Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Defensivos Agrícolas e Fertilizantes na Engenharia Agronômica (Agronomia) para Concurso

Foram encontradas 412 questões

Q3067231 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Compostos químicos de estrutura molecular complexa, com ecotoxicidade pronunciada, utilizados na agricultura para o controle de infestações de organismos que podem prejudicar o desenvolvimento das culturas de interesse. Mistura de substâncias, de natureza química quando destinadas a prevenir, destruir ou repelir, direta ou indiretamente, qualquer forma de agente patogênico ou de vida animal ou vegetal, que seja nociva às plantas e animais úteis, seus produtos e subprodutos e ao homem.

O texto acima refere-se:

Alternativas
Q3063378 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os custos com máquinas agrícolas são normalmente divididos em dois componentes principais: custos fixos e custos variáveis. Sobre isso é correto afirmar que 
Alternativas
Q3061121 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um produtor deseja realizar o plantio de 3 ha de sorgo. Ele dispõe, para a adubação de plantio, os seguintes fertilizantes: 


Imagem associada para resolução da questão


Após a interpretação da análise de solo, determinou-se que a exigência para plantio por ha será de 20 kg de N, 90 kg de P2O5 e 29 kg de K2O. O espaçamento a ser utilizado será de 0,5 m com uma densidade de plantas de 55.000 plantas / ha. A quantidade de cada fertilizante a ser utilizado para produzir uma tonelada da fórmula de plantio, a quantidade total de fertilizantes gasta no projeto e a quantidade de fertilizante a ser aplicada por metro de linha de plantio serão, respectivamente: 

Alternativas
Q3053533 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é uma alternativa ao uso de fertilizantes nitrogenados no Brasil, que importa cerca de 80% do seu consumo.
Com base no conhecimento desta tecnologia, e supondo que sua aplicação seguiu o manual de boas práticas, analise as afirmativas a seguir:

I. Experimentos mostram que o uso combinado das estirpes Bradyrhizobium e Azospirillum brasiliense em coinoculação da soja resulta em um incremento médio do rendimento agrícola, tanto na evolução dos nódulos, quanto no crescimento da raiz da planta.
II. A nodulação e a FBN requerem uma série de etapas complexas, sendo possível que as reservas de N dos cotilédones terminem um pouco antes de o processo estar ativo. Como solução, recomenda-se uma dose de “arranque” de adubação com até 40 kg/ha de N na semeadura.
III. Na simbiose com leguminosas, os rizóbios alojados nos nódulos fornecem N fixado para a planta hospedeira. A leghomoglobina, responsável pelo ajuste das necessidades de oxigênio nos nódulos, representa um marcador visual de que a FBN está ativa, com uma coloração interna verde.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3053532 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O nitrogênio (N) é o nutriente requerido em maior quantidade pelas plantas e, com frequência, sua baixa disponibilidade é fator limitante à produção. Normalmente, a disponibilidade de N é limitada em solos tropicais. Embora na atmosfera seja possível encontrar 78% de gás nitrogênio (N2), nenhuma planta é capaz de utilizar essa forma. Como resultado, a moderna agricultura tem sido dependente de fertilizantes industriais à base de N.
As opções a seguir apresentam vantagens da utilização de fertilizantes nitrogenados na produção agrícola, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: A
5: D