Questões de Concurso Sobre ecologia na engenharia agronômica em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 524 questões

Q3195478 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação aos princípios da Agroecologia, analise as assertivas abaixo:

I. A Agroecologia promove a integração entre agricultura, pecuária e conservação ambiental, favorecendo a reciclagem de nutrientes e energia nos agroecossistemas.
II. A diversidade de culturas é incentivada na Agroecologia como forma de melhorar a resiliência dos sistemas agrícolas e reduzir a dependência de insumos externos.
III. O uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas é essencial para manter a produtividade em sistemas agroecológicos.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3176645 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Referente ao manejo e conservação dos solos agrícolas, analise as assertivas a seguir:


I. O sistema plantio direto tem por premissas a manutenção do solo com cobertura vegetal ao longo de todo o ano, o revolvimento do solo apenas uma vez ao ano e a realização de rotação/diversificação de culturas na escala espaço/temporal.

II. Uma das formas eficientes de se aumentar os teores de matéria orgânica dos solos é adicionando matéria orgânica em superfície, incorporando-a para reduzir as perdas.


III. Para a região de Tangará, com clima do tipo As, de acordo com Köppen, quanto menor o revolvimento do solo e maior o aporte de carbono, mais rapidamente será o aumento da CTC dos solos.


IV. Pelas condições de chuva de alta erodibilidade que ocorrem na região de Tangará da Serra, e com os solos extremamente erosivos, proteger o solo é fator chave para reduzir a erosividade deles.



Quais estão INCORRETAS?



Alternativas
Q3176644 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente aos princípios que norteiam o manejo e conservação dos solos voltadas para a agricultura conservacionista, assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos.

( ) Diversificação e complexação de sistemas agrícolas produtivos como sistemas agropastoris, agroflorestais e agrossilvipastoris.
( ) Manejo integrado de pragas, patógenos e de plantas daninhas priorizando aplicações em conjuntos dos defensivos de forma “calendarizada”, a fim de reduzir a pressão de inóculo e o tráfego de máquinas.
( ) Redução da mobilização de solo com implementos de preparo primário.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176642 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao manejo e conservação dos solos voltados, analise as assertivas a seguir:

I. Para regiões com chuvas de alta erosividade e solos de significativa erodibilidade, a tomada de decisão relativa à necessidade de implantação de práticas conservacionistas complementares à cobertura do solo deveria levar em conta a aplicação de métricas de perda de solo ou da estimativa do comprimento crítico do declive.
II. Quanto maior a declividade do terreno e quanto maior o comprimento de rampa mais pertos devem ser instalados os terraços.
III. O uso de semeadura “morro acima, morro abaixo” é uma estratégia conservacionista de manejo do solo, uma vez que reduz o tráfego de máquinas na lavoura, reduzindo a compactação dos solos.
IV. O uso da técnica de mulching horizontal foi e ainda é uma importante ferramenta aplicada na agricultura conservacionista, reduzindo significativamente as perdas de solo e água em nível de lavoura, independentemente do seu tamanho.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176640 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as assertivas a seguir referente aos benefícios dos ecossistemas florestais:

I. Manutenção da biodiversidade e ciclagem de nutrientes.
II. Proteção de bacias hidrográficas e redução da poluição do ar.
III. Recuperação de áreas degradadas por outros usos agropecuários e fixação de carbono.
IV. Regulação climática.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176639 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A aplicação de defensivos agrícolas requer atenção a toda a cadeia produtiva. Referente à proteção ao meio ambiente, analise as assertivas a seguir:

