Questões de Concurso Sobre cultura dos cereais em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 297 questões

Q3300944 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As culturas são divididas em duas categorias: as grandes culturas e a horticultura. As grandes culturas ocupam áreas extensas, que são plantadas extensivamente e de forma mecanizada.

Assinale a opção que indica apenas produtos de grandes culturas. 
Alternativas
Q3208847 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O arroz, um grão rico em amido, é um pilar da dieta de metade da população mundial. Em produções intensivas, requer atenção às necessidades nutricionais da cultura para obter-se altos rendimentos. A exigência nutricional do arroz é determinada por vários fatores, como condições climáticas, tipo de solo, cultivar plantada, produtividade esperada e práticas culturais adotadas.

Analise as afirmativas a seguir em relação ao arroz:

I. Quando a dose de N a aplicar em cobertura for menor do que 50 kg N/ha, pode-se proceder uma única aplicação no início da diferenciação do primórdio floral.
II. De modo geral, recomenda-se aplicar 1,0 t/ha de calcário para correção da acidez do solo para a cultura do arroz sob inundação, a fim de elevar o pH do solo entre 6,0 e 6,5.
III. No caso de plantio de arroz pré-germinado, os fertilizantes fosfatados e potássicos devem ser aplicados em cobertura, 30 dias após a semeadura.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3196735 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sementes de soja cuja massa fresca é 0,3 kg e a massa seca é 2550 miligramas tem umidade igual a:
Alternativas
Q3196722 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Trato cultural obrigatório na produção de grãos de soja é:
Alternativas
Q3195479 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre o cultivo do milho (Zea mays), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3176631 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A estimativa de produtividade das culturas pode ser realizada muito antes da implantação delas em campo. Para isso, há uma série de parâmetros de ambiente e de cultura que são conhecidos e, assumindo algumas condições de contorno, é possível realizar algumas previsões baseadas em modelagens matemáticas. Diante disso, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto aos componentes de rendimento importantes para a realização dessas aproximações nas diferentes culturas.

( ) Uma das principais variáveis a serem consideradas é população de plantas a ser estabelecida na área.
( ) Para o caso da soja, o número de legumes e de grãos por legume são variáveis importantes a serem consideradas.
( ) O peso de mil grãos é fator decisivo para estimativa da produtividade de uma cultivar.
( ) Para o caso da cultura do milho, o diâmetro do sabugo que compõe a espiga é fator-chave para determinação do rendimento, uma vez que é preciso descontar seu peso.
( ) Em se tratando de feijão, o diâmetro médio dos grãos deve ser levado em conta para a correção do peso de mil grãos, uma vez que a densidade tem relação com o volume ocupado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3176624 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O sorgo é uma das culturas com grande potencial de produção de grãos e biomassa, sendo uma cultura com enorme potencial de uso em áreas recém-convertidas para lavoura, bem como em regiões com menores volumes de precipitação. Referente à cultura do sorgo, analise as assertivas a seguir:

I. Entre os macronutrientes primários, os de maior demanda pela cultura são o nitrogênio e o potássio.
II. É uma cultura que tem seu potencial de uso especificamente para produção de grãos.
III. Quanto maior o espaçamento entre linhas, maior é a resposta produtiva dos materiais disponíveis no mercado, sendo que o melhor espaçamento entre linhas é de 100 cm.
IV. Em função da sua elasticidade e rusticidade, é uma cultura que não exige investimentos em fertilizantes e corretivos de solo.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3176621 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à cultura da soja, analise as assertivas a seguir:

I. A temperatura do ar e o fotoperíodo são fatores que definem a floração da cultura, ou seja, a mudança do estádio vegetativo-reprodutivo.
II. Referente ao fotoperíodo, os materiais em campo podem ser classificados como de dias curtos, longos e neutros.
III. Materiais de dias curtos florescem em fotoperíodos menores do que um máximo crítico.
IV. Semeaduras no início da janela definida pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) podem ser com materiais do Grupo de Maturação Relativa (GMR) menor, ao passo que semeaduras mais para o fim da janela definida pelo ZARC requerem materiais com GMR maior.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176619 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à avaliação do estado nutricional da cultura do milho, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o elemento deficiente à sua forma de apresentação.

Coluna 1
1. Potássio.
2. Magnésio.
3. Ferro.
4. Zinco.

Coluna 2
( ) Faixas brancas ou amareladas entre a nervura principal e as bordas. As folhas novas que se desenrolam na região do crescimento são esbranquiçadas. Os internódios são curtos.
( ) Clorose internerval em toda a extensão da lâmina foliar, permanecendo verde apenas as nervuras.
( ) Amarelecimento nas margens das folhas mais velhas, seguido de amarelecimento entre as nervuras dando aspecto de estrias.
( ) Clorose nas pontas e margens das folhas mais velhas, seguida por secamento, necrose e dilaceração do tecido.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3176614 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O milho é um dos principais cereais cultivados no mundo. No Brasil, sua importância está em diferentes cadeias produtivas, sendo uma matéria-prima fundamental na formulação de rações. Referente à cultura do milho, analise as assertivas a seguir:

