Questões de Concurso
Sobre ecologia na engenharia agronômica em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 524 questões
I. A Agroecologia promove a integração entre agricultura, pecuária e conservação ambiental, favorecendo a reciclagem de nutrientes e energia nos agroecossistemas.
II. A diversidade de culturas é incentivada na Agroecologia como forma de melhorar a resiliência dos sistemas agrícolas e reduzir a dependência de insumos externos.
III. O uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas é essencial para manter a produtividade em sistemas agroecológicos.
Está correto o que se afirma em:
Referente ao manejo e conservação dos solos agrícolas, analise as assertivas a seguir:
I. O sistema plantio direto tem por premissas a manutenção do solo com cobertura vegetal ao longo de todo o ano, o revolvimento do solo apenas uma vez ao ano e a realização de rotação/diversificação de culturas na escala espaço/temporal.
II. Uma das formas eficientes de se aumentar os teores de matéria orgânica dos solos é adicionando matéria orgânica em superfície, incorporando-a para reduzir as perdas.
III. Para a região de Tangará, com clima do tipo As, de acordo com Köppen, quanto menor o revolvimento do solo e maior o aporte de carbono, mais rapidamente será o aumento da CTC dos solos.
IV. Pelas condições de chuva de alta erodibilidade que ocorrem na região de Tangará da Serra, e com os solos extremamente erosivos, proteger o solo é fator chave para reduzir a erosividade deles.
Quais estão INCORRETAS?
( ) Diversificação e complexação de sistemas agrícolas produtivos como sistemas agropastoris, agroflorestais e agrossilvipastoris.
( ) Manejo integrado de pragas, patógenos e de plantas daninhas priorizando aplicações em conjuntos dos defensivos de forma “calendarizada”, a fim de reduzir a pressão de inóculo e o tráfego de máquinas.
( ) Redução da mobilização de solo com implementos de preparo primário.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Para regiões com chuvas de alta erosividade e solos de significativa erodibilidade, a tomada de decisão relativa à necessidade de implantação de práticas conservacionistas complementares à cobertura do solo deveria levar em conta a aplicação de métricas de perda de solo ou da estimativa do comprimento crítico do declive.
II. Quanto maior a declividade do terreno e quanto maior o comprimento de rampa mais pertos devem ser instalados os terraços.
III. O uso de semeadura “morro acima, morro abaixo” é uma estratégia conservacionista de manejo do solo, uma vez que reduz o tráfego de máquinas na lavoura, reduzindo a compactação dos solos.
IV. O uso da técnica de mulching horizontal foi e ainda é uma importante ferramenta aplicada na agricultura conservacionista, reduzindo significativamente as perdas de solo e água em nível de lavoura, independentemente do seu tamanho.
Quais estão corretas?
I. Manutenção da biodiversidade e ciclagem de nutrientes.
II. Proteção de bacias hidrográficas e redução da poluição do ar.
III. Recuperação de áreas degradadas por outros usos agropecuários e fixação de carbono.
IV. Regulação climática.
Quais estão corretas?
I. Toda a propriedade deve dispor de um local próprio para abastecimento e limpeza dos equipamentos de pulverização para que os resíduos dos agrotóxicos não venham a poluir as fontes e mananciais de água.
II. Manter distância mínima de 250 metros das fontes e mananciais de captação de água para as populações, núcleos populacionais. Escolas, habitações e locais de recreação, quando utilizar equipamentos atomizadores ou canhões.
III. As águas residuárias com agrotóxicos resultantes da lavagem dos equipamentos e embalagens utilizadas deverão ter a destinação final própria para não serem levadas às fontes ou cursos de água em geral.
IV. Adotar medidas de manejo de solo e controle de erosão para evitar que as partículas de solo com agrotóxicos sejam arrastadas para as fontes e mananciais de água.
Quais estão corretas?
( ) Herbicidas de contato possuem pouca mobilidade, proporcionando apenas efeito em poucas células do parênquima.
( ) O transporte pelo apoplasto e apossimplasto são caminhos utilizados especialmente pelos herbicidas de ação sistêmica.
( ) Herbicidas sistêmicos aplicados ao solo tem sua ação na planta por meio da pressão de turgor da raiz ou do fluxo de transpiração.
