Questões de Concurso Sobre aptidão agrícola dos solos brasileiros em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 160 questões

Q3125209 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na cultura da Cana-de-Açúcar, conforme a época de corte, a deficiência hídrica se altera para cada tipo de solo, sempre atingindo valores máximos no final de safra (período de primavera), exceto para o seguinte tipo de solo:
Alternativas
Q3120012 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A classificação da aptidão agrícola dos solos considera diversos fatores físicos, químicos e ambientais para determinar suas limitações de uso.
Assinale a alternativa que descreve como as limitações influenciam a escolha do uso agrícola em solos tropicais.
Alternativas
Q2934084 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As classes de aptidão referem-se ao grau de intensidade com que as limitações afetam o uso das terras. Leia com atenção as afirmativas a seguir e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) CLASSE BOA: terras sem limitações significativas para a produção sustentada de um determinado tipo de utilização, observando-se o nível de manejo considerado. As restrições ao uso são mínimas, não reduzindo a produtividade ou os benefícios e, não aumentam a necessidade de insumos acima de um nível aceitável.

( ) CLASSE REGULAR: terras com limitações moderadas para a produção sustentada de um determinado tipo de utilização, observando-se o nível de manejo considerado. As limitações já reduzem a produtividade ou os benefícios, elevando a necessidade de uso de insumos.

( ) CLASSE RESTRITA: terras nas quais as limitações são tão fortes que impedem a produção sustentada do tipo de utilização considerado.

( ) CLASSE INAPTA: terras que apresentam limitações fortes para a produção sustentada de um determinado tipo de utilização, observadas as condições do manejo considerado. As limitações reduzem consideravelmente a produtividade ou os benefícios, ou então, aumentam os insumos necessários de tal maneira que os custos só seriam justificados marginalmente.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Engenheiro Agrônomo |
Q2909956 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A classificação técnica das terras segundo sua aptidão de uso é uma poderosa ferramenta na orientação dos agricultores para o correto uso do solo.


Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Engenheiro Agrônomo |
Q2894826 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A aplicação de defensivos agrícolas em solos de agricultura com alta tecnologia, a presença de resíduos orgânicos, inorgânicos urbanos, inorgânicos industriais, fertilizantes, corretivos, irrigação com água contaminada e deposição atmosférica podem contribuir para o aumento anormal nos teores dos elementos associados com poluição e toxidez do solo, denominados:

Alternativas
Q2880201 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Representa as células elementares de informação e análise para o zoneamento ecológico-econômico. Contém atributos ambientais que permitem diferenciá-la de suas vizinhas, ao mesmo tempo que possui vínculos dinâmicos que a articulam a uma complexa rede integrada por outras. De acordo com Becker e Egler (1996), o texto trata do conceito de Unidade
Alternativas
Q2880196 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A respeito da viabilidade de melhoramento das condições agrícolas das terras, de acordo com o sistema brasileiro de avaliação da aptidão agrícola das terras, é correto afirmar que
Alternativas
Q2880195 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No sistema brasileiro de avaliação da aptidão agrícola das terras, são apresentadas as seguintes classes de terras
Alternativas
Q2730924 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O Estado de Mato Grosso apresenta sensíveis variedades de clima, e nos deparamos com situações de excesso e escassez de água. Contudo, quando houver o excesso de água e a drenagem natural não for satisfatória, o profissional pode tomar decisões que possibilitem o cultivo.

Acerca da importância da utilização da drenagem nas áreas agrícolas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2701159 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A amostragem do solo é a base para o uso racional, sustentável e econômico dos solos, por meio da recomendação correta de fertilizantes e corretivos, que, por sua vez, serão responsáveis por parte considerável da produtividade da cultura de interesse. A partir de uma amostragem correta do solo, é feita a análise dos atributos químicos, uma técnica de rotina utilizada para avaliação de sua fertilidade.

ARRUDA, Murilo Rodrigues de. et. al. Amostragem e cuidados na coleta de solo para fins de fertilidade. Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, 2014.

Analise as seguintes afirmações e em seguida marque a opção correta:

I. Manter o nível de fertilidade ao nível considerado adequado de certa área amostrada;

II. Predizer a probabilidade de se obter respostas lucrativas com o uso adequado de corretivos e fertilizantes;

III. Servir de base para a recomendação da quantidade de fertilizantes, formulados ou não, e corretivos da acidez do solo (calcário ou escórias) a aplicar;

IV. Avaliar o estado atual de fertilidade de uma propriedade ou talhão de uma localidade, com o uso de sumários de análises de solo com o objetivo de mapear a área e sua aptidão de uso da terra.

Estão Corretas:

Alternativas
Q2701157 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No sistema de plantio direto, a preparação do solo, feita com a dessecação química da vegetação existente na área, deve ser realizada próxima da semeadura, podendo ser feita antes ou depois.