I. Assim como a cultura da soja, o milho responde bem em qualquer latitude e altitude, sendo que as condições de clima mais bem adaptadas à cultura são aquelas com dias e noites quentes, longas e com alta taxa de transpiração.
II. Quanto mais longo for o ciclo do genótipo escolhido, maiores são as chances de menor produtividade, uma vez que quanto mais longo o ciclo, menor é a disponibilidade de recursos do meio para manter a expectativa de produtividade alta.
III. Os nutrientes nitrogênio e potássio são os dois com maior demanda de extração pela cultura.
IV. No que se refere à exportação de nutrientes via grão, os mais requeridos são o fósforo, o nitrogênio e o enxofre.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3191704 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o período ideal para o plantio de milho varia conforme a região e o tipo de milho a ser cultivado. Para a maioria das áreas, especialmente para o cultivo de milho de segunda safra (safrinha), das alternativas presentes, qual é o melhor intervalo recomendado para o plantio?
Alternativas
Q3102662 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cultura do trigo é uma atividade agrícola de grande importância econômica e alimentar, que envolve diversos processos, desde a preparação do solo até a colheita. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à principal característica visual da deficiência de manganês (Mn) na cultura do trigo.
Alternativas
Q3064795 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre características botânicas.
1. A soja é uma planta herbácea pertencente à família das Leguminosas, subfamília das Papilionáceas, e à tribo das Faseoláceas.
2. O milho é uma planta que pertence à família Gramineae/Poaceae.
3. O feijão comum é uma planta anual herbácea, pertencente à família Leguminosae, sub-família Faboideae, gênero Phaseolus.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064793 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considera-se uma temperatura adequada e segura para secagem de sementes de soja:
Alternativas
Q3053534 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em um experimento realizado no Cerrado de Roraima, buscou-se avaliar um método de inoculação de Bradyhizobium em soja, por meio de pulverização em cobertura. O estudo foi conduzido de forma a avaliar: i) controle sem inoculação; ii) adubação com 200 kg ha-1 sem inoculação; iii) inoculação padrão (IP); e iv) inoculação em cobertura (IC), com o triplo da dose utilizada no padrão, 18 dias após a emergência (DAE) das plantas.


Tabela – Número de nódulos em 35 dias após a emergência, rendimento e nitrogênio acumulado nos grãos.


                                                  Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Zilli, J.E. et al. (2008); Obs (*): médias seguidas por letras iguais, nas colunas, não diferem entre si (Tukey, 5%); o número de nódulos foi transformado para raiz quadrada.



Com base nos resultados do experimento da tabela, assinale a afirmativa correta.


Alternativas
Q3052217 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O número de plantas por hectare em uma lavoura faz parte dos componentes de rendimento da cultura, junto ao número de vagens/espigas por planta, o número de grãos por vagem/espiga e o peso de grão. Quando a população de plantas se apresenta em quantidade inadequada, isso poderá levar a perdas na produtividade ao final do ciclo da cultura. Para tanto, um agricultor deseja cultivar uma área de 10 hectares com a cultura do milho. A densidade de plantas recomendada é de 60 mil plantas por hectare; a germinação mínima de 94%; a pureza de 91%; e a sobrevivência de 91%. Qual é a necessidade de sementes no plantio para que se obtenha um estande de lavoura de 60 mil plantas por hectare?
Alternativas
Q2607278 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Leia o Texto 5 para responder à questão.


Texto 5


Na implantação de qualquer lavoura, a semeadura é uma etapa muito importante, pois não basta apenas colocar as sementes no solo, sem qualquer parâmetro, é necessário fazer alguns cálculos para que a quantidade de sementes garanta a população desejada e a maior produtividade possível. Supondo que você vá plantar 10 hectare de milho e a população recomendada para o híbrido selecionado seja de 60.000 plantas por hectare. O espaçamento de plantio será de 45 cm entre linhas e a taxa de germinação das sementes é 90%.


Elaborado pelo(a) autor(a).

Considerando que a semente de milho é comercializada em saco contendo 60 mil sementes e, por segurança, deve-se acrescentar 10% a mais de sementes na semeadura devido a eventuais problemas com as máquinas ou perdas durante o abastecimento ou transporte, calcule a quantidade de sacos de sementes de milho necessários para implantar a lavoura de milho?
Alternativas
Q2607277 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Leia o Texto 5 para responder à questão.


Texto 5


Na implantação de qualquer lavoura, a semeadura é uma etapa muito importante, pois não basta apenas colocar as sementes no solo, sem qualquer parâmetro, é necessário fazer alguns cálculos para que a quantidade de sementes garanta a população desejada e a maior produtividade possível. Supondo que você vá plantar 10 hectare de milho e a população recomendada para o híbrido selecionado seja de 60.000 plantas por hectare. O espaçamento de plantio será de 45 cm entre linhas e a taxa de germinação das sementes é 90%.


Elaborado pelo(a) autor(a).

Antes de regular a semeadora, qual a taxa de semeadura do milho? 
Alternativas
Q2607276 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Leia o Texto 5 para responder à questão.


Texto 5


Na implantação de qualquer lavoura, a semeadura é uma etapa muito importante, pois não basta apenas colocar as sementes no solo, sem qualquer parâmetro, é necessário fazer alguns cálculos para que a quantidade de sementes garanta a população desejada e a maior produtividade possível. Supondo que você vá plantar 10 hectare de milho e a população recomendada para o híbrido selecionado seja de 60.000 plantas por hectare. O espaçamento de plantio será de 45 cm entre linhas e a taxa de germinação das sementes é 90%.


Elaborado pelo(a) autor(a).

Quantas sementes são necessárias para cada metro na linha de plantio?
Alternativas
Q2588709 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Devido à capacidade de armazenamento, no curto prazo, e por auxiliar na praticidade da colheita, os produtores têm usado os silo bags principalmente para armazenamento de trigo, cevada, milho e sorgo. A qualidade dos cereais (milho, sorgo, trigo, aveia e cevada) é mantida quando a umidade dos grãos é inferior a:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: A
6: C
7: D
8: D
9: A
10: C
11: E
12: B
13: E
14: B
15: E
16: A
17: D
18: C
19: B
20: C