( ) Fatores que afetam a transpiração da planta também afetam o desempenho de herbicidas aplicados ao solo.
( ) Baixa umidade relativa do ar e da temperatura, e luminosidade elevada têm potencial de causar o fechamento estomático, diminuindo a translocação de herbicidas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Independentemente do tamanho da planta daninha a ser controlada, a dose do produto comercial concentrado não é alterada.
II. O coeficiente Kow é uma característica físico-química relacionada à facilidade de os herbicidas penetrarem por meio da cutícula.
III. Estresses abióticos tem pouco impacto sobre o controle de planta daninhas, uma vez que eles são variáveis externas à fisiologia da planta.
Quais estão INCORRETAS?
Coluna 1
1. Guanxuma.
2. Caruru.
3. Picão-preto.
4. Fedegoso ou mata pasto-liso.
5. Corda de viola.
Coluna 2
( ) Ipomea sp.
( ) Senna obtusifolia.
( ) Bidens pilosa.
( ) Amaranthus sp.
( ) Sida rhombifolia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A monda é uma das formas mais eficientes de controle, sendo amplamente utilizada em países como EUA, Alemanha e França.
II. A rotação de princípios ativos é a maneira mais eficiente de se controlar, por via química, plantas daninhas indesejáveis e que competem com plantas em lavouras comerciais de grãos.
III. A rotação e a diversificação de culturas é uma prática importante no controle de plantas daninhas.
IV. A erradicação da infestação de plantas daninhas implica a completa remoção, para uma determinada área, de todas as plantas jovens e adultas.
Quais estão INCORRETAS?
As plantas daninhas são consideradas um dos principais problemas na manutenção de pastagens.
Assinale a alternativa que descreve uma característica típica das plantas daninhas, contribuindo para sua capacidade de competir com as culturas agrícolas.
Desse modo, de acordo com a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, fazem parte dos princípios básicos da educação ambiental a/o
( ) Um dos princípios da conservação do solo e da água é a manutenção constante de plantas vivas ou senescentes sobre a superfície do solo.
( ) Rotação de culturas, revolvimento do solo apenas na linha de semeadura, cessar a queimada da palhada e posicionar o tráfego de máquinas e animais em condição de umidade do solo no estado de friabilidade são pilares do sistema plantio direto.
( ) Quanto maior a relação C:N de uma palhada, mais rapidamente ela é degradada.
( ) A manutenção da atividade microbiológica do solo está relacionada ao maior aporte de palhada com baixa relação C:N a fim de facilitar a multiplicação dos microrganismos.
( ) A palhada sobre o solo atua como agente redutor da perda de solo por erosão hídrica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Degradação física.
2. Degradação química.
3. Degradação biológica.
4. Degradação pela mineração.
Coluna 2
( ) É caracterizada por processos como erosão, desertificação e compactação.
( ) A perda gradativa da matéria orgânica do solo é o principal exemplo desse tipo de degradação.
( ) O aumento da atividade de íons hidrogênio e de íons de alumínio são indicadores fundamentais desse tipo de degradação.
( ) Esse tipo de degradação tem a pirita como um exemplo de contaminante, quando exposta ao ambiente.
( ) A redução na produtividade das culturas relacionada à compactação do solo é um reflexo desse tipo de degradação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(Fonte: https://exame.com/brasil/fumaca-de-queimadas-daamazonia-e-pantanal-atinge-estados-do-sul-e-do-sudeste-nestesabado/.Acesso 10/2024)
Com base nas informações da reportagem e nos princípios de agronomia, ecologia agrícola e sustentabilidade, quais práticas alternativas ao uso do fogo podem ser implementadas de forma eficaz na produção agrícola para prevenir os incêndios e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção da produtividade e conservação ambiental?
1. A soja é uma planta herbácea pertencente à família das Leguminosas, subfamília das Papilionáceas, e à tribo das Faseoláceas.
2. O milho é uma planta que pertence à família Gramineae/Poaceae.
3. O feijão comum é uma planta anual herbácea, pertencente à família Leguminosae, sub-família Faboideae, gênero Phaseolus.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.