Questões de Concurso Sobre culturas em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 1.298 questões

Q3084828 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre os tipos de plantio, relacione-os adequadamente às suas respectivas definições.

1. Plantio em linha.
2. Plantio direto.
3. Plantio convencional.
( ) É feito por cima da palhada seca da produção anterior, tendo como objetivo realizar a cobertura do solo para manter seus nutrientes.
( ) Permite uma melhor regulação da taxa de semeadura que, ao utilizar as variáveis de quantidade de sementes, por metro linear e de espaçamento, é possível obter uma performance mais precisa.
( ) É caracterizado pelo uso de métodos como aração e gradagem entre um cultivo e outro; durante a preparação; pode ocorrer aplicação de cal e uso de defensivos agrícolas.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3071194 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A pitaya-vermelha (Hylocereus undatus) é uma cactácea epífita de grande importância econômica, cultivada em diversas regiões tropicais e subtropicais. Sobre o manejo da floração e frutificação da pitaya-vermelha, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3071193 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A indução floral é uma prática fundamental no cultivo do abacaxi, permitindo o controle da época de floração e colheita. Sobre as metodologias de indução floral em abacaxi, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3071190 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação às práticas culturais para a produção de citros, qual é a estratégia adequada para o manejo eficiente do pomar e melhoria da qualidade dos frutos?
Alternativas
Q3064797 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre fruticultura.

1. No controle da mosca-das-frutas em citros, podem-se usar iscas-tóxicas formuladas a base de inseticida associada à proteína hidrolisada.
2. No controle da mosca-das-frutas em citros, recomenda-se o uso de inseticidas piretroides em cobertura, pois também auxilia no controle de cochonilhas e ácaros fitófagos.
3. A deficiência de nitrogênio em algumas frutíferas pode ser detectada pela presença de entrenós curtos, folhas pequenas e uma prematura queda de folhas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064796 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que indica corretamente o sistema de pastagem em que a área é dividida em diversos piquetes (normalmente entre 6 a 12 por propriedade), e os animais permanecem nos piquetes por períodos de 15 a 30 dias, podendo chegar até 60 dias ou mais, (normalmente com períodos fixos de ocupação e descanso), com período de recuperação de pastagem entre 45 e 90 dias (em média) e com utilização média de 1 U.A. por hectare.
Alternativas
Q3064795 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre características botânicas.
1. A soja é uma planta herbácea pertencente à família das Leguminosas, subfamília das Papilionáceas, e à tribo das Faseoláceas.
2. O milho é uma planta que pertence à família Gramineae/Poaceae.
3. O feijão comum é uma planta anual herbácea, pertencente à família Leguminosae, sub-família Faboideae, gênero Phaseolus.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064794 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre os cuidados pós-colheita.
1. A má higienização dos silos pode provocar perdas na pós-colheita.
2. Sementes de plantas invasoras podem permanecer em dormência no solo como um banco de sementes, que com nutrientes e condições favoráveis de iluminação, umidade e temperatura, podem potencialmente a qualquer momento germinar.
3. Para controle de invasoras, recomenda-se aplicação imediata de inseticida, no máximo 3 dias após a colheita da safra de soja, com nova aplicação utilizando mesmo intervalo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064793 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considera-se uma temperatura adequada e segura para secagem de sementes de soja:
Alternativas
Q3063381 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As hortaliças são plantas de pequeno porte, cultivadas em uma horta e incluem as verduras e os legumes. Sobre as hortaliças é correto afirmar que
Alternativas
Q3061128 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um silvicultor procurou assistência técnica para obter informações sobre o manejo de uma floresta de eucalipto, na qual deseja produzir toras de madeira, e relatou que a floresta apresenta certa desuniformidade; porém, se localiza em área de fácil acesso. São práticas de manejo que devem ser recomendadas para esse silvicultor:
Alternativas
Q3053537 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A avicultura é uma das principais atividades da agropecuária brasileira. Segundo o Censo Agropecuário (IBGE, 2017), existem cerca de 2,9 milhões de estabelecimentos agropecuários no Brasil, que podem ser divididos em três grupos: i) produção de subsistência (95% do total); ii) avicultura de pequeno porte (cerca de 95 mil estabelecimentos, ou 3% do total); e iii) avicultura industrial (26 mil granjas, ou 1% do total), conforme classificação de Miele & Almeida (2023). Com base no mercado de carne de frango e nos grandes números do setor, preencha corretamente as lacunas do seguinte texto: “Em 2022, o Brasil foi o _______ produtor mundial, tendo o estado _______ como maior região exportadora. Em relação ao destino da produção, 2/3 foram _______ e a maior parte exportada foi para _______”.
As lacunas ficam corretamente preenchidas, respectivamente, por:
Alternativas
Q3053536 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Segundo Vieira Filho & Fishlow (2017), “(...) A mudança técnica, na maioria dos casos na agricultura, é introduzida pelo setor fornecedor. Entretanto, a adoção de uma nova técnica e a difusão de uma nova tecnologia variam de acordo com processo de aprendizagem dos usuários. A correspondência entre os dois setores (provedor e receptor da tecnologia) cria descontinuidades tecnológicas. Quanto maior o ganho de produtividade no setor receptor, maior a chance de melhorar as oportunidades tecnológicas no setor fornecedor”. A transformação institucional do agronegócio brasileiro propiciou a diminuição de seus custos e o aumento de sua eficiência, benefícios que foram transferidos à sociedade, com maior crescimento e menor preço dos alimentos.
Não cabe contrapor o progresso da agricultura ao da indústria. Ao contrário, esses dois setores, integrados aos serviços, caminham juntos. O modelo brasileiro de pesquisa e o ambiente institucional de adoção e difusão de conhecimentos foram capazes de criar condições favoráveis para uma interação setorial com o intuito de resolver problemas produtivos em clima tropical, um exemplo no contexto internacional.
Sobre a modernização da agricultura brasileira nos últimos 50 anos, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q3053534 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em um experimento realizado no Cerrado de Roraima, buscou-se avaliar um método de inoculação de Bradyhizobium em soja, por meio de pulverização em cobertura. O estudo foi conduzido de forma a avaliar: i) controle sem inoculação; ii) adubação com 200 kg ha-1 sem inoculação; iii) inoculação padrão (IP); e iv) inoculação em cobertura (IC), com o triplo da dose utilizada no padrão, 18 dias após a emergência (DAE) das plantas.


