Questões de Concurso
Sobre cultura dos cereais em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 285 questões
1. A soja é uma planta herbácea pertencente à família das Leguminosas, subfamília das Papilionáceas, e à tribo das Faseoláceas.
2. O milho é uma planta que pertence à família Gramineae/Poaceae.
3. O feijão comum é uma planta anual herbácea, pertencente à família Leguminosae, sub-família Faboideae, gênero Phaseolus.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em um experimento realizado no Cerrado de Roraima, buscou-se avaliar um método de inoculação de Bradyhizobium em soja, por meio de pulverização em cobertura. O estudo foi conduzido de forma a avaliar: i) controle sem inoculação; ii) adubação com 200 kg ha-1 sem inoculação; iii) inoculação padrão (IP); e iv) inoculação em cobertura (IC), com o triplo da dose utilizada no padrão, 18 dias após a emergência (DAE) das plantas.
Tabela – Número de nódulos em 35 dias após a emergência, rendimento e nitrogênio acumulado nos grãos.
Fonte: Zilli, J.E. et al. (2008); Obs (*): médias seguidas por letras iguais, nas colunas, não diferem entre si (Tukey, 5%); o número de nódulos foi transformado para raiz quadrada.
Com base nos resultados do experimento da tabela, assinale a afirmativa correta.
O plantio direto de culturas de grãos é uma técnica que vem avançando de maneira segura e gradual em todas as regiões produtoras do Brasil. Vários são os ganhos em qualidade ambiental com a utilização dessa técnica em relação ao plantio convencional. Do ponto de vista da conservação do solo, de modo amplo, analise as seguintes afirmativas:
I – o plantio direto de grãos promove maior diversidade de espécies ligadas à fauna do solo;
II – diminui o tamanho médio dos agregados promovendo menor infiltração da água no solo;
III – diminui o impacto das gotas de chuva sobre o solo, reduzindo a quantidade de partículas sólidas na água de escorrimento superficial;
IV – leva à diminuição nos teores de nutrientes na camada superficial do solo.
Indique quais as afirmativas que estão corretas:
Com o advento do milho safrinha, aumentou muito a importância das doenças na cultura do milho, principalmente algumas delas, que somente sobrevivem em material vivo. O controle se dá com cultivares resistentes às pragas e doenças.
I. Ferrugem causada por polysora (Puccinia polysora);
II. Ferrugem Comum (Puccinia sorghi);
III. Ferrugem Tropical (Physopella zeae);
IV. Mancha da Folha causada por Pharosphaeria maydis;
V. Lagarta do Cartucho (Spdoptera frugiperda).
Dentre as opções descritas, qual(is) se apresenta(m) como doença na cultura do milho?
As diferenças mais importante do cultivo do arroz inundado em relação ao arroz de sequeiro é:
Na cultura do milho várias medidas são sugeridas para o manejo de doenças, EXCETO:
Na cultura do milho, o manejo integrado visa eliminar as plantas daninhas durante o período crítico de competição, que é o período em que a convivência com as plantas daninhas pode causar danos irreversíveis à cultura, prejudicando o rendimento. Outro importante aspecto é dar condições para que a colheita mecanizada tenha a máxima eficiência, e evitar a proliferação de plantas daninhas, garantindo-se a produção de milho nas safras seguintes. Portanto, ao usar algum método de controle de plantas daninhas na cultura do milho, o produtor deve lembrar-se que os principais objetivos são, EXCETO:
São exemplos de doenças que atacam a cultura do arroz no Brasil:
I. Mancha-parda;
II. Falso-carvão;
III. Ponta-branca;
IV. Mofo-cinzento.
Estão corretas:
Ouso de híbridos comerciais, muito utilizado na cultura do milho, ainda é raro em culturas de plantas autógamas. Isso se deve às características genéticas e evolutivas dessas plantas. Em relação à descrição mencionada, analise as afirmações a seguir:
