
9: E
10: C
11: C
12: E
13: C
14: E
15: C
16: E
17: E
18: A
19: A
20: C