Tabela – Número de nódulos em 35 dias após a emergência, rendimento e nitrogênio acumulado nos grãos.


                                                  Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Zilli, J.E. et al. (2008); Obs (*): médias seguidas por letras iguais, nas colunas, não diferem entre si (Tukey, 5%); o número de nódulos foi transformado para raiz quadrada.



Com base nos resultados do experimento da tabela, assinale a afirmativa correta.


Alternativas
Q3053513 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Relacione os tipos de agriculturas a seguir com suas respectivas definições.

1. Agricultura de subsistência
2. Agricultura de precisão
3. Agricultora orgânica
4. Agricultura convencional
( ) sistema holístico de produção agropecuária, que promove a biodiversidade e os ciclos biológicos, visando a sustentabilidade social, ambiental e econômica da unidade produtiva. Baseia-se na conservação dos recursos naturais e não utiliza sementes geneticamente modificadas, fertilizantes sintéticos, defensivos, antibióticos e hormônios.
( ) forma de gestão agropecuária que leva em conta a variabilidade espacial, gerenciando informações técnicas, produtivas e econômicas por tecnologias de geoprocessamento para otimizar o manejo e o uso de insumos.
( ) produção agropecuária que utiliza técnicas de manejo da cultura e do solo com a intensificação de insumos, com a adoção de, se necessário, cultivares geneticamente modificadas, defensivos, fertilizantes, bem como mecanização do processo produtivo.
( ) modalidade de cultivo da terra e de criação de animais que consiste na produção de alimentos para manter o agricultor e sua família, com uma pequena e precisa porção destinada ao comércio em sua comunidade.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada
Alternativas
Q3052217 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O número de plantas por hectare em uma lavoura faz parte dos componentes de rendimento da cultura, junto ao número de vagens/espigas por planta, o número de grãos por vagem/espiga e o peso de grão. Quando a população de plantas se apresenta em quantidade inadequada, isso poderá levar a perdas na produtividade ao final do ciclo da cultura. Para tanto, um agricultor deseja cultivar uma área de 10 hectares com a cultura do milho. A densidade de plantas recomendada é de 60 mil plantas por hectare; a germinação mínima de 94%; a pureza de 91%; e a sobrevivência de 91%. Qual é a necessidade de sementes no plantio para que se obtenha um estande de lavoura de 60 mil plantas por hectare?
Alternativas
Q3052214 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A crescente busca por uma alimentação mais saudável, aliada ao desejo de satisfação do consumidor, tem levado à geração de um comércio cada vez maior de produtos hortícolas tanto dentro de cada país quanto entre países dos diferentes continentes. Sobre os produtos hortícolas, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3039502 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Olericultura brasileira evoluiu mais acentuadamente a partir do início da década de 1940, passando do cultivo da pequena horta para uma exploração comercial com características de Agronegócio. O cultivo de hortaliças, de uma forma geral, contribui na geração de emprego e renda, na diminuição do êxodo rural, no aumento do consumo de alimentos saudáveis e principalmente para o abastecimento de alimentos em todo país. Com relação às culturas do tomate, cebola, cenoura, pepino e quiabo, é CORRETO afirmar que pertencem, respectivamente, às famílias:
Alternativas
Q3035472 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na agricultura familiar, é comum a utilização de técnicas manuais ou semi-mecanizadas para a colheita. Qual é a principal vantagem da colheita mecanizada em comparação à colheita manual? 
Alternativas
Q3035470 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A seleção de cultivares adaptadas ao clima e às condições locais é uma estratégia importante para a agricultura familiar. Qual é a principal vantagem de cultivar variedades adaptadas às condições regionais?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: C
5: C
6: D
7: E
8: B
9: B
10: B
11: B
12: C
13: B
14: E
15: B
16: A
17: D
18: A
19: A
20: B