Questões de Concurso Sobre ecologia vegetal em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 152 questões

Q3273891 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente à dinâmica de herbicidas em campo no controle dos alvos biológicos, analise as assertivas a seguir:

I. A interceptação da gota pela folha é função do efeito do ambiente sobre a gota, de características do dossel, da fenologia e fisiologia da planta a ser controlada.
II. Quanto maior a duração de uma gota sobre o alvo, maior a chance de interceptação e absorção.
III. Adjuvantes e surfactantes aumentam a duração da gota e, consequentemente, favorecem a absorção foliar.
IV. Os estômatos são uma das mais importantes portas de entrada de herbicidas pela folha.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3266657 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Medir a fixação líquida de CO2 em folhas intactas com fluxo de fótons crescente permite construir curvas de resposta à luz que fornecem informações úteis sobre as propriedades fotossintéticas das folhas. No escuro, não há assimilação fotossintética de carbono, e em vez disso, o CO2 é emitido pela planta devido à respiração mitocondrial. Por convenção, a assimilação de CO2 é negativa nesta parte da curva de resposta à luz. À medida que o fluxo de fótons aumenta, a assimilação fotossintética de CO2 aumenta linearmente até igualar a liberação de CO2 pela respiração mitocondrial. O ponto em que a captação fotossintética de CO2 equilibra a liberação de CO2 é chamado de ponto de compensação de luz. No entanto, o fluxo de fótons em que folhas atingem o ponto de compensação de luz varia com as espécies e condições de desenvolvimento.

A figura abaixo mostra curvas de resposta à luz da fixação de carbono fotossintético em uma planta de sol (linha contínua - Atriplex triangularis) e plantas de sombra (linha pontilhada - Asarum caudatum).

Q60.png (329×238)

Sobre o comportamento dessas plantas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3263235 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise a sentença abaixo:

As frutíferas de clima tropical são amplamente cultivadas na América do Sul e seus frutos possuem elevado valor econômico (1ª parte). Espécies inclusas no grupo das frutíferas de clima tropical adaptam-se a regiões com temperatura média anual superior a 22 °C, não tolerando longos períodos com temperatura baixa, exigindo precipitação bem distribuída durante as quatro estações do ano (2ª parte). É característico dessas frutíferas apresentarem crescimento quase contínuo, com vários “surtos de crescimento” durante o ano, e possuir folhas persistentes (não caem no inverno) (3ª parte).

Quais partes estão corretas? 
Alternativas
Q3241363 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A jardinagem é uma arte milenar que combina conhecimentos botânicos, estéticos e técnicos para a criação e manutenção de jardins. O jardineiro, profissional responsável por essa atividade, precisa dominar uma série de técnicas para garantir a saúde e a beleza das plantas, incluindo o preparo do solo, a escolha das espécies, a poda, a adubação e o controle de pragas e doenças.
No paisagismo, a escolha adequada das espécies vegetais é crucial para o sucesso do projeto. Considerando os aspectos de luminosidade, um jardineiro precisa selecionar espécies para um jardim de inverno com pouca incidência de luz solar direta. Dentre as opções abaixo, qual seria a menos adequada para este ambiente?
Alternativas
Q3230676 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No que se refere ao desenvolvimento de processos e produtos a partir de espécies vegetais do semiárido, julgue o item a seguir. 


As propostas de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com plantas nativas do semiárido devem levar em conta os saberes tradicionais de utilização de espécies para outras finalidades, tais como as medicinais, construtivas e alimentares, porque elas se constituem em pistas para pesquisas científicas e tecnológicas. 

Alternativas
Q3230673 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em relação aos índices de vegetação empregados na agricultura de precisão, julgue o item subsequente. 


O índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) é calculado a partir da relação entre a refletância do infravermelho próximo (NIR) e a refletância do vermelho (RED); valores próximos de −1 indicam vegetação densa e saudável, ao passo que valores próximos de 1 indicam áreas desprovidas de vegetação. 

Alternativas
Q3226245 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o próximo item, relacionado às plantas xerófilas e à flora do semiárido brasileiro.


A camada cerosa, denominada cutícula, que existe na superfície de folhas e caules de plantas típicas do semiárido é responsável por minimizar a perda de água para o ambiente. Essa característica influencia diretamente na sobrevivência das plantas xerófilas, reduzindo a evapotranspiração e mantendo a umidade interna da planta por mais tempo. 

Alternativas
Q3226244 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o próximo item, relacionado às plantas xerófilas e à flora do semiárido brasileiro.


Em algumas espécies xerófilas, a dormência das sementes tem a finalidade de impedir que elas germinem na estação chuvosa.

Alternativas
Q3226243 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o próximo item, relacionado às plantas xerófilas e à flora do semiárido brasileiro.


Nas folhas de plantas xerófilas, existe uma estrutura denominada estômato, normalmente localizada na parte superior das folhas, facilitando, assim, as trocas gasosas com o ambiente. 

Alternativas
Q3226240 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos biomas encontrados no semiárido brasileiro, julgue o item subsequente.


Visando a redução da transpiração durante o dia quente, o metabolismo ácido desenvolvido pelas crassuláceas permite que os estômatos se abram no período da noite para a absorção do CO2. Tal mecanismo garante a sobrevivência de cactáceas e outras plantas suculentas do semiárido. 

Alternativas
Q3226229 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca dos sistemas agroflorestais, julgue o item seguinte.


A adoção de sistemas agroflorestais propicia alterações no microclima da área cultivada, por meio da manutenção de melhores taxas de fotossíntese pelas plantas e pelo aumento do déficit de pressão de vapor d’água nas folhas, o que facilita a abertura de estômatos, contribuindo com a absorção de gás carbônico.

Alternativas
Q3219690 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente às interações inseto-planta, analise as assertivas a seguir:

I. Os polífagos se alimentam de várias plantas hospedeiras, atingindo várias famílias botânicas.
II. Os oligófagos se alimentam de um espectro de plantas hospedeiras que se limitam a alguns gêneros botânicos, geralmente da mesma família.
III. Os monófagos se alimentam de um espectro de plantas hospedeiras que se limitam a poucas espécies, geralmente do mesmo gênero botânico.
IV. Os glosófilos se alimentam de plantas hospedeiras da família das fabáceas.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176640 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as assertivas a seguir referente aos benefícios dos ecossistemas florestais:

I. Manutenção da biodiversidade e ciclagem de nutrientes.
II. Proteção de bacias hidrográficas e redução da poluição do ar.
III. Recuperação de áreas degradadas por outros usos agropecuários e fixação de carbono.
IV. Regulação climática.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3156343 Engenharia Agronômica (Agronomia)
“A fitotecnia busca sistemas de cultivo que integrem a produção sustentável com a recuperação ambiental, especialmente em regiões de uso intensivo do solo” (Embrapa, 2020). Em uma área anteriormente degradada por práticas de monocultura, foi implantado um sistema agrícola que combinou o cultivo de milho e feijão com espécies nativas, como a gliricídia (Gliricidia sepium) e o ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus). Este sistema apresentou aumento na produtividade das culturas anuais, maior infiltração de água e redução da temperatura do solo. Que tipo de sistema agrícola é descrito?
Alternativas
Q3095597 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente aos tipos de degradação do solo e da água.

Coluna 1
1. Degradação física.
2. Degradação química.
3. Degradação biológica.
4. Degradação pela mineração.

Coluna 2
( ) É caracterizada por processos como erosão, desertificação e compactação.
( ) A perda gradativa da matéria orgânica do solo é o principal exemplo desse tipo de degradação.
( ) O aumento da atividade de íons hidrogênio e de íons de alumínio são indicadores fundamentais desse tipo de degradação.
( ) Esse tipo de degradação tem a pirita como um exemplo de contaminante, quando exposta ao ambiente.
( ) A redução na produtividade das culturas relacionada à compactação do solo é um reflexo desse tipo de degradação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3039507 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Pode-se definir fotossíntese como um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, que captam a luz solar, convertendo em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos. Um dos produtos finais desse processo é o oxigênio que é disponibilizado para o meio ambiente. O metabolismo das plantas, de acordo com o processo de fixação do Carbono, pode ser classificado em C3, C4 e CAM (Metabolismo Ácido das Crassuláceas). De acordo com essas informações, analise as afirmações abaixo.


I- Plantas C3 são mais eficientes em condições de clima tropical, consumindo menos ATP por molécula de carbono fixada, já que as perdas de carbono via fotorrespiração são menores com temperaturas amenas.


II- As plantas CAM abrem seus estômatos predominantemente à noite e os fecham durante o dia, exatamente o oposto do padrão observado em folhas de plantas C3 e C4.


III- As culturas do Milho (Zea mays), Feijão (Phaseolus vulgares) e Babosa (Aloe vera) são exemplos de plantas C3, C4 e CAM, respectivamente.


IV- As plantas C4 são altamente produtivas em termos de matéria seca, já as plantas CAM são altamente eficientes no uso de água.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3019303 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A ocorrência de estresse hídrico causa muitos danos à cultura do milho, como a redução da produtividade, altura das plantas e diâmetro dos colmos, entre outros problemas. Em relação às principais consequências do déficit hídrico em plantas de milho durante o florescimento, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3019271 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A água desempenha um papel fundamental na vida das plantas. A fotossíntese exige que as plantas retirem dióxido de carbono da atmosfera e, ao mesmo tempo, as expõe à perda de água e à ameaça de desidratação. Para impedir a dessecação das folhas, a água deve ser absorvida do solo pelas raízes, ser transportada ao longo do corpo da planta até alcançar as partes aéreas. É importante destacar que, mesmo pequenos desequilíbrios entre a absorção, o transporte de água e a perda desta para a atmosfera podem causar déficits hídricos e o funcionamento ineficiente de inúmeros processos celulares. Portanto, equilibrar a absorção, o transporte e a perda de água, representa um importante desafio para as plantas terrestres. Sobre a água na planta, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2582776 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Leia o texto a seguir.

É considerada um dos pilares da Agricultura Agroecológica. Está diretamente relacionada ao manejo agroecológico das culturas, contribuindo para a resistência fisiológica vegetal e sustentabilidade do agroecossistema.
Elaborado pelo(a) autor(a).

O texto se refere à Teoria
Alternativas
Q2536021 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


A anatomia da madeira de pteridófitas, incluindo a largura dos anéis de crescimento, a densidade dos vasos e a proporção de tecidos de verão e inverno, reflete as condições climáticas e ambientais durante o período de crescimento da árvore. Portanto, a análise desses padrões de crescimento sazonal pode fornecer informações valiosas sobre o clima e o ambiente em que as árvores cresceram, permitindo a reconstrução de paleoclimas e condições ambientais passadas. 

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: B
5: C
6: E
7: C
8: E
9: E
10: C
11: E
12: D
13: D
14: E
15: C
16: B
17: D
18: C
19: A
20: E