Questões de Concurso Sobre entomologia em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 485 questões

Q3095580 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao ciclo de relações patógeno-hospedeiro em doenças de plantas, analise as assertivas a seguir:

I. O ciclo é constituído dos processos básicos conhecidos como sobrevivência, disseminação, infecção, colonização e reprodução.
II. A depender da origem de um inóculo, o ciclo pode ser denominado como primário ou secundário, sendo o primeiro externo ao campo/estação de cultivo.
III. Teliósporos, ascocarpos, oósporos, escleródios e clamidósporos são denominações de estruturas de disseminação de fungos, oomicetos e nematoides.
IV. Corpos de frutificação em nematoides também podem atuar como estruturas de sobrevivência do patógeno.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3095571 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao controle de plantas daninhas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 quanto à forma de movimentação nas plantas e o local de ação.

Coluna 1
1. Sistêmicos. 2. Contatos.

Coluna 2
( ) Inibidores do fotossistema 1.
( ) Inibidores de ALS.
( ) Auxinas sintéticas.
( ) Inibidores de ProTox.
( ) Inibidores de ACCase.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3011002 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Pragas agrícolas são organismos que se alimentam de cultivos agrícolas, reduzindo sua qualidade e produtividade. No Brasil, a extensa área geográfica facilita o desenvolvimento de muitas espécies desses organismos.

Sobre a Helicoverpa armigera, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:  
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - Agronomia |
Q2952552 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Conforme informações da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Embrapa e MAPA sobre quais são as principais pragas quarentenárias que podem chegar até as lavouras brasileiras nos próximos anos e que oferecem maior risco por estarem localizadas em países vizinhos ou com relações comerciais com o Brasil, a Mosca-branca “biótipo Q”146 tem como alvo:

Alternativas
Q2952516 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O milho é também uma cultura que tem grande sensibilidade ao ataque de pragas e doenças, que provocam problemas de ordem vegetativa e produtiva. Das afirmativas abaixo descritas,


I. Lagarta dos Milharais: ataca as folhas e posteriormente introduz-se no cartucho, alimentando-se das folhas.

II. Lagarta dos Capinzais: alimenta-se das folhas e tem grande voracidade, destruindo todas as folhas.

III. Lagarta das Espigas: ataca as espigas desde o início da formação dos grãos e durante a fase do estado leitoso, podendo também atacar as folhas.

V. Pulgão: o milho ainda é atacado por pulgões que além de sugarem as plantas, são transmissores de doenças viróticas.

V. Lagarta Elasmo: Esta lagarta ataca as plantas no início do crescimento, na parte da planta próxima ou logo abaixo do solo.


assinale a opção que não corresponde a ataque aéreo da cultura do milho.

Alternativas
Q2952511 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Na região do semi-árido nordestino a palma vem se disseminado de forma muito rápida nos últimos anos. Com ela, o inseto chegou a ser encarado como fator limitador dessa expansão por se disseminar muito rápido na lavoura da palma, provocando em estágios avançados a morte por meio da toxina que injeta na seiva da planta. Qual o nome vulgar desse inseto e o seu nome científico?

Alternativas
Q2952504 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O coqueiro (Cocus nucifera) é de origem asiática e foi introduzido no Brasil por volta de 1553. É uma planta de grande importância social nos trópicos por fornecer óleo, gordura, minerais e vitaminas essenciais e frutas secas. Dentre as principais pragas existentes na cultura do coco, qual o nome científico e forma de controle da Broca do Olho do coqueiro?

Alternativas
Q2952500 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As seguintes pragas acometem a palma forrageira. Assinale a opção correta.

Alternativas
Q2949691 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Estratégias de controle, alternativas ao controle químico, são cada vez mais pesquisadas e difundidas no meio rural, para o controle de populações de insetos pragas. Neste aspecto a utilização de fungos entomopatogênicos é uma estratégia de controle muito eficiente em diferentes agrosistemas. Assinale a afirmativa que associa corretamente o fungo entomopatogênico com o seu respectivo hospedeiro:

Alternativas
Q2949677 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As interações entre os seres vivos em um dado lugar são importantes mecanismos de regulação das populações e se manifestam em sistemas agrícolas de maior ou menor complexidade. As interações podem ser homotípicas (entre indivíduos da mesma espécie) ou heterotípicas (entre indivíduos de espécies diferentes). Em relação às interações entre os seres vivos podemos afirmar que:

Alternativas
Q2949659 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As cochonilhas são insetos que se hospedam na parte externa do tronco, ramos, folhas, frutas e raízes e são pragas importantes na cultura dos citros. Em relação às cochonilhas que atacam a cultura dos citros podemos afirmar:

Alternativas
Ano: 2006 Banca: FJPF Órgão: CONAB Prova: FJPF - 2006 - CONAB - Engenheiro Agrônomo |
Q2929610 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Alguns Coleópteros e Lepidópteros que atacam produtos armazenados são comumente chamados de carunchos e traças. A alternativa que apresenta um exemplo de caruncho e um de traça, respectivamente, é:

Alternativas
Q2922932 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Dentre os centros colaboradores credenciados para proceder a Análise de Risco de Pragas, identifique abaixo a seqüência correta de três Instituições de Ensino Superior aptas a realizar a referida análise.

Alternativas
Q2922931 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Longos, complexos, diversos e confundíveis são os conceitos de controle e manejo, integrado ou não, tanto de pragas como de doenças. Porém, considerando-se os conceitos básicos tanto de um quanto de outro, identifique abaixo a opção que não corresponde aos princípios gerais de manejo ou manejo integrado de pragas e doenças.

Alternativas
Q2922929 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Das pragas abaixo relacionadas, identifique aquela que, em feijão-de-corda (Vignia unguiculata), provoca os seguintes danos: “Furos nos grãos”.

Alternativas
Q2922928 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Das pragas abaixo relacionadas, identifique aquela que ataca o cajueiro.

Alternativas
Q2922925 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Dadas as dificuldades existentes para a utilização de controles químico ou biológico, identifique abaixo a praga de cana-de-açúcar cujo controle ainda é feito manualmente.

Alternativas
Q2922923 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Marque a seqüência correta de três pragas e/ou doenças do algodoeiro.

Alternativas
Q2922920 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No Brasil, em especial na Região Nordeste e principalmente nos Estados de Alagoas e Pernambuco, existem grandes plantações de muitas variedades de flores e folhagem tropicais que estão sendo exportadas para outros estados brasileiros e para o exterior: Estados Unidos e Europa. Por tratar-se de uma atividade recente em nosso país, poucas são as informações existentes sobre o ataque de pragas e doenças nessas plantas. No entanto, verificou-se que a maioria delas, principalmente as que produzem flores, são atacadas quase que invariavelmente por fungos, bactérias, nematóides, ácaros, cochonilhas, formigas e pulgões. Observou-se, ainda, que além dessas flores, existe uma folhagem de corte que além de apresentar basicamente os mesmos problemas, ainda enfrenta aqueles de ordem fisiológica, como a toxicidade por fluoreto, o que compromete ainda mais a sua comercialização. Assim, identifique abaixo a referida folhagem.

Alternativas
Q2922915 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Identifique abaixo a seqüência correta de três pragas que atacam a cultura do maracujá.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: E
5: E
6: C
7: B
8: A
9: B
10: A
11: C
12: E
13: D
14: A
15: D
16: E
17: C
18: C
19: D
20: A