Questões de Concurso Sobre estatítica básica em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 30 questões

Q3011962 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um dos delineamentos mais utilizados em pesquisas científicas é o delineamento inteiramente casualizado, pois 
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Técnico em Agropecuária |
Q2905152 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Para realização de experimentos agrícolas, a utilização da análise de variância (ANOVA) pode ser utilizada para:

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Engenharia Agrícola |
Q2903792 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em estatística, há uma medida de dispersão definida como a média dos quadrados dos desvios em relação à média aritmética. Essa medida de dispersão é denominada

Alternativas
Q2736498 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Qual dos testes abaixo é utilizado para comparar as frequências observadas, em um experimento, com as frequências esperadas?

Alternativas
Q2736485 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A respeito do Coeficiente de Correlação é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2736484 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Entre as distribuições estatísticas está a distribuição normal, conhecida também como Distribuição de Gauss ou Gaussiana. Qual das alternativas está correta em relação às características de uma distribuição normal?

Alternativas
Q2125239 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na avaliação de doenças, depois do método de avaliação, uma amostragem apropriada é o segundo componente mais importante para assegurar a sua acurácia.
Dentre as metodologias de amostragem para avaliação de doenças, é correto afirmar:
Alternativas
Q1954633 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na pesquisa agropecuária, é frequente o interesse no estudo de relações funcionais entre variáveis quantitativas, como, por exemplo, estudar a resposta na produção de grãos em função de doses de nitrogênio aplicadas ao solo. Esse tipo de estudo é característica da(o):
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia |
Q1931739 Engenharia Agronômica (Agronomia)

a tabela abaixo se refere ao resumo de uma análise de variância de dados fictícios.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando os dados apresentados, é CORRETO afirmar que o delineamento empregado e o número de repetições é, respectivamente,

Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Engenheiro Agrônomo |
Q1928322 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Observe os quadros de análise de variância e de testes de comparação de médias apresentados abaixo, de um experimento bifatorial delineado em blocos completos casualizados:

Imagem associada para resolução da questão
** – significativas a 5% no teste F
ns – não significativas a 5% pelo teste F

Imagem associada para resolução da questão
Médias seguidas pela mesma letra maiúscula na coluna não diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
Médias seguidas pela mesma letra minúscula na linha não diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

Analise e interprete os quadros. Indique se as afirmativas abaixo são conclusões verdadeiras (V) ou falsas (F) a partir dos resultados apresentados e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Não houve ganho na precisão do experimento pela utilização dos blocos completos casualizados.
( ) Para o Fator A não seria necessário realizar testes de comparação de médias para identificar qual nível do fator apresentou desempenho superior, podendo tal conclusão ser tomada apenas a partir do teste F.
( ) Considerando que valores maiores no segundo quadro representam melhor desempenho agronômico, pode-se afirmar que o nível 1 do Fator A, combinado com o nível 0 do Fator B, foi estatisticamente superior a todas as demais combinações.
( ) As interações entre o Fator B e o Fator A não foram suficientes para provocar diferenças estatisticamente significativas entre os resultados. 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2019 - UFMG - Engenheiro Agrônomo |
Q1758735 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Ao se aplicar um teste de significância numa análise estatística, podem ocorrer dois tipos de erro: Erro Tipo I e Erro Tipo II. Analise as afirmativas abaixo:
I - O Erro Tipo I considera como diferentes as médias de tratamentos, sendo que, na verdade, são iguais. II - O Erro Tipo II considera como diferentes as médias de tratamentos, sendo que, na verdade, são iguais. III - O Erro Tipo I considera como iguais as médias de tratamentos, sendo que, na verdade, são diferentes. IV - O Erro Tipo II considera como iguais as médias de tratamentos, sendo que, na verdade, são diferentes.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2019 - UFMG - Engenheiro Agrônomo |
Q1758734 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Imagem associada para resolução da questão

Considerando ainda a tabela da questão anterior, são apresentadas as seguintes afirmativas:
I - Houve efeito significativo da interação entre os dois fatores. II - Não Houve efeito significativo da interação entre os dois fatores. III - Houve efeito significativo dos fatores isolados. IV - Não houve efeito significativo dos fatores isolados.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q1308697 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um experimento foi instalado no delineamento em blocos casualizados com oito tratamentos e cinco repetições. O grau de liberdade do resíduo será:
Alternativas
Q1277714 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em alguns experimentos, o pesquisador avalia dois ou mais tipos de tratamentos e deseja verificar se há interação entre estes. Tais experimentos são denominados experimentos
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FUNCAB Órgão: IF-RR
Q1201302 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existe uma medida de posição de um conjunto de dados ordenados (rol) que é descrita como o valor que divide esse conjunto em dois subconjuntos com igual número de dados. Essa medida de posição é chamada:
Alternativas
Q1160244 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando a seguinte análise de variância de um experimento em faixas no delineamento em blocos casualizados, complete os graus de liberdade e assinale a alternativa correta.
Fontes de Variação Graus de liberdade Blocos 4 Fator A 3 Resíduo (a) 12 Fator B 4 Resíduo (b) Interação A x B Resíduo (c) Total 99
Alternativas
Q1024155 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A dispersão ou variação refere-se ao grau com que os dados tendem a se afastar de um valor central. Sobre as medidas de dispersão relacione adequadamente cada medida ao seu conceito/definição.


I – Variância

II – Desvio padrão

III – Coeficiente de variação

IV – Erro padrão da média


( ) é a raiz quadrada de uma das medidas de dispersão, tomada como valor positivo

( ) dá uma ideia da precisão com que foi estimada a média da amostra

( ) é a média dos quadrados dos desvios em relação à média aritmética

( ) relaciona uma das medidas de dispersão em termos de porcentagem da média aritmética


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q732078 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Coeficiente de Variação (CV) é uma medida de variabilidade que mede percentualmente a relação entre o desvio padrão (s) e a média aritmética (m). O CV indica se o experimento teve boa precisão ou não, ou seja, quanto menor o coeficiente de variação maior será a precisão do experimento. Espera-se que os CVs dos ensaios agrícolas, principalmente aqueles conduzidos no campo, não ultrapassem os 20%, de modo que as conclusões obtidas de tais ensaios sejam validadas pela comunidade científica. É através da Análise de Variância (ANOVA) de um experimento que se obtém o valor do desvio padrão para calcular o CV. Considerando a ANOVA, o desvio padrão para o cálculo do CV pode ser obtido pelo(a)
Alternativas
Q594937 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Figura a seguir representa uma estatística espacial aplicada a dados pontuais para análise de aglomerados. 

                          Imagem associada para resolução da questão

Essa estatística é denominada
Alternativas
Q594910 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A estimação de intensidade de Kernel é um método eficiente no processo de análise espacial por pontos que representam eventos discretos, como, por exemplo, casos de dengue em estudos epidemiológicos. Nesse método, considera-se um raio de pesquisa que é centralizado em cada ponto da amostra e aplica-se uma função real, contínua e simétrica, cuja integral soma um, semelhante à função densidade de probabilidade. Esse raio de pesquisa pode variar, dependendo do tipo de fenômeno em que se baseia o estudo e da unidade territorial utilizada.

Para se obter uma estimação suavizada da densidade de probabilidade univariada ou multivariada de uma amostra, deve-se considerar que 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: D
6: C
7: B
8: E
9: D
10: C
11: A
12: A
13: D
14: A
15: E
16: B
17: E
18: E
19: C
20: B