Questões de Concurso Sobre conservação de recursos naturais em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 254 questões

Ano: 2025 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2025 - USP - Auxiliar de Laboratório |
Q3298968 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo das pastagens deve ser feito de forma a evitar a contaminação ambiental por dejetos aplicados no solo. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada com um plano de manejo de dejetos.
Alternativas
Q3286200 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A agricultura sustentável deve considerar fatores que garantam a conservação ambiental. Nesse sentido, um dos principais desafios para um modelo sustentável é:
Alternativas
Q3284216 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito da coleta de germoplasma, julgue o item seguinte. 


A coleta de germoplasma, que está diretamente relacionada aos processos de conservação in situ, é uma das formas de enriquecimento das coleções. 

Alternativas
Q3241889 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que apresenta uma ordem de ações lógicas a serem seguidas para a elaboração de um bom projeto agropecuário.
Alternativas
Q3241888 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação ao uso sustentável dos recursos naturais renováveis, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3238243 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O termo que se refere à máxima quantidade de atividades humanas ou de uso de recursos naturais que uma determinada área pode suportar sem que ocorra degradação ambiental ou comprometimento da qualidade do ambiente é conhecido como
Alternativas
Q3238240 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando o funcionamento e os objetivos do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3226292 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca de sistema agroflorestal e de técnicas de restauração ambiental de ambientes agrícolas degradados, julgue o seguinte item.


A restauração de fragmentos florestais, matas ciliares e outros ecossistemas em um sistema agroflorestal apresenta alta viabilidade econômica, por meio da produção agrícola, somente após a consolidação do clímax florestal, em média 10 anos após o início dos plantios. 

Alternativas
Q3226230 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos sistemas agroflorestais, julgue o item seguinte.


O controle de erosão hídrica em sistemas agroflorestais pode ser observado: pela redução de erosão por salpico em decorrência da presença de vegetação multiestratificada e de acúmulos de serrapilheira; pelo aumento de capacidade de infiltração devido ao constante suprimento de matéria orgânica, resultando em maior atividade biológica do solo; e pela diminuição de escoamento devido à integração de faixas de infiltração, composto por gramíneas, vegetação arbustiva e arbórea. 

Alternativas
Q3226228 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos sistemas agroflorestais, julgue o item seguinte.


O uso de sistemas agroflorestais pode causar diversos impactos na qualidade do solo, como: manutenção do teor de matéria orgânica; melhoria de propriedades físicas; redução de acidez; utilização e ciclagem de nutrientes presentes em camadas mais profundas do perfil do solo; proteção contra erosão pela redução de impactos de gotas de água no solo; e melhor aproveitamento de água no sistema. 

Alternativas
Q3219699 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O ZARC é uma ferramenta de avaliação de riscos climáticos que subsidia ações de política pública no que tange à aplicação de recursos em campo e liberação de seguro agrícola. Referente ao ZARC, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Dados sobre solos, cultivares e ciclos e dados ano a ano de precipitação pluviométrica compõem a base de dados para seu entendimento e aplicação.
( ) O agrupamento dos solos em três classes texturais, de acordo com o triângulo textural, conferiu robustez e aplicação em escala dos resultados, havendo necessidade de ajuste apenas das culturas e seus ciclos.
( ) Quanto maior o ciclo de uma cultura, menor é a janela de posicionamento em campo dentro das condições de contorno estabelecidas no ZARC, uma vez que maiores são os riscos de ela passar por déficit hídrico.
( ) O Índice de Satisfação de Necessidade de Água (ISNA) é uma das variáveis de saída consideradas pelo ZARC.
( ) Dados diários de chuva, temperatura e evaporação potencial ao longo de uma estação de crescimento são a base de dados meteorológicos para aplicação no ZARC.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3219680 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), analise as assertivas a seguir:

I. É direcionado para cultivos tanto em sequeiro como irrigados, aplicando-se os mesmos critérios para as culturas, uma vez que a fisiologia não é alterada.
II. Para a cultura da soja, ele indica áreas e épocas de semeadura com menor risco climático à cultura.
III. Os resultados gerados consideram o manejo agronômico adequado para o bom desenvolvimento, crescimento e produtividade da cultura, compatível com as condições de cada localidade.
IV. Para cultivos de grãos em geral, ele leva em conta o teor de argila do solo, tendo como classificação solos de textura argilosa, média e arenosa.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3210632 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando as principais árvores ornamentais usadas no paisagismo urbano do Estado de São Paulo, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome popular, o nome científico, a cor da floração, o tipo de porte e uma observação relevante sobre a espécie.
Alternativas
Q3210631 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A arborização de passeios em vias públicas deve considerar uma série de parâmetros técnicos e ambientais para garantir o desenvolvimento saudável das árvores e a segurança de pedestres e veículos.
Assinale a alternativa que apresenta critérios fundamentais que devem ser priorizados para evitar conflitos com infraestruturas urbanas subterrâneas e garantir a manutenção a longo prazo da arborização urbana. 
Alternativas
Q3210630 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que apresenta as considerações mais relevantes na definição de canteiros e faixas permeáveis para a implantação da arborização em vias públicas.
Alternativas
Q3199720 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Planejamento Ambiental é um instrumento da Política Ambiental, que estabelece as diretrizes visando ao desenvolvimento sustentável do Município de SINOP, devendo observar, dentre outros, o seguinte princípio específico:
Alternativas
Q3196734 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Espécies arbóreas utilizadas na rápida recomposição de matas ciliares são:
Alternativas
Q3176645 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Referente ao manejo e conservação dos solos agrícolas, analise as assertivas a seguir:


I. O sistema plantio direto tem por premissas a manutenção do solo com cobertura vegetal ao longo de todo o ano, o revolvimento do solo apenas uma vez ao ano e a realização de rotação/diversificação de culturas na escala espaço/temporal.

II. Uma das formas eficientes de se aumentar os teores de matéria orgânica dos solos é adicionando matéria orgânica em superfície, incorporando-a para reduzir as perdas.


III. Para a região de Tangará, com clima do tipo As, de acordo com Köppen, quanto menor o revolvimento do solo e maior o aporte de carbono, mais rapidamente será o aumento da CTC dos solos.


IV. Pelas condições de chuva de alta erodibilidade que ocorrem na região de Tangará da Serra, e com os solos extremamente erosivos, proteger o solo é fator chave para reduzir a erosividade deles.



Quais estão INCORRETAS?



Alternativas
Q3176644 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente aos princípios que norteiam o manejo e conservação dos solos voltadas para a agricultura conservacionista, assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos.

( ) Diversificação e complexação de sistemas agrícolas produtivos como sistemas agropastoris, agroflorestais e agrossilvipastoris.
( ) Manejo integrado de pragas, patógenos e de plantas daninhas priorizando aplicações em conjuntos dos defensivos de forma “calendarizada”, a fim de reduzir a pressão de inóculo e o tráfego de máquinas.
( ) Redução da mobilização de solo com implementos de preparo primário.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176642 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao manejo e conservação dos solos voltados, analise as assertivas a seguir:

I. Para regiões com chuvas de alta erosividade e solos de significativa erodibilidade, a tomada de decisão relativa à necessidade de implantação de práticas conservacionistas complementares à cobertura do solo deveria levar em conta a aplicação de métricas de perda de solo ou da estimativa do comprimento crítico do declive.
II. Quanto maior a declividade do terreno e quanto maior o comprimento de rampa mais pertos devem ser instalados os terraços.
III. O uso de semeadura “morro acima, morro abaixo” é uma estratégia conservacionista de manejo do solo, uma vez que reduz o tráfego de máquinas na lavoura, reduzindo a compactação dos solos.
IV. O uso da técnica de mulching horizontal foi e ainda é uma importante ferramenta aplicada na agricultura conservacionista, reduzindo significativamente as perdas de solo e água em nível de lavoura, independentemente do seu tamanho.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: D
6: C
7: B
8: E
9: C
10: C
11: A
12: B
13: E
14: E
15: C
16: C
17: B
18: D
19: B
20: A