Questões de Concurso Sobre aptidão agrícola dos solos brasileiros em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 168 questões

Q3286190 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando a otimização dos recursos e a diversificação das atividades na propriedade, assinale o sistema que integra, numa única área, diferentes finalidades (lavoura, pecuária, floresta), objetivando maximizar a utilização dos meios de produção.
Alternativas
Q3263250 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As plantas frutíferas são espécies que se adaptam bem a vários locais de cultivo, porém, alguns fatores devem ser atendidos para que elas tenham condições de se desenvolver adequadamente, expressando o máximo potencial produtivo. Sobre os principais fatores observados na escolha do local para implantação do pomar, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Drenagem: solos bem drenados e com bom teor de matéria orgânica permitem o bom desenvolvimento da cultura. Em solos mal drenados, as plantas podem morrer ou geralmente apresentam pouca produção comercial, cerca de 2 a 10 kg por planta (como a laranjeira), o que inviabiliza o cultivo.

( ) Relevo: na escolha do local de implantação de frutíferas, caso o relevo seja ondulado, é necessário que se faça patamares para facilitar a mecanização e realização das atividades diárias no pomar.

( ) Posicionamento: o pomar deve ser instalado, sempre que possível, voltado para o sul ou para o oeste (sol nascente). Essa posição favorece a maior insolação, aumentando a frutificação e, consequentemente, o tamanho dos frutos.

( ) Sanidade: as áreas escolhidas para um pomar devem estar em conformidade com a natureza, visando a integração água–ar–solo.

( ) Solos: os solos devem ser rasos, permeáveis e com baixo percentual de matéria orgânica. Sempre que possível, deve-se evitar solos com impedimentos ígneos (ex.: presença de rochas, lençol freático superficial), químico (ex.: camada com alta concentração de fósforo) e biológico (ex.: plantas rasteiras e espécimes peçonhentos).



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3181083 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Sr. João planta milho em seu terreno há muitos anos. Ele percebeu que, a cada ano, a colheita diminui e o solo fica mais fraco.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma ação que o Sr. João pode fazer para melhorar o solo e aumentar a produção de milho.
Alternativas
Q3191702 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Qual é a técnica utilizada em terrenos inclinados que possibilita seu cultivo, minimizando a perda de solo e água devido à erosão, e prevenindo a formação de sulcos e ravinas no terreno?
Alternativas
Q3125209 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na cultura da Cana-de-Açúcar, conforme a época de corte, a deficiência hídrica se altera para cada tipo de solo, sempre atingindo valores máximos no final de safra (período de primavera), exceto para o seguinte tipo de solo:
Alternativas
Q3120012 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A classificação da aptidão agrícola dos solos considera diversos fatores físicos, químicos e ambientais para determinar suas limitações de uso.
Assinale a alternativa que descreve como as limitações influenciam a escolha do uso agrícola em solos tropicais.
Alternativas
Q2612515 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um solo maduro, bem profundo, poroso e desenvolvido, tem alta capacidade de infiltração de água e grande potencial de produzir grãos, pastagens, frutas e madeira, além de abrigar florestas nativas, é características dos:

Alternativas
Q2612465 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) é o sistema oficial de classificação de solos do Brasil, que se propõe a ser um sistema hierárquico de classificação e consolidar a sistematização taxonômica que expresse o conhecimento para a discriminação de classes de solos identificadas no País. Assinale a alternativa que se refere ao tipo de solo cuja característica associada é o horizonte hístico:

Alternativas
Q2570929 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As classes de aptidão agrícola dos solos expressam a aptidão agrícola das terras para um determinado tipo de utilização, com um nível de manejo definido, dentro do subgrupo de aptidão. Elas refletem o grau de intensidade com que as limitações afetam as terras, sendo definidas em termos de graus, referentes aos fatores limitantes mais significativos, os quais definem as condições agrícolas das terras.

As terras que apresentam limitações moderadas para uma produção sustentável em um determinado uso, demandando mais insumos para compensar a redução na produtividade em comparação com terras de qualidade superior, são de aptidão agrícola de classe
Alternativas
Q2558117 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente.


Os solos do tipo Argissolo Vermelho-Amarelo são ideais para o cultivo de arroz irrigado devido à sua capacidade de retenção de água e alta fertilidade natural, proporcionando altos rendimentos, mesmo em condições de seca. 