I. A heterose nas espécies autógamas costuma ser menor que nas espécies alógamas.
II. Nas populações alógamas e autógamas, a seleção natural tende a eliminar os genes recessivos prejudiciais.
III. A heterose nas espécies autógamas costuma ser maior que nas espécies alógamas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
Das alternativas abaixo, todas estão corretas, exceto a:
O Milho é um dos principais cereais cultivados no mundo, sua utilização tem importância tanto na alimentação humana, quanto na alimentação animal. Sua produtividade pode ser afetada por diversos fatores ambientais, fisiológicos e fitossanitários. Dentre as doenças, encontramos aquelas que afetam folhas, colmos, espigas e raízes. Qual das alternativas abaixo NÃO é característico de doença da espiga:
O trigo é um dos cereais mais cultivados no mundo, devido a sua alta demanda de consumo pelo homem. No Brasil, historicamente a produção do trigo se estabeleceu na região Sul, mas expandiu-se para outras regiões, como Sudeste e Centro-Oeste. Todavia, o trigo é uma cultura que apresenta ainda limitações de cultivo para algumas regiões brasileiras devidas principalmente aos fatores climáticos.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir a respeito da aptidão nos diferentes ambientes para o cultivo do trigo.
I. Umidade relativa do ar superior a 80% – apto para o cultivo
II. Umidade relativa do ar inferior a 70% – apto para o cultivo
III. Temperatura inferior a 26 ºC – inapto para o cultivo
IV. Temperatura superior a 26 ºC – inapto para o cultivo
É correto apenas o que se afirma em:
João deseja converter sua produção de café arábica para o manejo orgânico. Portanto, elaborou um plano de manejo orgânico com todos os regulamentos técnicos e demais aspectos relevantes ao processo de produção.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a duração mínima de conversão que deve ser respeitada por João.
Considerando os nutrientes minerais empregados na fertilização das principais culturas agrícolas, pode-se afirmar que os adubos nitrogenados são dispensáveis na cultura de:
Na produção de grãos e também de silagem de milho em níveis crescentes de produtividade, o nutriente que assume o mesmo patamar de importância que o nitrogênio é o:
Brasil e Estados Unidos são os dois maiores produtores mundiais de soja. No Brasil, a soja ocupa uma área aproximada de 35 milhões de hectares, tornando-se a principal cultura. Nesse sentido, em relação à cultura da soja, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os nutrientes mais requeridos pela cultura da soja, em ordem de importância, do maior para o menor, são o nitrogênio, o potássio, o enxofre e o fósforo.
( ) Temperatura, fotoperíodo e disponibilidade hídrica são os fatores climáticos que mais interferem no desenvolvimento e produtividade da soja.
( ) Considerada planta de dia longo, a sensibilidade ao fotoperíodo é uma importante restrição para a ampla adaptação da cultura no País.
( ) Cultivares com um “período juvenil” mais curto, ou seja, com um período vegetativo menor, apresentam maior adaptação a condições de fotoperíodos curtos (dias curtos). Assim, para semeaduras da cultura consideradas tardias, dar preferência por cultivares que demandam menor fotoperíodo e de ciclo determinado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, caracterizando-se como o principal alimento de mais da metade da população mundial. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo sobre a cultura do Arroz e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A produção de arroz em regime de sequeiro é dependente do regime pluvial, sendo mais prejudicial no estádio de florescimento e enchimento de grãos, que podem comprometer a produtividade.
( ) Segundo a Instrução Normativa nº 6/2009 o arroz descascado ou arroz integral (esbramado), composto pelo endosperma e pelo farelo (camada encontrada entre a casca e o endosperma), é o produto do qual somente a casca foi retirada durante o beneficiamento.
( ) Quanto maior o conteúdo de amilose numa determinada variedade, mais organizados e instáveis serão os grânulos de amido e, portanto, maiores serão a quantidade de água, a temperatura e o tempo necessários para cozinhar os grãos.
( ) A Tilletia barclayana é a principal praga observada no cultivo do arroz no estado do Acre.
( ) A parboilização do arroz consiste em um processo hidrotérmico, no qual o arroz em casca é imerso em água, a uma temperatura acima de 58ºC, seguido de gelatinização parcial ou total do amido e secagem. Esse procedimento faz com que o arroz parboilizado seja menos nutritivo, quando comparado ao arroz polido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.