Questões de Concurso
Sobre entomologia geral em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 235 questões
Sobre a Helicoverpa armigera, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
O milho é também uma cultura que tem grande sensibilidade ao ataque de pragas e doenças, que provocam problemas de ordem vegetativa e produtiva. Das afirmativas abaixo descritas,
I. Lagarta dos Milharais: ataca as folhas e posteriormente introduz-se no cartucho, alimentando-se das folhas.
II. Lagarta dos Capinzais: alimenta-se das folhas e tem grande voracidade, destruindo todas as folhas.
III. Lagarta das Espigas: ataca as espigas desde o início da formação dos grãos e durante a fase do estado leitoso, podendo também atacar as folhas.
V. Pulgão: o milho ainda é atacado por pulgões que além de sugarem as plantas, são transmissores de doenças viróticas.
V. Lagarta Elasmo: Esta lagarta ataca as plantas no início do crescimento, na parte da planta próxima ou logo abaixo do solo.
assinale a opção que não corresponde a ataque aéreo da cultura do milho.
O coqueiro (Cocus nucifera) é de origem asiática e foi introduzido no Brasil por volta de 1553. É uma planta de grande importância social nos trópicos por fornecer óleo, gordura, minerais e vitaminas essenciais e frutas secas. Dentre as principais pragas existentes na cultura do coco, qual o nome científico e forma de controle da Broca do Olho do coqueiro?
As seguintes pragas acometem a palma forrageira. Assinale a opção correta.
As interações entre os seres vivos em um dado lugar são importantes mecanismos de regulação das populações e se manifestam em sistemas agrícolas de maior ou menor complexidade. As interações podem ser homotípicas (entre indivíduos da mesma espécie) ou heterotípicas (entre indivíduos de espécies diferentes). Em relação às interações entre os seres vivos podemos afirmar que:
Longos, complexos, diversos e confundíveis são os conceitos de controle e manejo, integrado ou não, tanto de pragas como de doenças. Porém, considerando-se os conceitos básicos tanto de um quanto de outro, identifique abaixo a opção que não corresponde aos princípios gerais de manejo ou manejo integrado de pragas e doenças.
Das pragas abaixo relacionadas, identifique aquela que, em feijão-de-corda (Vignia unguiculata), provoca os seguintes danos: “Furos nos grãos”.
Das pragas abaixo relacionadas, identifique aquela que ataca o cajueiro.
Dadas as dificuldades existentes para a utilização de controles químico ou biológico, identifique abaixo a praga de cana-de-açúcar cujo controle ainda é feito manualmente.
Marque a seqüência correta de três pragas e/ou doenças do algodoeiro.
No Brasil, em especial na Região Nordeste e principalmente nos Estados de Alagoas e Pernambuco, existem grandes plantações de muitas variedades de flores e folhagem tropicais que estão sendo exportadas para outros estados brasileiros e para o exterior: Estados Unidos e Europa. Por tratar-se de uma atividade recente em nosso país, poucas são as informações existentes sobre o ataque de pragas e doenças nessas plantas. No entanto, verificou-se que a maioria delas, principalmente as que produzem flores, são atacadas quase que invariavelmente por fungos, bactérias, nematóides, ácaros, cochonilhas, formigas e pulgões. Observou-se, ainda, que além dessas flores, existe uma folhagem de corte que além de apresentar basicamente os mesmos problemas, ainda enfrenta aqueles de ordem fisiológica, como a toxicidade por fluoreto, o que compromete ainda mais a sua comercialização. Assim, identifique abaixo a referida folhagem.
Identifique abaixo a seqüência correta de três pragas que atacam a cultura do maracujá.
Sabe-se que a cultura da bananeira é de fundamental importância na fruticultura brasileira, uma vez que esta é cultivada em todo território nacional. Porém, sabe-se também que a bananeira é atacada por uma série de doenças que causam graves prejuízos. Assim, das enfermidades abaixo relacionadas, identifique aquela que é considerada uma das mais importantes no cultivo da bananeira.
Sabe-se que a Cochonilha-do-Carmim é atualmente uma das pragas mais importantes no Semi-Árido brasileiro, atacando palmas forrageiras das espécies: Palma Gigante (Opuntia fícus-indica) e Palma Doce ou Miúda (Nopalea cochenillifera). Dentre os nomes científicos abaixo relacionados, identifique aquele que pertence à Cochonilha-do- Carmim.