I. Toda a propriedade deve dispor de um local próprio para abastecimento e limpeza dos equipamentos de pulverização para que os resíduos dos agrotóxicos não venham a poluir as fontes e mananciais de água.
II. Manter distância mínima de 250 metros das fontes e mananciais de captação de água para as populações, núcleos populacionais. Escolas, habitações e locais de recreação, quando utilizar equipamentos atomizadores ou canhões.
III. As águas residuárias com agrotóxicos resultantes da lavagem dos equipamentos e embalagens utilizadas deverão ter a destinação final própria para não serem levadas às fontes ou cursos de água em geral.
IV. Adotar medidas de manejo de solo e controle de erosão para evitar que as partículas de solo com agrotóxicos sejam arrastadas para as fontes e mananciais de água.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176636 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à mobilidade dos herbicidas nas plantas, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Herbicidas de contato possuem pouca mobilidade, proporcionando apenas efeito em poucas células do parênquima.
( ) O transporte pelo apoplasto e apossimplasto são caminhos utilizados especialmente pelos herbicidas de ação sistêmica.
( ) Herbicidas sistêmicos aplicados ao solo tem sua ação na planta por meio da pressão de turgor da raiz ou do fluxo de transpiração.
( ) Fatores que afetam a transpiração da planta também afetam o desempenho de herbicidas aplicados ao solo.
( ) Baixa umidade relativa do ar e da temperatura, e luminosidade elevada têm potencial de causar o fechamento estomático, diminuindo a translocação de herbicidas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3176634 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao manejo de plantas daninhas com uso de herbicidas, analise as assertivas a seguir:

I. Independentemente do tamanho da planta daninha a ser controlada, a dose do produto comercial concentrado não é alterada.
II. O coeficiente Kow é uma característica físico-química relacionada à facilidade de os herbicidas penetrarem por meio da cutícula.
III. Estresses abióticos tem pouco impacto sobre o controle de planta daninhas, uma vez que eles são variáveis externas à fisiologia da planta.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3176612 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente às plantas daninhas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o nome comum ao respectivo nome científico.

Coluna 1
1. Guanxuma.
2. Caruru.
3. Picão-preto.
4. Fedegoso ou mata pasto-liso.
5. Corda de viola.

Coluna 2
( ) Ipomea sp.
( ) Senna obtusifolia.
( ) Bidens pilosa.
( ) Amaranthus sp.
( ) Sida rhombifolia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176611 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao manejo integrado de plantas daninhas, analise as assertivas a seguir:

I. A monda é uma das formas mais eficientes de controle, sendo amplamente utilizada em países como EUA, Alemanha e França.
II. A rotação de princípios ativos é a maneira mais eficiente de se controlar, por via química, plantas daninhas indesejáveis e que competem com plantas em lavouras comerciais de grãos.
III. A rotação e a diversificação de culturas é uma prática importante no controle de plantas daninhas.
IV. A erradicação da infestação de plantas daninhas implica a completa remoção, para uma determinada área, de todas as plantas jovens e adultas.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3156363 Engenharia Agronômica (Agronomia)
“As mudanças climáticas são um desafio crescente para o setor agrícola, exigindo a adoção de práticas que minimizem os impactos ambientais” (IPCC, 2022). Qual prática agrícola é considerada mais eficaz para mitigar as emissões de gases de efeito estufa no setor?
Alternativas
Q3156362 Engenharia Agronômica (Agronomia)
“O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) é uma ferramenta de gestão estratégica para minimizar os impactos climáticos na agricultura brasileira” (Giacomoni, 2021). Qual é o principal objetivo do ZARC em relação à segurança alimentar e sustentabilidade?
Alternativas
Q3156356 Engenharia Agronômica (Agronomia)
“A legislação ambiental brasileira promove a recuperação de áreas degradadas por meio de práticas que equilibram sustentabilidade e produtividade” (Lei nº 12.651/2012). Qual prática é considerada mais eficiente para estabilizar o solo em propriedades rurais com áreas de declive acentuado e acelerar a regeneração natural da vegetação?
Alternativas
Q3156343 Engenharia Agronômica (Agronomia)
“A fitotecnia busca sistemas de cultivo que integrem a produção sustentável com a recuperação ambiental, especialmente em regiões de uso intensivo do solo” (Embrapa, 2020). Em uma área anteriormente degradada por práticas de monocultura, foi implantado um sistema agrícola que combinou o cultivo de milho e feijão com espécies nativas, como a gliricídia (Gliricidia sepium) e o ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus). Este sistema apresentou aumento na produtividade das culturas anuais, maior infiltração de água e redução da temperatura do solo. Que tipo de sistema agrícola é descrito?
Alternativas
Q3120019 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As plantas daninhas são consideradas um dos principais problemas na manutenção de pastagens.