Alternativas
Q2558092 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente.


Os solos do tipo Latossolo Amarelo são inadequados para o cultivo de café devido à sua baixa fertilidade natural e alta suscetibilidade à erosão, o que pode resultar em perdas significativas de solo e nutrientes. 

Alternativas
Q2525322 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Atualmente, a utilização de cisternas para captação de águas pluviais é uma realidade mitigadora da escassez desse indispensável recurso, principalmente no Semi Árido brasileiro. Na residência de uma família de pequenos agricultores (4 pessoas) da Microrregião do Seridó/RN, foi construída uma cisterna cilíndrica de placas, com as seguintes dimensões: Diâmetro (D) = 3,0 m; Altura (h) = 2,60m. A área de captação da chuva é o telhado retangular da própria casa, que mede 6 m de largura por 11m de comprimento.
Considerando que 1mm de chuva corresponde a 1 litro de água por m² e que o coeficiente médio de escoamento superficial da cobertura (telha de barro) é de 0,8 (80%), a opção que apresenta, na sequência, o volume da cisterna, a quantidade mínima de chuva aproximada (total de chuva no período) para enchê-la totalmente (considerando que no período de chuva não se fará uso da água da cisterna), e o diagnóstico sobre se essa cisterna cheia é suficiente para suprir a demanda básica de água dessa família (considerando 7 meses de estiagem, 210 dias, uma demanda diária de 14 litros/pessoa/dia e uma perda por desperdício e evaporação de 10%) é 
Alternativas
Q2485548 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem. A palhada representa um ponto fundamental do plantio direto e desempenha algumas funções. Em relação a elas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aumenta o impacto das gotas de chuva, protegendo o solo contra a agregação de partículas e compactação.
( ) Dificulta o escorrimento superficial, aumentando o tempo e a capacidade de infiltração da água da chuva. Como consequência, há uma significativa redução nas perdas de solo e água pela erosão.
( ) Protege a superfície do solo da ação direta dos raios solares, reduzindo a energia e a translocação, mantendo, consequentemente, maior quantidade de bactérias no solo.
( ) Reduz a amplitude hídrica e térmica, favorecendo a atividade biológica.
( ) Aumenta o teor de matéria orgânica no perfil do solo, aumentando a disponibilidade de água para as plantas, a CTC do solo e melhora suas características físicas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2479294 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Sistema Plantio Direto (SPD) surgiu no Paraná, na década de 1970, como alternativa para solução do problema de degradação do solo e das fontes de água que vinha ocorrendo por causa do uso do sistema de plantio convencional. Os resultados do SPD foram tão positivos que acabou se espalhando para o Brasil, inclusive a região do cerrado. Quais são as premissas do SPD? 
Alternativas
Q2464200 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A adoção do SPD é suficiente para garantir a conservação do solo e da água? 
Alternativas
Q2464199 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação ao plantio direto não é correto afirmar:
Alternativas
Q2464196 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A grande área da superfície das raízes e a sua capacidade em absorver da solução do solo íons inorgânicos em baixas concentrações, fazem da absorção mineral pelas plantas um processo muito eficaz (Taiz e Zeiguer 2009). Em relação à nutrição mineral de plantas não é correto afirmar:
Alternativas
Q2416445 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando a recomendação de adubação de nitrogênio (N) para a cultura do trigo, conforme o Manual de Adubação e de Calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2635495 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A visão territorial rural incorpora as dimensões econômica, social, ambiental, cultural, histórica e política, fundamentando o pensar sobre o tipo de desenvolvimento rural e incluindo, assim, mudanças na concepção de um modelo geral de desenvolvimento. Especificamente, o território rural centro-sul de Sergipe corresponde a, aproximadamente, 25% da área do Estado e apresenta condições edafoclimáticas de Mata Atlântica das Terras Baixas. Dentre os diferentes tipos de solo existentes nessa região, indique as características associadas à capacidade de uso dos cambissolos.

Alternativas
Q2635493 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), sistema taxonômico, multicategórico, aberto, hierárquico de solos que versa sobre a formação, atributos e classes destes, no Brasil, referente aos atributos diagnósticos do solo, corretamente caracteriza-se o caráter coeso, quando

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: B
5: A
6: B
7: A
8: E
9: C
10: E
11: E
12: C
13: A
14: B
15: B
16: C
17: E
18: E
19: B
20: D