Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Ecologia Geral para Concurso

Foram encontradas 224 questões

Q3011006 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Agroecologia é uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável.

São princípios básicos da Agroecologia:

I. Conservar e ampliar a biodiversidade dos ecossistemas tendo em vista o estabelecimento de numerosas interações entre solo, plantas e animais, ampliando a auto-regulação do agroecossistema da propriedade.
II. Assegurar as condições de vida do solo que permitam a manutenção de sua fertilidade e o desenvolvimento saudável das plantas, por meio de práticas como: cobertura permanente do solo (viva ou mülching) e adubação verde.
III. Usar espécies ou variedades adaptadas às condições locais de solo e clima, minimizando exigências externas para um bom desenvolvimento da cultura.
IV. Assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente, fazendo uso da adubação orgânica, de produtos minerais pouco solúveis (fosfato de rocha, calcário, pó de rocha, etc) e de um manejo fitossanitário que integre as práticas culturais, mecânicas e biológicas para o controle de pragas e doenças.
V. Diversificar as atividades econômicas da propriedade, buscando a integração entre elas para maximizar a utilização dos recursos endógenos e assim diminuir a aquisição de insumos externos à propriedade.
VI. Favorecer a auto-gestão da comunidade produtora respeitando sua cultura e estimulando sua dinâmica social.

Estão CORRETA(S):
Alternativas
Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Engenheiro Agrônomo |
Q2910024 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre as alterações ambientais decorrentes da utilização dos recursos naturais pela população, analise as afirmações a seguir.


I O efeito estufa e a redução da camada de ozônio são considerados efeitos localizados ou regionais da poluição ambiental.

ll Poluentes são resíduos gerados pelas atividades humanas, causando impacto ambiental negativo.

lll O carvão é uma grande fonte de chorume, líquido altamente poluente e de complexa composição.

IV A produção de gás metano, decorrente do despejo de resíduos sólidos urbanos, contribui significativamente para o aquecimento global.

V A ocorrência de contaminação ambiental não implica necessariamente em desequilíbrio ecológico, assim como a poluição não implica necessariamente em riscos à saúde pública.


Todas as afirmações corretas estão em:

Alternativas
Q2883280 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) Alguns constituintes da atmosfera desempenham papel peculiar; o vapor de água é um exemplo, não somente por ser matéria prima na formação das nuvens mas também como veículo para o transporte de calor na atmosfera, conduzindo-o sob a forma latente e liberando-o como calor sensível.

( ) O dióxido de carbono, embora presente em pequenas proporções, desempenha a exemplo do vapor de água, o papel de termorregulador, sendo absorvedor eficiente de radiação de ondas longas.

( ) Embora em termos quantitativos, o ozônio não ocupe posição de destaque, esse elemento desempenha um relevante papel para os seres vivos: absorve determinada faixa de radiação ultravioleta.


A seqüência está correta em:

Alternativas
Q2761641 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Segundo a FAO (Food Agriculture Organization), o grau de degradação dos solos no mundo pode ser apresentado a seguinte classificação: 8,0% moderadamente degradados; 10% em recuperação; 25% degradados; 36% apresentam-se estáveis ou levemente degradados. E, os outros 20% correspondem às áreas sem cobertura vegetal (18%) ou cobertas por água (2,0%).


Considerando as afirmações sobre degradação do meio ambiente, assinale a alternativa correta:


1- As práticas agrícolas intensivas contribuem para a degradação ambiental, pois causa provoca perda da biodiversidade e poluem de mananciais superficiais e subterrâneos.

2- Os agrotóxicos são um dos grandes poluentes do solo, provenientes das atividades agrícolas.

3- O uso indiscriminado de adubos químicos juntamente com um sistema de drenagem ineficiente são fatores que contribuem para o processo de salinização do solo.

4- O excesso de sal no solo pode prejudica a germinação das sementes e o desenvolvimento de plantas muito jovens.

5- Quando a concentração de sais no solo é superior ao tolerado pela planta, seu crescimento é diretamente comprometido em virtude basicamente de dois processos: aumento da absorção de água resultante do efeito osmótico ou déficit hídrico; e baixa concentração de íons no fluxo transpiratório que causa injúrias nas folhas.

6- A fitorremediação é pouco eficaz em solos salino-sódicos. Essa técnica visa diminuir o excesso de sais do solo através de plantas glicófitas, que apresentam alta capacidade de acumular sais na parte aérea.

Alternativas
Q2761614 Engenharia Agronômica (Agronomia)

De acordo com o mapa de biomas publicado pelo IBGE em 2004, o Bioma Mata Atlântica ocupa inteiramente três estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação. Sobre esse bioma é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: A
5: A