Questões de Concurso Sobre entomologia geral em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 249 questões

Q3285050 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os insetos são organismos muito importantes do ponto de vista ecológico, pois desempenham diferentes funções no meio ambiente. Existem insetos que são prejudiciais, comumente denominados de “pragas”, porém existem também os que são benéficos, comumente denominados de “inimigos naturais”. No caso dos inimigos naturais, eles podem ser classificados como predadores ou parasitoides.
Com relação a esse tema, considere as afirmativas a seguir.

I  →  O ácaro Neoseiulus californicus é classificado como predador.
II  →  O bicho-lixeiro Chrysoperla externa é classificado como parasitoide.
III  →  A vespa Trichograma spp. é classificada como parasitoide.
IV  →  A joaninha Cycloneda sanguinea é classificada como predador.

Está(ão) correta(s) 
Alternativas
Q3263253 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo das pragas, tanto no sistema convencional como no sistema orgânico, deve ser previamente identificado e levar em conta as características e hábitos para ser planejado e executado de forma eficiente. Entre as principais ordens de insetos de interesse para a fruticultura, certa ordem pertence aos besouros, que possuem tamanho diferente, variando de 1 mm até 200 mm de comprimento. Essa ordem é conhecida como:
Alternativas
Q3263252 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à definição dos fatores de origem das pragas nos pomares frutícolas.
Alternativas
Q3189313 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para garantir uma boa produção em lavouras de feijão, é fundamental a identificação de pragas e seu controle. Sobre o assunto, assinale a alternativa que corresponde a um dos principais insetos-pragas desta cultura:
Alternativas
Q3011002 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Pragas agrícolas são organismos que se alimentam de cultivos agrícolas, reduzindo sua qualidade e produtividade. No Brasil, a extensa área geográfica facilita o desenvolvimento de muitas espécies desses organismos.

Sobre a Helicoverpa armigera, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:  
Alternativas
Q2607272 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Dentre a várias pragas que atacam a cultura do tomate, temos um inseto que é uma grande ameaça, pois possui amplo número de hospedeiros, tem elevado potencial reprodutivo; ausência de inimigos naturais, com ação eficiente de controle; resistência aos principais inseticidas utilizados para o seu controle e é transmissor de um complexo de viroses altamente destrutivas (Tomato Yelow Leaf Curl e Mosaico Dourado). Que inseto praga é esse?
Alternativas
Q2586752 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A produção de feijão no estado do Paraná é de grande importância para a economia, uma vez que o estado é o maior produtor nacional dessa cultura. Essa atividade agrícola gera significativa movimentação econômica, contribuindo para o PIB do estado e para a geração de renda das famílias rurais. No entanto, essa cultura enfrenta desafios, sendo um deles o ataque de pragas diversas, como a Diabrotica speciosa, conhecida como vaquinha-verde ou patriota. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta os danos dessa praga na cultura do feijoeiro.

Alternativas
Q2580882 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As moscas-das-frutas são insetos-pragas que causam perdas significativas na produtividade de diversas frutíferas no Brasil. São, ainda, consideradas pragas de importância quarentenária, causando restrições para a exportação de frutos frescos para diferentes países. Dentre as espécies de moscas-das-frutas presentes no Brasil, as que apresentam restrições quarentenárias para outros países são do gênero

Alternativas
Q2500123 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A _________ é uma das pragas mais destrutivas para culturas como milho, sorgo e outros cereais. Seu controle é crucial para evitar perdas significativas de produção. Alternar culturas não hospedeiras pode interromper o ciclo de vida da praga, reduzindo sua população. O plantio de toda a área num curto período pode limitar o tempo de exposição das plantas à infestação. Além disso, insetos como a vespa Trichogramma spp. podem parasitar os ovos dela.
Marque a alternativa que substitui corretamente a lacuna no texto acima. 
Alternativas
Q2358202 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale corretamente o nome da estrutura onde as abelhas depositam e armazenam o néctar coletado, que eventualmente se transforma em mel.
Alternativas
Q2646027 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As pragas desfolhadoras do feijão podem ser encontradas na cultura logo após a sua fase inicial, quando a planta apresenta folhas primárias até o enchimento de grãos, ou seja, de V2 a R8. Desta forma, podem ocasionar perdas significativas na produtividade caso não controladas. Leia atentamente as afirmativas a seguir.


I) A vaquinha (Diabrotica speciosa, Cerotoma arcuata), causa desfolha somente na fase inicial da cultura, reduzindo a área fotossintética. Os danos mais significativos ocorrem no estádio V4, pois pode consumir o broto apical, causando a morte da plântula. Em outros estádios iniciais, o dano é menor, pois o feijoeiro pode tolerar até 30% de desfolha.

