Questões de Concurso
Sobre aptidão agrícola dos solos brasileiros em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 168 questões
( ) Drenagem: solos bem drenados e com bom teor de matéria orgânica permitem o bom desenvolvimento da cultura. Em solos mal drenados, as plantas podem morrer ou geralmente apresentam pouca produção comercial, cerca de 2 a 10 kg por planta (como a laranjeira), o que inviabiliza o cultivo.
( ) Relevo: na escolha do local de implantação de frutíferas, caso o relevo seja ondulado, é necessário que se faça patamares para facilitar a mecanização e realização das atividades diárias no pomar.
( ) Posicionamento: o pomar deve ser instalado, sempre que possível, voltado para o sul ou para o oeste (sol nascente). Essa posição favorece a maior insolação, aumentando a frutificação e, consequentemente, o tamanho dos frutos.
( ) Sanidade: as áreas escolhidas para um pomar devem estar em conformidade com a natureza, visando a integração água–ar–solo.
( ) Solos: os solos devem ser rasos, permeáveis e com baixo percentual de matéria orgânica. Sempre que possível, deve-se evitar solos com impedimentos ígneos (ex.: presença de rochas, lençol freático superficial), químico (ex.: camada com alta concentração de fósforo) e biológico (ex.: plantas rasteiras e espécimes peçonhentos).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma ação que o Sr. João pode fazer para melhorar o solo e aumentar a produção de milho.
Assinale a alternativa que descreve como as limitações influenciam a escolha do uso agrícola em solos tropicais.
Um solo maduro, bem profundo, poroso e desenvolvido, tem alta capacidade de infiltração de água e grande potencial de produzir grãos, pastagens, frutas e madeira, além de abrigar florestas nativas, é características dos:
O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) é o sistema oficial de classificação de solos do Brasil, que se propõe a ser um sistema hierárquico de classificação e consolidar a sistematização taxonômica que expresse o conhecimento para a discriminação de classes de solos identificadas no País. Assinale a alternativa que se refere ao tipo de solo cuja característica associada é o horizonte hístico:
As terras que apresentam limitações moderadas para uma produção sustentável em um determinado uso, demandando mais insumos para compensar a redução na produtividade em comparação com terras de qualidade superior, são de aptidão agrícola de classe
Julgue o item subsequente.
Os solos do tipo Argissolo Vermelho-Amarelo são ideais
para o cultivo de arroz irrigado devido à sua capacidade
de retenção de água e alta fertilidade natural,
proporcionando altos rendimentos, mesmo em condições
de seca.
Julgue o item subsequente.
Os solos do tipo Latossolo Amarelo são inadequados
para o cultivo de café devido à sua baixa fertilidade
natural e alta suscetibilidade à erosão, o que pode
resultar em perdas significativas de solo e nutrientes.
Considerando que 1mm de chuva corresponde a 1 litro de água por m² e que o coeficiente médio de escoamento superficial da cobertura (telha de barro) é de 0,8 (80%), a opção que apresenta, na sequência, o volume da cisterna, a quantidade mínima de chuva aproximada (total de chuva no período) para enchê-la totalmente (considerando que no período de chuva não se fará uso da água da cisterna), e o diagnóstico sobre se essa cisterna cheia é suficiente para suprir a demanda básica de água dessa família (considerando 7 meses de estiagem, 210 dias, uma demanda diária de 14 litros/pessoa/dia e uma perda por desperdício e evaporação de 10%) é
( ) Aumenta o impacto das gotas de chuva, protegendo o solo contra a agregação de partículas e compactação.
( ) Dificulta o escorrimento superficial, aumentando o tempo e a capacidade de infiltração da água da chuva. Como consequência, há uma significativa redução nas perdas de solo e água pela erosão.
( ) Protege a superfície do solo da ação direta dos raios solares, reduzindo a energia e a translocação, mantendo, consequentemente, maior quantidade de bactérias no solo.
( ) Reduz a amplitude hídrica e térmica, favorecendo a atividade biológica.
( ) Aumenta o teor de matéria orgânica no perfil do solo, aumentando a disponibilidade de água para as plantas, a CTC do solo e melhora suas características físicas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A visão territorial rural incorpora as dimensões econômica, social, ambiental, cultural, histórica e política, fundamentando o pensar sobre o tipo de desenvolvimento rural e incluindo, assim, mudanças na concepção de um modelo geral de desenvolvimento. Especificamente, o território rural centro-sul de Sergipe corresponde a, aproximadamente, 25% da área do Estado e apresenta condições edafoclimáticas de Mata Atlântica das Terras Baixas. Dentre os diferentes tipos de solo existentes nessa região, indique as características associadas à capacidade de uso dos cambissolos.
Conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), sistema taxonômico, multicategórico, aberto, hierárquico de solos que versa sobre a formação, atributos e classes destes, no Brasil, referente aos atributos diagnósticos do solo, corretamente caracteriza-se o caráter coeso, quando