Questões de Concurso Comentadas sobre entomologia e parasitologia em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 20 questões

Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Engenheiro Agrônomo |
Q2912322 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Entende-se por Praga QuarentenáriaA1:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Engenheiro Agrônomo |
Q2912262 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Doença é resultante da interação entre hospedeiro, agente causal e ambiente. Diversos critérios, baseados no hospedeiro ou no agente causal, têm sido usados para classificar doenças de plantas. No processo de uma doença, estão envolvidas alterações na fisiologia do hospedeiro. Com base neste aspecto, foi proposta uma classificação para as doenças de plantas baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos. Os processos fisiológicos vitais de uma planta estão descritos nas alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Q2690912 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A habilidade humana em produzir alimento e fibra, em parte, é limitada pela sua dificuldade em manejar as doenças de plantas. Qual a denominação atribuída ao estudo das propriedades de patógenos, hospedeiros e do ambiente que resultaram no aumento das doenças em uma população?

Alternativas
Q2689890 Engenharia Agronômica (Agronomia)

É considerado uma das principais pragas agrícolas do algodoeiro desde a sua detecção em 1983. Essa praga tem o hábito de se alimentar dos botões florais, flores e maçãs do algodoeiro.


A praga descrita acima é:

Alternativas
Q2682316 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As plantas cítricas são sujeitas ao ataque de diversas doenças nas suas diferentes fases de formação e desenvolvimento: sementeira, viveiro e pomar (Embrapa, 2022). Assinale a alternativa CORRETA em que as sementes apodrecem e não germinam. As plantinhas ficam amarelecidas, com o colo apodrecido na linha do solo; tombam e morrem.

Alternativas
Q2635499 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A citricultura brasileira é afetada por doenças importantes que reduzem significativamente a produção, a longevidade e a qualidade dos frutos. Em um pomar de citros, a manutenção e o estado fitossanitário requer vigilância sistemática e efetiva. As principais práticas relacionadas ao manejo de doenças nos citrus são: seleção de combinações varietais, material de propagação sadio, mudas sadias, seleção de boas áreas para plantio, rotação de culturas, praticas conservacionistas do solo e das águas, preparo e adubação do solo (preferencialmente orgânica e mineral), quebra-ventos, cuidados, remediação e prevenção durante o cultivo, manejo de plantas concorrentes, medidas fitossanitárias, dentre outros. Diante de uma situação em que tais medidas não são observadas, há tendência para a ocorrência do chamado cancro cítrico, causada pela bactéria

Alternativas
Q2634964 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Uma planta é considerada daninha ou invasora quando se estabelece em uma área onde sua permanência não é desejável, como nas pastagens e lavouras, já que elas absorvem os nutrientes do solo que seriam destinados à cultura ou forrageira implantada nesta área. De acordo com as características das plantas daninhas é CORRETO afirmar que:


I. Algumas espécies apresentam mais de um tipo de reprodução.

II. Crescem e produzem sementes que são resistentes às diversas condições climáticas.

III. Tem crescimento inicial rápido. IV. Produzem grande número de sementes por planta.

V. Possuem sistema radicular abundante.

VI. Possuem grande competitividade por água, luz e nutrientes.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2580882 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As moscas-das-frutas são insetos-pragas que causam perdas significativas na produtividade de diversas frutíferas no Brasil. São, ainda, consideradas pragas de importância quarentenária, causando restrições para a exportação de frutos frescos para diferentes países. Dentre as espécies de moscas-das-frutas presentes no Brasil, as que apresentam restrições quarentenárias para outros países são do gênero

Alternativas
Q2536019 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


O manejo integrado de pragas e doenças é essencial para garantir a sustentabilidade e a rentabilidade do cultivo de acerola no Brasil. Além das doenças mencionadas anteriormente, a cultura também é suscetível ao ataque de pragas como a mosca-da-acrocarpa (Anastrepha spp.) e o ácaro-da-acerola (Aceria guerreronis), que podem causar danos significativos às frutas e comprometer a qualidade da produção. Portanto, estratégias de controle biológico, como a introdução de inimigos naturais e o uso de cultivares resistentes, aliadas a práticas de manejo cultural e químico, são essenciais para minimizar os danos causados por pragas e doenças e garantir a sustentabilidade a longo prazo do cultivo de acerola no país. 

Alternativas
Q2533264 Engenharia Agronômica (Agronomia)
É muito comum o ataque de pragas e doenças em plantios comerciais de espécies florestais, causando prejuízos para as plantas e consequentemente para a produção. Entre as pragas que atacam as espécies florestais está a Sarcina violascens, conhecida como mariposa violácea, apresentando grande importância econômica em áreas plantadas com eucalipto, causando redução na área foliar devido ao consumo das folhas pelas lagartas. A mariposa violácea (Sarcina violascens) é pertencente a qual grupo de insetos (marque abaixo a alternativa correta):  
Alternativas
Q1800057 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O milho é uma cultura agrícola de grande relevância mundial, e na cidade do Crato no estado do Ceará, é a base de sustentação para muitos agricultores familiares. O reconhecimento de pragas nessa cultura agrícola é extremamente necessário para obter sucesso na produção. Dentre as pragas abaixo qual é considerada uma das mais importantes?
Alternativas
Q1681594 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Acerca da entomologia agrícola e do manejo e controle integrado de pragas, julgue o item a seguir.