Assinale a alternativa que descreve uma característica típica das plantas daninhas, contribuindo para sua capacidade de competir com as culturas agrícolas. 

Alternativas
Q3120018 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) estabelece princípios, diretrizes e objetivos para a Educação Ambiental no Brasil e promove conscientização e ações para a preservação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento de uma sociedade mais responsável e comprometida com questões socioambientais.
Desse modo, de acordo com a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, fazem parte dos princípios básicos da educação ambiental a/o
Alternativas
Q3095600 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao manejo e à conservação de solos em nível de lavoura, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Um dos princípios da conservação do solo e da água é a manutenção constante de plantas vivas ou senescentes sobre a superfície do solo.
( ) Rotação de culturas, revolvimento do solo apenas na linha de semeadura, cessar a queimada da palhada e posicionar o tráfego de máquinas e animais em condição de umidade do solo no estado de friabilidade são pilares do sistema plantio direto.
( ) Quanto maior a relação C:N de uma palhada, mais rapidamente ela é degradada.
( ) A manutenção da atividade microbiológica do solo está relacionada ao maior aporte de palhada com baixa relação C:N a fim de facilitar a multiplicação dos microrganismos.
( ) A palhada sobre o solo atua como agente redutor da perda de solo por erosão hídrica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3095597 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente aos tipos de degradação do solo e da água.

Coluna 1
1. Degradação física.
2. Degradação química.
3. Degradação biológica.
4. Degradação pela mineração.

Coluna 2
( ) É caracterizada por processos como erosão, desertificação e compactação.
( ) A perda gradativa da matéria orgânica do solo é o principal exemplo desse tipo de degradação.
( ) O aumento da atividade de íons hidrogênio e de íons de alumínio são indicadores fundamentais desse tipo de degradação.
( ) Esse tipo de degradação tem a pirita como um exemplo de contaminante, quando exposta ao ambiente.
( ) A redução na produtividade das culturas relacionada à compactação do solo é um reflexo desse tipo de degradação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3087971 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Diante da seca extrema, todos os biomas estão sofrendo com incêndios nos últimos dias. Entre sexta(6) e sábado (7), foram registrados 8225 focos de calor no país, de acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Mais da metade acontece no Mato Grosso (33% do total) e no Pará (27%). Em julho e agosto, o número de queimadas bateu recorde em diversos locais, inclusive na Amazônia, onde o nível de chuva está abaixo do normal, afetando as bacias hidrográficas e tornando a vegetação mais suscetível ao fogo.
(Fonte: https://exame.com/brasil/fumaca-de-queimadas-daamazonia-e-pantanal-atinge-estados-do-sul-e-do-sudeste-nestesabado/.Acesso 10/2024)

Com base nas informações da reportagem e nos princípios de agronomia, ecologia agrícola e sustentabilidade, quais práticas alternativas ao uso do fogo podem ser implementadas de forma eficaz na produção agrícola para prevenir os incêndios e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção da produtividade e conservação ambiental?
Alternativas
Q3064795 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre características botânicas.
1. A soja é uma planta herbácea pertencente à família das Leguminosas, subfamília das Papilionáceas, e à tribo das Faseoláceas.
2. O milho é uma planta que pertence à família Gramineae/Poaceae.
3. O feijão comum é uma planta anual herbácea, pertencente à família Leguminosae, sub-família Faboideae, gênero Phaseolus.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: D
6: D
7: B
8: C
9: A
10: C
11: D
12: E
13: A
14: E
15: E
16: D
17: A
18: C
19: B
20: E