Questões de Concurso Sobre bioquímica da transmissão gênica em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 38 questões

Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Agronomia |
Q2760455 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Plantas regeneradas de cultura de tecidos (in vitro) são fenotípica e geneticamente idênticas à que lhes deu origem. Entretanto, pode ocorrer variabilidade, de natureza genética, epigenética ou fisiológica. O termo adotado para descrever este tipo de variabilidade proveniente do cultivo in vitro é:

Alternativas
Q2232874 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A proporção genética da variabilidade total é denominada herdabilidade. Existem diversos fatores que afetam a herdabilidade, como a característica de interesse, o método de estimação, a variabilidade na população, o nível de endogamia da população, o tamanho da amostra avaliada, o número e o tipo de ambientes considerados, a unidade experimental e a precisão na condução do experimento e da coleta de dados. Entre os métodos de cálculo da herdabilidade, alguns a calculam no sentido amplo, e outros, no sentido restrito. Um melhorista deseja fazer o cálculo da herdabilidade no sentido restrito. Sendo assim, qual das seguintes fórmulas ele deve usar? 
Alternativas
Q2125411 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Qual é o elemento responsável pela formação de folhagem do vegetal e que atua na síntese de proteínas? Sabendo-se que sua falta torna a planta amarelada. 
Alternativas
Q1734894 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Sistema Nacional de Sementes e Mudas objetiva garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação e de reprodução vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o território nacional. Assinale a alternativa que apresenta o material de reprodução vegetal obtido a partir de processo de melhoramento de plantas, sob a responsabilidade e controle direto do seu obtentor ou introdutor, mantida as suas características de identidade e pureza genéticas.
Alternativas
Q1703816 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os principais problemas genéticos na fase de florescimento da lavoura do milho são a antracnose, a helmintosporiose, a diplodia e, mais recente nas últimas safras na Região Sul, a mancha branca.

II. Um dos objetivos do manejo integrado de pragas é aumentar o uso de agrotóxicos, o que significa uma economia ao produtor no uso de adubos químicos e um menor impacto ambiental na propriedade.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2016 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q1325054 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O impacto da biotecnologia no controle de doenças de plantas vem se consolidando no meio científico. Sobre plantas transgênicas é correto afirmar:
Alternativas
Q1174379 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As cultivares são obtidas por meio de técnicas de melhoramento genético, utilizadas por agrônomos fitomelhoristas. Uma cultivar, em se tratando de olericultura pode ser constituído por plantas pertencentes a um dos quatro seguintes tipos de agrupamento. Relacione corretamente cada uma das técnicas de melhoramento genético abaixo: I- Clone II- Linhagem III- Cultivar não-Híbrida IV- Híbrido ( ) Grupo de plantas que apresenta pequenas diferenças genéticas (genótipos distintos), porém mantém características agronômicas comuns (fenótipos semelhantes) pelas quais o grupo é identificado. É o caso do pepino tipo caipira selecionado por olericultores a partir de populações heterogêneas tradicionalmente cultivadas nas propriedades rurais. ( ) Conjunto de plantas geneticamente idênticas e originárias de uma única planta-matriz propagada assexuadamente, ou seja, sem utilização de semente botânica. Exemplos de cultivares propagada vegetativamente, de alho, batata, couve-manteiga, morango e mandioquinha-salsa. ( ) Conjunto de plantas altamente uniforme, de modo geral obtidas pelo cruzamento controlado entre duas linhagens compatíveis escolhidas, mantidas autofecundação induzida. Atualmente há tendências para o lançamento de sementes de primeira geração, após o cruzamento de brássicas, particularmente de repolho, couve-flor e brócolis. Também se nota essa tendência no caso do tomate, pepino e pimentão. ( ) Grupo de plantas com aparência muito uniforme, propagadas por via sexual, cujas características são mantidas por seleção, tendo um padrão em vista. Originalmente, esse tipo de cultivar é obtido por autofecundação induzida. Exemplo cultivares de algumas hortaliças propagadas por sementes. Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: IDAM Prova: IBFC - 2019 - IDAM - Engenheiro Agrônomo |
Q1085264 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A erosão genética se refere à perda da informação genética contida nas espécies, e os efeitos negativos vão desde a perda da variabilidade até a extinção de uma espécie. A respeito do manejo integrado de pragas e doenças dentro do contexto citado anteriormente, analise as afirmativas atribuindo-lhes os valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A constante necessidade de se obter culturas agrícolas mais produtivas, resistentes a pragas e doenças, além da necessidade de se obter adaptações às diversas localidades e climas, têm levado os programas de melhoramento genético a ampliarem a base genética das espécies. ( ) Os bancos de multiplicação de sementes e mudas são a base para fornecer os materiais necessários para multiplicação de cada espécie. Estas são funções atribuídas aos denominados Bancos de Germoplasma, sendo que germoplasma se refere à informação genética contida na matéria capaz de promover o crescimento, estabelecimento e desenvolvimento da espécie em questão. ( ) As mutações são as fontes primárias da variabilidade genética. Através das mutações, uma espécie poderá formar várias outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1067114 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Todos os Organismos Geneticamente Modificados são transgênicos. Essa afirmação está
Alternativas
Q1054203 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere o texto a seguir:

