Questões de Concurso
Sobre drenagem na engenharia agronômica em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 100 questões
Os sistemas de drenagem que tem a finalidade de controlar a profundidade do lençol freático ou absorver o excesso de água da superfície do solo são denominados de:
O conhecimento do sistema de drenagem, ou seja, que tipo de curso d’água está drenando a região é de grande importância no estudo das Bacias Hidrográficas. Uma maneira utilizada para classificar os cursos d’água é a de tomar como base a constância do escoamento sendo que, aquele na qual a superfície freática se encontra sempre a um nível inferior ao do leito fluvial, não havendo a possibilidade de escoamento de deflúvio subterrâneo é classificado em:
A infiltração acumulada d’água no solo pode ser descrita pôr várias equações. De acordo com Equação Potencial Modificada (Kostiakov-Lewis) um solo classificado com BAIXA velocidade de infiltração básica (VIB), tem como característica:
A infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. A infiltração é um processo que depende, em maior ou menor grau, de diversos fatores, dentre os quais, aquele que promoverá maior taxa de infiltração em função da espessura da lâmina de água sobre a superfície do solo, é denominado de:
O balanço hídrico é um sistema contábil de monitoramento da água do solo e resulta da aplicação do princípio de conservação de massa para a água num volume de solo vegetado. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O balanço hídrico normal ou climatológico é freqüentemente apresentado na escala mensal e para um “ano médio”, de maneira cíclica. Constitui-se em importante ferramenta para o planejamento agrícola, caracterização climática de uma região, servindo de subsídio para a determinação da melhor época e tipo de manejo da exploração agrícola.
II. O balanço hídrico normal ou climatológico permite acompanhar a disponibilidade de água no solo no momento de seu cálculo, podendo ser a escala de tempo compatível com as tomadas de decisões, ou seja, diária, semanal, decendial ou mensal.
III. Além do balanço hídrico do solo também é possível realizar um balanço hídrico para a planta, elaborando a contabilidade entre os ganhos e perdas de água. A variação do armazenamento é conseqüência da defasagem temporal entre a absorção de água e a perda na fase de vapor pela planta, que conduz ao desenvolvimento de déficits hídricos internos à curto e a longo prazo.
Considere as curvas de retenção de água no solo apresentadas na figura abaixo, referentes a amostras retiradas a 20 cm de profundidade.
Assinale qual das afirmativas apresentadas a seguir contém interpretação correta sobre as curvas apresentadas:
A drenagem natural das bacias hidrográficas é rápida em algumas zonas, mas pode ser lenta em outras, principalmente nas áreas de relevo plano, denominadas várzeas. A implantação de uma rede de drenos artificiais acelera o processo de drenagem, renova o ar do solo (aeração) e melhora as condições para a movimentação de máquinas. Assinale a alternativa que apresenta proposições corretas acerca das investigações necessárias para determinar o espaçamento entre drenos tubulares subterrâneos:
O Estado de Mato Grosso apresenta sensíveis variedades de clima, e nos deparamos com situações de excesso e escassez de água. Contudo, quando houver o excesso de água e a drenagem natural não for satisfatória, o profissional pode tomar decisões que possibilitem o cultivo.
Acerca da importância da utilização da drenagem nas áreas agrícolas, assinale a alternativa correta.
Em relação à drenagem agrícola, analise as afirmativas a seguir.
I. Drenos laterais ou drenos primários são aqueles drenos dispostos paralelamente entre si e que têm como função absorver a água contida nos macroporos do solo. Exercem, assim, o controle da profundidade do lençol freático.
II. Drenos principais são drenos cuja função é receber a água dos drenos coletores, transportando-a para fora da área do projeto. Dependendo do tamanho da área e da topografia, podem ser necessários dois ou mais drenos principais.
III. São vantagens dos drenos abertos: custo fixo maior, visualização direta de desempenho, perda de área de plantio, necessidade de maior gradiente e exercício de função de drenagem superficial.
IV. No sistema semi-aberto, os drenos laterais ou primários são constituídos de tubos de drenos enterrados e os drenos coletores e principais são abertos.
É CORRETO o que se afirma em
A respeito da deficiência da drenagem sobre os parâmetros físicos do solo, assinale a opção INCORRETA.
Sobre a drenagem na lavoura, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Geralmente, em terrenos a ser drenado que apresentam uma depressão larga e excessiva, é utilizado o seguinte método de drenagem:
A principal característica que determina a capacidade de drenagem de um solo saturado é sua permeabilidade, que se refere à capacidade de o solo permitir que a água passe através dele. Solos com alta permeabilidade têm uma capacidade de drenagem mais rápida, enquanto solos com baixa permeabilidade retêm mais água e têm uma capacidade de drenagem mais lenta. Fatores como textura, composição mineralógica e estrutura influenciam a permeabilidade. Nesse contexto, qual o principal parâmetro que determina a capacidade de drenagem de um solo saturado?
Julgue o item que se segue.
A drenagem superficial é um método de drenagem que
utiliza canais ou valas para escoar a água da superfície
do solo.
A água drenada para baixo da zona radicular não mais será disponível para a planta.