Questões de Concurso Sobre ecologia vegetal em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 138 questões

Q3095597 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente aos tipos de degradação do solo e da água.

Coluna 1
1. Degradação física.
2. Degradação química.
3. Degradação biológica.
4. Degradação pela mineração.

Coluna 2
( ) É caracterizada por processos como erosão, desertificação e compactação.
( ) A perda gradativa da matéria orgânica do solo é o principal exemplo desse tipo de degradação.
( ) O aumento da atividade de íons hidrogênio e de íons de alumínio são indicadores fundamentais desse tipo de degradação.
( ) Esse tipo de degradação tem a pirita como um exemplo de contaminante, quando exposta ao ambiente.
( ) A redução na produtividade das culturas relacionada à compactação do solo é um reflexo desse tipo de degradação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3039507 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Pode-se definir fotossíntese como um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, que captam a luz solar, convertendo em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos. Um dos produtos finais desse processo é o oxigênio que é disponibilizado para o meio ambiente. O metabolismo das plantas, de acordo com o processo de fixação do Carbono, pode ser classificado em C3, C4 e CAM (Metabolismo Ácido das Crassuláceas). De acordo com essas informações, analise as afirmações abaixo.


I- Plantas C3 são mais eficientes em condições de clima tropical, consumindo menos ATP por molécula de carbono fixada, já que as perdas de carbono via fotorrespiração são menores com temperaturas amenas.


II- As plantas CAM abrem seus estômatos predominantemente à noite e os fecham durante o dia, exatamente o oposto do padrão observado em folhas de plantas C3 e C4.


III- As culturas do Milho (Zea mays), Feijão (Phaseolus vulgares) e Babosa (Aloe vera) são exemplos de plantas C3, C4 e CAM, respectivamente.


IV- As plantas C4 são altamente produtivas em termos de matéria seca, já as plantas CAM são altamente eficientes no uso de água.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3019303 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A ocorrência de estresse hídrico causa muitos danos à cultura do milho, como a redução da produtividade, altura das plantas e diâmetro dos colmos, entre outros problemas. Em relação às principais consequências do déficit hídrico em plantas de milho durante o florescimento, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3019271 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A água desempenha um papel fundamental na vida das plantas. A fotossíntese exige que as plantas retirem dióxido de carbono da atmosfera e, ao mesmo tempo, as expõe à perda de água e à ameaça de desidratação. Para impedir a dessecação das folhas, a água deve ser absorvida do solo pelas raízes, ser transportada ao longo do corpo da planta até alcançar as partes aéreas. É importante destacar que, mesmo pequenos desequilíbrios entre a absorção, o transporte de água e a perda desta para a atmosfera podem causar déficits hídricos e o funcionamento ineficiente de inúmeros processos celulares. Portanto, equilibrar a absorção, o transporte e a perda de água, representa um importante desafio para as plantas terrestres. Sobre a água na planta, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2582776 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Leia o texto a seguir.

É considerada um dos pilares da Agricultura Agroecológica. Está diretamente relacionada ao manejo agroecológico das culturas, contribuindo para a resistência fisiológica vegetal e sustentabilidade do agroecossistema.
Elaborado pelo(a) autor(a).

O texto se refere à Teoria
Alternativas
Q2536021 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


A anatomia da madeira de pteridófitas, incluindo a largura dos anéis de crescimento, a densidade dos vasos e a proporção de tecidos de verão e inverno, reflete as condições climáticas e ambientais durante o período de crescimento da árvore. Portanto, a análise desses padrões de crescimento sazonal pode fornecer informações valiosas sobre o clima e o ambiente em que as árvores cresceram, permitindo a reconstrução de paleoclimas e condições ambientais passadas. 

Alternativas
Q2536020 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


Tricomas glandulares são estruturas especializadas encontradas na superfície de muitas plantas que produzem e armazenam metabólitos secundários, incluindo compostos químicos com propriedades medicinais. Em muitas espécies de Lamiaceae, os tricomas glandulares estão associados à produção de óleos essenciais com aplicações medicinais. 