A Xylella fastidiosa, causadora da clorose variegada dos citros (CVC), é uma bactéria oportunista. Tão logo infecta as laranjeiras, transmitida pela picada de um inseto, a cigarrinha, ela começa a se multiplicar e a obstruir os vasos responsáveis pelo transporte de água e nutrientes da raiz para a copa das plantas. O resultado são folhas com manchas amarelas e frutos duros e pequenos, que amadurecem mais rápido e são impróprios para a comercialização. Um grupo de pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Cordeirópolis/SP, conseguiu obter uma variedade de laranjeira resistente ao patógeno. A estratégia consistiu em introduzir no genoma da planta um gene da bactéria: o rpfF, responsável pela produção de uma proteína homônima que reduz a movimentação da Xylella. Nos testes iniciais, a diminuição da mobilidade da bactéria evitou que ela se espalhasse pela laranjeira, restringindo a colonização a poucas partes da planta.

(Revista FAPESP. Contra as pragas da citricultura. Edição 262, dez. 2017. Adaptado)

Assim, é correto afirmar que o texto trata

Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958452 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Dadas as seguintes afirmativas sobre Bancos de Germoplasma, julgue as seguintes sentenças:

(1) Atualmente, com o desenvolvimento das técnicas de biotecnologia, é possível isolar genes de qualquer espécie e transferi-los para a planta a ser melhorada. Por isso, qualquer organismo, mesmo microrganismos ou animais, pode doar genes e fazer parte do germoplasma de uma espécie.

(2) Uma das tarefas mais importantes dentro dos programas de melhoramento é a conservação do germoplasma. O germoplasma conservado serve como um reservatório de genes aos quais os melhoristas podem acessar quando precisam resolver problemas específicos, tal como a resistência a uma doença. O local onde o germoplasma é conservado é chamado de Banco de Germoplasma.

(3) De acordo com o tipo de amostra, os bancos de germoplasma podem ser divididos em: bancos de sementes, bancos de campo, bancos in vitro e bancos in situ.

(4) Existem diferentes tipos de germoplasma que podem ser utilizados como fonte de variabilidade nos programas de melhoramento de plantas, tais como: Centros de diversidade, Centros de cultivo e Programas de Melhoramento.

É correto o que se afirma:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958451 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Germoplasma pode ser definido como o conjunto de genótipos de uma espécie, considerada como um todo. Dadas as seguintes afirmativas sobre Banco de Germoplasma, julgue as sentenças:

(1) Unidade conservadora de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro.

(2) Pode ser classificado em coleções de Base, em coleções Ativas, em coleções Nucleares e coleções de Trabalho.

(3) O intercâmbio com outras instituições não faz parte das atividades dos Bancos de Germoplasma.

(4) Os Bancos in situ são coleções de germoplasma conservadas no local de origem.

É correto o que se afirma:

Alternativas
Q914001 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No Brasil atualmente são cultivadas plantas geneticamente modificadas como soja, milho, algodão, feijão, cana-de-açúcar, eucalipto. Sobre engenharia genética, legislação sobre organismos modificados (OGMs) e aplicações na agricultura, estão corretas as afirmativas à EXCEÇÃO de:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FCM Órgão: IF-RJ Prova: FCM - 2017 - IF-RJ - Engenheiro Agrônomo |
Q799589 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as técnicas de extração de DNA microbiano do solo e técnicas moleculares, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q763140 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca da obtenção de plantas transgênicas pelo emprego dos métodos de biolística (ou bombardeamento) e eletroporação, julgue o item que se segue.

O processo de eletroporação induz a formação de poros irreversíveis nas membranas citoplasmáticas, o que permite a entrada de ácidos nucleicos nas células vegetais.

Alternativas
Q763139 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca das características e funções de organelas plastidiais como os cloroplastos, julgue o seguinte item.

A ausência de cloroplastos nos gametas masculinos de uma planta diminui a dispersão do gene por meio do pólen.

Alternativas
Q763138 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca das características e funções de organelas plastidiais como os cloroplastos, julgue o seguinte item.

A presença de múltiplas cópias de cromossomos em plastídios contribui para o aumento do número de inserções gênicas e do nível de expressão de proteínas exógenas em uma planta.

Alternativas
Q763137 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca das características e funções de organelas plastidiais como os cloroplastos, julgue o seguinte item.

O fato de não haver recombinação gênica homóloga em plantas impede que o DNA exógeno seja inserido em sítios específicos dos cromossomos plastidiais.

Alternativas
Q763136 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca das características e funções de organelas plastidiais como os cloroplastos, julgue o seguinte item.

A inserção de genes exógenos no genoma do plastídio de uma planta transgênica permite a expressão desses genes em tecidos ricos em cloroplastos como os parênquimas aquífero e amilífero.

Alternativas
Q763131 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o próximo item, a respeito da técnica de micropropagação ou propagação clonal para o cultivo de tecidos vegetais.

Plantas geradas a partir de micropropagação devem ser estéreis para que se evite a reprodução e a dispersão de seus genes no meio ambiente.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: D
6: E
7: D
8: A
9: C
10: E
11: E
12: D
13: D
14: A
15: E
16: C
17: C
18: E
19: E
20: E