SILVA José Geraldo da. Manejo do Solo. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. EMBRAPA, Fortaleza, 2019.

Sendo assim, marque a opção correta que contém os equipamentos agrícolas de preparo do solo antes do plantio:

Alternativas
Q2693703 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Com base no Manual de adubação e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sobre o sistema de recomendação de calagem e adubação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O principal objetivo do sistema é a utilização racional de corretivos da acidez e de fertilizantes em quantidade, fonte, forma e época de aplicação, visando, dessa forma, a manutenção da acidez e dos teores de nutrientes do solo em níveis adequados para as culturas, otimizando o retorno econômico.

( ) O sucesso da calagem e adubação para uma cultura ou um sistema de produção depende, antes da própria manipulação da fertilidade do solo, da observação de princípios básicos de escolha de locais apropriados para o cultivo e o uso de um conjunto de técnicas de manejo recomendadas.

( ) As recomendações e corretivos da acidez e de fertilizantes pressupõem o estabelecimento das doses, dos momentos, das fontes e das formas adequadas para a aplicação.

Alternativas
Q2635495 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A visão territorial rural incorpora as dimensões econômica, social, ambiental, cultural, histórica e política, fundamentando o pensar sobre o tipo de desenvolvimento rural e incluindo, assim, mudanças na concepção de um modelo geral de desenvolvimento. Especificamente, o território rural centro-sul de Sergipe corresponde a, aproximadamente, 25% da área do Estado e apresenta condições edafoclimáticas de Mata Atlântica das Terras Baixas. Dentre os diferentes tipos de solo existentes nessa região, indique as características associadas à capacidade de uso dos cambissolos.

Alternativas
Q2635493 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), sistema taxonômico, multicategórico, aberto, hierárquico de solos que versa sobre a formação, atributos e classes destes, no Brasil, referente aos atributos diagnósticos do solo, corretamente caracteriza-se o caráter coeso, quando

Alternativas
Q2634971 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No Brasil há grande diversidade dos fatores de formação dos solos (material de origem, clima, relevo, organismos vivos e tempo cronológico), de modo que isto se reflete também em grande variedade dos processos que irão originar os solos em nosso território. De acordo com as características de cada solo, assinale CORRETAMENTE a alternativa que completa as frases:


I. _______________ são solos com cores acinzentadas.

II. _______________ são solos com acumulação de ferro em algum horizonte, causando endurecimento.

III. ________________ são solos jovens, com razoável conteúdo de matéria orgânica e alta fertilidade química natural.

IV. _________________ são solos jovens, que formam fendas pronunciadas quando secos, com elevada fertilidade química. Tem elevada capacidade de expandir (molhados) ou contrair (secos).


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q2634843 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Assim como os demais elementos naturais do planeta, os solos são fundamentais para a estrutura natural da Terra e para todos os seres vivos. Podemos estabelecer como funções principais dos solos:


Assinale a alternativa CORRETA:


I. Sustento e manutenção das vegetações existentes no planeta: nos solos estão concentrados os nutrientes e a água necessários para as vegetações.

II. Prática da agropecuária: as atividades pertinentes à agropecuária são diretamente dependentes dos tipos e características dos solos.

III. Participação direta no ciclo hidrológico: os solos são fundamentais no processo de armazenamento e escoamento da água.

IV. Provimento de nutrientes e matéria orgânica: nos solos são realizadas reciclagem de nutrientes e formação de matéria orgânica de forma natural.

V. Fornecimento de materiais: os solos fornecem materiais para as edificações construídas pelos seres humanos.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2634842 Engenharia Agronômica (Agronomia)

São formados por materiais com espessura entre 0,002 mm e 0,05 mm, o que caracteriza uma granulometria intermediária entre a areia (mais grossa) e a argila (mais fina). Apresentam uma característica em comum com os solos arenosos: a sua suscetibilidade à erosão, uma vez que são constituídos por material com elevado nível de desagregação.


A descrição refere-se à:

Alternativas
Q2625794 Engenharia Agronômica (Agronomia)

É correto afirmar:

Alternativas
Q2612515 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um solo maduro, bem profundo, poroso e desenvolvido, tem alta capacidade de infiltração de água e grande potencial de produzir grãos, pastagens, frutas e madeira, além de abrigar florestas nativas, é características dos:

Alternativas
Q2612465 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) é o sistema oficial de classificação de solos do Brasil, que se propõe a ser um sistema hierárquico de classificação e consolidar a sistematização taxonômica que expresse o conhecimento para a discriminação de classes de solos identificadas no País. Assinale a alternativa que se refere ao tipo de solo cuja característica associada é o horizonte hístico:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: E
5: E
6: B
7: C
8: A
9: D
10: A
11: B
12: A
13: B
14: D
15: A
16: E
17: B
18: B
19: A
20: E