Questões de Concurso
Sobre ecologia na engenharia agronômica em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 516 questões
As plantas daninhas são consideradas um dos principais problemas na manutenção de pastagens.
Assinale a alternativa que descreve uma característica típica das plantas daninhas, contribuindo para sua capacidade de competir com as culturas agrícolas.
Desse modo, de acordo com a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, fazem parte dos princípios básicos da educação ambiental a/o
( ) Um dos princípios da conservação do solo e da água é a manutenção constante de plantas vivas ou senescentes sobre a superfície do solo.
( ) Rotação de culturas, revolvimento do solo apenas na linha de semeadura, cessar a queimada da palhada e posicionar o tráfego de máquinas e animais em condição de umidade do solo no estado de friabilidade são pilares do sistema plantio direto.
( ) Quanto maior a relação C:N de uma palhada, mais rapidamente ela é degradada.
( ) A manutenção da atividade microbiológica do solo está relacionada ao maior aporte de palhada com baixa relação C:N a fim de facilitar a multiplicação dos microrganismos.
( ) A palhada sobre o solo atua como agente redutor da perda de solo por erosão hídrica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Degradação física.
2. Degradação química.
3. Degradação biológica.
4. Degradação pela mineração.
Coluna 2
( ) É caracterizada por processos como erosão, desertificação e compactação.
( ) A perda gradativa da matéria orgânica do solo é o principal exemplo desse tipo de degradação.
( ) O aumento da atividade de íons hidrogênio e de íons de alumínio são indicadores fundamentais desse tipo de degradação.
( ) Esse tipo de degradação tem a pirita como um exemplo de contaminante, quando exposta ao ambiente.
( ) A redução na produtividade das culturas relacionada à compactação do solo é um reflexo desse tipo de degradação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(Fonte: https://exame.com/brasil/fumaca-de-queimadas-daamazonia-e-pantanal-atinge-estados-do-sul-e-do-sudeste-nestesabado/.Acesso 10/2024)
Com base nas informações da reportagem e nos princípios de agronomia, ecologia agrícola e sustentabilidade, quais práticas alternativas ao uso do fogo podem ser implementadas de forma eficaz na produção agrícola para prevenir os incêndios e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção da produtividade e conservação ambiental?
1. A soja é uma planta herbácea pertencente à família das Leguminosas, subfamília das Papilionáceas, e à tribo das Faseoláceas.
2. O milho é uma planta que pertence à família Gramineae/Poaceae.
3. O feijão comum é uma planta anual herbácea, pertencente à família Leguminosae, sub-família Faboideae, gênero Phaseolus.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. O vento é um recurso natural renovável, e participou da história da humanidade tornando-se uma força essencial que permitia a movimentação de embarcações.
2. A água é um dos mais conhecidos recursos naturais não renováveis, considerando seu risco de escassez.
3. O gás natural é um recurso natural renovável, pois mesmo sendo de origem fóssil, sua regeneração é rápida, comparada a outros recursos fósseis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais, juntamente com a valorização do conhecimento tradicional podem ser considerados alguns dos princípios da agroecologia.
2. A agroecologia é baseada em três pilares: ser socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.
3. Somente nos anos 90, o conceito de agroecologia se ampliou-se e trouxe uma visão mais integrada e sustentável entre as áreas de produção e preservação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. aumentar a produção agrícola com a máxima eficiência, sem uso de equipamentos agrícolas,
II. aumentar a reciclagem da biomassa e otimizar a disponibilidade do fluxo balanceado de nutrientes,
III. diversificar específica e geneticamente o agroecossistema no tempo e no espaço,
IV. redução de sinergismos e interações biológicas entre componentes da biodiversidade reduzindo a concorrência.
Estão corretos os itens
São fatores abióticos que podem interferir neste sistema os a seguir listados, à exceção de um. Assinale-o.
Pode-se definir fotossíntese como um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, que captam a luz solar, convertendo em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos. Um dos produtos finais desse processo é o oxigênio que é disponibilizado para o meio ambiente. O metabolismo das plantas, de acordo com o processo de fixação do Carbono, pode ser classificado em C3, C4 e CAM (Metabolismo Ácido das Crassuláceas). De acordo com essas informações, analise as afirmações abaixo.
I- Plantas C3 são mais eficientes em condições de clima tropical, consumindo menos ATP por molécula de carbono fixada, já que as perdas de carbono via fotorrespiração são menores com temperaturas amenas.
II- As plantas CAM abrem seus estômatos predominantemente à noite e os fecham durante o dia, exatamente o oposto do padrão observado em folhas de plantas C3 e C4.
III- As culturas do Milho (Zea mays), Feijão (Phaseolus vulgares) e Babosa (Aloe vera) são exemplos de plantas C3, C4 e CAM, respectivamente.
IV- As plantas C4 são altamente produtivas em termos de matéria seca, já as plantas CAM são altamente eficientes no uso de água.
É CORRETO o que se afirma em:
São princípios básicos da Agroecologia:
I. Conservar e ampliar a biodiversidade dos ecossistemas tendo em vista o estabelecimento de numerosas interações entre solo, plantas e animais, ampliando a auto-regulação do agroecossistema da propriedade.
II. Assegurar as condições de vida do solo que permitam a manutenção de sua fertilidade e o desenvolvimento saudável das plantas, por meio de práticas como: cobertura permanente do solo (viva ou mülching) e adubação verde.
III. Usar espécies ou variedades adaptadas às condições locais de solo e clima, minimizando exigências externas para um bom desenvolvimento da cultura.
IV. Assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente, fazendo uso da adubação orgânica, de produtos minerais pouco solúveis (fosfato de rocha, calcário, pó de rocha, etc) e de um manejo fitossanitário que integre as práticas culturais, mecânicas e biológicas para o controle de pragas e doenças.
V. Diversificar as atividades econômicas da propriedade, buscando a integração entre elas para maximizar a utilização dos recursos endógenos e assim diminuir a aquisição de insumos externos à propriedade.
VI. Favorecer a auto-gestão da comunidade produtora respeitando sua cultura e estimulando sua dinâmica social.
Estão CORRETA(S):