Alternativas
Q2533265 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma doença desconhecida atacou uma área com plantio de mogno africano cujo objetivo era a produção de madeira para serraria. Um engenheiro florestal coletou amostras das folhas e encaminhou para análise em laboratório. Ao analisar as estruturas do agente causador da doença, foi detectado que ele apresentava hifas filamentosas, células eucariotas, parede celular de quitina e glicogênio como material de reserva. Por meio das características apresentadas o agente causador da doença é: 
Alternativas
Q2533260 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A polinização de muitas espécies florestais como o eucalipto, são realizadas através do auxílio de insetos e em outras como o pinus, a polinização ocorre por meio do vento. Marque entre as alternativas abaixo, a denominação do tipo de polinização realizada por insetos e pelo vento. 
Alternativas
Q2488217 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No planejamento da arborização urbana, deve-se levar em conta o porte da árvore a ser plantada em cada local. Considere o plantio de uma espécie em um canteiro central de uma avenida por onde passe a rede elétrica aérea. Neste caso, o mais indicado é o plantio de:
Alternativas
Q2471769 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A maioria das culturas agrícolas depende da polinização. Estima-se que cerca de 75% das culturas de alimentos do mundo dependem, em alguma medida, da polinização por insetos, pássaros ou outros polinizadores. Qual é a principal função das abelhas na polinização cruzada das plantas:
Alternativas
Q2471754 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Marque, dentre as alternativas abaixo, os principais objetivos do produtor rural ao plantar espécies florestais em solos de baixa fertilidade e elevada acidez: 
Alternativas
Q2375087 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Plantas pioneiras apresentam diversas características que as permitem sobreviver e perpetuar rapidamente. A esse respeito julgue as afirmativas a seguir e marque a INCORRETA: 
Alternativas
Q2375081 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Avalie as afirmativas a seguir acerca do ciclo do fósforo e marque a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2375080 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O enxofre, junto com o hidrogênio e o oxigênio, é um dos poucos não-metais que pode ser encontrado livre na natureza. Avalie as afirmativas a seguir a respeito do elemento enxofre:

I - O ciclo do enxofre é basicamente sedimentar, embora possua uma fase gasosa.

II - A principal forma de assimilação do enxofre pelos produtores é como sulfato inorgânico.

III - A decomposição da matéria orgânica, rica em enxofre, em ambientes sem oxigênio, pode formar sulfetos, como o sulfeto de hidrogênio (H2S), um composto letal para a maioria dos seres humanos.

IV - Tanto no solo como na água, em condições anaeróbias, ocorrerá a oxidação, passando à forma de enxofre elementar chegando a sulfato.

Marque a alternativa correta:  
Alternativas
Q2358205 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale corretamente o termo usado para descrever uma planta que é adaptada para crescer em ambientes com alto teor de sal, como regiões costeiras.
Alternativas
Q2358204 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale corretamente o termo que descreve a interação mutualística entre um fungo e as raízes das plantas, em que o fungo fornece nutrientes minerais às plantas em troca de compostos orgânicos.
Alternativas
Q2338503 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um dos problemas no cultivo de hortaliças é a presença de plantas daninhas que podem competir com a cultura e são classificadas em dois grupos, as de folha larga e as de folha estreita. Assinale a alternativa que contempla uma espécie de planta daninha pertencente ao grupo de folha estreita: 
Alternativas
Q2338496 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma das características dos agentes etiológicos que causam doenças em plantas está relacionada de acordo com seu modo de nutrição. Acerca do assunto, assinale a alternativa que apresenta a doença provocada por agente fitopatogênico biotrófico:
Alternativas
Q2338494 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Ao que tange sobre as propriedades estruturais das comunidades, a espécie que causa maior impacto tanto nos componentes bióticos, como nos componentes abióticos da comunidade é denominado:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: A
6: E
7: C
8: C
9: C
10: D
11: C
12: B
13: E
14: E
15: B
16: B
17: C
18: C
19: E
20: C