II) A lagarta enroladeira-das-folhas (Omiodes indicata), raspa o parênquima foliar, rendilhando os folíolos que se tornam secos. Possui o hábito de enrolar ou unir os folíolos.

III) A lagarta cabeça-de-fósforo (Urbanus proteus), dobra as margens da folha, mas os danos ao feijoeiro serão maiores se houver população elevada.

IV) A lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens), consome as nervuras das folhas, e as desfolhas apresentam aspectos arredondados.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2646025 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As lagartas estão entre as principais pragas da agricultura brasileira e apresentam enorme potencial de dano, podendo atacar a lavoura desde o desenvolvimento inicial até a colheita. Em altas populações, se não controlada, a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), pode provocar desfolhas elevadas, causando perdas de produtividade da cultura. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2644362 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O feijão (Phaseolus vulgaris) tem posição de destaque na alimentação dos brasileiros; é uma leguminosa de grande importância econômica e social, principalmente por conta do consumo da população e da mão de obra empregada durante o ciclo vital da cultura. O Brasil é destaque na produção de feijão com previsão estimada de aproximadamente 2,9 milhões de toneladas em 2022/2023. Sobre essa leguminosa, analise as assertivas abaixo e marque (V) verdadeiro ou (F) falso:


( ) Trata-se de uma cultura pertencente à família Fabaceae.

( ) A Antracnose e a Ferrugem são doenças do feijoeiro causadas por bactérias.

( ) A mosca-branca (Bemisia tabaci) que comumente ataca a cultura do feijão é um inseto polífago.

( ) O feijoeiro é uma cultura de ciclo anual.


Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2635499 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A citricultura brasileira é afetada por doenças importantes que reduzem significativamente a produção, a longevidade e a qualidade dos frutos. Em um pomar de citros, a manutenção e o estado fitossanitário requer vigilância sistemática e efetiva. As principais práticas relacionadas ao manejo de doenças nos citrus são: seleção de combinações varietais, material de propagação sadio, mudas sadias, seleção de boas áreas para plantio, rotação de culturas, praticas conservacionistas do solo e das águas, preparo e adubação do solo (preferencialmente orgânica e mineral), quebra-ventos, cuidados, remediação e prevenção durante o cultivo, manejo de plantas concorrentes, medidas fitossanitárias, dentre outros. Diante de uma situação em que tais medidas não são observadas, há tendência para a ocorrência do chamado cancro cítrico, causada pela bactéria

Alternativas
Q2634964 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Uma planta é considerada daninha ou invasora quando se estabelece em uma área onde sua permanência não é desejável, como nas pastagens e lavouras, já que elas absorvem os nutrientes do solo que seriam destinados à cultura ou forrageira implantada nesta área. De acordo com as características das plantas daninhas é CORRETO afirmar que:


I. Algumas espécies apresentam mais de um tipo de reprodução.

II. Crescem e produzem sementes que são resistentes às diversas condições climáticas.

III. Tem crescimento inicial rápido. IV. Produzem grande número de sementes por planta.

V. Possuem sistema radicular abundante.

VI. Possuem grande competitividade por água, luz e nutrientes.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2625796 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Analise as afirmativas abaixo:


1. Os danos causados por patógenos às plantas podem gerar efeitos dos mais diversos. Desta forma, um dano real indireto pode compreender os efeitos econômicos e sociais das doenças de plantas que estão além do impacto agronômico imediato.

2. Dentre os sintomas mais comuns associados às doenças de plantas, cita-se a murcha, que pode causar a perda de turgescência de folhas, pecíolos e hastes suculentas, decorrente da obstrução do sistema vascular ou destruição do sistema radicular.

3. O nível de dano econômico (NDE) de pragas pode ser definido como a densidade populacional da praga ou intensidade de injúria gerada por ela, capaz de causar prejuízos equivalentes ao custo da adoção dos métodos de controle.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2390770 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue.


O pólen apícola é retirado das flores e manipulado pelas abelhas, sendo depois depositado nos alvéolos. É usado para alimentar as larvas e abelhas adultas.

Alternativas
Q2380956 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os ataques de pragas fitossucívoras pode ocasionar, EXCETO:
Alternativas
Q2325305 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Coró-da-soja (Phyllophaga cuyabana) é uma praga regionalmente importante da cultura da soja. Ela ataca principalmente:
Alternativas
Q2317601 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue. 


As abelhas são responsáveis por polinizar apenas uma pequena parcela das plantas que conhecemos.

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: B
6: B
7: C
8: A
9: D
10: D
11: D
12: B
13: C
14: E
15: E
16: E
17: C
18: B
19: C
20: E