A Análise de Risco de Praga (ARP) é um processo de avaliação de evidências biológicas, científicas e econômicas para determinar se uma praga deveria estar regulamentada e a intensidade de quaisquer medidas fitossanitária para o seu controle. Baseado nessa definição, pode-se afirmar que os processos da (ARP) consta basicamente das seguintes etapas:
O feijão de corda (Vigna unguiculata Lwalp), subespécie unguiculata, também conhecido como feijão macassar ou caupi, constitui-se como uma das leguminosas mais plantadas no Brasil, com predominância na região Norte e Nordeste, onde é usado para fins alimentares representando de 95 a 100% do total das áreas ocupadas por feijão. O Brasil apresenta-se como o maior produtor mundial no cultivo de feijão, bem como o maior consumidor. Por essa razão, o feijão, tratando-se de ser uma cultura com grandes sensibilidades a pragas e doenças, necessita ser mais bem monitorado em seu controle.
I. Mancha Cercospora (Cercospora cruenta);
II. Podridão do Colo (Pythium aphanidermatum);
III. Antracnose do Colo (Colletotrichum lindemuthianum);
IV. Mancha da Folha (Phaeosphaeria);
V. Lagarta das Folhas (Brassolis sophorae).
Diante das opções acima descritas, qual a que se apresenta como doença da cultura do feijoeiro?
A cultura do mamão (Carica papaya L) pertencente à família Caricaceae é considerada de origem americana precisamente da América Central entre o México e a Costa Rica, desenvolvendo-se nas zonas tropicais e subtropicais de todo o mundo. Por sua importância no processo produtivo se faz necessário controlar as doenças e pragas nelas existentes.
I. No Viveiro: “damping off”’ ou o chamado tombamento das mudas;
II. No Campo de Cultivo: Mancha Anelar Amarela letal do mamoeiro, Meleira, Podridão de Phytophthora, Antracnose, Varíola, Oidio, Nematóide dos galhos e Nematóide reniforme.
III. Pós-colheita: Podridão de Phytophthora e Antracnose;
IV. Fase intermediária: Ácaro Rajado, Tetranychus, Urticae e o Ácaro vermelho t. desertorum.
V. Fase de frutificação: Ácaro branco, Polyphagotarsoncmus latus.
Dentre as afirmativas descritas, qual a opção que representa a resposta incorreta?
O coqueiro (Cocus nucifera L) é uma planta de origem asiática e foi introduzido no Brasil por volta de 1553. É uma planta de grande importância social por fornecer óleo, gorduras, minerais, vitaminas essenciais e fruto fresco. Sua casca é usada em materiais artesanais por proporcionar grandes benefícios ao homem. Essa palmeira exige cuidados agronômicos, tais como técnicas e cuidados com pragas e doenças que causam redução em sua produção.
I. O ácaro do fruto (Ceritophyes guerrerorius) – ataca folhas novas, causando seca total e morte do broto da planta, e seu controle é através de aplicação de acaricida, eliminação e queima das plantas atacadas.
II. A barata do coqueiro (Caraliomela brunnea) –- causa redução foliar prejudicando o seu desenvolvimento; seu controle é a eliminação de adultos através da catação manual e efetuando-se pulverizações com produtos químicos dirigidos às folhas centrais e nos primeiros sintomas.
III. Helmintosporiose –- causa má formação de folhas novas e fazem galerias em todas as direções, culminando com a morte da planta.
IV. Broca do Olho do Coqueiro (Rhynchophorus palurarum) – As larvas fazem galerias em todas as partes e direções, culminando com a morte da planta. O sintoma externo é a má formação das folhas novas.
V. Broca do Tronco do Coqueiro (Rhinostomus barbirostris) – A larva causa, no interior da planta, galerias que provocam a quebra de folhas, tombamento e morte da planta.
Dentre as afirmativas acima citadas, qual(is) não se caracteriza(m) como praga com o seu devido controle?
Uma das principais pragas da soja é o Percevejo verde-pequeno, que possui nome científico:
O CFO ou CFOC fundamentará também a emissão da PTV para a movimentação de partidas de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal, nos seguintes casos:
I. quando se tratar de produto com potencial de veicular Praga Quarentenária A2 e houver exigência para o trânsito;
II. para atender exigências específicas de certificação fitossanitária de origem de interesse interno;
III. para comprovar a origem de Área Livre de Praga - ALP, Local Livre de Praga - LLP, Sistema de Mitigação de Riscos de Praga -SMRP ou Área de Baixa Prevalência de Praga -ABPP, devidamente reconhecidas pelo MAPA;
IV. para atender exigências específicas de certificação fitossanitária de origem de interesse interno ou da Organização Nacional de Proteção Fitossanitária - ONPF do país importador.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):