Questões de Concurso Comentadas sobre entomologia geral em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 35 questões

Q2922923 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Marque a seqüência correta de três pragas e/ou doenças do algodoeiro.

Alternativas
Q2922896 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A Análise de Risco de Praga (ARP) é um processo de avaliação de evidências biológicas, científicas e econômicas para determinar se uma praga deveria estar regulamentada e a intensidade de quaisquer medidas fitossanitária para o seu controle. Baseado nessa definição, pode-se afirmar que os processos da (ARP) consta basicamente das seguintes etapas:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Engenheiro Agrônomo |
Q2912322 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Entende-se por Praga QuarentenáriaA1:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Engenheiro Agrônomo |
Q2912262 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Doença é resultante da interação entre hospedeiro, agente causal e ambiente. Diversos critérios, baseados no hospedeiro ou no agente causal, têm sido usados para classificar doenças de plantas. No processo de uma doença, estão envolvidas alterações na fisiologia do hospedeiro. Com base neste aspecto, foi proposta uma classificação para as doenças de plantas baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos. Os processos fisiológicos vitais de uma planta estão descritos nas alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Q2690912 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A habilidade humana em produzir alimento e fibra, em parte, é limitada pela sua dificuldade em manejar as doenças de plantas. Qual a denominação atribuída ao estudo das propriedades de patógenos, hospedeiros e do ambiente que resultaram no aumento das doenças em uma população?

Alternativas
Q2635499 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A citricultura brasileira é afetada por doenças importantes que reduzem significativamente a produção, a longevidade e a qualidade dos frutos. Em um pomar de citros, a manutenção e o estado fitossanitário requer vigilância sistemática e efetiva. As principais práticas relacionadas ao manejo de doenças nos citrus são: seleção de combinações varietais, material de propagação sadio, mudas sadias, seleção de boas áreas para plantio, rotação de culturas, praticas conservacionistas do solo e das águas, preparo e adubação do solo (preferencialmente orgânica e mineral), quebra-ventos, cuidados, remediação e prevenção durante o cultivo, manejo de plantas concorrentes, medidas fitossanitárias, dentre outros. Diante de uma situação em que tais medidas não são observadas, há tendência para a ocorrência do chamado cancro cítrico, causada pela bactéria

Alternativas
Q2634964 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Uma planta é considerada daninha ou invasora quando se estabelece em uma área onde sua permanência não é desejável, como nas pastagens e lavouras, já que elas absorvem os nutrientes do solo que seriam destinados à cultura ou forrageira implantada nesta área. De acordo com as características das plantas daninhas é CORRETO afirmar que:


I. Algumas espécies apresentam mais de um tipo de reprodução.

II. Crescem e produzem sementes que são resistentes às diversas condições climáticas.

III. Tem crescimento inicial rápido. IV. Produzem grande número de sementes por planta.

V. Possuem sistema radicular abundante.

VI. Possuem grande competitividade por água, luz e nutrientes.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2580882 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As moscas-das-frutas são insetos-pragas que causam perdas significativas na produtividade de diversas frutíferas no Brasil. São, ainda, consideradas pragas de importância quarentenária, causando restrições para a exportação de frutos frescos para diferentes países. Dentre as espécies de moscas-das-frutas presentes no Brasil, as que apresentam restrições quarentenárias para outros países são do gênero

Alternativas
Q2500123 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A _________ é uma das pragas mais destrutivas para culturas como milho, sorgo e outros cereais. Seu controle é crucial para evitar perdas significativas de produção. Alternar culturas não hospedeiras pode interromper o ciclo de vida da praga, reduzindo sua população. O plantio de toda a área num curto período pode limitar o tempo de exposição das plantas à infestação. Além disso, insetos como a vespa Trichogramma spp. podem parasitar os ovos dela.
Marque a alternativa que substitui corretamente a lacuna no texto acima. 
Alternativas
Q2317601 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item que se segue. 


As abelhas são responsáveis por polinizar apenas uma pequena parcela das plantas que conhecemos.

Alternativas
Q1800057 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O milho é uma cultura agrícola de grande relevância mundial, e na cidade do Crato no estado do Ceará, é a base de sustentação para muitos agricultores familiares. O reconhecimento de pragas nessa cultura agrícola é extremamente necessário para obter sucesso na produção. Dentre as pragas abaixo qual é considerada uma das mais importantes?
Alternativas
Q1681594 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Acerca da entomologia agrícola e do manejo e controle integrado de pragas, julgue o item a seguir.

O monitoramento, que consiste na contagem do número de insetos para se estimar o nível de infestação de pragas, é prática obrigatória no manejo integrado de pragas.
Alternativas
Q1681593 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Acerca da entomologia agrícola e do manejo e controle integrado de pragas, julgue o item a seguir.

Manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico reduz os inimigos naturais na área e, consequentemente, demanda aumento no número de aplicações de inseticidas.
Alternativas
Q1664190 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Leia as afirmativas a seguir:
I. O controle das larvas-arame pode beneficiar-se de métodos culturais, como a rotação de culturas, a qual é eficiente para diminuir a população de larvas no solo. II. O relevo não influencia o clima, pois a medida que aumenta a altitude, aumenta também a temperatura. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1382468 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A cotonicultura brasileira está renascendo. Depois de tempos gloriosos, em que o algodão era chamado de ouro branco por seu papel na economia de alguns estados do Nordeste e do Sul, a atividade viveu um período duro.

Idem, ibidem. p. 20 (com adaptações).


Com referência ao assunto tratado no texto acima, julgue o item a seguir.


As razões para o “período duro” referido no texto, pelo qual atravessou a cotonicultura brasileira, incluem a introdução do bicudo do algodoeiro — praga agressiva e de difícil controle que ataca o algodoeiro — e a abertura do mercado brasileiro à importação de algodão e de produtos têxteis, especialmente da China.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS
Q1208421 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Nas atividades de aulas práticas de entomologia geral e aplicada, a etiquetagem serve prioritariamente para:
Alternativas
Q1175700 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na cabeça dos insetos, estão localizados vários apêndices sensoriais, tais como olhos compostos e antenas etc. Entre estes, temos também o órgão sensorial chamado de “olhos simples”, também denominado
Alternativas
Q1088251 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando a reprodução e o desenvolvimento de insetos, assinale a alternativa que apresenta a correta definição de hermafroditismo.
Alternativas
Q1054190 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As abelhas e mariposas fazem parte de algumas das maiores ordens de insetos, chamadas de__________ e__________ , respectivamente. Os insetos dessas ordens possuem algumas características em comum, como o desenvolvimento do tipo_____________ , ou seja, possuem metamorfose completa.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Q1033695 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No que se refere à fitossanidade, julgue o item.


Os insetos conhecidos por “tripes” pertencem à Ordem Thysanoptera e atacam plantas cultivadas, causando danos consideráveis.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: B
6: E
7: E
8: A
9: D
10: E
11: C
12: C
13: E
14: B
15: C
16: B
17: C
18: D
19: A
20: C