Questões de Concurso
Sobre drenagem na engenharia agronômica em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 110 questões

A irrigação é muito importante para o crescimento das plantas, mas o excesso de água pode ser prejudicial.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve a função da drenagem no cultivo de hortaliças.
Sobre o assunto, complete as lacunas do texto a seguir com as palavras adequadas:
"As ______ são plantas que se desenvolvem melhor em solos ricos em matéria orgânica e com boa drenagem. A ______ adequada é fundamental para o seu crescimento, e a ______ deve ser realizada de acordo com as necessidades de cada espécie."
Assinale a alternativa que complete, na ordem, a frase acima tornando-a verdadeira.
Geralmente, em terrenos a ser drenado que apresentam uma depressão larga e excessiva, é utilizado o seguinte método de drenagem:
A principal característica que determina a capacidade de drenagem de um solo saturado é sua permeabilidade, que se refere à capacidade de o solo permitir que a água passe através dele. Solos com alta permeabilidade têm uma capacidade de drenagem mais rápida, enquanto solos com baixa permeabilidade retêm mais água e têm uma capacidade de drenagem mais lenta. Fatores como textura, composição mineralógica e estrutura influenciam a permeabilidade. Nesse contexto, qual o principal parâmetro que determina a capacidade de drenagem de um solo saturado?
Sobre a drenagem na lavoura, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Julgue o item que se segue.
A drenagem superficial é um método de drenagem que
utiliza canais ou valas para escoar a água da superfície
do solo.
A água drenada para baixo da zona radicular não mais será disponível para a planta.
Mesmo em solos profundos e com grande capacidade de retenção de água, não é possível cultivar vegetais de sistema radicular bem‑desenvolvido sem irrigação.
A frequência de irrigação requerida para uma cultura, sob determinado clima, depende, em grande parte, da quantidade de água que pode ser armazenada no solo.
Além disso, são recomendados para regiões de baixa precipitação pluviométrica, solos permeáveis e em terrenos com declividade menor que 8%.
São chamados de: