Questões de Concurso
Sobre energia na agricultura em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 68 questões
Julgue os item subsequente, considerando que a utilização de biomassa florestal como fonte energética tem sido estimulada, em razão de aspectos ambientais, econômicos e energéticos.
Em sistemas integrados, as culturas agrícolas anuais tendem a gerar maiores produtividades no primeiro ano de consórcio com a espécie arbórea, havendo gradativa redução nos anos subsequentes, em razão do progressivo fechamento da copa da cultura arbórea e consequente redução da insolação nas culturas anuais.
Com referência a plantas com potencial bioenergético e combustíveis verdes, julgue o item a seguir.
A biomassa como fonte bioenergética pode ser utilizada no processo de combustão direta, em processos termoquímicos ou em processos biológicos, em que se pode, por exemplo, empregar a palha do café como adubo.
Com referência a plantas com potencial bioenergético e combustíveis verdes, julgue o item a seguir.
Atualmente a busca por energias limpas e renováveis traz perspectivas para o mercado agrícola mediante o desenvolvimento de fontes alternativas de energias a partir da biomassa, como os bicombustíveis, a bioeletricidade e o petróleo.
Com referência a plantas com potencial bioenergético e combustíveis verdes, julgue o item a seguir.
No Brasil, a cada ano, deve-se ter a participação volumétrica mínima obrigatória de diesel verde, produzido a partir de matérias-primas exclusivamente derivadas de biomassa renovável, em relação ao diesel comercializado ao consumidor final, de forma agregada, no território nacional.
Para a transição energética, novas matérias-primas poderão ser estudadas e introduzidas na cadeia produtiva do etanol, tais como o trigo, o triticale e outros cereais, a cana-do-reino, o bambu, o agave e outras espécies ricas em açúcares, amidos ou celulose.
No que se refere à agricultura de precisão, julgue o item subsequente.
A agricultura de precisão ainda é inaplicável em propriedades de pequeno porte, já que o uso intensivo de tecnologias aumenta o consumo de energia e a dependência de equipamentos caros.
Acerca do balanço de massa e energia em sistemas produtivos agrícolas e industriais, julgue o seguinte item.
O balanço de massa em sistemas produtivos agrícolas considera tanto os insumos aplicados, como fertilizantes e água, quanto os produtos gerados, como grãos e resíduos orgânicos, garantindo a eficiência do processo.
Um especialista em bioprocessos está viabilizando a
instalação de um biodigestor em uma fazenda produtora de frutas
e verduras em larga escala. Durante o diagnóstico inicial, ele
identificou que a fazenda já tem um sistema fotovoltaico
instalado, e que são gerados, com alta variabilidade devido a
oscilações sazonais do plantio e nas condições climáticas,
grandes volumes de restos vegetais e de outros resíduos
orgânicos, como esterco bovino.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item que se segue, a respeito da integração dos bioprocessos com sistemas energéticos e agrícolas.
Os resíduos orgânicos, em uma análise global inicial, são altamente fermentescíveis e podem ser direcionados ao biodigestor para a produção de biogás; além da geração de energia, o digestato resultante do processo de digestão anaeróbica poderá ser aplicado no solo como biofertilizante, o que reduz a necessidade de fertilizantes sintéticos e promove maior sustentabilidade ao sistema de produção.
Tendo em vista que a busca por fontes de energia renováveis tem impulsionado pesquisas voltadas ao aprimoramento dos bioprocessos aplicados à produção de bioenergia, julgue o item subsequente.
Na conversão de resíduos agroindustriais em bioprodutos de alto valor agregado, pode-se utilizar microrganismos específicos, como biocatalisadores, responsáveis pela conversão de substratos ricos em carbono (como glicerina e açúcares), em ácidos orgânicos, por meio de processos fermentativos; esse bioprocesso depende do correto controle de variáveis como temperatura, pH, disponibilidade de nutrientes e oxigenação, a fim de garantir a máxima eficiência e a sustentabilidade na produção.
À luz dos conceitos de bioenergia e rotas tecnológicas para energia renovável, julgue o item subsequente.
Os principais métodos para a bioconversão energética são o uso direto da biomassa sólida em caldeiras, a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos e a produção de biocombustíveis, principalmente o etanol, a partir da cana-de-açúcar, e o biodiesel, a partir da soja.
Acerca de tecnologias e inovações em produção de energia, julgue o seguinte item.
A cultura da cana-de-açúcar, que tem sazonalidade bem definida, para produção de etanol pode se caracterizar como mais controlável e determinística, devido, principalmente, à possibilidade de estocagem do combustível produzido a partir dela, quando comparado a outro tipo de biomassa.
Acerca de tecnologias e inovações em produção de energia, julgue o seguinte item.
As cadeias de valor relacionadas à bioeconomia sustentável se encontram insipientes no meio agrícola ou agropecuário brasileiro, a despeito da instituição da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que prevê a oferta de energias cada vez mais sustentáveis, competitivas e seguras.
Julgue o item que se segue, pertinente a aplicações de energias renováveis em sistemas agrícolas.
Entre as classes de biomassa vegetal com potencial econômico para exploração industrial, destacam-se a biomassa lignocelulósica, formada por celulose e hemicelulose, e a lignina, uma macromolécula fenólica.
Julgue o item a seguir, considerando a utilização de bioinsumos e de novas tecnologias para o desenvolvimento de cadeias produtivas, frente às mudanças climáticas.
O trigo, o triticale, a cana-do-reino, o bambu e o agave são novas matérias-primas propostas para a produção de biocombustíveis na cadeia produtiva do etanol, pois são todas espécies ricas em açúcares, amidos ou celulose.
A respeito do Plano Diretor da Embrapa (2024-2030), julgue o item a seguir.
No Brasil, os biocombustíveis já são a maior fonte de energia renovável consumida no país, superando o fornecimento energético das hidrelétricas.