O monitoramento, que consiste na contagem do número de insetos para se estimar o nível de infestação de pragas, é prática obrigatória no manejo integrado de pragas.
Alternativas
Q1625118 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O controle biológico é amplamente utilizado nesta cultura agrícola, como por exemplo, o parasita de ovos da Trichogramma galloi, o parasitoide de larvas da Cotesia flavipes e bioinseticidas como a aplicação de Bacillus thuringiensis. A cultura agrícola a que refere o texto é
Alternativas
Q971292 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As atualizações do status das pragas presentes e ausentes no território brasileiro são realizadas a partir de informações resultantes de levantamentos fitossanitários oficiais realizados pelo MAPA, notificações de ocorrência, alteração no status ou na taxonomia das pragas, de estudos de ARP ou sempre que se impuser o interesse de preservação da sanidade vegetal no País. Suponha uma situação em que uma PQA qualquer tenha seu status atualizado para PQP.


Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q971290 Engenharia Agronômica (Agronomia)

 Relacione adequadamente as colunas.


1. Erradicação

2. Diagnose de Praga

3. Contaminação

4. Disseminação

5. Exame Visual

6. Inspeção 


( ) Presença de pragas ou outro artigo regulamentado em um produto básico, local de armazenamento, meio de transporte ou contêiner, não constituindo uma infestação.

( ) O exame físico de plantas, produtos vegetais ou outros artigos regulamentados usando o olho nu, lentes, estereoscópio ou microscópio para detectar pragas ou contaminantes sem análise ou processamento.

( ) O processo de detecção e identificação de uma praga.

( ) Expansão da distribuição geográfica de uma praga dentro de uma área.

( ) Aplicação de medidas fitossanitárias para eliminar uma praga de uma área.

( ) Exame visual oficial de plantas, produtos vegetais ou outros artigos regulamentados para determinar se pragas estão presentes e/ou determinar a conformidade com as regulamentações fitossanitárias.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA

Alternativas
Q971283 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A mosca-da-carambola Bactrocera carambolae foi introduzida no Brasil, em 1996, no município do Oiapoque no Estado do Amapá. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) A mosca-da-carambola ocorre apenas em alguns municípios da zona da mata do Estado de Pernambuco onde não há ocorrência de hospedeiros da praga.

( ) A mosca-da-carambola pode causar perdas na produção de culturas importantes para Pernambuco, como goiaba, manga, caju, acerola, tomate, já que os frutos afetados podem ter a polpa totalmente destruída, tomando-os imprestáveis para o consumo.

( ) A mosca-da-carambola pode afetar a produção brasileira de frutas por meio da proibição da importação de frutos por países onde a praga não ocorre.

( ) A mosca-da-carambola não tem importância para o Estado de Pernambuco em decorrência da inexistência de áreas de produção comercial da carambola.

( ) Uma das medidas de prevenção e controle da mosca-da-carambola é não transportar frutas hospedeiras das áreas contaminadas de ocorrência da praga para áreas onde a praga está ausente.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Q969383 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Relacione adequadamente as colunas


1. Diagnose de Praga

2. Contaminação

3. Disseminação

4. Exame Visual


( ) Presença de pragas ou de outro artigo regulamentado em um produto básico, local de armazenamento, meio de transporte ou contêiner, não constituindo uma infestação.

( ) O exame físico de plantas, produtos vegetais ou outros artigos regulamentados usando o olho nu, lentes, estereoscópio ou microscópio para detectar pragas ou contaminantes sem análise ou processamento.

( ) O processo de detecção e identificação de uma praga.

( ) Expansão da distribuição geográfica de uma praga dentro de uma área.


A sequência está CORRETA em

Alternativas
Q968484 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa correta que corresponde às principais pragas da cultura da melancia em Roraima.
Alternativas
Q929186 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um estudo realizado com trabalhadores rurais da região da Zona da Mata localizada no estado de Rondônia, a aproximadamente 530 km da capital Porto Velho, constatou o uso em grande quantidade e variedade de agrotóxicos por trabalhadores rurais locais. Entre os principais motivos dessa prática, apontados pelos próprios produtores, estão a falta de informações sobre o uso dos produtos, a dificuldade de controlar ervas daninhas, pragas e doenças, além da busca por aumento da produtividade. 

A partir das informações do texto precedente, julgue o item a seguir, relativo ao uso racional de agrotóxicos.


A diminuição no uso de agrotóxicos, principalmente no controle de pragas e doenças, é sempre eficaz no aumento da produtividade agrícola.

Alternativas
Q927027 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A batata-doce pode ser utilizada como planta ornamental, como raiz tuberosa comestível, na alimentação animal e, ainda, como potencial fonte de produção de álcool. Acerca do cultivo e das práticas culturais e fitossanitárias essenciais no cultivo da batata-doce, julgue o item a seguir.


O fato de o ataque de insetos do solo causar prejuízos apenas na parte aérea da batata-doce sem danificar as raízes tuberosas permite dispensar o uso de agrotóxicos que poluem o ambiente, especialmente em jardins onde se cultiva batata-doce ornamental.

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: C
6: E
7: E
8: A
9: C
10: A
11: C
12: C
13: D
14: E
15: E
16: D
17: E
18: C
19: E
20: E